Saiba como funciona a máquina de cartão no celular e como utilizar!

A opção de ter uma máquina de cartão no celular está se tornando cada vez mais popular e buscada. Entenda como funciona e veja se vale a pena para o seu negócio!

Escrito por Thainá Cunha

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Uma das novidades do mundo financeiro, que vem conquistando mais lojistas a cada dia, é a possibilidade de ter uma máquina de cartão no celular.

Essa solução tende a facilitar o pagamento por meio de serviços de crédito e débito, usando o próprio aparelho para receber as vendas.

Para vendedores que não se interessam em adquirir uma maquininha convencional ou precisam de um terminal que possa ser transportado, ter a funcionalidade instalada diretamente no celular é algo interessante.

Entretanto, por ainda ser um recurso relativamente novo, muitos usuários ainda não entendem, de fato, como o recurso funciona.

Por esse motivo, trouxemos as principais informações sobre o tema, quais são as taxas cobradas e as vantagens que podem ser conquistadas ao aderir à máquina de cartão no celular. Confira!

Como funciona a máquina de cartão no celular?

A máquina de cartão no celular é um recurso desenvolvido pela empresa administradora de cartões de crédito Visa, com o objetivo de atender aos lojistas que não possuem um aparelho de pagamentos físico.

Seu método de funcionamento é relativamente diferente das opções tradicionais, uma vez que o recebimento dos pagamentos é feito pelo próprio smartphone.

Chamada de Tap on phone ou, em tradução, “Toque no telefone”, ela transforma celulares com sistema operacional Android em terminais de pagamento.

Isso é possível a partir da tecnologia NFC, também conhecida como aproximação. Essa tecnologia é utilizada em cartões de crédito e débito, e permite que as transações sejam efetuadas apenas aproximando o plástico no terminal.

A máquina de cartão no celular segue essa mesma premissa. Porém, nesse caso, além do produto de crédito físico com aproximação, o aparelho também precisa ter a tecnologia contactless integrada.

Associado a isso, também é necessário ter um aplicativo de vendas instalado no celular, que fará a captação dos dados do cartão.

No sistema, o lojista insere todas as informações da transação, como o valor a ser pago e a quantidade de parcelas, por exemplo. Ao terminar, o cliente aproxima o seu cartão de crédito ou débito, e a transação é confirmada.

Vale destacar que a máquina de cartão no celular se diferencia do método tradicional por aceitar, exclusivamente, pagamentos pela alternativa da aproximação ou por carteiras digitais.

Isso significa que não é possível passar ou inserir o cartão em nenhum dispositivo integrado.

Entenda também como usar o cartão virtual na maquininha!

Quais as vantagens de ter um celular com máquina de cartão?

O surgimento da tecnologia Tap on Phone, que permite ter uma máquina de cartão no celular, é uma vantagem interessante para clientes e lojistas.

Isso porque os seus benefícios são abrangentes, desde maior segurança nas transações via cartão até a praticidade de ter um terminal dentro do seu aparelho de telefone. 

Confira abaixo e entenda melhor quais são os pontos fortes dessa tecnologia!

O conceito do contactless, que significa “sem contato”, se tornou ainda mais popular após a pandemia de coronavírus que atingiu o mundo todo, por conta da possibilidade de realizar pagamentos em uma distância segura do vendedor.

Isso fez com que a maioria dos cartões de crédito e débito fossem emitidos com a tecnologia NFC, de pagamento por aproximação, integrado às alternativas de utilização.

Requisitos acessíveis

Para que um aparelho de celular possa, efetivamente, se tornar um terminal de recebimento via cartão, ele precisa ter a tecnologia NFC integrada em suas configurações.

No entanto, os modelos mais modernos já vêm com essa alternativa de conexão integrada, não sendo necessário investir em aparelhos específicos ou de valor muito alto para ter os requisitos que a opção exige.

Transporte mais seguro

O transporte de uma máquina de cartão no celular ocorre com maior facilidade e segurança, em comparação a um aparelho convencional.

Isso porque os vendedores têm costume de não se esquecer do smartphone, o que pode acontecer com sua maquininha. 

Nesse caso, não é preciso carregar o aparelho para todas as vendas, mas continuar com um terminal de pagamento em mãos.

Recurso confiável

Recursos de conectividade entre dispositivos são uma realidade há vários anos, como o Bluetooth e o Wi-Fi. Por serem amplamente utilizados, entende-se que são confiáveis.

