Não consigo pagar boleto pelo Caixa Tem

Veja porque você não está conseguindo pagar boleto no Caixa Tem e como resolver para não deixar a fatura ficar atrasada.

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão

Não é incomum que alguns usuários do Caixa Tem reclamem dizendo “Não consigo pagar boleto pelo Caixa Tem” para o serviço de atendimento CEF ou até mesmo aqui no site do iDinheiro, sabia? E os motivos podem ser vários: desde a instabilidade no aplicativo, saldo insuficiente na conta ou até mesmo algum procedimento que esteja sendo feito errado.

Para resolver seu problema rapidamente e não deixar seu boleto vencer, saiba o que fazer nos principais erros do Caixa Tem para pagamentos.

Continua após a publicidade

Não consigo pagar boleto pelo Caixa tem, e agora?

O Caixa Tem é o aplicativo da Caixa para quem tem uma Poupança Social Digital. Ele procura facilitar ao máximo a vida dos usuários que recebem o auxílio emergencial e demais benefícios. Uma dessas facilidades, é poder pagar os boletos pelo próprio app, evitando que você tenha que se deslocar até uma agência ou casa lotérica, por exemplo.

Porém, apesar de ser um procedimento simples, algumas pessoas ainda relatam dificuldades na hora de realizar os pagamentos, não conseguindo finalizar a operação.

Instabilidade no Caixa Tem

E os motivos não estão relacionados apenas à falta de conhecimento que alguns usuários têm sobre o funcionamento do aplicativo Caixa Tem. Muitas vezes os servidores da instituição podem estar sobrecarregados ou passando por alguma instabilidade, restringindo o uso de várias funções e fazendo com que você fique confuso. 

Quando for este o problema, a solução é aguardar até que eles voltem a operar normalmente. Uma boa sugestão, é deixar para realizar esses pagamentos fora do horário de pico, quando muitas pessoas estão acessando.

icon

Atenção

Caso seu boleto esteja vencendo neste dia em que o sistema Caixa Tem está instável, sugerimos que você busque outro canal de atendimento Caixa (agências e lotéricas) para realizar o pagamento e evitar juros por multas e atrasos.

Erro no Caixa Tem

Outro motivo que pode causar dificuldade, são os “bugs” e erros no Caixa Tem, que podem surgir inesperadamente. Nesses casos, você pode tomar algumas medidas básicas que, na maioria das vezes, resolvem o problema. São elas:

  • reiniciar o aplicativo e seu aparelho;
  • acessar as configurações do celular e fazer uma limpeza de cache do app;
  • reinstalar o Caixa Tem;
  • verificar se o programa está atualizado para a última versão disponível.

Saldo insuficiente para pagar o boleto no Caixa Tem

Não ter o saldo completo para o pagamento de um boleto no Caixa Tem também é uma situação comum. Alguns usuários esquecem dos últimos gastos ou da data certa que o benefício é depositado. Assim, ao tentar pagar o boleto no Caixa Tem, o app informa que não existe saldo suficiente.

Então, outra dica importante, é: antes de pagar o boleto no Caixa Tem, verifique se você possui saldo suficiente em conta. Caso contrário, o pagamento não será realizado e a transação será cancelada.

Para fazer isso, acesse o aplicativo e clique sobre a opção “Mostrar saldo”. Ela fica no canto superior esquerdo da tela e é representada pelo desenho de um olho.

Revisando o procedimento para pagar boleto no Caixa Tem

Pagar boleto no Caixa Tem é um procedimento simples e rápido. Com poucos comandos, você consegue concluir a operação com sucesso. Confira o procedimento abaixo:

  1. Abra seu aplicativo Caixa Tem;
  2. Forneça as informações de login, caso seja solicitado;
  3. Aguarde sua vez na fila de espera virtual;
  4. Depois de logado, no painel inicial, clique na opção de pagamentos;
  5. Escolha entre as opções “Ler código com a câmera” ou “Digitar código de barras”;
  6. Caso escolha a primeira opção, aponte a câmera do celular sobre as listras do código de barras, para que seja feita a leitura;
  7. Se você escolher digitar o código, informe os números referentes ao boleto;
  8. Escolha por qual conta deseja fazer o pagamento — caso você tenha mais de uma;
  9. Confira os dados do boleto na tela seguinte;
  10. Se estiver tudo certo, clique em “Sim, realizar pagamento” ou em “Não, voltar ao início” para corrigir alguma informação;
  11. Após a confirmação, insira sua senha de 6 dígitos do Caixa Tem;
  12. Aguarde o comprovante aparecer na tela para salvá-lo em seu dispositivo ou compartilhar por meio de um dos aplicativos apresentados.
icon

Limite de pagamento no Caixa Tem

O Caixa Tem permite o pagamento de boletos com valor máximo de R$600,00, limitando a transação diária para R$1.200,00.

Caso o valor ultrapasse esse limite, uma sugestão é enviar o dinheiro para uma outra conta e realizar o pagamento por lá. Pelo app, você tem essa opção de transferências, inclusive, também pode fazer PIX no Caixa Tem. Basta acessá-la, informar os dados do destinatário e concluir a operação.

Dominando esse procedimento e compreendendo os possíveis problemas, você não terá transtornos ou precisará ligar para o atendimento da Caixa e dizer “Não consigo pagar boleto pelo Caixa Tem”, não é mesmo?

Perguntas frequentes sobre pagamentos no Caixa Tem

  1. O que dá para pagar com o Caixa Tem?

    Os usuários do Caixa Tem podem pagar contas de água, luz, telefone, internet e qualquer outro tipo de boleto pelo aplicativo. Porém, deve-se respeitar o limite de R$600,00 por transação (R$1.200 por dia) e o horário de disponibilidade da função — de segunda a sexta, das 7h às 0h.

  2. Qual o horário de funcionamento do aplicativo Caixa Tem para pagar boletos?

    De segunda a sexta-feira, das 07h às 0h.

  3. Vale a pena transferir o dinheiro do Caixa Tem para o PicPay?

    Transferir o dinheiro para o PicPay pode ser uma boa solução, principalmente se você precisa realizar pagamentos, cujo os valores são acima do limite permitido no Caixa Tem. Além disso, o PicPay conta com mais funcionalidades e flexibilidade na hora de pagar as contas.

  4. Dá para cancelar um pagamento no Caixa Tem?

    Sim! Nesses casos, a melhor solução é entrar em contato, tanto com a instituição que receberá o pagamento quanto com a Caixa para informar o equívoco e solicitar o estorno dos valores. O atendimento da Caixa funciona 24h por dia e os números disponíveis são: 4004 0104 (regiões metropolitanas e capitais) ou 0800 104 0104 (demais regiões).

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.