Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Negociar dívidas com Santander: veja como, onde e os canais disponíveis!

Saiba como negociar dívida no Santander para limpar seu nome e ter novamente acesso a serviços no mercado.

perfil
Camille Guilardi Estagiária de Finanças e Investimento

Quem se pergunta como fazer para negociar dívida no Santander, pode descobrir que é um processo bem mais simples do que normalmente se imagina. 

Imprevistos sempre acontecem e, eventualmente, podem afetar a nossa vida financeira e tornar difícil o pagamento da parcela do empréstimo, da fatura do cartão, ou até nos empurrar para o cheque especial

Continua após a publicidade

Sendo um dos principais bancos do Brasil e um dos maiores do mundo, o Santander é um grande fornecedor de crédito para os consumidores. 

Por isso, há muitas pessoas que buscam saber como negociar dívida no Santander a fim de limpar seu nome e melhorar seu relacionamento com o banco. Como veremos a seguir, este não é um processo difícil e existem formas muito acessíveis de alcançá-lo. 

Continua após a publicidade

Como saber se tenho dívidas?

Primeiramente, uma dívida, a depender do tempo em que ela se encontra em aberto, pode levar o CPF do consumidor aos órgãos de proteção ao crédito. Dessa forma, para conferir possíveis dívidas que deixem seu nome sujo, você pode acessar sites gratuitos, como o do Serasa.

Para os clientes Santander, é possível consultar suas dívidas com o banco através de seus canais de atendimento, como telefone, aplicativo e site. 

Geralmente, antes de enviar o nome do cliente aos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, os credores entram em contato com o cliente em débito. Esse contato é uma última tentativa de oferecer condições de renegociação da dívida a fim de que o cliente possa honrar com seus compromissos junto à instituição. 

Quem precisa negociar dívida no Santander também receberá um contato com esse fim antes de ficar com o nome sujo devido à falta de pagamentos do seu crédito. 

Continua após a publicidade

Há dívidas que algumas pessoas não consideram como tal, como é o caso de utilizar o limite do cheque especial da conta corrente. No entanto, a utilização desse crédito é feita mediante a cobrança de juros, uma vez que é de fato um dinheiro emprestado pelo banco ao correntista. 

Com isso, muitos clientes acumulam uma dívida considerável por utilizar o cheque especial por longos períodos. A dívida no cheque especial pode ser vista a qualquer momento que o cliente consulta o seu extrato.

Muitas pessoas fecham suas contas, na tentativa de se livrar dessas cobranças, mas os valores estão atrelados a seu CPF. Por isso, mesmo que se feche a conta e corte vínculos com a instituição credora, a possibilidade de ficar com o nome sujo continua existindo no caso do não pagamento da dívida. 

Como negociar dívida no Santander?

Assim, negociar dívida no Santander pode ser feito a partir de diferentes meios e canais de comunicação. A instituição busca tornar o caminho o mais fácil possível para o cliente que deseja quitar seus débitos com o banco

Continua após a publicidade

Acompanhando as tendências de mercado, o Santander oferece os canais:

  • convencionais: como o atendimento presencial nas agências e o telefone;
  • e modernos: como o aplicativo da instituição e o site, que também oferece acesso ao internet banking da empresa, além de um canal de atendimento via Whatsapp.

Com essa variedade de opções, fica muito mais fácil encontrar a oportunidade mais conveniente para negociar dívida no Santander. 

É preciso fazer um adendo, no entanto, para chamar atenção para uma prática bem comum no mercado, que é a venda de dívidas. Algumas empresas vendem as dívidas de seus clientes para outras, que passam a ser as credoras desses valores. 

Se o Santander ou qualquer outra empresa vender a sua dívida, será preciso negociá-la com o novo credor, sob os termos por ele dispostos. O credor original passa a não ter nenhuma agência sobre o resto do processo. 

Já nos casos em que a dívida permanece na instituição de origem e, sendo ela o banco Santander, como dissemos, possui diversos canais de comunicação com a empresa. Você pode conferi-los com mais detalhes a seguir. 

Continua após a publicidade

Site Santander

O primeiro meio para negociar dívida no Santander é por meio do site oficial da instituição, pelo qual também é possível acessar ferramentas como o internet banking. Ao adentrar no site você deve:

  • informar seu CPF para saber o status da sua dívida na empresa e dar ínicio ao processo de negociação. Isso pode ser feito no banner que aparece logo na parte de cima da tela inicial, onde há um campo para digitar o CPF ou CNPJ e o botão “Continuar”;
  • após clicar em “Continuar”, será preciso realizar o login, com os dados de seu cadastro no Portal de Renegociação (caso não possua cadastro será possível realizá-lo na hora);
  • dessa forma, o Santander informará as condições de renegociação que estão disponíveis para o seu perfil, essas opções são calculadas de acordo com a análise de crédito do cliente e seu relacionamento com a instituição;
  • assim, você pode escolher a que melhor se encaixa no seu bolso e pagar a primeira parcela para começar a limpar seu nome.

Depois de o banco confirmar o pagamento da primeira parcela, o nome do cliente poderá sair da restrição em um prazo de até 5 dias úteis

App Santander

O aplicativo Santander, disponível para download nos sistemas Android e iOS, também é uma ferramenta que permite acessar as dívidas em aberto na empresa. 

Assim, para ter acesso a esta opção, é preciso ser cliente do banco e ter uma conta ativa, seja ela corrente, poupança ou salário. Após baixar o aplicativo, siga esses passos:

Continua após a publicidade

  • abra o app e realize o login;
  • após, localize o menu lateral e clique na opção “Santander On”, que é uma funcionalidade gratuita do app que ajuda os clientes a organizarem sua vida financeira;
  • ali, existe a possibilidade de consultar seu CPF e as possíveis restrições associadas a ele na opção “Meu Momento”;
  • entretanto, se houverem restrições, o aplicativo não dá suporte para a negociação de dívidas no Santander.

Este é, então, um meio que permite confirmar a situação do cliente perante a empresa. Diante disso, o próprio aplicativo irá direcionar o usuário a algum dos demais canais de atendimento que informamos aqui. 

Uma ferramenta interessante do app é o chat com a GENTE, a inteligência artificial do Santander, que pode, muitas vezes, ajudar o cliente a decidir qual próximo passo dar de acordo com sua situação. 

Telefones Santander

Uma das maneiras mais buscadas para negociar dívida no Santander é por meio do telefone, tanto que há uma linha específica para esse serviço no banco. Entretanto, há também outros telefones que podem ajudar no caso de dúvidas que precisam ser tiradas antes do passo propriamente dito da renegociação

Existem também as linhas direcionadas ao atendimento às empresas, caso a dívida esteja associada não a um CPF, mas a um CNPJ. 

Continua após a publicidade

O Santander também conta com um canal de atendimento pelo WhatsApp, mas o atendimento nele é automatizado, funcionando por meio de técnicas de inteligência artificial. Assim, o cliente não conseguirá realizar todo o processo de negociar dívida no banco Santander por esse canal e será redirecionado para outros meios que estamos tratando aqui, como telefone ou internet. 

De todo modo, quem deseja ter um canal de comunicação aberto a qualquer momento com a instituição, pode clicar aqui e iniciar uma conversa no WhatsApp com a GENTE, atendente virtual que conduzirá a conversa. Além disso, você pode escolher um dos telefones de contato para se comunicar com o Santander e negociar a dívida.

Central de Atendimento Santander

Para consultas, informações, transações e cancelamentos de vários serviços.

Horários de atendimento:

  • Segunda à sexta das 6h às 22h;
  • Sábado das 8h às 19h;
  • Domingo das 09h às 16h.

Para capitais e regiões metropolitanas, ligue: 4004 3535.

Caso se encontre em outras localidades, o número é o 0800 702 3535. Ademais, em qualquer lugar que esteja, pessoas com deficiência auditiva e de fala podem entrar em contato pelo número 0800 723 5007

Central de Atendimento Empresarial

Se a dívida está associada a um CNPJ, este canal oferece consultas, informações e transações referentes a empresas com relacionamento com o banco Santander. 

Continua após a publicidade

Horários de atendimento: 

  • De segunda a sexta-feira, das 08h às 20h
  • Sábado, das 08h às 18h

Quem se encontra em regiões metropolitanas ou capitais deve ligar no número 4004 2125. Entretanto, para os que se encontram em outras regiões, o contato deve ser feito pelo telefone 0800 726 2125.

