Não consigo acessar o Caixa TEM: principais erros e soluções

Muitos usuários estão enfrentando problemas de acesso ao Caixa TEM. Confira as soluções dos problemas mais frequentes.

lucas proenca
Lucas Proença

“Não consigo acessar o Caixa TEM. E agora?”. Muitas pessoas têm feito essa pergunta ao se deparar com algum tipo de problema no app.

Lançado em abril de 2020, o Caixa TEM é o aplicativo criado pela Caixa para facilitar o acesso dos brasileiros a transações bancárias e programas sociais, como o Auxílio Emergencial, o Bolsa Família e outros projetos do governo, via conta Poupança Digital Social.

Continua após a publicidade

Por meio dele, é possível pagar contas e boletos de até R$ 1.200, realizar transferências de até R$ 600, fazer compras online por meio do cartão de débito virtual gerado no próprio aplicativo, consultar saldos e extratos.

Além disso, também há como efetuar compras por meio de QR Code, que pode ser gerado pelo próprio lojista na maquininha do estabelecimento.

Continua após a publicidade

No entanto, apesar de dispor de todas essas funcionalidades, problemas de acesso têm sido relatados com frequência pelos usuários.

Caso você seja um deles, acompanhe a leitura! Neste artigo abordaremos os principais erros de acesso no Caixa TEM e as formas de solucioná-los.

Não consigo acessar o Caixa Tem. E agora?

Com a liberação de novas parcelas do auxílio emergencial, o Caixa TEM recebe muitos acessos simultâneos e tende a ficar sobrecarregado. Diante disso, o aplicativo pode sofrer algumas instabilidades.

Para tentar amenizar o problema, você pode testar as seguintes ações:

Verifique sua conexão com a internet

Se o sinal da sua internet estiver fraco, o aplicativo pode ficar instável. Verifique se a conexão está boa e tente entrar novamente.

Continua após a publicidade

Atualize o aplicativo

Uma das questões que podem impedir o acesso ao Caixa TEM é ter uma versão antiga do app instalado no celular. 

Por isso, vá até a loja de aplicativos do seu smartphone (Android ou iOS) e verifique se há uma versão mais recente que pode ser baixada.

Limpe a memória do seu celular e reinicie

Em algumas situações, o próprio aparelho pode estar dificultando o acesso ao Caixa TEM. Sendo assim, limpe a memória do seu dispositivo, reinicie o sistema e tente acessar o app novamente.

Evite tentar acessar o Caixa TEM em horários de pico

Como já mencionamos acima, a cada novo calendário liberado, o Caixa TEM recebe muitos acessos simultâneos — o que pode gerar erros no app. Portanto, tente acessá-lo em horários mais estratégicos, como de madrugada, por exemplo.

Continua após a publicidade

Inconsistência cadastral

Se o aplicativo apresentar a mensagem de erro “Inconsistência cadastral”, você pode realizar o desbloqueio pelo próprio Caixa TEM. 

Para isso, basta seguir as orientações do app e anexar a documentação solicitada. O processo é 100% digital e o desbloqueio acontece em até 24 horas.

Erros mais comuns de acesso ao Caixa TEM

Agora que você já sabe algumas formas de solucionar os problemas de acesso do Caixa TEM, veja quais são os erros mais comuns do aplicativo.

Sala de espera 

A sala de espera virtual foi criada para não sobrecarregar o sistema. Dessa forma, pode ser que você não consiga acessar o app imediatamente, sobretudo em horários de pico.

Continua após a publicidade

Por controlar o número de acessos e monitorar o número de usuários ativos na plataforma a fim de evitar instabilidades, a sala de espera não é um erro do Caixa TEM.

“Nenhuma conversa encontrada”

Quando há instabilidade no sistema, a mensagem de erro “nenhuma mensagem encontrada” pode surgir. 

Muito provavelmente, esse problema é causado pelo grande número de acessos simultâneos à plataforma — o que não deixa de ser uma falha no desenvolvimento do sistema.

Nesse caso, infelizmente, não há o que fazer, uma vez que trata-se de um erro interno. Sendo assim, só resta sair do aplicativo e tentar novamente mais tarde.

“Aplicativo desativado: favor atualizar seu aplicativo”

Se ao tentar acessar o Caixa TEM você se deparar com essa mensagem de erro, saiba que é fácil resolvê-la: basta acessar a loja de aplicativos do seu smartphone, procurar pelo Caixa TEM e clicar na opção “atualizar”.

Continua após a publicidade

Isso porque, conforme também já mencionamos acima, o aplicativo precisa estar atualizado para funcionar corretamente.

“Conta não localizada, não identificamos Poupança Social Digital para você”

Outro erro que está acontecendo com certa regularidade é o erro de conta não localizada no Caixa Tem. Outra mensagem de erro que pode aparecer por conta do mesmo problema é “houve um erro ao consultar a conta disponível”.

A CEF já informou que o erro ao localizar conta no Caixa Tem também é comum se uma grande quantidade de usuários estiver acessando o sistema ao mesmo tempo. Por isso, aguarde algum tempo e, então, refaça a consulta.

Muitos clientes que tinham solicitado o saque emergencial por conta da pandemia do Covid 19 acessaram o aplicativo ao mesmo tempo depois de identificar o código SAQUE DEP COD 19e no saldo do FGTS. Então, é só aguardar um tempo e repetir o acesso.

Continua após a publicidade

“Serviço de pagamentos indisponível no momento”

Esta mensagem de erro acontece quando a plataforma da Caixa está indisponível ou fora do ar. Quando ela surgir, verifique sua conexão com a internet e veja se o aplicativo está totalmente atualizado.

Outra forma de solucionar o erro no pagamento de boletos pelo Caixa Tem é reiniciar seu smartphone e tentar novamente.

Caso nenhuma dessas opções resolva o problema, provavelmente é uma questão interna e você deverá aguardar ser resolvida.

“Bloqueio do Caixa Tem”

Geralmente, o bloqueio do aplicativo ocorre por problemas nos dados cadastrados, como erros em números de documentos e e-mail.

Continua após a publicidade

Se isso ocorrer com você, podem aparecer duas opções: “liberar acesso” ou “é necessário regularizar seu acesso”. Ao clicar, você será redirecionado para o WhatsApp da Caixa deverá anexar a cópia digital dos documentos exigidos. Assim, o desbloqueio do Caixa TEM deverá ser efetuado.

No entanto, se mesmo após seguir todos esses passos o app continuar bloqueado, será preciso ir até uma agência da Caixa para resolver o problema.

“Não foi possível cadastrar o dispositivo”

Essa mensagem pode surgir durante o cadastro no Caixa TEM devido a uma grande quantidade de acessos simultâneos. Nesse caso, a recomendação é aguardar que esse número diminua. Por isso, procure utilizar o app em horários de menor movimentação, que, normalmente, são entre 20h e 8h.

“Caixa Tem não abre”

O Caixa Tem é um aplicativo que precisa de internet para completar seu acesso. Então, a primeira medida é avaliar se seu dispositivo está devidamente conectado a internet.

Continua após a publicidade

Se tudo estiver OK com sua conexão e ainda assim, seu app Caixa Tem não abre, ele pode estar fora do ar, congestionado ou com falha no cadastro do dispositivo. Veja as orientações acima para cada caso.

O Caixa Tem está com problemas hoje?

Afinal de contas, o Caixa Tem está com problemas hoje ou o erro está no seu cadastro? Depois de consultar cada situação acima, percebe-se que o número de acessos simultâneos de outros clientes é uma das principais causas para a dificuldade de acesso.

Dessa forma, erros no Caixa Tem podem ser pontuais, como só hoje, ou estruturais, dependendo de uma melhoria promovida pela instituição responsável. Nossa dica final, portanto, é, reporte o erro para o suporte do aplicativo para que a Caixa possa quantificar os erros e, então, atuar de forma mais eficiente.

Perguntas frequentes sobre erro no Caixa Tem

  1. Como liberar acesso no Caixa Tem pelo WhatsApp?

    A liberação do acesso do Caixa TEM via WhatsApp é feita por meio do envio dos documentos solicitados. No próprio aplicativo, você será redirecionado para o WhatsApp da Caixa, que enviará uma mensagem com a lista de documentos necessários. Basta tirar uma foto nítida de cada um deles e mandar na conversa.

  2. Como alterar número de telefone no Caixa TEM?

    Atualmente, é preciso ir até uma agência Caixa com o CPF e um documento de identidade com foto (CNH, passaporte, RG ou CTPS) para realizar mudanças nas informações cadastrais. Essa medida visa evitar fraudes e golpes.

  3. Quanto tempo demora a validação do Caixa TEM?

    De acordo com a Caixa, esse processo demora em torno de 24 horas.

Continua após a Publicidade

42 comentários

  1. Adjan andrade

    O meu foi atualizado sexta feira, hj esta mandando eu ir de novo a uma agência…como isso?

  2. Hardiceimilton de

    Meu App tá dizendo que um site malicioso tentou invadir minha conta, o que devo fazer ?

  3. michel

    meu app está atualizado na v 1.53 e depois do login abre a tela das diversas opções mas sem elas, somente o cabeçalho azul e as opções aparecem como caixas de texto num leve cinza mas sem texto, sem msg de erro

  4. Continua após a publicidade

  5. Maria José

    Bom dia chegou uma notificação dizendo que minha família foi aprovada para receber o auxílio Brasil ainda este mês, no entanto na hora q vou consultar meu benefício aparece q ñ há benefício pro meu CPF. Eu gostaria de saber pq isto está acontecendo.

  6. Fernando cavalcante

    Cadastrei meu caixa tem ontem ,para receber meu seguro desemprego, ai hoje quando ele foi creditado minha conta bloqueio por excesso de movimentacões,
    Só que nao tive movimentaçoes nessa conta, e mesmo assim esta dizendo bloqueio por exesso de movimentaçoes
    Me ajuden

  7. Tadzio

    Olá, o meu app não está abrindo sempre que coloco os dados a opção de continuar fica em branco, sabe se o app caiu ou está sendo atualizado.

  8. Continua após a publicidade

  9. Adriana evene

    Boa tarde, tento acessar meu app da caixa e apresenta a seguinte mensagem: OPs! não foi possível processar sua solicitação. Favor realizar um novo login. (cod: 05-32)

  10. Rosinele

    Bom dia o meu diz pra fazer login eu já fiZ já tentei várias formas e não abre

  11. Valdecir antonii

    O meu abre aparece a mensagem q o app caixa tem parou e já fecha.

  12. Continua após a publicidade

  13. Eronilce Maciel

    Éu tenho conta na caixa agora estou tentando entrar deis do dia 8 estava tudo serto agora está dizendo quê minha senha está incorreta éu não mudei a senha é à mesma estou precisando muito de um empréstimo dê 1.000 mil reais ó motivo é doença e éu não estou conseguindo pedir ó quê éu faço

  14. Yasmim

    Bom dia!
    O meu está dizendo que não tenho conta digital no caixa tem e que posso abrir futuramente. Eu não tenho conta na caixa, quero só verificar o saldo do FGTS.

  15. Karina

    Boa tarde!
    O meu fala que eu não tenho conta no caixa tem que logo poderei abrir uma pelo aplicativo.
    O que fazer?

  16. Maria cleonice

    Bom dia tento abrir o aplicativo e aparece que não encontrados os dados da minha conta..o que fazer?

  17. Rafaela Santana

    meu caixa tem quando eu clico pra por a senha ele fecha e reinicia sozinho voce pode mi ajudar o caixa tem nao da acesso de por a senha de jeito nenhum

  18. Nenhuma destes problas se apresentam no meu celular. Aparece apenas: app não abre, fechar aplicativo e enviar feedback. E aí, como eu vou utilizar a minha parcela do auxílio, se o app não abre?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.