Link de pagamento: o que é, como gerar e qual o melhor?

O link de pagamento é uma ferramenta que pode ajudar vendedores que negociam pela internet. Veja qual o melhor para a sua empresa e como ativar!

Escrito por Thainá Cunha

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O link de pagamento é uma alternativa interessante para quem deseja vender pela internet de forma prática e sem maquininha de cartão.

Muitos empreendedores que estão consolidando seu negócio buscam maneiras de expandir as opções oferecidas aos clientes.

Isso se tornou ainda mais importante na era digital, com o advento dos negócios online e do aumento do número de consumidores que compram online.

Para acompanhar a praticidade que a tecnologia oferece, é importante utilizar canais que forneçam a mesma agilidade que as ferramentas convencionais.

É nesse contexto que surge o link de pagamento, uma possibilidade desenvolvida pelas operadoras e que traz uma série de facilidades para vendedores e clientes.

Entenda como essa tecnologia funciona e veja qual a melhor alternativa para integrar no seu empreendimento conferindo nosso conteúdo especial sobre o assunto.

O link de pagamento é uma ferramenta que permite ao vendedor enviar uma URL personalizada para o cliente, autorizando a realização de uma transação via cartão de crédito, boleto ou Pix sem a necessidade de maquininha.

Porém, as lojas e comércios só podem aceitar pagamentos nesses formatos caso possuam um aparelho certificado.

Dessa forma, realizam a conexão com a operadora e a bandeira do cliente, liberando os valores para que a venda seja concluída com sucesso.

Entretanto, o e-commerce e as vendas pela internet, de forma geral, trouxeram uma nova demanda, a de pagamentos online.

Com isso, as desenvolvedoras criaram uma ferramenta que possibilita ao vendedor enviar um link de pagamento personalizado para o cliente.

A conexão gera uma página criptografada e protegida para receber a transação, da mesma forma que acontece quando o usuário finaliza uma compra em um site.

A diferença é que não é necessário instalar um gateway de pagamento, por exemplo, nem mesmo ter um canal de vendas efetivo na internet.

Com o link de pagamento, existe a possibilidade de vender pelas redes sociais ou em aplicativos de mensagem, sem comprometer a praticidade e a segurança do cliente.

Com a evolução dessa ferramenta, qualquer vendedor pode emitir um link de pagamento para seus clientes.

Se o serviço estiver válido em sua conta junto a operadora, que costuma ser a mesma das maquininhas de cartão, ele poderá programar a URL da maneira que o consumidor exigir.

Ela seguirá com um valor programado, além de descrições sobre o que se trata a transação, como quais os produtos que estão sendo vendidos.

O cliente não precisa entrar em nenhum sistema ou logar no site da empresa para seguir com o pagamento. Depois de receber o link clicável, basta ele seguir para a página direcionada.

Mesmo se a URL for enviada por mensagem ou rede social, por exemplo, é possível seguir para o pagamento. 

Toda a estrutura é gerida pela operadora responsável, que disponibiliza os espaços para preenchimento.

Com isso, o usuário pode escolher qual a forma de pagamento desejada, inserindo os dados do seu cartão de crédito, por exemplo, se optar por essa possibilidade.

Não é preciso inserir o valor, uma vez que ele segue junto do link de pagamento de forma automática.

Ao finalizar a compra, o consumidor poderá receber seus produtos ou serviços a distância, enquanto o vendedor terá acesso ao saldo dentro do prazo contratado.

Essa possibilidade é indicada especialmente para pessoas que não possuem uma loja virtual com gateway programado, ou que utilizam mais outros canais de vendas, mas desejam oferecer mais possibilidades de pagamento para seus clientes.

A geração do link de pagamento depende de uma série de fatores relacionados à empresa que opera essa negociação.

No entanto, de modo geral, é uma solicitação simples, que pode ser feita nas plataformas disponibilizadas por cada operadora. Usualmente, os canais liberados incluem plataformas desktop de aplicativo.

Veja o passo a passo para cadastrar URLs para as suas vendas:

1. Valide seu login

Antes de mais nada, o vendedor deve ter um cadastro ativo junto ao serviço, preferencialmente com seu CNPJ, para que a venda seja reconhecida.

Dessa forma, poderá validar seu login ao entrar com seus dados. Caso não tenha uma conta adequada para gerar o link, procure atualizar sua conta, criando um registro jurídico para vender pela plataforma.

Algumas plataformas podem exigir autenticação de login antes de liberar as opções de geração de link. Se atente para informar o código recebido ou informar sua senha novamente para prosseguir.

2. Encontre o serviço

Em seguida, o vendedor deverá encontrar a página de geração do link de pagamento dentro do canal de sua preferência.

Cada empresa disponibiliza o serviço em um local diferente. Por isso, verifique o menu superior ou lateral.

Usualmente, essa guia é identificada por “Link de pagamento” ou “Cobrar usuário”, em algumas carteiras digitais.

A disposição das opções também muda no desktop e no aplicativo, algo que deve ser avaliado pelo vendedor.

3. Preencha as informações

Depois de entrar na guia para gerar o link de pagamento, será necessário preencher as informações adequadas para seguir com a cobrança.

As instruções irão indicar cada espaço de preenchimento, com o valor total a ser pago e a descrição do envio.

Também é possível personalizar dados como quantidade de mercadorias, simulação de frete e o tempo de duração que o link terá.

Algumas operadoras permitem incluir os dados do cliente, como CPF ou e-mail de recebimento. No entanto, nem todas as empresas contam com essa opção. Por isso, veja as alternativas da instituição de pagamento antes de prosseguir.

Depois de definir todas as informações exigidas, basta criar o link e encaminhar para o cliente. É possível copiar o endereço ou enviá-lo diretamente para o canal de recebimento, como aplicativo de mensagens ou rede social.

A etapa de compartilhamento está liberada no desktop ou aplicativo, e o vendedor pode escolher a mais prática para o momento.

É importante lembrar que ambos os canais estão conectados. Assim, um link de pagamento gerado no aplicativo será cadastrado no site, e o usuário consegue acompanhar o andamento da compra nos dois locais.

A maioria dos serviços não cobram pela geração, somente pelo recebimento do valor. No entanto, indica-se que o vendedor confirme as taxas antes de ativar esse recurso na sua conta.

O passo a passo pode mudar conforme cada operadora, mas as etapas seguem o mesmo padrão.

Saiba também como funciona o pagamento recorrente!

Antes de escolher um link de pagamento para a sua loja, vale a pena conhecer mais sobre quais as principais opções do mercado e os seus detalhes.

Para selecionar as opções mais vantajosas, consideramos as taxas cobradas, os prazos de recebimento, os prós e contras e avaliação no Reclame Aqui. Assim, o ranking com o melhor link de pagamento ficou da seguinte forma:

Veja mais informações sobre as operadoras mais populares e econômicas do mercado!

Logo iDinheiro STONE

Solicitar
pagseguro

Solicitar
Logo Mercado Pago para tabela

Solicitar
logomarca da sumUp

Solicitar
picpay-logo-2-2

Solicitar
Taxas cobradas2,99% no crédito à vista e 3,49% parcelado3,19% para 14 dias e 3,99% para 30 diasA partir de 3,99% para cartão e 0,99% para PixA partir de 3,70% no cartão e R$3,40 por boletoA partir de 3,99%
Prazo de recebimento3 diasA partir de 14 diasA partir de 1 diaA partir de 3 diasA partir de 1 dia
Principais bandeirasNão aceita cartão de créditoMastercard, Visa, Elo, Hipercard, Hiper, Diners Club.Mastercard, Visa, Elo, Hipercard, American Express.Mastercard, Visa, Elo, Hipercard, American Express e Hiper.Visa, Mastercard, Elo, American Express e HiperCard.
VantagensRecebimento rápido, custos menores que a médiaLinks ilimitados, não precisa ter maquininhaPossui várias ferramentas para gerar links, parcela por boletoNão exige maquininha para venderPermite adiantar o recebimento
DesvantagensAceita apenas pagamento por boletoNão possui adiantamento de recebimentoTaxas mais elevadas que a médiaExige conta no aplicativo para gerar os linksTaxas progressivas com valor parcelado
Avaliação no Reclame AquiSelo RA1000ÓtimaBoaSelo RA1000Boa
Logo iDinheiro STONE

Solicitar
Taxas cobradasR$2,99 por boleto
Prazo de recebimento3 dias
Principais bandeirasNão aceita cartão de crédito
VantagensRecebimento rápido, custos menores que a média
DesvantagensAceita apenas pagamento por boleto
Avaliação no Reclame AquiSelo RA1000

O link de pagamento da Stone é gratuito, mas funciona apenas por meio do aplicativo usado junto das maquininhas de cartão da empresa. Além disso, é importante destacar que ela não aceita essa alternativa em seu link, somente boletos.

Dessa forma, o cliente terá a opção de gerar um código de barras para quitar sua compra, com prazo de recebimento de 3 dias, período de compensação do boleto. Após o download do documento, é possível pagá-lo em qualquer aplicativo bancário.

