Notícias

Moeda digital do Banco Central é prevista para 2022

Ana Júlia Ramos
Imagem de uma pessoa acessando seu celular para ver criptomoedas. Imagem representa a notícia em que no futuro deve ser lançada a moeda digital do Banco Central

Moeda digital no Banco Central é uma realidade que deverá ser colocada em prática a partir de 2022. É o que afirma Campos Neto, presidente da instituição.

Moeda digital do Banco Central está prevista para 2022. É o que afirma Campos Neto, presidente da instituição. Informação foi divulgada em live feita pela Bloomberg.

Ainda no mês de agosto, o BC havia lançado um grupo de estudo para iniciar as discussões sobre o formato digitalizado da moeda.

Continua após a publicidade:

Moeda digital do Banco Central acompanha movimento de alta

Desde a “explosão” do Bitcoin que levou a moeda digital para os quatro cantos do mundo e do aumento da presença contas digitais na rotina, a temática nunca esteve tão em alta.

Além de criptomoedas, o abandono ao dinheiro físico também é um movimento que reforça o uso de moedas tradicionais, como o real ou o dólar, mas de forma informatizada.

Índia, China e Suécia são países que caminham de forma veloz no processo de extinção. No Brasil, o dinheiro em espécie ainda é algo cultural e que reflete questões sociais, como acesso à internet e a alfabetização digital.

Pesquisa divulgada pela Agência Brasil mostra que um em cada 4 brasileiros não tem acesso à internet, público expressivo que dificilmente teria acesso à digitalização da moeda.

De toda forma, existe um movimento entre outra parcela da população, já informatizada e com acesso à tecnologias mais avançadas. Ele confirmaria a necessidade do BC em investir nesses modelos que acompanham a evolução da relação do brasileiro com o dinheiro.

A explosão do mercado nacional de fintechs é exemplo disso. Dados do Radar Fintechlab apontaram um crescimento de 28% em um ano no número de empresas do tipo.

Tipos de empresas que se enquadram na categoria são Pagamentos, Gestão Financeira, Empréstimos, Investimentos, Criptomoedas, Seguros e Bancos Digitais, por exemplo.

Quer continuar acompanhando as novidades sobre a moeda digital do Banco CentralEntão, assine a newsletter do iDinheiro e receba tudo o que você precisa saber sobre o assunto em tempo real. 

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *