Saiba quais são as melhores opções de curso de compras gratuito e online!

Veja 5 das melhores opções de curso de compras, e entenda a importância dessa função para uma empresa, além de dicas para ser um bom comprador.

Escrito por Thainá Cunha

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Um dos cargos mais importantes dentro de uma empresa é o responsável pela aquisição de materiais e equipamentos, e, para ser um bom profissional, vale a pena considerar um curso de compras.

Muitos empreendimentos podem não conhecer essa função, embora ela seja de extrema relevância dentro do negócio. Afinal, trata-se do colaborador que realiza as compras da empresa.

Nesse caso, é essencial não apenas ter um responsável pela gestão de compras, como também buscar especializações que sejam pertinentes à função, como um curso de comprador, por exemplo.

Dessa forma, o profissional poderá realizar suas atividades de forma estratégica, potencializando os resultados da empresa com o mínimo de gastos.

Para auxiliar gestores interessados nesse segmento e que procuram maneiras de aprender mais sobre o assunto, separamos um guia com as melhores alternativas de curso de compras do mercado.

Você vai conferir mais detalhes sobre os seguintes treinamentos:

  1. Curso de compras do Sebrae
  2. Curso de compras do Senac
  3. Curso de compras do SEST SENAT
  4. Curso de compras online da Prime Cursos

Continue acompanhando para aprender como se especializar em gestão de compras e quais os conteúdos mais recomendados na área.

O que é gestão de compras?

Gestão de compras é o setor responsável por elaborar estratégias nos negócios das empresas, com o objetivo de potencializar o volume dos recursos disponíveis, especialmente financeiros.

Em um primeiro momento, a principal função do gestor de compras é realizar, como o nome indica, as compras da empresa. Isso inclui:

  • matérias-primas;
  • equipamentos de produção;
  • utensílios;
  • materiais de escritório;
  • equipamentos tecnológicos;
  • contratação de serviços terceirizados, como limpeza.

No entanto, o responsável pela gestão de compras não analisa somente as aquisições do negócio, mas também deve realizar essas atividades de forma estratégica a fim de priorizar o controle financeiro.

Isso significa saber comprar corretamente, de maneira assertiva, para evitar erros como gastos desnecessários e perda na validade de produtos no estoque. 

Assim, é fundamental que o gestor desenvolva determinadas habilidades que permitam a elaboração de ações práticas para a compra de recursos com o melhor custo-benefício para a empresa.

E, para isso, é possível conhecer mais sobre o assunto por meio de ferramentas como um curso de compras especializado.

Qual curso fazer para trabalhar com compras?

Para profissionais que desejam trabalhar com compras em uma empresa e procuram maneiras de aprender mais sobre o segmento, pode ser interessante fazer um curso de compras.

Atualmente, inúmeras plataformas e instituições disponibilizam alternativas de curso de comprador gratuitamente e online.

Nesse caso, vale a pena conhecer alguns dos melhores conteúdos sobre o nicho, com dicas e instruções de especialistas que poderão auxiliar no desenvolvimento das habilidades necessárias para ser um bom comprador.

Por isso, veja 5 alternativas bem-avaliadas e saiba como fazer um curso de compras na internet!

1. Curso de compras do Sebrae

CaracterísticasCurso de Compras governamentais: gestores públicos
Conteúdo do cursoCenário das compras governamentais no Brasil.
Como promover o acesso das MPEs às compras governamentais.
Licitação com a participação de MPEs.
Administrando os sistemas e contratos de compras governamentais.
Carga horária8 horas
FormatoOnline, em vídeo
CustoGratuito
Oferece certificado?Sim
Informações e inscriçãoPágina do curso Compras governamentais: gestores públicos

Para começar, o curso de compras do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é um dos recomendados para quem quer aprender mais sobre o assunto. 

A instituição é uma entidade governamental que busca incentivar e colaborar para o crescimento de pequenos empreendimentos no Brasil. Por isso, trabalha com feiras, workshops, palestras e eventos em todo o País. 

Dessa forma, o Sebrae também desenvolveu um curso de compras, com módulos voltados para compras governamentais.

Nesse caso, trata-se de um conteúdo mais especializado, voltado para o gestor público que atua na área de compras do seu órgão.

No entanto, mesmo que não seja um treinamento mais amplo, vale a pena conferir o material, pois traz recomendações profissionais que podem ser utilizadas por todos os gestores, públicos ou privados.

Além disso, é acessível e gratuito, com apenas 8 horas de vídeos e certificado válido em todo o País.

2. Curso de compras do Senac

CaracterísticasCurso de Compras e Administração de Materiais
Conteúdo do cursoAdministração de compras com foco na melhoria do desempenho da empresa.
Seleção de fornecedores e parceiros comerciais.
Negociação com fornecedores de materiais e serviços.
Métodos de custeio para calcular os custos de materiais e serviços.
Comunicação clara e objetiva.
Avaliação das consequências de cada ação no processo de compras.
Administração de materiais, garantindo a disponibilidade e a qualidade dos insumos.
Carga horária16 horas
FormatoOnline, em vídeo
CustoGratuito
Oferece certificado?Sim
Informações e inscriçãoPágina do curso Compras e Administração de Materiais

Enquanto isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, ou SENAC, é outra plataforma de parceria governamental que disponibiliza um curso de compras em seu catálogo.

Essa instituição brasileira de educação profissional é aberta para todas as pessoas, e funciona há mais de 55 anos, auxiliando empreendedores a se profissionalizar de forma prática.

Um de seus diferenciais é seu catálogo, que possui conteúdos pagos e gratuitos, para todos os públicos.

Nesse caso, o curso de compras é acessível e sem nenhum custo, com 16 horas de material em vídeo e certificado.

Com esse curso de comprador, o responsável pela gestão estratégica de compras poderá desenvolver habilidades mais práticas que ajudarão no seu dia a dia.

3. SEST SENAT

CaracterísticasCurso de Compras, Processamento de Pedidos e Controle de Estoques
Conteúdo do cursoGestão dos Estoques.
Custo de Estoque.
Níveis de Estoque.
Classificação ABC.
Lote Econômico de Compra (LEC) e de Produção (LEP).
Sistemas de Controle de Estoques.
Métodos de Avaliação dos Estoques.
Administração de Compras
Carga horária35 horas
FormatoOnline, em vídeo
CustoGratuito
Oferece certificado?Sim
Informações e inscriçãoPágina do curso Compras, Processamento de Pedidos e Controle de Estoques

O Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, ou SEST SENAT, faz parte do grupo de plataformas governamentais desenvolvidas para a profissionalização dos trabalhadores.

Essa instituição atua desde 1993 no mercado, com cursos e treinamentos que qualificam o profissional para o mercado de trabalho.

Por isso, o SEST SENAT oferece cursos especializados, presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento, incluindo um curso de compras para logística e gestão dos negócios. 

Feito de maneira mais prática, seu objetivo é preparar o gestor para desenvolver as qualificações necessárias para o cargo dentro de empresas.

Nesse caso, também aborda assuntos como monitoramento de estoque e classificação de compras.

Além disso, o curso é gratuito e oferece certificado válido em todo o território nacional.

4. Prime Cursos

CaracterísticasCurso de Gestão de Compras Online
Conteúdo do cursoFuncionamento da Gestão de Compras na Empresa
Atividades Diárias na Gestão de Compras
Conceito e Tipos de Estoques
Custos e Tipos de Demanda do Estoque
Fatores que Influenciam na Escolha do Fornecedor Certo
Atributos Básicos Para se Tornar um Comprador Responsável
Atributos Avançados de um Comprador Profissional
Cuidados Básicos Durante uma Negociação de Compra
O Planejamento das Compras
Análise do Fator Consumo X Reposição do Estoque
Entendendo o Que São Itens de Estoque das Classes A, B e CO Indicador de Controle Inventário de Estoques
O Indicador de Controle da Acurácia dos Estoques (Físicos X Sistema)
Controle do Nível de Serviço e Giro de Estoque
Entendendo o Sistema JIT (Just in time)Logística – Entendendo os Conceitos
Logística – Evolução e Controle de Materiais
Introdução ao PCP e MRP
Carga horária30 horas
FormatoOnline, em vídeo
CustoGratuito
Oferece certificado?Sim
Informações e inscriçãoPágina do curso Gestão de Compras Online

Finalmente, a Prime Cursos é uma plataforma privada de cursos e treinamentos online. Desenvolvida para essa área, seu site possui ferramentas próprias para ensino virtual.