Embora seja uma opção limitada, em comparação aos concorrentes, o link de pagamento Stone acompanha análise de risco e sistema antifraude. Todos os detalhes da operação seguem para o e-mail do cliente, e possui valor mínimo de R$10 para a geração do boleto.

Confira também quais as vantagens da maquininha Stone!

Logo iDinheiro pagseguro

Solicitar
Taxas cobradas3,19% para 14 dias e 3,99% para 30 dias
Prazo de recebimentoA partir de 14 dias
Principais bandeirasMastercard, Visa, Elo, Hipercard, Hiper, Diners Club.
VantagensLinks ilimitados, não precisa ter maquininha
DesvantagensNão possui adiantamento de recebimento
Avaliação no Reclame AquiÓtima

O PagSeguro é uma das principais empresas no ramo de maquininhas de cartão, e também conta com um link de pagamento completo. Ele aceita Pix, cartões e boleto, além de possibilitar o compartilhamento pela carteira digital PagBank ou por aplicativos externos.

A instituição possui um catálogo amplo de bandeiras para aceitar cartões de crédito, e o cliente pode parcelar de 12 a 18 vezes. O número de possibilidades para pagamento com débito também é considerável.

De modo adicional, o serviço também conta com a função extra de carrinho abandonado e análise contra fraudes. O vendedor pode acompanhar o andamento das vendas pelo aplicativo, enviando o comprovante por e-mail e também SMS, com todos os detalhes do link e da compra.

Logo iDinheiro Logo Mercado Pago para tabela

Solicitar
Taxas cobradasR$3,49 por boleto, a partir de 3,99% para cartão e 0,99% para Pix
Prazo de recebimentoA partir de 1 dia
Principais bandeirasMastercard, Visa, Elo, Hipercard, American Express.
VantagensPossui várias ferramentas para gerar links, parcela por boleto
DesvantagensTaxas mais elevadas que a média
Avaliação no Reclame AquiBoa

O Mercado Pago está entre as principais empresas no segmento de pagamentos, e também possibilita a geração de links para vendas online. Um dos seus diferenciais inclui a possibilidade de usar várias plataformas para isso, como Mercado Crédito e Mercado Livre.

Nesse caso, o vendedor terá a liberdade de escolher a ferramenta que desejar para criar uma URL personalizada. O cliente receberá o link criptografado e poderá pagar usando cartão de crédito, débito, Pix ou boleto, inclusive parcelado.

Por outro lado, o custo das suas taxas aumentam conforme o prazo de recebimento, e podem ficar acima da média de outras operadoras. Este é um ponto de atenção para vendedores que avaliam a melhor alternativa para seu negócio.

Logo iDinheiro logomarca da sumUp

Solicitar
Taxas cobradasA partir de 3,70% no cartão e R$3,40 por boleto
Prazo de recebimentoA partir de 3 dias
Principais bandeirasMastercard, Visa, Elo, Hipercard, American Express e Hiper.
VantagensNão exige maquininha para vender
DesvantagensExige conta no aplicativo para gerar os links
Avaliação no Reclame AquiSelo RA1000

O link de pagamento SumUp oferece praticidade para os vendedores, que não precisam ter comprado uma maquininha de cartão para acessar a conta e ativar essa funcionalidade por meio da empresa.

Por outro lado, os canais de geração são mais restritos, com apenas o aplicativo liberado para criar URLs. Contudo, também aceita cartões, boleto e Pix, com um número maior de opções para o cliente escolher.

Seu prazo de recebimento varia, mas costuma liberar o saldo em 2 dias úteis, um dos períodos mais rápidos entre as demais companhias. Seu catálogo de bandeiras também contempla as principais opções do mercado.

Logo iDinheiro picpay-logo-2-2

Solicitar
Taxas cobradasA partir de 3,99%
Prazo de recebimentoA partir de 1 dia
Principais bandeirasVisa, Mastercard, Elo, American Express e HiperCard.
VantagensPermite adiantar o recebimento
DesvantagensTaxas progressivas com valor parcelado
Avaliação no Reclame AquiBoa

Por fim, vendedores que utilizam a carteira digital PicPay também podem gerar um link de pagamento pelo aplicativo. Uma vez que ela não possui maquininha ainda, essa é uma opção interessante para pessoas que vendem diretamente pela internet.

Com o link de pagamento PicPay, o saldo é depositado na conta do usuário, podendo ser pessoal ou profissional, e as taxas estão dentro da média. Ainda, um de seus maiores diferenciais é a possibilidade de adiantar o recebimento com uma taxa reduzida.

A forma de gerar o link varia, com duas possibilidades, por meio de cobrança direta para um outro usuário, ou direcionando uma URL genérica com o valor. No entanto, o parcelamento gera taxas progressivas, que aumentam de forma considerável, podendo reter mais o saldo conforme a escolha do cliente.

De modo geral, vale a pena considerar o recebimento de vendas por link de pagamento, considerando a praticidade desse recurso.

Muitos vendedores não possuem um negócio formalizado no e-commerce, com loja virtual e páginas de gateway programadas.

Dessa forma, para garantir vendas mais seguras e oferecer diferentes alternativas para os clientes, existe a possibilidade de usar essa ferramenta.

A maioria das instituições não exige que o usuário tenha comprado uma maquininha de cartão anteriormente para liberar a autorização, o que é um benefício atrativo.

Ainda, não existem taxas para criar a URL, com cobranças somente após a identificação do pagamento.

Opções personalizadas, como prazo de expiração para o link de descrição dos produtos, são diferenciais que aumentam a confiança e transparência da operação entre as duas partes.

Dessa forma, para quem deseja ampliar o negócio sem investir, necessariamente, em uma maquininha, vale a pena considerar o link de pagamento.

Entretanto, é importante reforçar que existem tarifas sobre cada operação, que podem variar conforme a escolha do consumidor ou número de parcelas.

Nesse caso, para implementar a opção mais em conta para seu negócio, é essencial avaliar as principais opções do mercado.

Com isso, você poderá encontrar a alternativa que melhor combina com as necessidades do seu negócio.

Sendo uma forma de pagamento gratuita para se cadastrar, e que traz mais praticidade para vendas na internet, o link de pagamento é uma opção interessante para considerar no seu negócio.

Por isso, conheça mais sobre as possibilidades de cada instituição e compare os custos para ter uma experiência mais positiva com essa ferramenta no dia a dia. Aproveite e descubra quais são as máquinas com menor taxa e as melhores opções para autônomos!

Quer receber mais dicas financeiras? Ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro para não perder nenhuma novidade!

Termos Relacionados

Perguntas frequentes

  1. Qual link de pagamento cai na hora?

    As empresas com link de pagamento que permitem recebimento na hora são o PicPay, com possibilidade de adiantamento do saldo, e Mercado Pago, que possui depósito em 1 dia, porém com taxa maior.

  2. Qual as melhores taxas para link de pagamento?

    A SumUp e a Ton possuem as melhores taxas para link de pagamento, com valores abaixo da média. Embora a Stone aceite apenas boletos, os valores unitários são mais em conta, e o link da SumUp oferece taxas mais baixas para pagamento com cartão.

  3. Quais bancos têm link de pagamento?

    Atualmente, somente carteiras virtuais, como PicPay, e operadoras de pagamento, como PagSeguro e Mercado Pago, possuem essa ferramenta.

  4. Como funciona o link de pagamento do PicPay?

    Com o link de pagamento PicPay, o saldo é depositado na conta do usuário, podendo ser pessoal ou profissional. Ele pode ser gerado por meio de cobrança direta para um outro usuário ou direcionando uma URL genérica com o valor.

  5. Quanto tempo cai pagamento por link PicPay?

    Segundo a empresa, o prazo para recebimento do saldo é de até três dias úteis.

  6. Qual é o melhor link de pagamento?

    A melhor opção de link de pagamento é da Stone, que possui as menores taxas no crédito à vista e melhor avaliação no Reclame Aqui.

  7. Como funciona link de pagamento?

    O link de pagamento funciona por meio de uma URL que possibilita a cobrança de um determinado valor. Assim, basta gerar o link e enviá-lo para o pagador para que ele conclua o pagamento.

Como gerar o link para pagamento?

  1. Acesse o aplicativo do banco ou instituição na qual deseja emitir o link.

    Antes de mais nada, o vendedor deve ter um cadastro ativo junto ao serviço, preferencialmente com seu CNPJ, para que a venda seja reconhecida.

  2. Selecione o menu de cobranças.

    Usualmente, essa guia é identificada por “Link de pagamento” ou “Cobrar usuário”, em algumas carteiras digitais.

  3. Preencha as informações.

    As instruções do app indicarão cada espaço de preenchimento, com o valor total a ser pago e a descrição do envio.

  4. Envie o link

    Depois de definir todas as informações exigidas, basta criar o link e encaminhar para o cliente. É possível copiar o endereço ou enviá-lo diretamente para o canal de recebimento, como aplicativo de mensagens ou rede social.

Referências do artigo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp