5 dicas para pequenos empreendedores sobre solicitação de crédito

Confira 5 dicas para pequenos empreendedores se prepararem antes de solicitar crédito de maneira rápida, eficiente e segura.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Devido a pandemia, várias empresas tiveram que se reinventar para sobreviver em meio à crise. Com isso, diversos pequenos e médios empreendedores passaram a buscar crédito para se manter no mercado.

“80% dos negócios de pequeno porte buscam por recursos apenas nos cinco maiores bancos do país. Mas existem outras empresas especializadas em dar crédito para quem precisa daquele valor. As fintechs, por exemplo, chegaram com força e inovação ao mercado financeiro brasileiro – o que ajuda a promover competitividade e acesso ao crédito! O mais importante, neste contexto, é avaliar alguns pontos antes de fechar negócio para escolher quais são as melhores opções”, explica o CEO da Kalea, Luiz Falbo Di Cavalcanti.

Para escolher a melhor opção de empréstimo, o empreendedor não deve considerar apenas os juros cobrados. Também é importante avaliar o sistema de amortização, os prazos de pagamento, o tipo de garantia e o tempo que leva para os recursos serem liberados.

“O pedido de crédito só será autorizado se a instituição financeira tiver certeza do negócio que está fazendo com você, portanto, para ser atendido na solicitação, é necessário organizar as informações sobre a empresa para satisfazer as exigências”, completa. 

5 dicas para pequenos empreendedores se prepararem antes de solicitar crédito

Confira 5 dicas de como solicitar crédito de maneira eficiente, rápida e segura, preparadas por Luiz Falbo Di Cavalcanti.

1- Pesquise pelo menos 3 três instituições financeiras que oferecem o tipo crédito que você precisa

Há diversas instituições que oferecem crédito, entretanto, você deve conhecer quais os benefícios e vantagens que terá em cada uma delas. Além disso, também é importante se certificar de que a instituição que você escolheu é confiável.

2- Esteja atento às inovações do mercado financeiro 

Acompanhar a evolução do mercado é muito importante para quem está em busca de um empréstimo. As novidades sempre trarão novas oportunidades para os empreendedores, como crédito personalizado, digital e competitivo.

3- Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é fundamental para a gestão do negócio, do crédito e também perante as instituições, uma vez que elas, muito provavelmente, vão querer entender quais são seus planos para o dinheiro.

Por esse motivo, ter a entrada e saída de capital do seu negócio sob controle é fundamental para evitar prejuízos.

4- Seja honesto e transparente durante a negociação com as instituições

Tenha em mente que nenhuma instituição financeira vai conceder crédito se não sentir segurança no seu negócio. Sendo assim, honestidade e transparência são fundamentais.

5- O pedido de crédito deve ser tratado como um projeto da sua empresa

Crie cronogramas que irão te auxiliar a cumprir prazos e metas e deixe toda a documentação sempre muito bem organizada.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre dicas para pequenos empreendedores se prepararem antes de solicitar crédito? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp