A venda digitada é uma alternativa prática e simples para realizar vendas à distância com cartões de crédito, e saber como fazer esse procedimento nas principais maquininhas pode ser útil para o seu negócio.
Hoje em dia, o cartão de crédito se tornou uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores, por sua praticidade, segurança e pelas facilidades que ele oferece.
No entanto, alguns empecilhos acabavam por impossibilitar situações de vendas à distância, uma vez que o cliente não tinha como inserir o cartão diretamente no terminal de pagamento.
Essa dificuldade era uma desvantagem não apenas para o vendedor, que corria risco de perder aquela transação, mas também para o consumidor, que tinha suas opções de pagamento reduzidas.
Entretanto, soluções como a venda digitada, o Pix para empresas e o WhatsApp Pay, se tornaram a alternativa ideal para casos assim, trazendo novas possibilidades para o empreendedor.
Por isso, se você trabalha com maquininhas de cartão e deseja expandir suas opções de pagamento de maneira prática e simples, continue acompanhando nosso guia especial sobre o assunto, e saiba tudo sobre essa modalidade de vendas!
O que é venda digitada?
Venda digitada é uma modalidade de pagamento onde os dados do cartão de crédito são inseridos manualmente na maquininha de cartão.
Como o nome indica, o vendedor digita todas as informações para realizar o pagamento pelo terminal, sem a necessidade de inserir o cartão físico no leitor.
Essa possibilidade permite que vendedores autorizem compras à distância com o cartão de crédito, de maneira direta e segura.
Usualmente, as compras remotas na modalidade de crédito são permitidas somente no ambiente virtual, onde o titular do cartão digita seus dados no site onde realizará a compra.
No entanto, as principais maquininhas expandiram essa alternativa para compras em estabelecimentos físicos, mas sem que a presença do consumidor, ou do cartão, sejam necessárias.
Além disso, a venda digitada oferece praticidade para as duas partes. Isso porque, de um lado, o consumidor pode enviar seus dados remotamente, por canais acessíveis.
Enquanto isso, o vendedor expande as opções de pagamento em seu estabelecimento, com uma solução prática para situações do dia a dia, assumindo o controle manual do pagamento, com segurança e facilidade.
Entretanto, muitos consumidores podem ficar receosos quanto a seguir com essa opção, por precisar compartilhar todas as informações sigilosas do seu cartão.
Por esse motivo, as maquininhas oferecem uma série de garantias e protocolos, além de terem normas específicas para que a venda digitada aconteça da maneira mais segura possível.
Veja também como funciona a máquina de cartão no celular e como passar o cartão virtual na maquininha pelo celular!
Qual maquininha faz venda digitada?
Atualmente, as principais maquininhas de cartão de crédito podem habilitar o vendedor a realizar uma venda digitada, como:
No entanto, por se tratar de um procedimento menos comum, pode ser preciso entrar em contato com a operadora do terminal para solicitar uma permissão especial.
Dessa forma, o vendedor poderá seguir com o procedimento sem dificuldades, além de contar com todas as garantias oferecidas pela maquininha.
Além disso, a venda digitada também está disponível em diversos aplicativos das maquininhas, levando essa possibilidade também para o ambiente digital.
Nesse caso, a plataforma pode, ou não, solicitar conexão direta com o terminal físico. Dependendo da operadora, o vendedor pode ter a venda digitada aprovada sem necessidade de nenhum dos recursos físicos.
Por outro lado, algumas situações e tipos de maquininha podem não contar com essa opção disponível, nem mesmo para habilitação.
Assim, é importante confirmar com a operadora quais os modelos que permitem a venda digitada, ou mesmo se essa alternativa faz parte do menu de opções.
Quem pode fazer venda digitada?
A princípio, qualquer estabelecimento previamente autorizado e cadastrado na operadora da maquininha de cartão pode realizar a venda digitada.
Essa forma de pagamento é mais comum em alguns setores, como: turismo, hotelaria, serviços de estética e lojas de vestuário.
Basicamente, ramos que lidam com muitas vendas à distância, e podem realizar esses procedimentos para oferecer mais praticidade para o cliente.
No entanto, além do vendedor precisar solicitar a permissão para sua maquininha, o estabelecimento também deve realizar um registro especial.
