7 motivos para começar a investir na bolsa de valores hoje mesmo!

É importante ter em mente que investir em ações é muito vantajoso para quem tem uma estratégia bem definida e maturidade suficiente para manejar os riscos.

Victor Leitao
Victor Leitão

7 motivos para começar a investir na bolsa de valores hoje mesmo!

 

Muita gente, quando pensa na bolsa de valores, imagina um monte de homens com roupa social gritando ordens por telefone. E realmente era assim até uns anos atrás! Mas, hoje, essa cena não acontece mais.

Também há quem acredite que o mercado de ações é um clube restrito, acessível apenas aos poucos e bons. Que nada!

Continua após a publicidade

Atualmente, qualquer pessoa pode investir e custa bem menos do que você imagina.

No entanto, entender como a bolsa de valores funciona é essencial para quem quer começar a investir dinheiro.

Compreender a dinâmica do mercado financeiro e todas as possibilidades que ele oferece é um dos primeiros passos para ser um investidor de sucesso.

Continua após a publicidade

Mas, se você ainda tem receio de investir no mercado de ações ou ainda não se convenceu de suas vantagens, esse artigo é para você!

Antes de mais nada, você sabe o que é a bolsa de valores? Entenda a seguir!

O que é a bolsa de valores?

A bolsa de valores é um ambiente que coloca empresas e investidores em contato um com o outro.

Por definição, ela é um mercado organizado onde se negociam ativos financeiros. É lá que você pode comprar ou vender ações, por exemplo.

Continua após a publicidade

Em alguns países, existem diversas bolsas de valores. Mas, aqui no Brasil, temos apenas uma, a B3, que significa Brasil, Bolsa, Balcão. Ela é a junção das antigas bolsas de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Além disso, a B3 é uma empresa de capital aberto, ou seja, você pode comprar ações dela. Seu código é o B3SA3.

Para investir na bolsa de valores, é preciso ter conta em uma corretora, pois é essa instituição financeira que faz a ponte entre investidores e a bolsa em si.

7 motivos para investir na bolsa de valores

Agora que você já sabe o que é a bolsa, queremos te dar bons motivos para começar a investir o quanto antes! Acompanhe, abaixo, 7 deles que tratam de alguns dos vários benefícios de investir na bolsa de valores.

Continua após a publicidade

1. Ao alcance de todos

Muitas pessoas pensam que a bolsa de valores é apenas para multimilionários. Não é bem assim.

Hoje em dia qualquer um pode investir na bolsa. É só abrir uma conta em uma corretora para começar a comprar e vender ações.

Uma das vantagens que facilitou o acesso à bolsa foi o surgimento do home broker. Com ele você pode operar diretamente do sofá da sua sala! Isso porque, atualmente, tudo é feito de forma virtual e, através dessa plataforma, você pode investir tranquilamente.

Não importa seu perfil de investidor, existem diversas modalidades de investimentos e, com certeza, uma será mais adequada para você.

Continua após a publicidade

Se você é mais conservador, tem paciência e quer mais segurança na aplicação, pode investir em ações de longo prazo.

Mas, se você for mais moderado e estiver um pouco mais aberto aos riscos calculados, a melhor opção de investimento é o curto e médio prazo, como no swing trade (operações que duram alguns dias, semanas ou meses).

Agora, se você prefere agilidade e quer ter alta rentabilidade em pouco tempo, mesmo que isso signifique se expor mais ao mercado, seu lugar é no day trade (operações que duram menos de um dia) ou no mercado futuro (como o de commodities ou o de opções de ações).

2. Não é preciso ser rico para investir

Vamos dizer mais uma vez: a bolsa de valores não é exclusividade dos milionários. Com pouco capital você também pode investir!

Continua após a publicidade

Não é preciso ter um salário de 8 dígitos para começar a operar na bolsa, já que existem ações de boas empresas que custam menos de R$ 10.

Na prática, antes de mais nada, você deve formar sua reserva de emergência. Isso é importante por uma questão de segurança para o seu capital e para que você consiga ter um resultado realmente satisfatório.

Então, depois de concluir a formação da sua reserva financeira, já pode iniciar os investimentos na bolsa e em outros produtos financeiros menos arriscados também.

3. Possibilidade de margem de garantia

Continua após a publicidade

Pouca gente sabe, mas é possível fazer operações na bolsa sem tirar o dinheiro da renda fixa.

Se possuir títulos públicos, aplicações em CDB (Crédito de Depósito Bancário) ou mesmo em ações, você pode usar o capital aplicado como margem de garantia.

Isso significa que se você tem dinheiro aplicado no Tesouro Direto, por exemplo, você pode, ao mesmo tempo, investi-lo em contratos futuros, no dólar ou em ações de empresas dos Estados Unidos.

De forma prática, seu dinheiro alocado nesses produtos serve como garantia para a corretora, que pode vendê-los caso você sofra perdas nas suas operações. Por isso, o capital precisa estar em investimentos de alta liquidez, como os citados acima.