Além disso, os recursos de Tap on phone e NFC apresentam uma característica diferenciada que garante ainda mais segurança. 

Ao contrário de funcionalidades como Bluetooth e Wi-Fi, essas tecnologias funcionam em uma curta distância, reduzindo as chances de intercepção dos dados por terceiros.

Como transformar o celular em máquina de cartão?

Na prática, para ter uma máquina de cartão no celular é necessário que o aparelho possua:

  • sistema Android, já que a tecnologia NFC só está disponível para esse sistema operacional;
  • opção de conexão via NFC entre as suas configurações de fábrica;
  • aplicativo de vendas instalado no aparelho.

O que fará com que o telefone possa ser usado como um terminal de recebimentos via cartão é a conexão entre os recursos de hardware e software.

Caso o telefone apresente as configurações essenciais para a conexão via NFC e tenha um programa de vendas, onde estarão descritas as informações de valor e parcelamento, ele pode ser usado como uma maquininha.

Por isso, se você cogita aderir a esse recurso para facilitar o seu dia a dia, lembre-se de que essas três condições são essenciais.

Quais as soluções para receber pelo celular?

Após entender sobre a tecnologia que permite criar uma máquina de cartão no celular, vale a pena conhecer as empresas que oferecem os aplicativos de vendas.

Elas são conhecidas do público e dos lojistas, já que também são as responsáveis por maquininhas populares disponíveis no mercado.

Com a proposta de diversificar sua atuação e alcançar ainda mais público, essas empresas adotaram a tecnologia Tap on phone e desenvolveram aplicativos específicos para serem utilizados nos aparelhos telefônicos.

Veja quais são as opções que apresentam soluções para fazer vendas usando a máquina de cartão no celular!

A Ton foi uma das pioneiras na disponibilização do serviço de recebimento via celular, com a criação da TapTon.

O aplicativo de vendas da empresa é totalmente gratuito, o que o torna uma opção atraente para aqueles clientes que desejam reduzir os custos com a operação.

Ele aceita pagamentos por cartão, smartwatch e até mesmo por outros celulares que possuam carteira digital integrada.

Todo o gerenciamento das vendas e recebimentos é feito pelo app Ton. Ele ainda conta com as vantagens como:

  • ter uma conta digital grátis integrada, para onde são enviados os valores recebidos;
  • oferecer bônus em dinheiro para os lojistas que indicarem o TapTon a parceiros comerciais;
  • adesão facilitada.

Porém, o aplicativo TapTon só aceita as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Amex. Além da pequena diversidade, ainda há diferenciação nas tarifas de acordo com a escolha.

Outra sugestão para ter uma máquina de cartão no celular é o NuTap. No entanto, vale e destacar que a opção só está disponível para clientes PJ Nubank.

A instituição informou que existe interesse em disponibilizar esse serviço para clientes pessoa física, mas que não há uma previsão concreta de lançamento.

Por enquanto, apenas empresas podem usar o aplicativo, com a vantagem de não ter custos de adesão e receber os valores a partir de 1 dia útil.

O gerenciamento das vendas é feito a partir do app Nu e não há informações sobre quais bandeiras são aceitas. 

No entanto, existe habilitação para receber pelas principais do mercado, além de carteiras digitais.

PagSeguro

O PagSeguro oferece uma alternativa diferente das demais empresas, uma vez que, em vez de criar uma máquina de cartão no celular, o vendedor emite um link de pagamento e envia para o cliente.

Essa solução vem se tornando popular nas vendas por redes sociais, pois favorece negociações externas, onde o cliente está longe do terminal.

O link pode ser criado pelo aplicativo PagBank ou pelo site do PagSeguro. Esse procedimento é simples, seguro e rápido de ser realizado. As bandeiras aceitas são:

  • Mastercard;
  • Visa;
  • Elo;
  • Cabal;
  • Hipercard;
  • Hiper;
  • American Express;
  • Diners Club.

O recebimento dos valores por esse método é feito em 14 ou 30 dias, sem a opção de resgate em 1 dia útil. A taxa que incide sobre os valores é variável:

  • 3,99% por venda, recebendo em 14 dias;
  • 3,19% por venda, recebendo em 30 dias.

Veja quais máquinas possuem as menores taxas!

Mercado Pago Point Mini NFC 1
Mercado Pago

O Mercado Pago também disponibiliza a opção do link de pagamento, mas possui algumas características diferenciadas do seu concorrente PagSeguro.

A princípio, ele aceita menos bandeiras, incluindo apenas as operadoras:

  • Visa;
  • Mastercard;
  • Elo;
  • Hipercard;
  • American Express.

Por outro lado, em compensação, aceita mais carteiras digitais, como:

  • Mercado Pago;
  • Mercado Crédito;
  • PayPal;
  • Caixa Cartão Virtual;
  • Loterias Caixa, além de PIX e Boleto.

Essa solução também disponibiliza a opção de receber em 1 dia útil.

O vendedor também pode optar pela solução de link de pagamento da SumUp. Assim como as principais empresas, o aplicativo emite links para vendas online e em redes sociais. As bandeiras aceitas incluem:

  • Mastercard;
  • Visa;
  • Elo;
  • Hipercard;
  • Hiper;
  • American Express;
  • PIX.

O PicPay oferece a possibilidade de aceitar pagamentos por cartão de crédito e débito, Pix e transferência entre contas da instituição com apenas alguns toques no celular. A opção está disponível para pessoa física e jurídica.

Para o usuário que deseja vender utilizando o CPF, há o PicPay PRO, uma ferramenta que te permite receber sem que seus clientes paguem taxas de cartão de crédito, e ainda, há a possibilidade de oferecer o parcelamento sem acréscimo.

Já para os clientes que desejam vender utilizando o CNPJ, o PicPay disponibiliza a versão para empresas. Com ele, é possível criar um perfil empresarial dentro do aplicativo e oferecer diversas formas de pagamento aos clientes.

No entanto, vale mencionar que o PicPay Empresas não cobra mensalidade, anuidade ou adesão. Porém, há cobrança de taxa de recebimento, que varia de acordo com a taxa por venda e o prazo que você escolheu para receber o pagamento.

Ao utilizar as ferramentas do PicPay como meio de pagamento para receber de clientes, você pode usar:

  • QR Code;
  • Link de Pagamento;
  • Pix;
  • Transferências dentro do aplicativo.

Por fim, vale a pena conferir as bandeiras aceitas pelo PicPay:

  • Amex;
  • Elo;
  • Hipercard;
  • Mastercard; 
  • Visa. 

Quando vale a pena optar por uma máquina de cartão no celular?

Ter uma máquina de cartão no celular é uma alternativa que vale a pena para lojistas que estão iniciando o seu negócio.

Isso porque essa é uma solução indicada para um menor volume de vendas. Afinal, o celular não é um dispositivo elaborado especificamente para esse tipo de transação, como as maquininhas.

No entanto, a praticidade de receber os pagamentos no aparelho torna a tecnologia Tap on Phone cada vez mais popular. Isso pode incentivar a sua modernização e o desenvolvimento de soluções ainda mais viáveis para todos os tipos de empresa.

Ainda, esse é um recurso que atende, inicialmente, o público que presta serviços externos, como vendedores ambulantes, por exemplo.

Porém, aderir à solução pode favorecer empreendedores que buscam diversificar seus métodos de pagamento e, com isso, alcançar ainda mais clientes.

Conheça também as maquininhas de cartão que pagam na hora e as melhores maquininhas para MEI!

Ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro para receber mais novidades sobre o universo financeiro!

Perguntas frequentes

  1. Como fazer para ter uma maquininha de cartão no celular?

    Para ter uma máquina de cartão no celular é necessário ter um aparelho com tecnologia NFC integrada, sistema operacional Android e ter um aplicativo de vendas instalado.

  2. Qual app que o celular vira maquininha?

    As principais empresas de maquininha de cartão desenvolveram aplicativos que permitem o recebimento via celular. Ton, Nubank, PagSeguro, Mercado Pago e SumUp disponibilizam aplicativos de vendas por NFC.

  3. Como saber se meu celular tem NFC?

    Para saber se o seu celular é compatível com a tecnologia Tap on Phone, o primeiro passo é conferir se ele possui sistema Android. Em seguida, entre nas configurações do aparelho, clique em “Conexões” e veja se a opção NFC está entre as disponíveis.

  4. Como funciona o app TapTon?

    O TapTon é a solução desenvolvida pela empresa Ton. O recebimento é feito a partir do aplicativo da empresa, com taxas que variam de acordo com a forma de pagamento e a bandeira utilizada.

Referências do artigo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp