Perfil da fortuna: quem é Mukesh Ambani e qual seu patrimônio?

Saiba como Mukesh Ambani se tornou um dos homens mais ricos do mundo e expandiu as empresas da família até se tornar uma multinacional

Escrito por Victor Leitão

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Perfil da fortuna: quem é Mukesh Ambani e qual o seu patrimônio?

Mukesh Ambani é um dos homens mais importantes da Ásia, com uma trajetória de sucesso nas empresas da família.

Além de ser dono de uma fortuna milionária, estando no ranking dos homens mais ricos do mundo, também preside uma das multinacionais mais valiosas do mercado.

Inclusive, vale a pena conhecer sua história e os fatores que o tornaram um empresário, magnata e celebridade influente na Índia como fonte de inspiração.

Pensando justamente nisso, o iDinheiro preparou um perfil completo de Mukesh Ambani, sua biografia e o que compõe sua trajetória como bilionário de sucesso no mundo atual.

Vamos lá? Tenha uma ótima leitura!

Quem é Mukesh Ambani?

Mukesh Dhirubhai Ambani nasceu no dia 19 de abril de 1957 em Áden, uma cidade árabe localizada em Iêmen, a 170 quilômetros de Babelmandebê.

No entanto, mudou-se para Mumbai, na Índia, ainda criança. Isso porque o status de sua família poderia prover um maior número de oportunidades em uma cidade maior.

Não à toa, nos anos 60 seu pai viria a fundar a primeira empresa do conglomerado industrial que se tornaria a multinacional mais rica do país.

Inclusive, durante a adolescência, Mukesh trabalhou com o pai na organização, chamada de Reliance Industries nos dias atuais.

Posteriormente, ele herdaria a presidência da empresa fundada pelo progenitor, cerca de 40 anos após sua criação. 

Na juventude, o empresário se formou em engenharia química pela Universidade de Mumbai. 

Também chegou a entrar no programa de MBA de Stanford, mas não concluiu a graduação, Desta forma, acabou retornando à Índia para auxiliar o pai nas empresas.

No entanto, o magnata voltaria para a América no futuro, recebendo menções honrosas de universidades norte-americanas.

Mukesh Ambani possui três irmãos mais novos, sendo duas mulheres e um homem, Anil, com quem chegou a dividir as funções na empresa, enquanto fazia parte do quadro de funcionários.

Entretanto, o primogênito tornou-se o único presidente da companhia, após várias disputas familiares, e exerce o cargo até os dias atuais.

Em 2020, completou 63 anos, e 35 anos de casamento com sua única esposa, Nita Ambani, filantropa e diretora não executiva do grupo Reliance.

Além da esposa, o magnata possui 2 filhos e uma filha, que se casou em 2018. 

Segundo o portal Extra, a festa teve a presença de celebridades como Beyoncé e Hillary Clinton, tamanha a importância da data.

Todos os seus filhos são formados por universidades americanas. 

Akash Ambani se graduou em economia pela Brown University, e assumiu como diretor de estratégia na organização de Mukesh.

Enquanto isso, Isha Piramal, sua filha, se formou em psicologia pela renomada Universidade de Yale.

Curiosidades sobre Mukesh Ambani

Mukesh Ambani é o homem mais rico da Índia, com a quarta maior fortuna do mundo. No entanto, um de seus patrimônios mais estimados é a casa onde vive com sua família.

A residência é um edifício de luxo construído por Ambani, possuindo 27 andares. 

Inclusive, foi avaliada pela Forbes como a mansão residencial mais cara do mundo, avaliada em R$ 1,7 bilhões.

Embora possua apenas 5 moradores, o prédio Antilia necessita de mais de 600 funcionários para manter as dependências.

Além disso, ainda conta com salões de dança, academias, sala de cinema, 170 vagas de estacionamento e 9 elevadores.

Posteriormente, a casa foi transformada em um ponto turístico na cidade de Mumbai, onde Mukesh Ambani fixou residência e cidadania.

Além das empresas de manufatura e petroquímica, Ambani também investiu em sua própria marca de celulares, a Jio, que se tornou a mais popular na Índia.

No entanto, apesar da grande fortuna do magnata, seu irmão mais novo, Anil, já foi preso duas vezes por conta de dívidas e processos. 

Inclusive, precisou declarar falência, com patrimônio líquido zerado em determinado período, segundo informações divulgadas pela Folha de São Paulo.

Hábitos discretos

Em contraste com a residência onde vive, Mukesh é retratado como um homem humilde. 

Além de continuar morando em sua cidade natal, muitos relatam que ele utiliza o transporte público e interage com a sociedade onde vive.

O hábito pode ter surgido de sua infância, por ter crescido em uma família humilde. 

Até os anos 70, ele, seus pais e seus irmãos viviam em um modesto apartamento de dois cômodos.

Redes sociais

Mukesh Ambani não publica muito em suas redes sociais, e não possui perfis verificados.

Porém, pode ser encontrado em algumas das mídias mais utilizadas em todo o mundo, como:

Também possui um perfil na Forbes, com atualizações periódicas sobre notícias, menções e acontecimentos relacionados ao empresário.

No entanto, não é possível saber se essas contas, de fato, são administradas por uma fonte oficial. 

Qual sua trajetória de sucesso?

Dhirubhai Ambani, pai de Mukesh, iniciou as atividades da Reliance Industries em meados dos anos 1960, em Mumbai.

Inicialmente, a empresa tinha suas atividades focadas na manufatura e produção têxtil, expandindo sua atuação no país na década de 70.

No entanto, Mukesh e seu irmão, Anil, trabalharam desde jovens no negócio da família, auxiliando o pai a potencializar a produção.

Enquanto isso, o magnata procurou investir em seus estudos, não somente terminando o ensino médio, mas também se graduando no ensino superior.

Com o diploma de engenharia química, Mukesh foi aceito no programa de MBA (Master Business Administration, em tradução “Mestre em Administração de Negócios”) da Universidade de Stanford.

Entretanto, não chegou a finalizar a pós-graduação, retornando para Mumbai para ajudar o pai a expandir a empresa para outras áreas.

Foi a partir de suas ideias que as indústrias Reliance passaram a explorar o segmento petroquímico, tornando-se extremamente influente na Índia.

Assumindo os negócios

Nos anos 80, Dhirubhai sofreu o primeiro infarto, e Mukesh e Anil assumiram a liderança da empresa pela primeira vez.

Apesar de estarem à frente dos negócios, os irmãos não atuaram na presidência até a morte do pai, em meados de 2002.

Somente durante a liderança de Mukesh que as empresas da família passaram a atuar em outros ramos, como telecomunicações e produção eletrônica.

Além disso, a formação como engenheiro químico permitiu que o magnata guiasse os negócios com sucesso no ramo de exploração natural.

Com a morte do pai, recorrente de um segundo ataque cardíaco, Mukesh enfrentou brevemente algumas disputas familiares com o irmão mais novo em relação ao patrimônio familiar.

Pelo progenitor não ter deixado nenhum tipo de herança em testamento para os filhos, e as brigas pelos patrimônios se tornarem constantes.

Nesse sentido, a solução encontrada na época foi na separação de alguns segmentos da Reliance como forma de agradar às duas partes. 

Dessa forma, Mukesh se tornou responsável pela Reliance Industries Limited, enquanto Anil passou a comandar a Reliance Group.

Embora tenha trabalhado em diversos setores, Mukesh Ambani dedicou toda sua carreira nos negócios da família.

Isso não apenas fez com que ele expandisse consideravelmente a influência da organização, mas também permitiu que se tornasse um dos homens mais ricos do mundo.

Foram suas ideias nos ramos têxtil, petroquímico e tecnológico que permitiu que a multinacional se tornasse milionária.

Qual seu mercado de atuação?

Mukesh Ambani trabalhou com o pai na expansão do negócio familiar, de modo que seu mercado de atuação era bastante diverso.

Quando jovem, se dedicou à indústria têxtil, que começava a receber incentivo do país.

Posteriormente, seu diploma fez com que desenvolvesse habilidades úteis na manufatura e exploração de petróleo.

Atualmente, este é o principal mercado no qual atua. Entretanto, Mukesh já está buscando formas de diminuir a dependência da empresa no refinamento de combustível.

Inclusive, em 2016 deu início à sua própria linha de eletrônicos, a Jio, lançando a tecnologia 4G na Índia.

Hoje, a linha de telefones celulares é a mais popular no país. 

Em abril de 2020, por exemplo, o Facebook anunciou um investimento de mais de R$ 5 bilhões para se tornar sócio da Jio Platforms, de acordo com o G1.

Essa parceria representa parte da influência que os negócios de Mukesh Ambani possuem na Índia e no mundo.

Filantropia

Além disso, Nita Ambani, esposa do magnata, possui seus próprios negócios de filantropia.

Ela é fundadora da Reliance Foundation, responsável por levar educação, saúde básica, moradia e cultura para povos que vivem em áreas rurais.

A companhia completou uma década em 2020, recebendo diversos prêmios e menções honrosas por conta de seus trabalhos voluntários.

Ainda, Nita Ambani possui formação como professora, e atua na alfabetização de povos marginalizados em todo o país.

Mukesh Ambani em números

Mukesh Ambani é considerado o homem mais rico da Ásia, ocupando a 21° posição no ranking global de 2020, segundo a revista Forbes.

Foi considerado o 32° homem mais influente em 2018, e, em 2016, alcançou a sexta posição na lista de maiores fortunas.

Em outubro de 2020, seu patrimônio chegou a US$ 81,1 bilhões, e ele voltou a integrar o top 10 de homens mais ricos do mundo.

A Reliance Industries representa 8% de toda a exportação da Índia, e seu patrimônio superou US$ 150 bilhões, considerando subsidiárias e indústrias filiais.

Prêmios e menções

Além da fortuna, Mukesh Ambani também se tornou uma personalidade influente ao redor do mundo.

Atualmente, faz parte do quadro de governadores do Instituto de Tecnologia Química, da Universidade de Mumbai, e participa do comitê de crédito do Bank Of America Corporation (BofA).

Recebeu, ao todo, 16 menções honrosas entre 2000 e 2016, incluindo:

  • Título honorário de doutor;
  • Prêmio de líder global;
  • Empresário do ano;
  • Medalha de honra da Universidade da Pensilvânia.

Esses são alguns dos prêmios pessoais que recebeu, além de participações junto com as empresas e homenagens por conta do trabalho voluntário realizado por sua esposa.

Quais lições aprender com Mukesh Ambani?

Mukesh Ambani é um dos homens mais ricos do mundo, além de ser uma das personalidades mais importantes de toda a Ásia.

Uma das principais lições para aprender com o magnata é o esforço e a busca por uma educação aprimorada, capaz de proporcionar ideias inovadoras, sem deixar se acomodar pelas tecnologias lançadas ao longo do tempo.

Apesar de demorar determinado período, se trabalhar com afinco e determinação, os resultados certamente virão com o tempo.

Além disso, sua dedicação aos negócios da família transformaram uma empresa têxtil em uma multinacional bilionária. 

A lealdade e empenho exemplificadas em ações de Mukesh Ambani também são ensinamentos valiosos, mostrando que é possível crescer, mas sem esquecer das verdadeiras raízes.

Quer ver mais perfis de fortuna e outros conteúdos do universo financeiro? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para receber todos os conteúdos que importam para o seu dinheiro em tempo real. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp