Não consigo acessar o Caixa TEM: principais erros e soluções

Muitos usuários estão enfrentando problemas de acesso ao Caixa TEM. Confira as soluções dos problemas mais frequentes.

lucas proenca
Lucas Proença

“Não consigo acessar o Caixa TEM. E agora?”. Muitas pessoas têm feito essa pergunta ao se deparar com algum tipo de problema no app.

Lançado em abril de 2020, o Caixa TEM é o aplicativo criado pela Caixa para facilitar o acesso dos brasileiros a transações bancárias e programas sociais, como o Auxílio Emergencial, o Bolsa Família e outros projetos do governo, via conta Poupança Digital Social.

Continua após a publicidade

Por meio dele, é possível pagar contas e boletos de até R$ 1.200, realizar transferências de até R$ 600, fazer compras online por meio do cartão de débito virtual gerado no próprio aplicativo, consultar saldos e extratos.

Além disso, também há como efetuar compras por meio de QR Code, que pode ser gerado pelo próprio lojista na maquininha do estabelecimento.

Continua após a publicidade

No entanto, apesar de dispor de todas essas funcionalidades, problemas de acesso têm sido relatados com frequência pelos usuários.

Caso você seja um deles, acompanhe a leitura! Neste artigo abordaremos os principais erros de acesso no Caixa TEM e as formas de solucioná-los.

Não consigo acessar o Caixa Tem. E agora?

Com a liberação de novas parcelas do auxílio emergencial, o Caixa TEM recebe muitos acessos simultâneos e tende a ficar sobrecarregado. Diante disso, o aplicativo pode sofrer algumas instabilidades.

Para tentar amenizar o problema, você pode testar as seguintes ações:

Verifique sua conexão com a internet

Se o sinal da sua internet estiver fraco, o aplicativo pode ficar instável. Verifique se a conexão está boa e tente entrar novamente.

Atualize o aplicativo

Uma das questões que podem impedir o acesso ao Caixa TEM é ter uma versão antiga do app instalado no celular. 

Continua após a publicidade

Por isso, vá até a loja de aplicativos do seu smartphone (Android ou iOS) e verifique se há uma versão mais recente que pode ser baixada.

Limpe a memória do seu celular e reinicie

Em algumas situações, o próprio aparelho pode estar dificultando o acesso ao Caixa TEM. Sendo assim, limpe a memória do seu dispositivo, reinicie o sistema e tente acessar o app novamente.

Evite tentar acessar o Caixa TEM em horários de pico

Como já mencionamos acima, a cada novo calendário liberado, o Caixa TEM recebe muitos acessos simultâneos — o que pode gerar erros no app. Portanto, tente acessá-lo em horários mais estratégicos, como de madrugada, por exemplo.

Inconsistência cadastral

Se o aplicativo apresentar a mensagem de erro “Inconsistência cadastral”, você pode realizar o desbloqueio pelo próprio Caixa TEM. 

Para isso, basta seguir as orientações do app e anexar a documentação solicitada. O processo é 100% digital e o desbloqueio acontece em até 24 horas.

Continua após a publicidade

Erros mais comuns de acesso ao Caixa TEM

Agora que você já sabe algumas formas de solucionar os problemas de acesso do Caixa TEM, veja quais são os erros mais comuns do aplicativo.

Sala de espera 

A sala de espera virtual foi criada para não sobrecarregar o sistema. Dessa forma, pode ser que você não consiga acessar o app imediatamente, sobretudo em horários de pico.

Por controlar o número de acessos e monitorar o número de usuários ativos na plataforma a fim de evitar instabilidades, a sala de espera não é um erro do Caixa TEM.

“Nenhuma conversa encontrada”

Quando há instabilidade no sistema, a mensagem de erro “nenhuma mensagem encontrada” pode surgir. 

Muito provavelmente, esse problema é causado pelo grande número de acessos simultâneos à plataforma — o que não deixa de ser uma falha no desenvolvimento do sistema.

Continua após a publicidade

Nesse caso, infelizmente, não há o que fazer, uma vez que trata-se de um erro interno. Sendo assim, só resta sair do aplicativo e tentar novamente mais tarde.

“Aplicativo desativado: favor atualizar seu aplicativo”

Se ao tentar acessar o Caixa TEM você se deparar com essa mensagem de erro, saiba que é fácil resolvê-la: basta acessar a loja de aplicativos do seu smartphone, procurar pelo Caixa TEM e clicar na opção “atualizar”.

Isso porque, conforme também já mencionamos acima, o aplicativo precisa estar atualizado para funcionar corretamente.

“Serviço de pagamentos indisponível no momento”

Esta mensagem de erro acontece quando a plataforma da Caixa está indisponível ou fora do ar. Quando ela surgir, verifique sua conexão com a internet e veja se o aplicativo está totalmente atualizado.

Outra forma de solucionar o erro no pagamento de boletos pelo Caixa Tem é reiniciar seu smartphone e tentar novamente.

Continua após a publicidade

Caso nenhuma dessas opções resolva o problema, provavelmente é uma questão interna e você deverá aguardar ser resolvida.

“Bloqueio do Caixa Tem”

Geralmente, o bloqueio do aplicativo ocorre por problemas nos dados cadastrados, como erros em números de documentos e e-mail.

Se isso ocorrer com você, podem aparecer duas opções: “liberar acesso” ou “é necessário regularizar seu acesso”. Ao clicar, você será redirecionado para o WhatsApp da Caixa deverá anexar a cópia digital dos documentos exigidos. Assim, o desbloqueio do Caixa TEM deverá ser efetuado.

No entanto, se mesmo após seguir todos esses passos o app continuar bloqueado, será preciso ir até uma agência da Caixa para resolver o problema.

“Não foi possível cadastrar o dispositivo”

Essa mensagem pode surgir durante o cadastro no Caixa TEM devido a uma grande quantidade de acessos simultâneos. Nesse caso, a recomendação é aguardar que esse número diminua. Por isso, procure utilizar o app em horários de menor movimentação, que, normalmente, são entre 20h e 8h.

Perguntas frequentes

  1. Como liberar acesso no Caixa Tem pelo WhatsApp?

    A liberação do acesso do Caixa TEM via WhatsApp é feita por meio do envio dos documentos solicitados. No próprio aplicativo, você será redirecionado para o WhatsApp da Caixa, que enviará uma mensagem com a lista de documentos necessários. Basta tirar uma foto nítida de cada um deles e mandar na conversa.

  2. Como alterar número de telefone no Caixa TEM?

    Atualmente, é preciso ir até uma agência Caixa com o CPF e um documento de identidade com foto (CNH, passaporte, RG ou CTPS) para realizar mudanças nas informações cadastrais. Essa medida visa evitar fraudes e golpes.

  3. Quanto tempo demora a validação do Caixa TEM?

    De acordo com a Caixa, esse processo demora em torno de 24 horas.

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.