4. Excelente poder de reação

O mercado financeiro é muito dinâmico. Num piscar de olhos, o preço de uma ação pode despencar ou se valorizar bastante.

Continua após a publicidade

E você não quer perder uma chance de ouro, não é? Ou pior: ter um prejuízo gigantesco por ter demorado a agir.

Por isso mesmo, os investidores prezam tanto pela agilidade.

Sabe aquela tecnologia de home broker que falamos agora há pouco? Ela será sua melhor amiga na hora de ficar de olho no mercado.

Outra ótima vantagem é que existem plataformas que funcionam também no celular. Deste modo, você pode monitorar seus investimentos de onde estiver e aproveitar as oportunidades que surgirem com poucos cliques.

Continua após a publicidade

Porém, vale reforçar que esse tipo de estratégia exige conhecimentos mais aprofundados do mercado de ações, como noções de análise técnica, além de tempo disponível para acompanhar as movimentações dos preços.

Por isso, não se engane: fazer trade (operações de curto prazo) é uma profissão como outra qualquer, que requer preparo e qualificação. Caso não seja assim, o investidor pode sofrer perdas de capital consideráveis.

5. Não é preciso depender da sorte

Na bolsa de valores não existe fórmula mágica, nem bola de cristal. Tampouco é um jogo de azar.

Se você contar apenas com a sorte poderá ter alguns lucros, mas em pouco tempo terá uma grande decepção.

Não dá para ter 100% de certeza se uma ação vai cair ou vai subir, mas há ferramentas que ajudam a perceber tendências do mercado.

Continua após a publicidade

Existem indicadores que auxiliam os investidores a perceberem o contexto de uma determinada ação, por exemplo. Esses indicadores não preveem o futuro, mas ajudam a definir operações dentro do cenário de maior probabilidade.

Todavia, de nada adianta dados e gráficos se você não possui visão estratégica.

Antes de decidir onde vai aplicar, você precisa definir sua estratégia. Pare e se pergunte: qual meu objetivo, afinal?

Uma estratégia de investimentos eficiente possibilita ter uma probabilidade maior de ganhos do que de perdas, e, também, torna mais fácil escolher quais ações comprar ou vender e qual momento é o mais adequado para agir.

6. Apoie as empresas que você gosta

Investir em ações significa comprar um pedacinho de uma instituição real. Isso porque ações são frações de uma empresa, que decidiu abrir seu capital para arrecadar dinheiro com investidores.

Continua após a publicidade

Portanto, ao adquirir uma ação, você se torna sócio daquela empresa. E esse é um ótimo motivo para mostrar seu apoio àquelas companhias que você admira, seja porque consome seus produtos ou porque sabe que ela faz um bom trabalho no seu setor.

Essa é uma forma de agregar seus valores e hábitos aos seus investimentos, podendo usá-los como um filtro na hora de escolher as companhias que deseja colocar seu dinheiro.

Por exemplo, você pode priorizar a compra de ações de empresas que se preocupam com causas ambientais, caso isso seja importante pra você também, em detrimento de outras que exploram recursos naturais para crescer.

Inclusive, essa é uma ideia que vêm crescendo cada vez mais entre os investidores e pode vir a ser um bom motivo para o crescimento daquelas instituições mais devotadas a esses aspectos.

Continua após a publicidade

7. Invista no mercado externo também

Hoje em dia, fazer investimentos no exterior tem se tornado bem mais fácil do que há alguns anos.

Além de ser possível abrir conta em uma corretora estrangeira, o acesso aos BDRs, ETFs e fundos de investimento que alocam seu capital em empresas externas facilitou esse processo.

Investir no exterior, além de expor sua carteira às moedas internacionais, também é uma forma de diversificação e de comprar participações nos lucros de grandes empresas que não existem no Brasil.

Já imaginou ganhar dividendos das ações da Apple ou da Microsoft? Ou, quem sabe, ganhar dinheiro com as movimentações das bolsas de Nova York?

Continua após a publicidade

Então, ao investir na bolsa de valores, não deixe de explorar suas opções de investimento no exterior também!

Conclusão

Viu só como investir na bolsa de valores pode ser muito interessante e bem menos complicado do que se imaginava?

Dê o primeiro passo para turbinar seu controle financeiro e transforme seus investimentos.

Livre-se da desconfiança em relação ao mercado de ações e aprenda a fazer seu dinheiro render mais!

O mais importante é ter em mente que investir em ações é muito vantajoso para quem tem uma estratégia bem definida e maturidade suficiente para manejar os riscos. Com dedicação e estudo, você será capaz de fazer boas escolhas e alavancar seus ganhos.

Por isso, assim que começar, nunca pare de estudar e aprender, cada vez mais, sobre o mercado financeiro e as empresas que você quer investir. Assim, você estará sempre no controle dos seus investimentos e aumentará muito as chances de sucesso!

Então, para se manter sempre informado sobre tudo o que você precisa saber para ter seu sucesso financeiro, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e receber conteúdos toda semana, diretamente no seu e-mail!

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

One thought on “7 motivos para começar a investir na bolsa de valores hoje mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.