Venda digitada: o que é e como fazer nas principais maquininhas?

A venda digitada pode ser mais uma solução de recebimento no seu negócio. Aprenda como fazer nos seguintes equipamentos: PagSeguro, Cielo, Rede, Mercado Pago, Sipag e Cappta!

12669432_1218137561529803_7092902009906739723_n
Thainá Cunha

A venda digitada é uma alternativa prática e simples para realizar vendas à distância com cartões de crédito, e saber como fazer esse procedimento nas principais maquininhas pode ser útil para o seu negócio.

Hoje em dia, o cartão de crédito se tornou uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores, por sua praticidade, segurança e pelas facilidades que ele oferece.

Continua após a publicidade

No entanto, alguns empecilhos acabavam por impossibilitar situações de vendas à distância, uma vez que o cliente não tinha como inserir o cartão diretamente no terminal de pagamento.

Essa dificuldade era uma desvantagem não apenas para o vendedor, que corria risco de perder aquela transação, mas também para o consumidor, que tinha suas opções de pagamento reduzidas.

Continua após a publicidade

Entretanto, soluções como a venda digitada, o Pix para empresas e o WhatsApp Pay, se tornaram a alternativa ideal para casos assim, trazendo novas possibilidades para o empreendedor.

Por isso, se você trabalha com maquininhas de cartão e deseja expandir suas opções de pagamento de maneira prática e simples, continue acompanhando nosso guia especial sobre o assunto, e saiba tudo sobre essa modalidade de vendas!

O que é venda digitada?

Venda digitada é uma modalidade de pagamento onde os dados do cartão de crédito são inseridos manualmente na maquininha de cartão.

Como o nome indica, o vendedor digita todas as informações para realizar o pagamento pelo terminal, sem a necessidade de inserir o cartão físico no leitor.

Continua após a publicidade

Essa possibilidade permite que vendedores autorizem compras à distância com o cartão de crédito, de maneira direta e segura.

Usualmente, as compras remotas na modalidade de crédito são permitidas somente no ambiente virtual, onde o titular do cartão digita seus dados no site onde realizará a compra.

No entanto, as principais maquininhas expandiram essa alternativa para compras em estabelecimentos físicos, mas sem que a presença do consumidor, ou do cartão, sejam necessárias.

Além disso, a venda digitada oferece praticidade para as duas partes. Isso porque, de um lado, o consumidor pode enviar seus dados remotamente, por canais acessíveis.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, o vendedor expande as opções de pagamento em seu estabelecimento, com uma solução prática para situações do dia a dia, assumindo o controle manual do pagamento, com segurança e facilidade.

Entretanto, muitos consumidores podem ficar receosos quanto a seguir com essa opção, por precisar compartilhar todas as informações sigilosas do seu cartão.
Por esse motivo, as maquininhas oferecem uma série de garantias e protocolos, além de terem normas específicas para que a venda digitada aconteça da maneira mais segura possível.

Qual maquininha faz venda digitada?

Atualmente, as principais maquininhas de cartão de crédito podem habilitar o vendedor a realizar uma venda digitada, como: Rede, Getnet, PagSeguro, Cielo e Mercado Pago.

No entanto, por se tratar de um procedimento menos comum, pode ser preciso entrar em contato com a operadora do terminal para solicitar uma permissão especial.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o vendedor poderá seguir com o procedimento sem dificuldades, além de contar com todas as garantias oferecidas pela maquininha.

Além disso, a venda digitada também está disponível em diversos aplicativos das maquininhas, levando essa possibilidade também para o ambiente digital.

Nesse caso, a plataforma pode, ou não, solicitar conexão direta com o terminal físico. Dependendo da operadora, o vendedor pode ter a venda digitada aprovada sem necessidade de nenhum dos recursos físicos.

Por outro lado, algumas situações e tipos de maquininha podem não contar com essa opção disponível, nem mesmo para habilitação.

Continua após a publicidade

Assim, é importante confirmar com a operadora quais os modelos que permitem a venda digitada, ou mesmo se essa alternativa faz parte do menu de opções.

Quem pode fazer venda digitada?

A princípio, qualquer estabelecimento previamente autorizado e cadastrado na operadora da maquininha de cartão pode realizar a venda digitada.

Essa forma de pagamento é mais comum em alguns setores, como: turismo, hotelaria, serviços de estética e lojas de vestuário.

Basicamente, ramos que lidam com muitas vendas à distância, e podem realizar esses procedimentos para oferecer mais praticidade para o cliente.

Continua após a publicidade

No entanto, além do vendedor precisar solicitar a permissão para sua maquininha, o estabelecimento também deve realizar um registro especial.

Cada empresa possui suas próprias condições, mas esse cadastro é necessário para oferecer mais garantias para o consumidor e também para o vendedor.

Dessa forma, o local poderá realizar a venda digitada com todo o suporte adequado, além de se enquadrar em outras políticas de recebimento, que abrangem um período maior de análise, para a segurança do consumidor.

Como fazer a venda digitada nas principais maquininhas?

Depois de conhecer mais sobre a venda digitada, chegou o momento de aprender como realizar esse procedimento nas principais maquininhas de cartão de crédito.

Continua após a publicidade

Assim, será possível seguir com o pagamento na operadora de sua preferência, de maneira simples e prática.

Além disso, conhecer o passo a passo das principais empresas permite que o vendedor possa habilitar a venda digitada na marca que já possui, sem precisar trocar para outro terminal.

Confira as etapas das principais maquininhas:

O PagSeguro também é uma plataforma integrada, que busca oferecer soluções modernas para os clientes e vendedores.

Nesse caso, a venda digitada na maquininha dessa operadora necessita também de conexão com o aplicativo da rede.

Continua após a publicidade

Cada plataforma possui um passo a passo diferente, para facilitar o acesso e realização do pagamento. Confira as etapas de cada aplicativo:

No app PagVendas:

  1. Comece inserindo o valor da compra ou escolha um produto pré-cadastrado;
  2. Pressione o botão “Cobrar”;
  3. Seleciona uma das opções disponíveis, como à vista ou parcelamento.
  4. No caso de parcelamentos, insira o número de parcelas;
  5. Em seguida, informe os dados do cartão, com o número completo, nome impresso, data de vencimento e código de segurança;
  6. Confirme todas as informações antes de finalizar.

Pronto, a venda digitada já foi processada e irá liberar o comprovante.

Enquanto isso, o vendedor também pode utilizar o aplicativo PagSeguro Vendas, que conta com uma ordem diferente de etapas:

  1. Insira o valor manualmente ou escolha um dos produtos cadastrados, clicando no botão “Cobrar”;
  2. Selecione a opção “Digitar cartão de crédito”;
  3. Também escolha um tipo de pagamento, como à vista ou parcelado, com o número de parcelas, no caso da segunda opção;
  4. Na próxima etapa, insira o número do cartão e a data de vencimento;
  5. Prossiga para o código de segurança e pressione OK;
  6. Confirme todos os dados e clique em “Confirmar”.

É importante que o vendedor se atente para qual aplicativo está usando, pois os botões mudam de nomenclatura, o que pode confundir durante o processo.

No entanto, com as plataformas digitais, a venda digitada pode ser feita em qualquer smartphone ou tablet, sem precisar da maquininha física conectada.

Continua após a publicidade

Além disso, o sistema pode mudar de acordo com a marca da maquininha, de modo que também é fundamental confirmar o tipo do terminal antes de prosseguir com a operação.

Uma vez que o PagSeguro oferece um número maior de possibilidades, suas etapas podem ser mais longas e com maior burocracia.

Entretanto, a venda digitada ocorre normalmente, com processamento semelhante às demais operadoras.

As maquininhas de cartão de crédito Cielo aceitam a venda digitada das principais bandeiras, como Visa, Mastercard e Elo. O passo a passo é simples e rápido:

  1. Ligue a maquininha e clique na opção “cartão”.
  2. Escolha a opção de pagamento desejada, como crédito à vista ou parcelamento.
  3. Em seguida, digite o valor da venda.
  4. A próxima etapa irá solicitar os dados do cartão, com número completo e data de vencimento.
  5. Depois, será necessário inserir o código de segurança.
  6. Confirme o valor da venda.
  7. Com todos os dados confirmados, siga pressionando o símbolo de check. Para alterar, aperta X e corrija o valor.
  8. As maquininhas Cielo exibirão um símbolo de carregamento, mostrando que a venda digitada está sendo processado; 
  9. Por fim, confira o comprovante e envie para o cliente pelo canal escolhido, como SMS ou e-mail.
  10. Clique em finalizar para receber uma cópia no seu canal de contato.

Ainda, as maquininhas Cielo podem exigir uma referência para a venda digitada, como confirmação do número do celular ou nome do titular do cartão.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o vendedor deve possuir essas informações, para garantir que a venda será processada corretamente.

Para usuários do Cielo Mobile, um aplicativo digital de suporte à maquininha, o processo também está disponível pela plataforma.

As maquininhas de cartão Rede também disponibilizam a venda digitada mediante solicitação do vendedor, sem necessidade de cartão físico.

As bandeiras aceitas incluem Visa, Mastercard e American Express, além de outras operadoras. O passo a passo também é simples:

Continua após a publicidade

  1. Ligue a maquininha e entre no menu principal.
  2. Localize a opção “Formas de pagamento”.
  3. Escolha “Crédito” e a forma de crédito, como à vista ou parcelamento.
  4. No caso de parcelamento, insira o número de parcelas.
  5. Em seguida, informe o valor da compra e confirme os dados.
  6. Na etapa seguinte, digite o número completo do cartão, o código de segurança, a validade e confirme novamente.
  7. Se a compra for processada corretamente, o comprovante aparecerá na tela.

Assim como a maquininha da Cielo, será possível enviar o documento pelos canais digitais para o cliente, ou imprimir a via.

A Rede disponibiliza a venda digitada em etapas simples, sem burocracias ou necessidade de outras comprovações.

O Mercado Pago é uma plataforma de pagamento que oferece diversas opções para os clientes, se especializando em soluções remotas, inclusive a venda digitada.

Para vendedores que possuem uma maquininha da operadora, é possível realizar parcelamentos em até 24 vezes, além de boleto bancário e saldo.

Continua após a publicidade

Confira o passo a passo para acessar o menu pela maquininha:

  1. Acesse o menu do terminal.
  2. Digite o valor da venda.
  3. Siga para os dados do cartão, incluindo data de vencimento e código de segurança.
  4. Confirme as informações e finalize.
  5. Verifique se o processamento ocorreu por completo e encaminhe o comprovante.

As etapas também são simples, e o empreendedor pode receber o total do pagamento na mesma hora.

No entanto, pode ser necessário entrar em contato com a empresa para habilitar a venda digitada, além da plataforma incentivar outros métodos de pagamento remotos.

Por isso, é importante verificar com a operadora essa possibilidade, e conferir os requisitos para realizar o processo pela maquininha física que o vendedor adquiriu.

A Sipag também é uma plataforma integrada de pagamentos, oferecendo, entre outros produtos, uma maquininha de cartão de crédito que pode realizar a venda digitada.

Continua após a publicidade

Além disso, seu processo é simples como o de outras operadoras, com etapas semelhantes:

  1. Acesse o menu da maquininha após ligá-la.
  2. Selecione a opção “Crédito”.
  3. Escolha a alternativa de pagamento à vista.
  4. Espere até que a mensagem “Passe o cartão” apareça na tela.
  5. Digite o número do cartão pelo teclado, visualizando os dados na tela.
  6. Digite o código de segurança e o vencimento.
  7. Em seguida, informe o valor da transação.
  8. Aguarda a mensagem de aprovação.
  9. Envie o comprovante para o cliente.

Entretanto, a Sipag disponibiliza a venda digitada apenas para pagamentos à vista, o que pode ser um empecilho em algumas situações.

Nesse caso, o vendedor deve se atentar para a forma selecionada pelo cliente, e verificar se a operação foi aprovada após envio dos dados.

A maquininha de cartão Cappta também autoriza a venda digitada em seu terminal, com um procedimento semelhante às demais operadoras:

  • Aguarde a liberação da forma de pagamento no sistema integrado;
  • Depois de liberada a maquininha, seleciona a opção de cartão;
  • Informe os dados solicitados, como número de parcelas e tipo de venda;
  • Aguarde até que a maquininha peça para inserir o cartão de crédito;
  • Pressione o botão vermelho na máquina, e aguarde a mensagem de inserção do número do cartão na tela;
  • Em seguida, digite todas as informações e pressione “Confirma”;
  • Aguarde o comprovante.

Ao contrário de outras operadoras, a Cappta solicita que o vendedor pressione um botão para liberar a digitação manual.

Continua após a publicidade

Dessa forma, é importante ficar atento para essa funcionalidade durante o procedimento.

Conclusão sobre a venda digitada

A venda digitada é uma alternativa prática e simples para a realização de pagamentos à distância com o cartão de crédito, e vale a pena conhecer mais sobre como fazer esse procedimento.

Em muitas situações, o vendedor pode precisar de soluções acessíveis para o cliente, para não perder a venda.

Nesse caso, a venda digitada permite o pagamento com cartão de crédito mesmo sem o recurso físico, ou mesmo a presença do consumidor no local.

Embora algumas pessoas possam ficar receosas quanto a essa possibilidade, por precisar informar seus dados pessoais e código de segurança do cartão, as principais maquininhas habilitadas possuem protocolos de garantias.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o cliente pode estornar a compra durante um período maior de processamento, além do estabelecimento precisar se credenciar para autorizar essa opção.

De modo geral, é possível concluir que a venda digitada é uma alternativa interessante, e é importante que o vendedor saiba como ela funciona, para que possa oferecer essa solução eventualmente.

Além disso, áreas que trabalham com vendas remotas também podem se informar sobre a forma de pagamento, expandindo as opções para os consumidores.

Uma vez que as principais maquininhas de cartão do Brasil permitem a venda digitada, o método se torna ainda mais acessível para todos os estabelecimentos.

Continua após a publicidade

Assim, o empreendedor pode escolher a marca de sua preferência, sem abrir mão desse método de pagamento útil, diminuindo as chances de perder uma venda e oferecendo mais praticidade para os seus clientes.

Agora que você já sabe o que é venda digitada, aproveite para conferir o nosso ranking com as melhores máquinas de cartão para autônomo e pessoas físicas!

Perguntas frequentes

Qual maquininha faz venda digitada?

Atualmente, as principais maquininhas de cartão de crédito podem habilitar o vendedor a realizar uma venda digitada, como: Rede, Getnet, PagSeguro, Cielo e Mercado Pago.

Como funciona a venda digitada?

Nela, o o cliente não insere o cartão, apenas informa todos os dados para o vendedor, por meio de canais remotos, como telefone ou mensagem. Assim, a outra parte pode prosseguir com a venda digitada adicionando as informações pelo teclado.

Quem pode fazer venda digitada?

A princípio, qualquer estabelecimento previamente autorizado e cadastrado na operadora da maquininha de cartão pode realizar a venda digitada.

Quer receber outros conteúdos como esse? Ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades em primeira mão!

Continua após a Publicidade

3 comentários

  1. Thiago

    Como faço pra adquirir uma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.