Empréstimo Santander Empresa vale a pena? Como funciona e como contratar?

Entenda como funciona o empréstimo para MEI Santander, quais os valores disponibilizados, quais as taxas de juros, como conseguir e se essa alternativa é vantajosa.

12669432_1218137561529803_7092902009906739723_n
Thainá Cunha

Se você busca alternativas de crédito para potencializar as finanças do seu empreendimento, o empréstimo Santander Empresa pode ser uma opção interessante.

O banco se destaca como uma das instituições financeiras mais tradicionais do Brasil, e possui um amplo catálogo de produtos atrativos para seus clientes, inclusive linhas de crédito empresarial.

Continua após a publicidade

No entanto, a decisão de realizar um empréstimo ou financiamento para o negócio deve ser avaliada com cuidado, considerando todas as possibilidades disponíveis para escolher a que melhor atende às suas necessidades.

Pensando nisso, nós preparamos um guia especial sobre as opções de crédito de um dos maiores bancos do País.

Continua após a publicidade

Confira todos os detalhes sobre o empréstimo Santander Empresa, como funciona a modalidade, o que ela oferece aos empreendedores e como contratar esse serviço.

Como funciona o empréstimo Santander Empresa?

O empréstimo Santander Empresa é um produto da linha de crédito que a instituição oferece para seus clientes jurídicos. Seu catálogo também conta com outras alternativas, como:

No entanto, as opções de empréstimo são as mais acessíveis para empreendedores que procuram crédito adicional para seu negócio.

Atualmente, destacam-se cinco modalidades disponíveis no programa Santander Empresa. Confira mais detalhes sobre como funciona cada alternativa!

Continua após a publicidade

Antecipação de Recebíveis

A linha de antecipação de recebíveis do empréstimo Santander Empresa é um dos produtos mais simples e acessíveis para empreendedores que buscam maior liquidez em suas finanças.

Com essa opção, é possível adiantar recebimentos de pagamentos em cartão de crédito, cheques ou parcelamentos no geral.

Dessa forma, o empreendedor recebe o valor integral, e realiza o pagamento com taxas reduzidas.

Essa possibilidade também é interessante para empresas que precisam de crédito imediato, mas não consideram, necessariamente, um empréstimo.

Continua após a publicidade

A opção também apresenta desconto em cheques e duplicatas, com possibilidade de recebimento imediato logo após a confirmação.

Capital de Giro

Enquanto isso, a linha de capital de giro do empréstimo Santander Empresa é uma das alternativas mais completas oferecidas pela instituição.

Isso porque o capital de giro não solicita comprovação de destino dos recursos, ao contrário de outras opções disponíveis no mercado.

Dessa forma, o empreendedor tem a autonomia e liberdade para aplicar o valor da maneira que preferir, com flexibilidade para potencializar o caixa do negócio e investir em:

Continua após a publicidade

  • infraestrutura;
  • maquinário;
  • frotas e equipamentos;
  • financiamento de folha de pagamento;
  • estoque;
  • quitação de despesas;
  • ajustes de fluxo de caixa.

Além disso, as condições do capital de giro do empréstimo Santander Empresa também permitem uma flexibilidade no parcelamento, disponibilizando crédito para curto, médio e longo prazo.

As opções podem ser personalizadas para cada cliente, de acordo com o prazo, forma de pagamento e garantias oferecidas.

Vale mencionar também que essa categoria também se divide em outras modalidades específicas, que o empreendedor pode contratar de acordo com as suas necessidades.

Por exemplo, o giro final, utilizado para financiamento de estoques e despesas, ou o giro cartões, destinado para antecipação de recebíveis oriundos desse faturamento.

Continua após a publicidade

Assim, o empreendedor pode negociar alternativas mais flexíveis para sua situação, e utilizar o crédito como desejar.

Cheque Empresa

Uma das opções de empréstimo Santander Empresa que se destaca é o Cheque Empresa.

Como o nome indica, trata-se de uma linha de cheques empresariais com taxas diferenciadas, que oferecem mais crédito para a empresa em momentos de necessidade.

Embora a alternativa conte com um limite reduzido, se comparado a outras linhas de empréstimo, os cheques empresa são uma boa solução para situações de emergência.

Continua após a publicidade

O empreendedor pode expandir seu limite de crédito com segurança e praticidade, realizando o pagamento posteriormente, com encargos especiais da modalidade.

Além disso, trata-se de uma opção que se renova a cada pagamento, podendo ser utilizada não apenas como crédito auxiliar, mas também como uma reserva de emergência para o futuro.

Conta Garantida

A Conta Garantida também faz parte do catálogo de produtos do empréstimo Santander Empresa, com ampla cobertura de serviços.

Por meio dela, o empreendedor pode ter acesso a todos os recursos de uma conta corrente pessoa jurídica, mas com acesso à crédito rotativo facilitado.

Isso significa que, em momentos de necessidade, é possível utilizar um limite adicional para pagamento de contas e transações urgentes.

Continua após a publicidade

As taxas também são mais acessíveis, e a empresa também conta com outras ferramentas de conta corrente convencional.

Essas facilidades ajudam no planejamento financeiro da empresa, e oferecem uma margem de segurança para momentos de necessidade.

Assim como os demais produtos, a conta garantida conta com um limite mais restrito, diferente de outras opções de empréstimo, mas pode ser uma alternativa interessante para o dia a dia.

Empréstimo MEI

Continua após a publicidade

Por fim, o empréstimo Santander Empresa também conta com uma linha especial para microempreendedores individuais.

O empréstimo MEI é uma opção diferenciada para ajudar micro e pequenos negócios, com taxas diferenciadas e mais acessíveis para esses profissionais autônomos.

No entanto, a opção é disponibilizada por meio de uma parceria com a instituição Prospera, que atua em todas as etapas de análise e solicitação, já tendo movimentado mais de R$5 bilhões em investimentos para microempreendedores.

E, claro, essa alternativa também disponibiliza outros serviços interessantes para o MEI, como cartões de crédito e linhas de financiamento.

Por isso, microempreendedores que consideram o empréstimo Santander Empresa podem analisar essa alternativa específica para a categoria.

Continua após a publicidade

Quais são os principais custos do empréstimo empresarial Santander? 

Para avaliar o empréstimo Santander Empresa de maneira concreta e decidir se a alternativa pode atender às necessidades do seu negócio, é fundamental conhecer também os custos que ele traz.

Optar por um financiamento ou pela contratação de uma linha de crédito para a empresa é uma decisão importante, que pode trazer consequências caso não acompanhe um planejamento detalhado.

Por isso, é fundamental que o empreendedor procure saber mais sobre as cobranças e as tarifas adicionais que incidem sobre cada produto.

Em um primeiro momento, o empréstimo Santander Empresa conta com taxas personalizadas para cada contrato.

Continua após a publicidade

Isso acontece porque a instituição analisa cada proposta de maneira individual, disponibilizando soluções únicas de acordo com a situação apresentada pelo cliente.

Dessa forma, os custos de empréstimos e juros de cada produto podem variar de acordo com esses fatores, além do:

  • valor total solicitado;
  • número de parcelas;
  • total das mensalidades;
  • método de pagamento escolhido.

No entanto, existem algumas taxas descritas na tabela de tarifas para pessoa jurídica do empréstimo Santander Empresa.

Por exemplo, o valor percentual cobrado sobre Capital de Giro é de, no mínimo, 3% do valor do contrato.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, empréstimos em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) também apresenta tarifa de 1% do valor do contrato, no mínimo.

A antecipação de recebíveis com o cartão de crédito também possui taxa de custo de 1,5%.

Assim, o empreendedor pode realizar um planejamento prévio do empréstimo e seu valor total, mas é recomendável entrar em contato com a instituição e verificar os custos individuais no momento da simulação.

Qual o valor disponível pelo empréstimo Santander Empresa?

Outro ponto pertinente na análise do empréstimo Santander Empresa é o valor disponível pela linha de crédito em seus diferentes produtos.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o empreendedor poderá verificar se as alternativas podem atender à sua demanda de maneira efetiva, de acordo com a necessidade da situação.

Em um primeiro momento, a linha Santander Empresa apresenta empréstimos de diferentes limites em seu catálogo.

Além disso, o valor total pode mudar de acordo com o perfil do cliente, com a análise de crédito e com a proposta apresentada.

Dessa forma, para saber qual o valor disponível, de fato, em cada situação, o empreendedor deve buscar contato com a instituição.

Continua após a publicidade

No entanto, existem alguns limites pré-estabelecidos, como, por exemplo, o valor mínimo de contratação da Conta Garantida, de R$10 mil.

De forma geral, o empréstimo Santander Empresa oferece um catálogo variado de valores disponíveis, e a melhor opção é consultar um gerente para confirmar a margem oferecida para o empreendedor individualmente.

Quem pode solicitar?

Um ponto interessante da análise da linha de empréstimo Santander Empresa é quem está apto a solicitar essas alternativas.

Muitos empreendedores buscam condições facilitadas de crédito, sem muitas burocracias, e, por isso, avaliam diferentes opções no mercado.

Continua após a publicidade

No entanto, nesse quesito, a instituição permanece com condições mais restritas e tradicionais, pois é necessário ser cliente Santander para prosseguir com a proposta.

As formas de contratação do empréstimo são por meio de contato com o gerente, de modo que o empreendedor já deve ter um relacionamento prévio com o banco.

Por outro lado, qualquer empresa com CNPJ ativo e que atenda às condições prévias de cada produto pode enviar uma proposta.

Isso significa que a linha atende empresas de pequeno, médio e grande porte, com soluções diferenciadas que possam atender cada perfil da melhor maneira.

Quais são as vantagens do empréstimo Santander Empresa?

Enquanto isso, também vale a pena conhecer mais sobre as vantagens do empréstimo Santander Empresa, para analisar o que a linha pode oferecer para o seu negócio.

Confira mais detalhes sobre alguns dos principais pontos positivos:

Credibilidade

A começar pela credibilidade, o Santander é uma das principais instituições financeiras do Brasil, com atuação global e décadas de experiência.

Isso significa que sua linha de crédito, como empréstimos e financiamentos, já possuem uma garantia a mais, que oferece mais segurança para os empreendedores.

Além disso, sua reputação também é um fator positivo para ampliar o número de possibilidades para o empreendedor que deseja expandir seu negócio e fazer parcerias.

Existe a garantia de um serviço de confiança e contratos autênticos, pontos relevantes para as empresas que avaliam as opções do mercado.

Variedade no catálogo

Além do número de produtos disponibilizados pelo banco, de forma geral, a linha de empréstimo do Santander Empresa também é bastante variada.

Ela apresenta, por exemplo, produtos para o dia a dia, como o cheque empresa e os cartões corporativos.

Além disso, o crédito rotativo da Conta Garantida também é uma opção mais acessível para o cotidiano.

Enquanto isso, o empréstimo de Capital de Giro, e até mesmo as alternativas para microempreendedores individuais, conferem uma linha de crédito mais elaborada.

Dessa forma, o empreendedor tem acesso a mais de uma oferta para a sua empresa, e a variedade é um ponto positivo na análise das opções disponíveis no mercado.

Além disso, vale mencionar que a instituição também oferece soluções personalizadas, a partir da situação apresentada por cada solicitação.

Essa é uma das principais vantagens da linha, pois disponibiliza taxas e limites únicos para cada cliente, conforme sua necessidade.

Autonomia

Também vale a pena mencionar a autonomia que o empréstimo Santander Empresa oferece para seus clientes.

Ao contrário de outras opções do mercado, não existe a necessidade de comprovar os fins dos recursos.

Em outras palavras, a empresa é livre para aplicar o crédito adicional da forma como preferir, sem precisar justificar seu investimento.

Essa exigência está presente em diversos produtos, que acabam limitando as possibilidades da empresa que busca uma margem financeira extra.

No entanto, com a linha de empréstimo Santander Empresa, não existe essa burocracia, sendo um ponto positivo para empreendedores que buscam soluções mais acessíveis, e maior liberdade na administração dos seus recursos.

Como pedir o empréstimo Santander Empresa?

Por fim, interessados no empréstimo Santander Empresa podem realizar uma proposta diretamente com o gerente da sua conta.

Este é um dos pontos menos positivos do serviço, pois necessita que o empreendedor vá pessoalmente até a agência.

Apesar dos canais digitais disponibilizarem uma série de informações para o usuário, inclusive orientações para abertura de conta, por exemplo, não existe a possibilidade de concluir o pedido de empréstimo pela internet.

Assim, empresas que buscam formas mais acessíveis e simplificadas de crédito podem considerar este ponto uma desvantagem na avaliação.

Por outro lado, o pedido diretamente com o gerente permite uma avaliação individual e exclusiva, para encontrar soluções personalizadas para cada situação.

Além disso, o tempo de espera por uma resposta é reduzido. Enquanto pedidos online podem levar dias até serem avaliados, uma reunião com o gerente da conta promove um retorno instantâneo.

De modo geral, o empreendedor pode tirar todas as dúvidas e verificar quais os produtos disponíveis para o seu negócio diretamente com seu gerente de relacionamentos na agência bancária correspondente à sua conta.

Para pedir o empréstimo Santander Empresa, é importante verificar a necessidade de agendamento de visita, e quais os horários de atendimento para essas ocasiões.

Dessa forma, o pedido poderá seguir sem impedimentos, e o empreendedor aproveitará a experiência de forma mais completa.

Canais de contato

Enquanto isso, mesmo que não seja possível contratar o empréstimo Santander Empresa por telefone, os canais de atendimento permitem o esclarecimento de dúvidas e agendamento de visitas.  Os números disponíveis são:

  • 4004 3535 para capitais e regiões metropolitanas;
  • 0800 702 3535 para as demais localidades;
  • 0800 723 5007 para pessoas com deficiência auditiva e de fala;

Enquanto isso, o canal específico para solicitações empresariais também possui seus próprios telefones:

  • 4004 2125 para capitais e regiões metropolitanas;
  • 0800 726 2125 para as demais localidades.

Assim, o empreendedor pode entrar em contato para esclarecer dúvidas e verificar quais as próximas etapas para solicitar seu empréstimo.

Vale a pena contratar o empréstimo Santander Empresa?

De forma geral, o empréstimo Santander Empresa é uma opção válida para empreendedores que buscam alternativas de crédito.

Como instituição tradicional, o banco oferece diversos produtos empresariais, que trazem soluções personalizadas para atender cada cliente.

No entanto, antes de tomar qualquer decisão, é preciso considerar alguns pontos importantes.

Antes de mais nada, é preciso verificar a real necessidade do empréstimo. Embora essa seja uma boa solução para diversas situações, sem um planejamento adequado, pode se tornar um problema para a empresa.

Por esse motivo, é fundamental avaliar todas as alternativas que não envolvam a contratação de crédito adicional, para garantir que essa seja a melhor opção em todos os casos.

Depois de confirmar a necessidade do crédito, é importante avaliar se o empréstimo Santander Empresa possui os valores e margens adequados para a ocasião.

Caso contrário, a empresa não poderá aproveitar ao máximo o crédito, e não poderá resolver sua situação de maneira completa.

Por isso, o mais indicado é entrar em contato com o gerente e solicitar uma simulação detalhada, com todos os custos e limites de cada modalidade.

Finalmente, antes de seguir com o empréstimo Santander Empresa, também vale a pena reavaliar os objetivos do pedido. Em outras palavras, o que o empreendedor pretende com esse crédito.

Ter as metas bem claras é um dos primeiros passos para fazer uma escolha assertiva sobre o empréstimo empresarial, além de ajudar no planejamento e na administração do dinheiro.

Em resumo, vale a pena considerar a linha Santander entre as suas alternativas de crédito, mas procure avaliar outros fatores antes, para ter certeza de que essa será a melhor opção para a sua empresa. Por isso, leia também a nossa análise sobre o empréstimo para MEI da Caixa!

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades!

Perguntas frequentes

  1. Como pedir o empréstimo Santander Empresa?

    Interessados no empréstimo Santander Empresa podem realizar uma proposta diretamente com o gerente da sua conta, uma vez que não existe a possibilidade de concluir o pedido de empréstimo pela internet.

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.