MM AA do cartão: O que é e para que serve? Confira e tire suas dúvidas!

Se você já se perguntou o que é o MM AA do cartão de crédito ou débito, esse conteúdo irá esclarecer todas as dúvidas.

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes

A informação MM AA do cartão de débito ou crédito, é apenas uma das muitas letras e números que muitas vezes não dizem nada aos olhos leigos. Embora nem todas as pessoas que possuem cartões saibam, cada número ou letra impressos em um cartão contém um importante pedaço de informação. 

Por isso, para quem possui um cartão, é importante conhecer suas particularidades e compreender que tipo de dados são fornecidos por ele. Confira nosso artigo e entenda de vez o que é o MM AA do cartão. Continue lendo!

Continua após a publicidade

O que é MM AA do cartão de crédito e débito?

As letras MM AA do cartão de crédito ou de débito são abreviações que remetem às palavras “mês” e “ano”.  Isso significa que nessa ordem, estão as informações impressas no meio de pagamento e que podem estar localizadas na frente ou no verso do produto financeiro.

Essa data corresponde à validade do cartão, que é uma data de extrema importância, uma vez que após dela, aquele plástico não pode mais ser usado e um novo precisa ser emitido. 

Continua após a publicidade

Para que serve o MM AA do cartão de crédito?

O MM AA do cartão de crédito serve para informar a data de vencimento daquele plástico em questão. Essas letras representam o mês e o ano em que o cartão irá parar de funcionar, podendo ser utilizado até o último dia desse respectivo mês. 

icon

Atenção

Após o vencimento do cartão, indicado por essas letras, ele deixa de funcionar para novas compras. Sendo necessário que um novo plástico seja emitido, com uma nova numeração e nova data de validade.

O que é CVV do cartão de crédito?

O CVV é uma importante peça de informação sobre o cartão, assim como o MM AA do cartão. Ele é um código que funciona como uma chave de segurança e autenticação do cartão e por isso, não está impresso na frente do plástico, mas sim em seu verso. 

Apenas em posse do CVV é possível utilizar o cartão para compras online, por exemplo. Mesmo que se possua as demais informações, sem informar o CVV o cartão não será aceito. Dependendo da bandeira do cartão, por exemplo, Visa ou Mastercard, esse código terá uma nomenclatura diferente, podendo ser CVV ou CVC. 

Leia também: Cartão de crédito virtual: saiba como funciona e tire suas principais dúvidas!

De todo modo, ele será composto por 3 algarismos e normalmente estará impresso na parte traseira do cartão. A partir dessas informações, ficará mais fácil encontrar o código de verificação do cartão de crédito e também utilizá-lo com mais cautela, como é devido. 

Continua após a publicidade

Como utilizar o MM AA do cartão e CVV para compras online?

Ao realizar compras online, algumas informações do cliente serão solicitadas para compor tanto a nota fiscal quanto o endereço para a entrega do produto, caso seja físico. 

1 – Conceder as informações essenciais de cobrança e contato

Algumas das primeiras informações a serem solicitadas em compras online são:

  • nome completo;
  • e-mail;
  • data de nascimento;
  • sexo;
  • endereço de entrega e/ou cobrança;
  • número de celular. 

Depois de fornecer essas informações pessoais elementares, o cliente normalmente é instado a escolher uma forma de pagamento. Uma das formas de pagamento mais utilizadas para compras online são os cartões de crédito. Isso se dá por motivos como a agilidade do pagamento por esse meio, que possui aprovação instantânea, assim como por questões de segurança. 

2 – Inserir as informações completas do cartão de crédito

Quando a forma de pagamento escolhida for o cartão de crédito, o cliente deverá informar as informações do plástico ou cartão digital que está utilizando. Uma dessas informações é a data de validade (MM AA) e o código de verificação do cartão (CVV), além do nome do titular impresso e o número do cartão. 

Leia: O que é o CVV do cartão e como usá-lo em segurança?

icon

Atenção

É importante lembrar, que algumas informações podem ser solicitadas de formas um pouco diferentes. Como já dissemos, o CVV eventualmente pode ser referido como CVC, mas de todo modo significará os três números de verificação ou o código de segurança do cartão. 

Já o MM AA do cartão pode ser solicitado como MM AAAA, que corresponde ao mês formado por dois algarismos e o ano pelo número completo (por exemplo, no lugar de 22, será necessário informar 2022).

Continua após a publicidade

Afinal, onde fica o MM AA do cartão?

Em grande parte dos casos, o MM AA do cartão fica impresso na frente do plástico. No entanto, existem outras possibilidades de localização dessas informações. Alguns cartões atuais possuem todos os seus dados impressos no verso do cartão. 

Existem, cartões em que não há nada, além do nome do cliente gravado. Um exemplo de produto assim é o Nubank Ultravioleta. Quando isso acontece, é comum que as informações do cartão estejam seguras no aplicativo para smartphone do cartão. 

Confira: Como descobrir o CVV do cartão se ele está apagado? O que fazer?

Assim, quando precisar utilizar as informações, basta abrir o aplicativo e inseri-las para a compra de produtos online. É muito importante conhecer o cartão de crédito, a fim de se proteger de fraudes e utilizar da maneira mais proveitosa possível esse potente meio de pagamento. 

Caso tenha se interessado pelo assunto, não deixe de conferir mais de nossos conteúdos. Eles são postados diariamente e você pode acompanhar sem perder nenhum. Para isso, basta assinar nossa Newsletter e ativar as notificações do seu navegador!

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.