Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Negociar dívida da Caixa: veja como, onde e os canais disponíveis!

Saiba como negociar dívidas na Caixa e quais os canais disponíveis para os clientes consultarem seus débitos.

perfil
Camille Guilardi Estagiária de Finanças e Investimento

Com as facilidades da tecnologia nos dias de hoje, negociar dívidas da Caixa tornou-se um processo simples e prático para o consumidor.

A Caixa Econômica Federal é uma das instituições bancárias mais relevantes do Brasil, sendo responsável por administrar uma série de programas e pagamentos públicos. Por esse motivo, também investiu em acessibilidade para clientes que desenvolveram pendências junto aos seus serviços.

Continua após a publicidade

Agora, além das opções convencionais, também é possível optar por negociações online, e até mesmo resolver por telefone. Entretanto, para firmar um acordo seguro e que combine com as suas necessidades, é importante entender melhor como esse processo funciona e quais as alternativas para os clientes.

Pensando nisso, reunimos algumas informações importantes para te ajudar a negociar dívidas na Caixa da maneira mais fácil.

Continua após a publicidade

Como saber se tenho dívidas?

Antes de aprender como negociar dívidas na Caixa, vale a pena conferir se elas se tornaram, de fato, uma dívida cadastrada. Isso porque existem diferentes categorias de débitos, que nem sempre foram registrados nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa.

Geralmente, as instituições bancárias realizam esse cadastro após uma inadimplência de 90 dias sem nenhum tipo de parcelamento ou pagamento. Nesse caso, a forma de consulta pode ser diferente para dívidas registradas e dívidas que estão pendentes somente com a instituição.

Então, para ter um controle melhor das suas finanças e saber quando é o momento de negociar dívidas com a Caixa, veja como verificar se existem pendências:

Portais da Caixa

Em um primeiro momento, o consumidor pode verificar seus débitos nos próprios portais da Caixa. Isso porque ela irá exibir se existem pendências, sejam elas registradas ou apenas em atraso.

Continua após a publicidade

E não é necessário fazer o login no site, por exemplo. As facilidades da internet já permitem realizar esse tipo de consulta sem precisar acessar a área do cliente, por meio do aplicativo ou na própria página de pesquisa da Caixa.

Assim, basta fazer o download do aplicativo e acessar o serviço no seu perfil. Geralmente, os clientes já realizam a administração da sua conta ou serviço por meio desse canal. Dessa forma, é só localizar a página do débito normalmente, de forma mais simples e acessível para usuários que já estão acostumados.

Com isso, será possível verificar se é necessário negociar dívidas na Caixa, se elas já foram registradas nos órgãos de proteção ou se existem alternativas no próprio aplicativo.

Serasa

Enquanto isso, se a dívida já tiver sido cadastrada no Serasa, é possível consultá-la também por essa plataforma.

Continua após a publicidade

Esse serviço de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios foi criado pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) como forma de unificar os registros de inadimplência dos consumidores.

Assim, depois do prazo de carência oferecido pela Caixa, as dívidas são registradas no seu banco de dados e ficam disponíveis para consulta pública.

O cliente pode verificar seu CPF gratuitamente no site do Serasa, conferindo a data do cadastro e se existem propostas externas. Para isso, basta criar uma conta com o seu documento de identificação de pessoa física e acessar o portal.

E-mail

Enquanto isso, se a dívida já foi registrada nos órgãos de proteção, provavelmente o consumidor foi informado por meio dos seus canais de contato pessoal, como e-mail. Esse dado acompanha o cadastro do cliente da instituição, sendo utilizado para informes, marketing e avisos como esses.

Continua após a publicidade

Assim, para consultar se existem pendências atuais e prosseguir para negociar dívidas na Caixa, existe a possibilidade de acessar seu endereço de e-mail.

Após o registro, a Caixa e o Serasa podem entrar em contato nesse canal, informando dados importantes, como atrasos e quais as alternativas para negociação posterior.

Inclusive, muitos bancos preferem enviar avisar o cliente pelo correio eletrônico quando o débito é efetivamente cadastrado no Serasa, por ser um meio acessível e gratuito. Por esse motivo, também é possível conferir se existe alguma pendência em aberto pelo seu e-mail.

Telefone

Por fim, depois de ter a dívida registrada, o consumidor também pode ter conhecimento da conta pelo telefone, por meio de ligações de aviso ou de cobrança. Muitas instituições financeiras possuem setores de contato, ou repassam o banco de dados para parceiros de cobrança, que terceirizam o serviço por meio de telefonemas.

Continua após a publicidade

Dessa forma, caso receba uma ligação de representantes da Caixa informando sobre a dívida, é possível que ela esteja cadastrada do Serasa e ainda em pendência. Ainda, também é possível verificar se é necessário negociar dívidas na Caixa pela Central de Relacionamento, por meio de um contato ativo.

Como negociar dívida da Caixa?

Depois de consultar seus dados e confirmar que, de fato, existem pendências em aberto no seu nome, o próximo passo é verificar como negociar dívidas na Caixa.

O banco se apresenta como uma instituição convencional, de modo que possui diversas alternativas de contato e acordos para os clientes. Assim, se você deseja acertar seus débitos com o banco, pode conferir algumas das principais possibilidades disponíveis:

Negociação de dívida com a Caixa presencial

Em um primeiro momento, a alternativa de negociar dívidas na Caixa de forma presencial ainda é uma das mais procuradas pelos clientes, especialmente aqueles que apresentam perfis mais tradicionais.

Continua após a publicidade

Nesse caso, basta ir até uma agência, portando seus documentos de identificação e o cartão da Caixa, e acionar um atendente de forma presencial. Usualmente, os consultores encaminham o cliente para o gerente da conta, mas também existe a possibilidade de negociar o débito diretamente com o colaborador.

Esse processo, embora exija que o consumidor se dirija até a agência pessoalmente, pode reduzir o tempo de análise do acordo, finalizando-o no mesmo dia. Além disso, o atendimento presencial também permite que gerente e cliente avaliem diferentes propostas juntos, o que não é possível por meio dos canais digitais, por exemplo.

Dessa forma, para quem tem preferência por negociar dívidas na Caixa de forma presencial, basta ir a uma agência credenciada. Recomenda-se comparecer à agência de abertura da conta, mas outros pontos de atendimento também oferecem orientações ao consumidor.

icon

Atenção

Vale a pena reforçar que somente agências bancárias da Caixa estão autorizadas a realizar acordos de dívidas. Nesse caso, Lotéricas e outros pontos semelhantes não são uma alternativa para este caso.

Negociação de dívida com a Caixa online

Enquanto isso, muitos consumidores podem optar por negociar dívidas com a Caixa de forma online. Afinal, com a praticidade da tecnologia, não é necessário se locomover para uma agência física a fim de conhecer as propostas de acordo.

Continua após a publicidade

Para isso, o consumidor pode acessar os diferentes portais digitais que a instituição disponibiliza, consultando seus débitos e verificando quais as possibilidades de negociação:

Site da Caixa

Em um primeiro momento, o site da Caixa costuma ser o principal canal de negociação, por ser acessível e simples de consultar. O banco também possui uma página específica de negociações, e não exige que o usuário se identifique para pesquisar seu CPF, o que traz mais rapidez e agilidade para a operação.

Caso existam registros pendentes, basta seguir as orientações da própria página, que irá redirecionar o consumidor para as propostas disponíveis naquele momento. Assim, por meio desta página no site da Caixa, é possível seguir direto para os serviços de acordo, caso o cliente tenha dificuldades de encontrar essa seção no site convencional.

No entanto, também é possível logar na área do cliente, de maneira convencional, e seguir para as negociações a partir desse canal.

Continua após a publicidade

Telefones Caixa

Enquanto isso, também é possível negociar dívidas na Caixa pelo telefone. A instituição oferece diferentes linhas de atendimento para os consumidores que preferem conversar com um atendente. Basta entrar em contato pelos números:

  • 4004 0104 para capitais e regiões metropolitanas;
  • 0800 104 0104 para as demais cidades.

A ligação é gratuita, e pode ser feita de segunda a sexta, em dias úteis, no horário das 8h às 20h. Além disso, o número 0800 104 0104 também funciona no aplicativo de mensagens Whatsapp, para quem desejar negociar pelo celular.

O consumidor deverá adicionar o número e iniciar uma conversa com a Caixa, selecionando a opção 3 no menu de mensagens para negociar pendências em aberto. O atendimento seguirá com um consultor humano, que poderá verificar todas as alternativas com a mesma praticidade dos canais digitais.

Redes Sociais Caixa

Embora não seja possível negociar dívidas com a Caixa pelas redes sociais, a instituição utiliza seu canal para oferecer orientações e informativos aos consumidores.

Continua após a publicidade

Seu perfil no Twitter e Facebook realizam a postagem periódica para auxiliar os clientes, indicando, por exemplo, quais os canais de atendimento para quem quer acertar uma conta. Além disso, caso o cliente envie uma mensagem nas redes sociais, os responsáveis podem orientá-lo quanto ao link ou canal específico que o consumidor está procurando.

Dessa forma, a comunicação com o banco se torna mais rápida e simples, especialmente útil para perfis que têm dificuldade em mexer nos portais digitais.

App Caixa

Por fim, um dos portais mais populares para negociar dívidas na Caixa é o aplicativo da instituição, sendo o canal mais acessível e prático, atualmente.

Isso porque os clientes já costumam realizar a instalação da aplicação em seus aparelhos, para utilizar outros serviços e monitorar o uso da conta. Dessa forma, não existe muita burocracia para acessar os débitos pendentes, pois é comum que o perfil já esteja verificado e logado na plataforma.

Continua após a publicidade

Assim, basta entrar na aplicação e procurar pela seção de débitos a fim de verificar as propostas possíveis para a condição do cliente. Além disso, um diferencial do app Caixa é a possibilidade de enviar uma mensagem para um atendente diretamente do aplicativo.

O consumidor terá autonomia para escolher a alternativa que melhor lhe atende, seja conferindo as propostas de forma individual, dentro do app, ou contando com a ajuda de um atendente pelo canal virtual.

O aplicativo da Caixa está disponível para sistema Android e iOS, de forma gratuita.

Negociação de pessoas físicas e jurídicas

Embora seja comum que clientes pessoa física busquem como negociar dívidas na Caixa, também é possível realizar esse procedimento como pessoa jurídica.

A instituição possui uma série de serviços voltados para empresas e empreendedores, especialmente programas de incentivo para novos negócios. Entretanto, com a falta de pagamento ou inadimplência, o débito também é registrado nos órgãos de proteção, mas associado ao CNPJ do responsável, e não ao seu CPF.

Continua após a publicidade

Contudo, os procedimentos para consultar as pendências e solicitar uma proposta de acordo permanecem as mesmas para ambos os casos. Assim, tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem entrar em contato de forma digital ou presencial, além de acionar a instituição por chat, telefone ou rede social.

Uma vez que as propostas são individuais para cada condição, a análise de acordo para pessoa jurídica não sofre nenhuma alteração significativa. Basta que o titular da empresa compareça a uma agência ou se identifique nos portais de negociação para prosseguir com a quitação do débito em aberto.

Feirão Limpa Nome Caixa: Como funciona?

Além dos canais oficiais para negociar dívidas na Caixa, existem outras alternativas propostas por parceiros e programas de incentivo ao crédito, como o Feirão Limpa Nome.

A iniciativa é proposta pelo Serasa e acontece anualmente, em algumas datas específicas. O evento reúne os principais bancos e credoras para oferecer descontos especiais aos consumidores.

Continua após a publicidade

O Feirão Limpa Nome é conhecido por promoções significativas, que podem chegar a 90% de desconto do valor original, de modo a facilitar o pagamento para os inadimplentes. Nesse caso, as instituições optam por participar do programa, assim como a Caixa, que disponibiliza seu banco de dados de dívidas cadastradas para integrar os descontos especiais.

Por esse motivo, consumidores com dívidas no banco podem esperar pelo Feirão Limpa Nome Caixa nas datas de realização, conferindo quais as propostas que ficam disponíveis. No entanto, é importante reforçar que nem todos os débitos apresentam descontos consideráveis, podendo variar por conta de fatores como:

  • valor total devido;
  • tempo de dívida;
  • número de débitos em aberto;
  • relação do cliente com a instituição.

Mesmo assim, caso o cliente deseja aguardar pelo Feirão Limpa Nome, poderá negociar as dívidas com mais facilidade, com intermédio do Serasa.

Como evitar dívidas?

Mesmo que existam diversos canais acessíveis para negociar dívidas na Caixa, a melhor recomendação é evitar pendências financeiras.

Continua após a publicidade

Isso porque, apesar da facilidade, os débitos podem acumular juros, além de reduzir o score do consumidor e diminuir seu poder de compra no mercado, manchando sua credibilidade diante de outras instituições.

Dessa forma, é importante saber como evitar dívidas o máximo possível. Assim, algumas dicas incluem hábitos comuns e simples ao cliente, como ter um controle financeiro mais aprimorado e organizar bem as suas finanças.

Ao monitorar suas contas, é mais simples visualizar a movimentação do capital, entendendo onde e como aplicá-lo a fim de evitar a inadimplência. Enquanto isso, uma sugestão importante é reduzir o uso do crédito, especialmente se já estiver em uma situação mais comprometedora.

Finalmente, para quem deseja evitar dívidas e não precisar negociá-los no futuro, uma orientação é optar por comprar à vista. Assim, é mais simples monitorar os gastos, reduzindo parcelamentos e juros.

Continua após a publicidade

Conclusão

Para consumidores com pendências em aberto, aprender a negociar dívidas na Caixa permite recuperar sua credibilidade no mercado e seu poder aquisitivo. Além disso, acertar as contas com a instituição também permite reaver outros serviços de crédito, que facilitam o dia a dia do cliente.

Muitas pessoas que possuem dificuldades em encontrar acordos para suas pendências não conhecem todas as alternativas que a empresa oferece.

Por esse motivo, vale a pena conferir quais os canais disponíveis para negociação, inclusive opções mais práticas para que o cliente possa quitar suas pendências de forma simples.

Assim, procure verificar seus débitos e, se possível, negociar as dívidas com a Caixa, para ter acesso a outras iniciativas no futuro, e não ficar com o nome comprometido na praça.

Perguntas Frequentes

  1. Dívida com a Caixa Econômica prescreve?

    As dívidas que são registradas nos órgãos de proteção ao crédito prescrevem depois de cinco anos, e não podem mais gerar negativação. No entanto, os valores permanecem em aberto na Caixa.

  2. Como faço para limpar meu nome na Caixa Econômica?

    É possível negociar dívidas na Caixa de forma presencial, nas agências, ou pelos portais digitais, incluindo site, aplicativo, telefone e redes sociais.

  3. Quando será o próximo Feirão Limpa Nome?

    O próximo Feirão Limpa Nome do Serasa está previsto para novembro de 2022, sem data definida até o momento.

  4. Como faço para falar com a Caixa pelo Whatsapp?

    Os clientes podem falar com a Caixa pelo Whatsapp no número 0800 104 0104.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.