Cada empresa possui suas próprias condições, mas esse cadastro é necessário para oferecer mais garantias para o consumidor e também para o vendedor.
Dessa forma, o local poderá realizar a venda digitada com todo o suporte adequado, além de se enquadrar em outras políticas de recebimento, que abrangem um período maior de análise, para a segurança do consumidor.
Como fazer a venda digitada nas principais maquininhas?
Depois de conhecer mais sobre a venda digitada, chegou o momento de aprender como realizar esse procedimento nas principais maquininhas de cartão de crédito.
Assim, será possível seguir com o pagamento na operadora de sua preferência, de maneira simples e prática.
Além disso, conhecer o passo a passo das principais empresas permite que o vendedor possa habilitar a venda digitada na marca que já possui, sem precisar trocar para outro terminal.
Confira como fazer venda no digitada Mercado Pago, PagSeguro, Cielo, dentre outras maquininhas!
O Mercado Pago é uma plataforma de pagamento que oferece diversas opções para os clientes, se especializando em soluções remotas, inclusive a venda digitada.
Para vendedores que possuem uma maquininha Point, é possível realizar parcelamentos em até 24 vezes, além de boleto bancário e saldo.
Confira como fazer venda no digitada Mercado Pago:
- Acesse o menu do terminal.
- Digite o valor da venda.
- Siga para os dados do cartão, incluindo data de vencimento e código de segurança.
- Confirme as informações e finalize.
- Verifique se o processamento ocorreu por completo e encaminhe o comprovante.
As etapas também são simples, e o empreendedor pode receber o total do pagamento na mesma hora.
No entanto, pode ser necessário entrar em contato com a empresa para habilitar a venda digitada, além da plataforma incentivar outros métodos de pagamento remotos.
Por isso, é importante verificar com a operadora essa possibilidade, e conferir os requisitos para realizar o processo pela maquininha física que o vendedor adquiriu.
Venda digitada no Sipag
A Sipag também é uma plataforma integrada de pagamentos, oferecendo, entre outros produtos, uma maquininha de cartão de crédito que pode realizar a venda digitada.
Além disso, seu processo é simples como o de outras operadoras, com etapas semelhantes:
- Acesse o menu da maquininha após ligá-la.
- Selecione a opção “Crédito”.
- Escolha a alternativa de pagamento à vista.
- Espere até que a mensagem “Passe o cartão” apareça na tela.
- Digite o número do cartão pelo teclado, visualizando os dados na tela.
- Digite o código de segurança e o vencimento.
- Em seguida, informe o valor da transação.
- Aguarda a mensagem de aprovação.
- Envie o comprovante para o cliente.
Entretanto, a Sipag disponibiliza a venda digitada apenas para pagamentos à vista, o que pode ser um empecilho em algumas situações.
Nesse caso, o vendedor deve se atentar para a forma selecionada pelo cliente, e verificar se a operação foi aprovada após envio dos dados.
Para realizar a venda digitada na GetNet, é necessário verificar se essa possibilidade está disponível para o CNAE do vendedor.
Segundo a empresa, essa verificação deverá ser feita por meio da Central de Atendimento. Caso a venda digitada esteja disponível no seu cadastro, o procedimento pode ser concluído da seguinte forma:
- Na máquina SuperGet, acesse o Menu e clique em Bandeiras;
- Em seguida, selecione Produtos; Crédito e Inserir Valor;
- Agora, digite o valor da venda digitada na GetNet;
- Insira os dados do cartão e a forma de pagamento;
- Aguarde a confirmação da compra.
Durante a tentativa de venda digitada na GetNet, caso apareça a mensagem “Venda digitada não permitida ADE 4-24”, será preciso entrar em contato com a empresa para solucionar o problema.
O PagSegurotambém é uma plataforma integrada, que busca oferecer soluções modernas para os clientes e vendedores.
Nesse caso, a venda digitada na maquininha dessa operadora necessita também de conexão com o aplicativo da rede.
Cada plataforma possui um passo a passo diferente, para facilitar o acesso e realização do pagamento. Veja como fazer venda digitada na máquina PagSeguro:
- Comece inserindo o valor da compra ou escolha um produto pré-cadastrado;
- Pressione o botão “Cobrar”;
- Seleciona uma das opções disponíveis, como à vista ou parcelamento.
- No caso de parcelamentos, insira o número de parcelas;
- Em seguida, informe os dados do cartão, com o número completo, nome impresso, data de vencimento e código de segurança;
- Confirme todas as informações antes de finalizar.
Pronto, a venda digitada já foi processada e irá liberar o comprovante.
Enquanto isso, o vendedor também pode utilizar o aplicativo PagSeguro Vendas, que conta com uma ordem diferente de etapas.
Entenda como fazer venda digitada no app PagVendas:
- Insira o valor manualmente ou escolha um dos produtos cadastrados, clicando no botão “Cobrar”;
- Selecione a opção “Digitar cartão de crédito”;
- Também escolha um tipo de pagamento, como à vista ou parcelado, com o número de parcelas, no caso da segunda opção;
- Na próxima etapa, insira o número do cartão e a data de vencimento;
- Prossiga para o código de segurança e pressione OK;
- Confirme todos os dados e clique em “Confirmar”.
É importante que o vendedor se atente para qual aplicativo está usando, pois os botões mudam de nomenclatura, o que pode confundir durante o processo.
No entanto, com as plataformas digitais, a venda digitada pode ser feita em qualquer smartphone ou tablet, sem precisar da maquininha física conectada. Nesse caso, basta abrir uma conta no PagBank e, em seguida, baixar o app PagVendas.
Além disso, o sistema pode mudar de acordo com o modelo de máquina do PagSeguro, de modo que também é fundamental confirmar o tipo do terminal antes de prosseguir com a operação.
Entretanto, a venda digitada ocorre normalmente, com processamento semelhante às demais operadoras.
As maquininhas de cartão de crédito Cieloaceitam a venda digitada das principais bandeiras, como Visa, Mastercard e Elo. O passo a passo é simples e rápido:
- Ligue a maquininha e clique na opção “cartão”.
- Escolha a opção de pagamento desejada, como crédito à vista ou parcelamento.
- Em seguida, digite o valor da venda.
- A próxima etapa irá solicitar os dados do cartão, com número completo e data de vencimento.
- Depois, será necessário inserir o código de segurança.
- Confirme o valor da venda.
- Com todos os dados confirmados, siga pressionando o símbolo de check. Para alterar, aperta X e corrija o valor.
- As maquininhas Cielo exibirão um símbolo de carregamento, mostrando que a venda digitada está sendo processado;
- Por fim, confira o comprovante e envie para o cliente pelo canal escolhido, como SMS ou e-mail.
- Clique em finalizar para receber uma cópia no seu canal de contato.
Ainda, as maquininhas Cielo podem exigir uma referência para a venda digitada, como confirmação do número do celular ou nome do titular do cartão.
Dessa forma, o vendedor deve possuir essas informações, para garantir que a venda será processada corretamente.
Para usuários do Cielo Mobile, um aplicativo digital de suporte à maquininha, o processo também está disponível pela plataforma.
As maquininhas de cartão Redetambém disponibilizam a venda digitada mediante solicitação do vendedor, sem necessidade de cartão físico.
As bandeiras aceitas incluem Visa, Mastercard e American Express, além de outras operadoras. O passo a passo também é simples:
- Ligue a maquininha e entre no menu principal.
- Localize a opção “Formas de pagamento”.
- Escolha “Crédito” e a forma de crédito, como à vista ou parcelamento.
- No caso de parcelamento, insira o número de parcelas.
- Em seguida, informe o valor da compra e confirme os dados.
- Na etapa seguinte, digite o número completo do cartão, o código de segurança, a validade e confirme novamente.
- Se a compra for processada corretamente, o comprovante aparecerá na tela.
Assim como a maquininha da Cielo, será possível enviar o documento pelos canais digitais para o cliente, ou imprimir a via.
A máquina da Rede disponibiliza a venda digitada em etapas simples, sem burocracias ou necessidade de outras comprovações.
Venda digitada na Cappta
A maquininha de cartão Cappta também autoriza a venda digitada em seu terminal, com um procedimento semelhante às demais operadoras:
- Aguarde a liberação da forma de pagamento no sistema integrado;
- Depois de liberada a maquininha, seleciona a opção de cartão;
- Informe os dados solicitados, como número de parcelas e tipo de venda;
- Aguarde até que a maquininha peça para inserir o cartão de crédito;
- Pressione o botão vermelho na máquina, e aguarde a mensagem de inserção do número do cartão na tela;
- Em seguida, digite todas as informações e pressione “Confirma”;
- Aguarde o comprovante.
Ao contrário de outras operadoras, a Cappta solicita que o vendedor pressione um botão para liberar a digitação manual.
Dessa forma, é importante ficar atento para essa funcionalidade durante o procedimento.
Conclusão sobre a venda digitada
A venda digitada é uma alternativa prática e simples para a realização de pagamentos à distância com o cartão de crédito, e vale a pena conhecer mais sobre como fazer esse procedimento.
Em muitas situações, o vendedor pode precisar de soluções acessíveis para o cliente, para não perder a venda.
Nesse caso, a venda digitada permite o pagamento com cartão de crédito mesmo sem o recurso físico, ou mesmo a presença do consumidor no local.
Embora algumas pessoas possam ficar receosas quanto a essa possibilidade, por precisar informar seus dados pessoais e código de segurança do cartão, as principais maquininhas habilitadas possuem protocolos de garantias.
Dessa forma, o cliente pode estornar a compra durante um período maior de processamento, além do estabelecimento precisar se credenciar para autorizar essa opção.
De modo geral, é possível concluir que a venda digitada é uma alternativa interessante, e é importante que o vendedor saiba como ela funciona, para que possa oferecer essa solução eventualmente.
Além disso, áreas que trabalham com vendas remotas também podem se informar sobre a forma de pagamento, expandindo as opções para os consumidores.
Uma vez que as principais maquininhas de cartão do Brasil permitem a venda digitada, o método se torna ainda mais acessível para todos os estabelecimentos.
Assim, o empreendedor pode escolher a marca de sua preferência, sem abrir mão desse método de pagamento útil, diminuindo as chances de perder uma venda e oferecendo mais praticidade para os seus clientes.
Agora que você já sabe o que é venda digitada, aproveite para conferir o nosso ranking com as melhores máquinas de cartão para autônomo e pessoas físicas!
Quer receber outros conteúdos como esse? Ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades em primeira mão!
Perguntas frequentes
- O que é uma venda digitada?
Na venda digitada, os dados do cartão de crédito do comprador são inseridos manualmente na maquininha de cartão pelo vendedor. Assim, não é preciso inserir o cartão na máquina.
- Como fazer uma venda digitada?
Nela, o cliente não insere o cartão, apenas informa todos os dados para o vendedor, por meio de canais remotos, como telefone ou mensagem. Assim, a outra parte pode prosseguir com a venda digitada adicionando as informações pelo teclado.
- Qual empresa faz venda digitada?
Atualmente, as principais maquininhas de cartão de crédito podem habilitar o vendedor a realizar uma venda digitada, como: Rede, GetNet, PagSeguro, Cielo e Mercado Pago.
- Como fazer uma venda digitada no Mercado Pago?
1. Acesse o menu do terminal.
2. Digite o valor da venda.
3. Siga para os dados do cartão, incluindo data de vencimento e código de segurança.
4. Confirme as informações e finalize.
5. Verifique se o processamento ocorreu por completo e encaminhe o comprovante. - Qual a diferença entre venda digitada e venda online?
A venda digitada é quando os dados do cartão são colocados na máquina de forma manual, sem a inserção do mesmo no equipamento. Já a venda online pode ser realizada pela inserção manual das informações ou por meio de links de pagamento, QR Codes, dentre outras formas.
- Como é a venda digitada do PagSeguro?
1. Comece inserindo o valor da compra ou escolha um produto pré-cadastrado;
2. Pressione o botão “Cobrar”;
3. Seleciona uma das opções disponíveis, como à vista ou parcelamento.
4. No caso de parcelamentos, insira o número de parcelas;
5. Em seguida, informe os dados do cartão, com o número completo, nome impresso, data de vencimento e código de segurança;
6. Confirme todas as informações antes de finalizar.
Como faço pra adquirir uma
Olá, Thiago! Tudo bem?
Acredito que o nosso artigo sobre as melhores maquininhas de cartão de crédito pode te ajudar: https://www.idinheiro.com.br/negocios/maquininha-de-cartao-de-credito/
A mega pop tbm funciona da forma digitada?!