Seu catálogo inclui inúmeros treinamentos oferecidos por especialistas e produtores de conteúdo independentes, mas também conta com materiais gratuitos, como o curso de compras online.

Apesar de possuir apenas 30 horas de curso, seus módulos trazem assuntos mais complexos sobre a gestão de compras. Além disso, busca desenvolver temáticas como logística e planejamento, subtópicos importantes para o segmento.

Dessa forma, o curso da Prime pode ser interessante para quem busca uma opção diferenciada de treinamento, com o mesmo custo-benefício de treinamentos de plataformas governamentais, por exemplo.

O que é preciso para ser um bom comprador?

Finalmente, fazer um curso de compras é apenas o primeiro passo para quem deseja se tornar um bom comprador.

Isso porque o profissional desse cargo deve se atentar para o desenvolvimento de algumas práticas e habilidades fundamentais para a carreira.

Antes de mais nada, é necessário ter uma organização eficiente das atividades e processos pertinentes à função.

Nesse caso, o comprador de uma empresa deve ter plena organização do estoque, dos recursos financeiros e das licitações que fazem parte do negócio.

Dessa forma, poderá determinar as faltas e perdas, potencializando os recursos restantes e buscando reduzir os desperdícios.

Além disso, a gestão de compras não envolve somente lidar com os recursos financeiros para a compra de materiais. É necessário ter um planejamento estratégico eficiente, para saber não apenas o que comprar, mas como comprar.

Em outras palavras, um bom comprador deve ser capaz de determinar as quantidades de insumos para que a produção seja ideal na empresa, sem faltar ou sobrar em excesso.

Ainda, também deve saber qual o melhor momento de compra, como, por exemplo, períodos sazonais onde o preço pode ser mais em conta. Todas essas habilidades e previsões fazem parte do perfil do gestor de compras.

Finalmente, uma habilidade importante é a negociação, para interagir com fornecedores e conseguir o melhor custo-benefício em cada compra.

Embora um curso de comprador possa orientar o profissional nessas necessidades, é papel do gestor buscar desenvolver, cada vez mais, essas qualificações essenciais.

Vale a pena fazer um curso de compras?

Por fim, mesmo que a função de gestor de compras pareça simples, trata-se de uma área de extrema importância para a empresa e, como tal, o responsável também deve se especializar para realizar bem as suas atividades.

Nesse caso, fazer um curso de compras é uma das alternativas mais acessíveis e interessantes para atingir esses objetivos.

Especialmente com opções gratuitas e plataformas patrocinadas pelo Governo, o profissional poderá ter acesso à materiais de qualidade e que permitam um maior conhecimento sobre a área.

Além disso, muitos gestores podem ter dúvidas sobre os primeiros passos para se especializar. Assim, um curso com módulos pré-elaborados pode auxiliar na orientação dos principais pontos a serem desenvolvidos.

Por esse motivo, vale a pena fazer um curso de compras, e analisar as melhores alternativas para se tornar um bom gestor e otimizar os recursos financeiros da empresa da forma correta.

Perguntas frequentes

  1. Qual curso fazer para trabalhar com compras?

    As melhores alternativas de curso de compras online e gratuitos são do Sebrae, Senac, SEST SENAT e Prime Cursos.

  2. O que é preciso para ser um bom comprador?

    As principais habilidades desse profissional são: organização de atividades e processos relacionados à sua função; noções de planejamento estratégico, dos momentos ideais de compra e de negociação.

  3. O que é gestão de compras?

    Gestão de compras é o setor responsável por elaborar estratégias nos negócios das empresas, com o objetivo de potencializar o volume dos recursos disponíveis, especialmente financeiros.

  4. Qual curso fazer para ser comprador?

    Não é preciso concluir um curso de comprador específico para atuar na área. Entretanto, alguns treinamentos do Sebrae e do SENAC podem ser úteis para iniciar no mercado. Além disso, o tecnólogo e a graduação em Administração são cursos que agregam ao profissional.

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