Atendimento especial

O Santander possui tipos de conta para clientes selecionados, com altas rendas, investimentos pelo banco e relacionamento diferenciado. 

Assim, um dos benefícios desses clientes é ter atendimento prioritário e acompanhado mais de perto sempre que precisar do banco. 

Os clientes Van Gogh e Select podem buscar contato nos seguintes telefones:

  • 4004 3535 capitais e regiões metropolitanas;
  • 0800 702 3535 demais localidades;
  • 0800 723 5007 pessoas com deficiência auditiva e de fala.

Quem é cliente Santander Private, tem acesso ao atendimento pelos seguintes números:

  • 3003 7750 capitais e regiões metropolitanas;
  • 0800 723 7750 demais localidades;
  • 55 11 3535 4156 no exterior.

Central de Renegociação Santander

Aqueles que estiverem comprometidos em negociar dívida no Santander usufruem de um canal exclusivo para isso. Dessa forma, para regularizar sua situação financeira, o cliente pessoa física pode entrar em contato nos seguintes dias e horários:

Continua após a publicidade

  • De segunda-feira à sexta-feira das 8h às 21h;
  • Sábados das 9h às 16h.  

Os telefones da Central de Renegociação para clientes pessoas físicas são:

  • 4004 3535 capitais e regiões metropolitanas;
  • 0800 702 3535 demais localidades.

Já para clientes pessoas jurídicas, com dívidas no CNPJ, a central dispõe de horários e telefone diferentes. Assim, o horário de atendimento da Central de Renegociação Santander para pessoas jurídicas é de segunda-feira à sexta-feira das 8h às 19h

Os telefones de contato para essa categoria de clientes são:

  • 004 2125 capitais e regiões metropolitanas;
  • 0800 726 2125 demais localidades. 

É válido lembrar que todo cliente deve ter o contato de seu gerente na instituição, e isso pode facilitar muito o processo de negociar dívida no Santander e em outros bancos. O gerente é, geralmente, o colaborador da instituição que melhor conhece o perfil de seu cliente e, por isso, é possível que ele consiga ofertas ainda mais personalizadas.

Por isso, aqueles em busca de quitar suas dívidas com o Santander não devem deixar de buscar seus gerentes para conversar a respeito antes de tomar alguma decisão precipitada. 

Juros Baixos Santander: Entenda como funciona!

O Juros Baixos pode agir como um facilitador ao negociar dívida no Santander, sem cobrar ao cliente nenhum custo adicional. Para verificar as ofertas que o Juros Baixos oferece para renegociar sua dívida, basta entrar no site, a qualquer momento e em qualquer lugar. 

Continua após a publicidade

Esse acesso ao site pode ser feito por este link e, quem não possui ainda cadastro na plataforma precisará realizar o seu para ter acesso. Tal cadastro é composto por informações básicas de contato e identificação, como nome, CPF, e-mail e telefone. 

Ao dar continuidade ao processo, o cliente permite que a empresa utilize seus dados para entrar em contato com outras instituições e negociar as melhores saídas para que ele tome novamente o controle de sua vida financeira.

Feirão de Renegociação Santander: Conheça o evento!

O Feirão de Renegociação Santander é um evento que ocorre uma vez ao ano, sem data fixa, em que o banco oferece condições especiais aos clientes que precisam quitar suas dívidas em atraso

A iniciativa acontece de acordo com a Semana de Negociação e Orientação Financeira, organizada pelo Banco Central e pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Assim, durante esse período, os bancos e financeiras, inclusive o Santander, oferecem descontos exclusivos e melhores condições de pagamento tanto à vista quanto parcelado.

Continua após a publicidade

Quem precisa negociar dívida no Santander pode conseguir descontos de até 90% no valor total de seu crédito e possibilidade de pagamento em até 12x.

Para saber quando ocorre a Semana de Renegociação, o cliente pode acompanhar as atualizações através deste link.

Mesmo fora do período do Feirão, o Santander está com seus canais digitais e presenciais sempre abertos para quem deseja negociar sua dívida e limpar seu nome. Em qualquer período, dentro ou fora da Semana de Negociação, o cliente pode consultar condições para quitar sua dívida com o banco. 

A instituição irá analisar os débitos em aberto do cliente e oferecer propostas com condições especiais para o pagamento da dívida. Eventualmente, o cliente pode apresentar uma contraproposta, que será analisada pelo banco e se for aceita, pode ser ainda mais vantajosa para o consumidor. 

Continua após a publicidade

Como evitar dívidas?

A melhor forma de lidar com qualquer dívida, é não contrair novas dívidas. Isso é ainda mais verdadeiro se o caso envolver mais de uma instituição. Ter débitos em aberto com várias empresas torna o controle do que se está devendo ainda mais difícil e faz com que o poder de negociação do consumidor seja muito menor. 

Por isso, antes de contratar um novo empréstimo ou financiamento, utilizar o cheque especial ou o cartão de crédito é preciso pensar muito bem sobre a realidade de sua vida financeira.  

Uma das maiores fontes de dívidas é o comportamento de realizar compras por impulso. Mesmo que sejam pequenos valores, quando eles se somam, pode ser que o resultado esteja além de suas capacidades de pagar. 

Assim, o primeiro passo para evitar dívidas é nunca gastar mais do que se ganha por mês, já que isso pode gerar uma bola de neve que aumenta com o passar do tempo. Para isso, é preciso ter um bom planejamento financeiro e organização com o seu dinheiro e suas contas. 

Continua após a publicidade

Isso inclui não só pagar contas em dia, mas saber para onde vai todo o dinheiro, além de planejar esses destinos, por exemplo, separando sempre um valor para investir ou colocar em uma reserva de emergência.  

Imprevistos sempre podem acontecer, por isso uma reserva é importante, mas para quem não conseguiu ainda formar a sua, linhas de crédito podem ser uma opção muito tentadora. 

Não é expressamente proibido fazer novas dívidas, mas antes que isso aconteça, é preciso se organizar para ter certeza que será possível honrar com os compromissos financeiros do futuro. Para dívidas já contraídas, ou para fazer uma reserva para pagamentos futuros, uma boa opção é tentar fazer uma renda extra, utilizando alguma habilidade que você possua. 

Conclusão

Existem muitos caminhos, como vimos, para negociar dívida no Santander, o que deve servir como um incentivo ao consumidor para organizar sua vida financeira. Ter dívidas ativas no mercado pode ser muito prejudicial, principalmente quando o nome do cliente já está sujo junto aos órgãos de proteção ao crédito. 

Continua após a publicidade

Por isso, aproveitar oportunidades de receber descontos em suas dívidas para obter mais facilidade para quitá-las é muito importante. Durante todo o ano o Santander oferece canais abertos de negociação de dívidas com os seus clientes, através de atendimento presencial, por telefone ou online. 

Uma vez por ano, ainda, a instituição promove o Feirão de Renegociação, em que a facilidade para negociar e o poder de barganha do cliente são ainda maiores. 

Por isso, não se deve deixar de aproveitar as oportunidades para quitar aquilo que se deve e, acima de tudo, é preciso se organizar financeiramente a fim de não contrair novas dívidas, seja com o Santander ou outra instituição. 

Perguntas Frequentes

  1. Como consultar dívida no Santander?

    Isso pode ser feito através do aplicativo do banco, no menu lateral > Santander On > Meu Momento, então basta digitar seu CPF e consultar. Outra opção é fazer a consulta através deste link.

  2. Qual o Whatsapp do Santander?

    Você pode iniciar uma conversa com o WhatsApp do Santander aqui, ou acessar o site para mais opções de contato. 

  3. Como funciona o empréstimo do Santander?

    O empréstimo Santander está disponível para pessoas físicas ou jurídicas, em várias modalidades, como empréstimo pessoal e consignado, financiamento, cheque especial e muito mais. Você pode saber tudo sobre o empréstimo Santander aqui.

  4. Como voltar a ter crédito no Santander?

    Para voltar a ter crédito com o Santander é preciso quitar as dívidas ativas com a empresa ou alguma dívida que deixe seu nome sujo. A Renegociação Santander é uma das melhores maneiras de facilitar o pagamento de dívidas com o banco. 

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.