Empresas mais ricas do mundo: conheça as principais marcas do ranking

A lista de empresas mais ricas do mundo já foi liberada, e conta com nomes de peso do mercado. Descubra alguns dos nomes atuais através deste conteúdo

Escrito por Karina Carneiro

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Empresas mais ricas do mundo: conheça as principais marcas do ranking

Todos os anos, o ranking das empresas mais ricas do mundo costuma surpreender. Seja por seu acúmulo bilionário de patrimônio, ou pela influência global das marcas.

Mesmo assim, os primeiros lugares da lista recente divulgada pelos grandes especialistas de avaliação não surpreende, dada a importância e influência que cada uma delas exerce sobre o mercado atual.

No entanto, vale a pena conferir a lista e o que proporcionou a atual colocação de cada uma dessas que atualmente são consideradas uma das marcas mais poderosas do mundo.

Pensando justamente em trazer números e analisar dados relacionados a esse universo, o iDinheiro preparou um conteúdo especial sobre as empresas mais ricas do mundo, como são avaliadas e algumas de suas principais características.

Vem conferir conosco?

De quais nichos são as empresas mais ricas do mundo?

Atualmente, grande parte das empresas mais ricas do mundo são do nicho de tecnologia.

Certamente essa informação não é considerada uma grande surpresa, já que essa é uma das áreas que proporciona cada vez mais facilidades para o cotidiano das pessoas. 

Nos últimos anos, computadores e celulares se tornaram essenciais na vida de todos, independente se o uso for pessoa ou profissional. 

Além disso, a popularização da internet também permitiu que esses negócios se consolidassem como líderes em seu segmento de atuação.

Melhores colocações do ranking

Atualmente, desenvolvedoras de dispositivos móveis ocupam boas colocações no ranking. No entanto, as primeiras posições são de marcas que oferecem serviços digitais e de impacto na vida do usuário.

Além disso, os nichos alimentícios também possuem algumas das empresas mais ricas do mundo.

É o caso de marcas consagradas no mercado, especialmente no ramo de fast-food e bebidas.

Setores financeiros, automotivos e de varejo também aparecem no ranking das 100 empresas mais valiosas.

Ainda, nomes de estilistas famosos aparecem na lista das corporações mais caras, mesmo que não estejam no top 10.

De acordo com a revista Forbes, os Estados Unidos possuem mais de 50 das 100 marcas mais caras. 

Na sequência, países como Japão, Alemanha e França também apresentaram mais de uma empresa da lista.

Ranking das empresas mais ricas do mundo: descubra agora!

O ranking das empresas mais ricas do mundo em 2020 já foi divulgado, e você pode conferir agora as marcas que dominam a lista.

Os portais Forbes e Brand Finance são os principais nomes para essa avaliação. No entanto, eles possuem critérios diferentes para o ranqueamento.

Enquanto a Forbes considera apenas a capitalização das ações, a Brand Finance leva em conta fatores como investimentos em marketing, patrimônios dos acionistas e influência sobre o público alvo.

Por esse motivo, a posição de determinadas empresas pode variar em ambas as listas.  

Conheça a partir de agora as 10 empresas mais ricas do mundo de acordo com os portais de análise mundial.

1. Apple

A Apple é uma empresa norte-americana criada por Steve Jobs em 1976, responsável por empregar atualmente mais de 20 mil funcionários em todo o mundo. 

Após expandir sua usabilidade nos Estados Unidos, desenvolveu alguns dos seus pontos de venda para países como Japão, Reino Unido, Canadá e Itália.

Mesmo sendo uma das gigantes em desenvolvimento de equipamentos eletrônicos, hoje em dia ela é conhecida por disponibilizar softwares e serviços focados na experiência do usuário, como streaming e aulas de atividade física.

Em 2018, foi a primeira empresa americana a ultrapassar o valor de U$ 1 trilhão em valor de mercado. 

Atualmente, vale U$ 241 bilhões, justificando a primeira posição entre as empresas mais ricas do mundo segundo a Forbes.

Já na relação da Brand Finance, a empresa aparece no quarto lugar do ranking, onde o conjunto de fatores foram analisados e a quantia avaliada foi de U$ 140 bilhões.

2. Amazon

A Amazon nasceu em 1994, e é uma multinacional de tecnologia, que concentra sua atuação no e-commerce, e que também vem ganhando destaque nos serviços de streaming e inteligência artificial.

É a empresa que tornou Jeff Bezos o homem mais rico do mundo, segundo o portal UOL.

Inclusive, o negócio lidera o topo do ranking da Brand de empresas mais ricas do mundo, no valor de U$ 220 milhões, além de ter ganho o título de marca mais influente do último ano.

No entanto, está em quarto lugar na Forbes, cujas ações somam U$ 135 milhões.

3. Google

A empresa Google possui diversos serviços, e é, atualmente, a plataforma de buscas mais popular da internet. 

Mesmo contando com um milhão de servidores, a gigante tecnológica é capaz de processar mais de cinco bilhões de pesquisas, todos os dias do ano. 

Além do mecanismo de busca, alguns dos principais serviços da Google incluem:

  • serviços de armazenamento em nuvem;
  • o YouTube, rede social de compartilhamento de vídeos YouTube
  • o sistema operacional Android, para dispositivos móveis.

Tanto na lista da Forbes, como na Brand, o Google ocupa o segundo lugar como empresa mais rica do mundo, valendo U$ 150 bilhões.

4. Microsoft

A Microsoft é uma transnacional conhecida por sua atuação em softwares de computador.

Criada por Bill Gates em 1975, ela acabou sendo uma das pioneiras na fabricação de computadores pessoais, sendo líder de mercado até meado dos anos 2000.

Além do sistema operacional Windows, em sua cartela de produtos ela também engloba a rede social Skype, os celulares Nokia, os pacotes Office (programas para escritório) e os e-mails com domínio Outlook.

A Microsoft representa um grande impacto tecnológico e cultural. 

Por isso, ocupa o terceiro lugar na lista Forbes, com valor de U$ 163 bilhões em ações e valor de mercado aproximado de U$ 117 bilhões, de acordo com informações da Brand Brand.

5. Facebook

A empresa Facebook faz parte das cinco maiores companhias de tecnologia do mundo, segundo a Forbes.

Atualmente, a Facebook Inc. é um conglomerado de mídias sociais, pertencente a Mark Zuckerberg.

Além de ter o Facebook, a rede social mais popular do mundo, a empresa também adquiriu outras plataformas sociais, como o Instagram e o WhatsApp.

Dessa forma, ocupa atualmente a quinta posição entre as empresas mais ricas do mundo pelo ranking da Forbes, e em sétimo lugar pela Brand. 

O valor de suas ações está avaliado em U$ 70 bilhões aproximadamente.

6. Coca-Cola

A Coca-Cola é a primeira empresa que atua fora do ramo de tecnologia a aparecer na lista da Forbes.

Famosa por seus refrigerantes, bebidas não alcoólicas e concentrados de xarope, a Coca-Cola Company também estende sua marca para vestuários e produtos pessoais.

A fórmula de sua primeira bebida é de John Pemberton, que a vendeu para Asa Griggs Candler, fundador da companhia.

Em termos de ações, a marca acumula cerca de U$ 64 bilhões, em sexto lugar na Forbes. Contudo, não chega a entrar no top 10 da Brand Finance.

A empresa aparece na posição 35, avaliada em U$ 38 bilhões, considerando patrimônios, investimentos e influência.

7. Samsung

O Grupo Samsung é a primeira empresa não americana a entrar em ambos os rankings, já que essa é uma marca sul-coreana.

Apesar de ter sido fundada em 1938, só entrou para o ramo de eletrônicos em 1960.

Posteriormente, viria a exportar seus eletrônicos globalmente, especialmente celulares e televisores, assim como aparelhos de ar-condicionado, impressoras, monitores e geladeiras são apenas alguns de seus produtos.

Inclusive, a Samsung atua com construções de petrolíferas na Coreia do Sul.

Por todos esses motivos, a Brand Finance a considera a quinta empresa mais rica do mundo, com U$ 94 bilhões.

Por outro lado, no ranking da Forbes, está na oitava posição, por suas ações somarem U$ 50 milhões.

8. McDonalds

A empresa McDonalds também marca presença no ranking de empresas mais ricas do mundo, sendo uma das únicas a marcarem presença no segmento alimentício e de fast food.

Atualmente, sua cadeia global de restaurantes serve quase 70 milhões de clientes por dia, em 119 países, de acordo com as pesquisas divulgadas pela Forbes.

Sua história começou em 1940, como uma churrascaria nos Estados Unidos. 

Naquele momento, Richard e Maurice McDonalds implantaram a linha de produção para fazer hambúrgueres e não esperavam que ela se tornaria uma das mais valiosas do planeta.

Apesar de aparecer na posição 36, na Brand, com U$ 37 bilhões, o McDonalds está no top 10 da Forbes, em último lugar. Suas ações são avaliadas em U$ 46 bilhões de acordo com os dados divulgados em junho de 2020.

9. Walmart

O Walmart é uma das principais empresas de varejo que marcam presença no ranking.

Fundada por Sam Walton em 1962, a empresa se tornou a maior rede de lojas de departamento dos Estados Unidos.

Atualmente, está em 27 países, operando com 55 franquias diferentes. Por exemplo, atua no México com o nome de Walmex, e no Brasil através da rede BIG.

A Forbes classificou o Walmart na 19° posição, avaliando seus capitais em U$ 29 bilhões.

Contudo, a Brand Finance incluiu a empresa na oitava posição, com avaliação de U$ 77 bilhões.

10. Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz é uma marca alemã, que surgiu de uma fusão em 1924. Isso a torna a empresa de automóveis mais antiga do mundo.

Atualmente, a empresa é capaz de produzir caminhões, autocarros e seus próprios motores. 

Também trabalha com protótipos para a Fórmula 1. Inclusive, sua equipe, Mercedes GP, é a atual campeã mundial do circuito com o maior campeão da F1, o britânico Lewis Hamilton.

Com isso, a marca ocupa a 11° posição na lista da Brand de empresas mais ricas do mundo, avaliada em U$ 65 bilhões. 

Entretanto, aparece em 23° na Forbes, com ações marcadas em U$ 28 bilhões.

O que a lista pode dizer sobre o cenário atual das empresas mais ricas do mundo?

Os dois principais portais que analisam as empresas mais ricas do mundo utilizam critérios diferentes. 

Dessa forma, as empresas que compõem cada ranking são diferentes e levam em consideração características distintas em sua análise.

No entanto, é possível perceber que a predominância continua sendo do setor de tecnologia, já que em ambas as listas, as cinco primeiras marcas estão relacionadas a serviços digitais. 

Essa valorização pode ser explicada pela frequência cada vez maior do uso de dispositivos eletrônicos, principalmente a convergência entre eles. 

Afinal, atualmente são poucas as pessoas que não têm um celular com acesso a internet, ou que simplesmente não se preocupam com o mercado digital de modo geral.

Por isso, negócios que investem em serviços digitais e disponibilizam maiores facilidades para os consumidores, costumam ser as mais valiosas no cenário atual. 

Sendo assim, vale a pena destacar que alguns nomes tradicionais do mercado tradicional seguem na lista. 

Seja pelo peso histórico ou sua capacidade de reinvenção no mercado atual, esses nomes ainda são muito presentes na vida das pessoas, fazendo com que continuem sendo uma das empresas mais ricas do mundo.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de ativar as notificações Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp