Franquia Ragazzo: veja quanto custa e como ser um franqueado!

Descubra como se tornar franqueado da franquia Ragazzo e conheça os principais detalhes sobre os modelos de negócio que a marca disponibiliza!

Escrito por Vitor Braga

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


CaracterísticasFranquia Ragazzo
Investimento iniciala partir de R$220 mil
Faturamento médiomédia de R$100 mil
Tempo de retorno18 a 36 meses
Nota no Reclame AquiAproximadamente 9/10
VantagemDiversos modelos de negócio disponíveis
DesvantagemAlto custo de investimento

A franquia Ragazzo é uma das melhores franquias do Brasil, conhecida pelo seu cardápio de coxinhas e pelos serviços de delivery.

Além das entregas expressas, a rede também apresenta uma série de características que conquistam o público, como comidas rápidas e ambiente familiar.

Para quem deseja se tornar um afiliado, seu programa de franchising pode ser atrativo, com possibilidade de retorno em poucos anos e alta taxa de faturamento para o setor.

Muitas pessoas acreditam que a área de alimentação não é tão interessante quanto outros nichos, por conta da concorrência. Mas, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Food Service cresceu 9,1% entre o primeiro trimestre de 2021 e o mesmo período em 2022.

E, a expansão do número de empresas no segmento também expressa o aumento nas oportunidades, especialmente com redes já consolidadas, como a franquia Ragazzo.

Por esse motivo, vale a pena conhecer alternativas concretas para avaliar abrir sua unidade, e verificar os números quanto a esse serviço.

Confira mais sobre essa franchising famosa por suas coxinhas, e saiba como se tornar um franqueado da marca.

Franquia Ragazzo: um pouco mais sobre a história da empresa

A franquia Ragazzo é uma rede brasileira de fast food que se popularizou pelo cardápio de comida italiana. 

Ela pertence ao mesmo grupo do dono do Habib’s, o empresário luso-brasileiro Antônio Alberto Saraiva, do grupo AlSaraiva. Além das duas redes, também detém outras empresas e franquias, incluindo:

  • Promilat (lacticínios);
  • Ice Lips (sorvetes);
  • Vox Line (centro de atendimento);
  • Franconsult (franquias).

A experiência na área fez com que o gestor se especializasse no ramo, e tornasse a franquia Ragazzo uma das maiores do país.

Seu restaurante também apresenta um menu diversificado, incluindo outros tipos de massas, lasanhas e pizzas. No entanto, o carro-chefe são as coxinhas, vendidas principalmente pelo delivery.

Em adição, a primeira loja surgiu em São Caetano do Sul em 1991, tornando-se pioneira no segmento de fast-food italiano. Contudo, só adotou o modelo de franchising em 2006.

Hoje, possui aproximadamente 200 lojas em operação, incluindo pontos de entrega e unidades de franquia.

Quanto custa uma franquia do Ragazzo?

A franquia Ragazzo se difere por apresentar diferentes modelos de contratação, o que varia seu custo inicial de investimento. O modelo mais básico conta com valor de R$225 mil. Enquanto isso, sua loja mais completa pode chegar a R$580 mil.

Esse preço se refere apenas ao investimento inicial, porém existem outros custos atrelados ao franchising.

A taxa de franquia tem valor a partir de R$30 mil, com royalties de 5% e custo de publicidade de 4%.

As porcentagens devem ser pagas mensalmente e incidem sobre o faturamento bruto da unidade, e os demais investimentos são necessários para que o franqueado inicie suas operações.

Qual o lucro médio mensal de um franqueado dessa lanchonete?

Por outro lado, o lucro médio mensal divulgado pela franquia Ragazzo é considerável, no valor de 10% a 15% do faturamento bruto, em torno de R$100 mil.

Esse valor pode variar de acordo com o modelo de unidade escolhido, além das práticas aplicadas pelos franqueados e outros fatores externos.

No entanto, caso as práticas sigam o know-how da empresa, é possível atingir esse valor mensalmente com os recebimentos.

Tempo de retorno da franquia

Ainda, o tempo de retorno da franquia Ragazzo é a partir de 18 meses, como divulgado pela marca.

Contudo, outras plataformas de avaliação determinam que a média pode chegar a 36 meses, a depender do modelo de negócio escolhido.

Franquia Ragazzo: modelos de negócio 

Um dos pontos positivos da franquia Ragazzo são seus modelos de negócio disponíveis, com uma variedade considerável para os interessados escolherem.

Cada formato possui valores de investimento distintos, e também são indicados para determinadas condições de trabalho.

Para interessados na marca, vale a pena conhecer quais são as categorias e como escolher a melhor:

Bike

O modelo Bike é o mais simples oferecido pela franquia, sendo compacto e ideal para locais com grande fluxo de pessoas, mas que exige um tempo menor de vendas, como:

  • estações de metrô;
  • terminais de ônibus;
  • shoppings;
  • supermercados.

Seu formato é moderno, mas conta com um cardápio mais limitado, por conta das possibilidades de armazenamento dentro da unidade. Seu valor de investimento também é mais em conta, sendo o menor da franquia.

Quiosque Vitrine

O quiosque vitrine segue o mesmo raciocínio do modelo Bike, voltado especialmente para espaços estreitos, como corredores de centros comerciais.

No entanto, seu formato dinâmico ocupa menos metros quadrados, de modo que o investimento também é um dos mais baratos dentre as categorias disponíveis.

Essa unidade também acompanha outros produtos além da coxinha, carro-chefe da franquia Ragazzo, incluindo bebidas e outros atrativos.

Quiosque Interno

O quiosque interno já apresenta um espaço maior de ocupação nos estabelecimentos, sendo ideal para estar próximo a centros comerciais de grande movimentação.

Seu cardápio inclui um número maior de produtos, mas sem abrir mão da velocidade no atendimento.

É um formato que se assemelha a outros quiosques convencionais de franchising, sendo um modelo popular para quem está começando.

Quiosque Externo

Enquanto isso, o quiosque externo é um modelo voltado para locais externos, como estacionamentos de grandes locais, incluindo shoppings e supermercados.

Indicado para atendimento ao ar livre, possui uma estrutura mais robusta, o que eleva o seu valor de investimento.

Contudo, também pode oferecer uma experiência mais completa para o cliente, e possui área de apoio.

Loja sem Salão

As lojas sem salão são espaços de rua mais completos, e também podem ser integradas a centros comerciais, pois é possível adaptá-las para metragens pequenas.

Seu cardápio é reduzido, mas conta com um tempo de atendimento mais rápido. É ideal como ponto de retirada para delivery, com interações fáceis e rápidas entre os clientes.

O espaço interno é ampliado, o que permite um fluxo maior de atendimentos ao mesmo tempo, e a integração com outras máquinas, como de sobremesas, também é um diferencial.

Loja com Salão

Finalmente, a loja com salão é o último modelo de negócios oferecido pela franquia Ragazzo, podendo ser adaptada de diferentes formas.

O franqueado pode inaugurar seu próprio estabelecimento, em um terreno ou prédio, ou fazer parte de espaços como shoppings e supermercados.

A facilidade de adaptação é uma vantagem dessa categoria, para atender clientes de passagem ou que preferem ficar para comer.

O espaço com mesas também acompanha atrativos como área infantil e possibilidade de reserva para eventos.

Além disso, o público pode ter a experiência de consumo completa nessa loja, com todos os itens do cardápio.

No entanto, trata-se da loja com maior valor de investimento inicial, pela sua estrutura e por causa de todo o suporte que esse modelo precisa receber da franqueadora.

Como abrir um restaurante da Franquia Ragazzo?

Interessados na franquia Ragazzo podem precisar enfrentar um processo diferente de avaliação, pois a marca não disponibiliza uma plataforma online de cadastro para quem deseja se tornar um parceiro.

Os empreendedores devem entrar em contato diretamente por e-mail, agendando uma entrevista e, posteriormente, seguindo as etapas de consultoria e avaliação pessoalmente.

Não é possível enviar nenhum tipo de proposta prévia pelos canais digitais, o que torna o procedimento mais burocrático.

Por outro lado, o franqueado poderá tirar todas as dúvidas e ser orientado por especialistas desde o início, inclusive durante a verificação das suas condições de investimento, como porte financeiro e características de perfil.

A franquia Ragazzo não divulga em detalhes quais as etapas necessárias para se tornar um afiliado da marca. No entanto, seguindo os processos de outras franquias de sucesso do ramo, é possível enfrentar:

  • análise de viabilidade financeira;
  • análise do local escolhido;
  • verificação do histórico de empreendedorismo do candidato;
  • entrevistas com as equipes da empresa;
  • preenchimento de contrato;
  • treinamento de equipe.

Além dos passos básicos, outras fases podem ser necessárias para abrir um restaurante Ragazzo. Contudo, se aprovado, o franqueado contará com o suporte necessário para o modelo de negócio escolhido, desde o planejamento, até as operações no dia a dia.

Perfil de um Franqueado Ragazzo

A franquia Ragazzo também não divulga nenhum tipo de informação sobre quais as características que busca no perfil de um franqueado.

No entanto, os interessados podem se basear nas qualidades que são exigidas por outras empresas, como conhecimentos empresariais e qualificação para liderança.

Dependendo do modelo de negócio escolhido, pode ser necessário ter formações específicas de gestão. Pessoas com histórico de treinamento e administração de pessoas também podem se destacar.

De modo geral, a franquia busca perfis que sejam capazes de seguir as orientações da marca e gerenciar um negócio desse porte.

Ter viabilidade financeira para investir na loja e arcar com seus custos sem precisar, necessariamente, do faturamento também são pontos importantes de avaliação.

Vantagens e desvantagens dessa franchise

Para quem se interessa pela franquia Ragazzo, vale a pena conhecer os pontos positivos e negativos dessa franchise, a fim de avaliar se ela combina com o seu perfil e o que você busca neste mercado.

Veja os pontos de destaque abaixo:

Vantagens da franquia Ragazzo

Em um primeiro momento, a franquia Ragazzo se constitui como uma rede consolidada no mercado, com uma boa base de clientes e reconhecimento na área de alimentação.

Dessa forma, será mais simples de estabelecer uma unidade de atendimento e ter resultados positivos com as operações.

Além disso, seu cardápio torna possível trabalhar de maneira dinâmica, especialmente com delivery, o que traz mais praticidade para os clientes.

A diversidade de modelos de negócio também é um benefício dessa franquia, e a transparência na divulgação de informações também.

Desvantagens da franquia Ragazzo

Por outro lado, a franquia Ragazzo também conta com alguns pontos menos positivos, como o custo de investimento inicial.

Para quem está começando, os valores são relativamente altos, e podem exigir muita viabilidade financeira.

Ainda, a falta de divulgação sobre o processo de análise e a necessidade de contato presencial tornam o procedimento mais burocrático.

Isso pode desincentivar iniciantes no ramo, além de reduzir o número de candidatos para abrir novas unidades.

Franquia Ragazzo é boa?

De modo geral, a franquia Ragazzo é um modelo consolidado no mercado, com serviço de qualidade, sendo um negócio interessante do ramo.

Seus pontos positivos são atrativos, além de amplo suporte e diversas possibilidades de operação no dia a dia.

Ainda, a marca possui mais de 30 anos de atuação no nicho, de modo que a avaliação desse franchising ajuda a confirmar que se trata de uma franquia atrativa.

Ragazzo no Reclame Aqui

O Ragazzo possui, atualmente, cerca de 9 pontos na plataforma Reclame Aqui, que é considerada uma pontuação ótima. Isso comprova sua eficiência no ramo.

Além disso, também apresenta outros índices positivos, como:

  • aproximadamente 99% de reclamações respondidas;
  • em torno de 91% de soluções encontradas;
  • cerca de 83% dos clientes afirmaram considerar voltar a fazer negócio no futuro.

Assim, trata-se de uma rede confiável e com boa reputação no mercado.

A franquia Ragazzo vale a pena?

A franquia Ragazzo é conhecida no mercado, e vale a pena saber mais detalhes sobre ela, caso esteja interessado em investir nesse ramo.

Ela conta com amplo suporte e grande variedade de modelos de negócio, sendo uma opção atrativa no ramo alimentício.

No entanto, por ser uma grande empresa, pode ter menos acessibilidade para iniciantes ou pessoas com menos recursos disponíveis.

Dessa forma, é interessante conhecer detalhes sobre a franquia e verificar se o seu perfil atende aos requisitos.

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos sobre franquias? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades!”

Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Qual o valor de uma franquia do Ragazzo?

    O valor da franquia Ragazzo varia entre R$225 mil a R$580 mil, dependendo do modelo de negócios escolhido.

  2. Como abrir franquia do Ragazzo?

    Para abrir uma franquia Ragazzo, o interessado deve enviar um e-mail de contato e aguardar retorno para marcar uma entrevista presencial.

Referências do artigo
    1. Ragazzo. “Institucional: franquia”. Link.
    2. Associação Brasileira de Franchising. “Numeros do Franchising/ Desempenho do Setor”. Link.
    3. Reclame Aqui. “Ragazzo”. Link.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *