PIN PAD: o que é, como funciona e quais as opções?

Saiba como um Pin Pad funciona, quais são as empresas mais famosas no mercado que oferecem o aparelho e serviço TEF, além de conhecer os principais modelos de Pin Pads.

Escrito por Thainá Cunha

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O PIN PAD é um modelo de pagamento eletrônico tradicional no mercado, comum principalmente em grandes estabelecimentos.

Oferecendo automação comercial para o negócio, se popularizou em empresas de grande porte, que demandam uma conexão mais estável para receber via cartão de crédito.

Além disso, esse terminal também acompanha benefícios como rapidez no processamento e maior segurança na leitura de dados.

No entanto, muitos vendedores podem ter dúvidas quanto às características desse tipo de máquina.

Nesse caso, vale a pena conferir suas características e o que a difere de maquininhas convencionais.

Entenda como o PIN PAD funciona e quais os principais modelos disponíveis para contratar no seu negócio!

O que é PIN PAD?

O PIN PAD é um dispositivo eletrônico de pagamento que processa transações via Transferência Eletrônica de Fundos (TEF)

Assim, ele realiza a leitura dos dados do cartão do cliente a partir da fita magnética ou do chip, e permite que o usuário insira sua senha de validação por meio do teclado. 

Além disso, modelos mais recentes começaram a aceitar operações por aproximação para valores até R$200, tornando o processo mais rápido e prático.

Geralmente, é instalado por meio de cabos USB ou Serial, que permite a comunicação integral com a plataforma.

Esse leitor de cartões deve seguir algumas certificações para garantir a conformidade com os padrões exigidos pelo setor de cartões de pagamento. 

No caso do PIN PAD, esse certificado se baseia na norma ISO 95-64, que padroniza a gestão de segurança do teclado PIN. Isso garante que o processo de entrada e criptografia seja seguro para o usuário final.

Como funciona o PIN PAD?

O PIN PAD funciona por meio de um equipamento eletrônico de leitura de dados e um software integrado ao terminal.

Ao realizar o pagamento de uma compra, o cliente seleciona o método de sua preferência e permite que a máquina realize a identificação das informações por chip, tarja magnética ou aproximação.

Em seguida, o sistema realiza a criptografia dos dados do cartão e os envia para adquirentes ou subadquirentes, dependendo da solução utilizada pelo comerciante. 

No entanto, para realizar essa operação, é necessário que o PIN PAD esteja conectado a outro dispositivo, como um caixa de loja ou um dispositivo móvel, como um smartphone ou tablet.

Em pontos de venda (PDVs), a conexão é feita fisicamente, por meio de cabos USB ou Serial que interligam o dispositivo ao sistema de pagamento eletrônico da empresa. Isso permite que o terminal se comunique com o programa e processe a transação.

Atualmente, existem algumas versões móveis, que estabelecem a conexão entre a plataforma de pagamento utilizada e a máquina via Bluetooth.

Essa forma de utilização é especialmente útil para estabelecimentos que trabalham com vendas fora do local físico, como delivery, onde o entregador utiliza um dispositivo móvel para receber pagamentos.

No entanto, no PIN PAD móvel, não é possível emitir um comprovante de pagamento físico. Em vez disso, a confirmação é enviada por mensagem de texto (SMS) para o celular do comprador.

Qual a diferença entre PIN PAD e máquina de cartão?

O PIN PAD não é um terminal de pagamento independente, e precisa de conexão com outros sistemas para funcionar. Enquanto isso, a máquina de cartão, de forma ampla, se refere a um equipamento que opera sozinho.

Embora existam alternativas móveis, que recebem transações via Bluetooth, na prática, ainda é necessário ter um sistema, como um software ou um tablet, para receber e criptografar os dados.

Enquanto isso, os terminais conhecidos como maquininhas de cartão operam de maneira autônoma, sem a necessidade de programas ou plataformas conectadas.

Qual a diferença entre PÓS e PIN PAD?

A principal diferença entre POS e PIN PAD é que o primeiro funciona sozinho, enquanto o segundo depende de conexão com outro sistema. Na prática, o terminal POS também é conhecido como máquina de cartão.

Como a plataforma POS se popularizou no mercado, ela se tornou sinônimo de maquininha, sendo o principal formato comercializado.

Dessa forma, a diferença entre ela e um PIN PAD é a mesma citada anteriormente, se concentrando na disponibilidade autônoma de funcionamento.

Para empresas que disponibilizam ambos os modelos, é comum que também ofereçam um sistema de vendas para integrar e permitem o correto funcionamento do terminal dependente.

Quais são os modelos disponíveis no mercado?

Existem vários modelos de PIN PAD disponíveis no mercado, cada um com suas próprias características e recursos. 

Por esse motivo, vale a pena conhecer os principais e como eles funcionam, para entender melhor esse modelo de recebimento:

Máquina PIN PAD Rede

Esse modelo é oferecido pela Rede, uma das maiores empresas de soluções de pagamento eletrônico do Brasil. 

Ele é compatível com diversos tipos de cartão, incluindo crédito, débito, voucher e benefícios, tornando o uso amplo para diversos estabelecimentos.

Além disso, também possui recursos de segurança avançados, como criptografia de dados e validação de transações em tempo real.

A opção oferece soluções modernas para seus usuários, como a Tecnologia Aproxime e pague (NFT e MST), que permite transações sem contato físico. 

Além disso, ela é um terminal multiadquirente, o que significa que é capaz de se conectar via linha telefônica ou cabo de rede, proporcionando mais flexibilidade e praticidade no uso. 

Ainda, a PIN PAD Rede também possui integração com as principais empresas de automação comercial, a tornando uma solução completa e eficiente para os negócios que buscam modernidade e agilidade em seus processos de pagamento.

Conheça toda a linha de máquinas da Rede!

Máquina PIN PAD GetNet

A GetNet é outra grande empresa do setor de pagamento eletrônico que oferece seu próprio modelo de PIN PAD

Ele possui uma interface simples e intuitiva, permitindo que os clientes realizem pagamentos com facilidade, com teclado colorido para facilitar a inserção do PIN.

Além disso, também possui recursos de segurança avançados para proteger as transações dos clientes, com criptografia avançada na leitura.

É possível aceitar mais de 80 cartões e bandeiras no sistema, acompanhando uma solução de controle interno e plataforma para concentrar os dados das transações em um único painel.

Embora o modelo trabalhe apenas com pacotes de contratação, o Santander é uma das instituições bancárias mais consolidadas do País, e possibilita o uso de um sistema completo para vendas com PIN PAD.

Máquina Gertec

A Gertec é uma empresa especializada em soluções de pagamento eletrônico e oferece diversos modelos de PIN PAD, cada um com características específicas. 

Seu catálogo é um dos mais variados nesse segmento, além de possuir tecnologia de alto desempenho e disponibilizar ofertas para diferentes portes de empreendimentos.

Além disso, essas máquinas são altamente seguras e possuem recursos avançados, como leitura de chip EMV e pagamentos por aproximação.

Com conexão via cabo e compatibilidade com diferentes sistemas, permite que o vendedor tenha maior autonomia na instalação do terminal.

No entanto, ainda estão se consolidando no mercado, e, por esse motivo, pode não aceitar cartões de algumas instituições. Antes de adotar a opção, vale a pena confirmar as bandeiras e carteiras aceitas.

Máquina do PagSeguro

Ainda, vale mencionar o PagSeguro entre as alternativas mais populares para máquinas PIN PAD. Afinal, é uma empresa de soluções de pagamento eletrônico que oferece uma variedade de dispositivos para atender às necessidades dos seus clientes. 

Pensando nisso, também lançou um modelo com conexão em sistema, tornando as operações mais seguras e rápidas.

Além disso, sua tecnologia de leitura possui recursos avançados de segurança, com criptografia de ponta.

Outro diferencial é que seu modelo PIN PAD também trabalha com as opções mais modernas do mercado atualmente, como carteiras digitais e transações por aproximação.

A solução costuma ser voltada para estabelecimentos de maior porte, que visam automação comercial, mas é uma opção acessível para outros tipos de negócio também.

Como solicitar?

Existem várias maneiras de solicitar uma máquina PIN PAD, dependendo do provedor de serviços de pagamento de escolha. No entanto, existem alguns passos que podem ajudar.

Veja como procurar e contratar um terminal nesse modelo para o seu negócio!

1. Pesquise as opções

Antes de solicitar um PIN PAD, é importante pesquisar as opções disponíveis no mercado, entre as principais operadoras e instituições financeiras.

Considere questões como taxas cobradas, facilidade de uso, opções de conexão e suporte ao cliente, por exemplo.

Dessa forma, poderá escolher a máquina que melhor atende às suas necessidades, além da facilidade para tirar dúvidas e confiança na marca que disponibiliza o serviço.

2. Veja se acompanha o software

Além disso, é importante verificar se o PIN PAD vem acompanhada do software necessário para o seu estabelecimento. 

Algumas empresas fornecem o programa junto com a máquina, enquanto outras exigem que ele seja adquirido separadamente.

Também existem modelos que possuem compatibilidade com a plataforma já instalada no estabelecimento.

Nesse caso, é fundamental verificar a disponibilidade do sistema, uma vez que é obrigatório para o funcionamento dessa automação comercial.

3. Peça a maquininha

Após escolher o PIN PAD que melhor atende às suas necessidades, é necessário seguir as orientações da empresa para solicitar a máquina. Geralmente, isso pode ser feito online ou por telefone.

Acione a marca e verifique quais os passos de compra ou aluguel da maquininha. Preencha os dados corretamente e faça o pagamento das devidas taxas.

4. Instale no seu estabelecimento 

Uma vez que a maquininha é entregue, realize a instalação do PIN PAD conforme as instruções e manuais.

Isso pode incluir conectar os cabos necessários, como alimentação de energia e conexão com a internet, além de ativar o software que permite receber as transações financeiras.

Verifique se existem outras etapas adicionais para iniciar o equipamento, verificando se todos os componentes estão operando normalmente.

A automação comercial também depende que o terminal esteja atualizado. Por isso, confirme a compatibilidade e se a maquininha realiza a leitura dos cartões corretamente.

5. Use a maquininha

Finalmente, após instalar e conectar o PIN PAD ao sistema de pagamento eletrônico, é possível iniciar as transações.

É importante que os funcionários responsáveis por manusear a máquina sejam treinados corretamente para evitar erros e garantir a segurança das operações financeiras.

Além disso, eventuais problemas de conexão podem prejudicar a leitura dos cartões. Por esse motivo, é essencial contatar o suporte caso o uso não esteja correspondendo ao esperado.

Vale a pena ter uma máquina PIN PAD?

As máquinas PIN PAD podem ser interessantes para determinados perfis comerciais e estabelecimentos que buscam terminais mais fixos e estáveis.

Esse modelo acompanha diversos benefícios, como conexão mais rápida e, consequentemente, maior velocidade na recepção dos dados dos clientes. 

Além disso, a automação comercial que o sistema de vendas disponibiliza é interessante para quem possui maior volume de negociações diárias.

No entanto, o uso da PIN PAD por meio de cabos e plataforma pode ser menos atrativo para vendedores autônomos ou que dependem de uma maquininha independente.

Nesse caso, avalie as necessidades do seu negócio e veja se uma máquina com conexão direta combina com o seu perfil.

Ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades sobre o universo financeiro!

Perguntas frequentes

  1. Como funciona um PIN PAD?

    Um PIN PAD funciona de maneira semelhante a uma maquininha de cartão convencional, porém com conexão direta em um sistema para ler os dados do cliente com segurança. Ele utiliza um software ou terminal para enviar as informações até a central e processar a compra.

  2. O que é pagamento PIN PAD?

    Um pagamento PIN PAD é realizado por meio de uma maquininha conectada diretamente a um sistema de processamento.

  3. O que é erro PIN PAD?

    Erro PIN PAD é uma falha que ocorre na conexão, no terminal ou no processamento de dados. Existem diversos códigos que indicam inconsistências diferentes, dependendo da situação.

  4. Como solicitar PIN PAD?

    O vendedor pode solicitar uma PIN PAD normalmente, assim como outro tipo de maquininha de cartão, acessando o portal da operadora e verificando o modelo de sua preferência.

  5. Qual a diferença entre PÓS e PIN PAD?

    A POS, mais conhecida como maquininha de cartão de crédito, opera de maneira independente, enquanto a PIN PAD precisa de outro sistema para funcionar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp