MetLife: fizemos uma análise completa da empresa para você. Confira!

A MetLife é uma empresa com vários produtos e serviços. Neste post explicamos todos eles e mostram qual é sua reputação. Entenda!

Fabiola Thibes
Fabíola Thibes

MetLife: fizemos uma análise completa da empresa para você. Confira!

Você precisa de algum seguro ou benefícios para sua empresa e para sua família? Uma opção disponível no mercado é a MetLife.

A empresa afirma ser uma das maiores do mundo no segmento de serviços financeiros. Como resultado, está presente há mais de 150 anos em quase 50 países. No total, atende 100 milhões de clientes.

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Apesar desses números, a dúvida que fica é: será que realmente vale a pena contratar esse serviço? Neste post vamos explicar como funciona a MetLlife Brasil, quais são os planos e serviços, e outras características.

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O que é a MetLlife?

MetLife é uma companhia focada em seguros, anuidades, benefícios para colaboradores e gestão de ativos. Oferece serviços para pessoas físicas e jurídicas.

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A empresa começou nos Estados Unidos e sua sede ainda é em Nova York. No Brasil, a MetLife está presente desde 1999 e tende 5 milhões de clientes.

Por aqui, a sede fica em São Paulo e além dela, a companhia também abriu a MetLife Foundation.

A entidade, que foca a educação financeira de famílias necessitadas, investiu mais de 822 milhões de dólares em subsídios e outros 85 milhões de dólares em investimentos.

Quais são seus planos e serviços?

A MetLife Brasil oferece vários produtos e serviços aos clientes brasileiros. Veja quais são eles e o que está incluído.

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MetLife Seguros

Um dos focos da MetLife é a parte de seguros de vida, acidentes e doenças graves. Nesse setor, existem opções para pessoas físicas e jurídicas.

Para os contratantes individuais, as soluções são passíveis de personalização. Abrange procedimentos cirúrgicos emergenciais, a necessidade de internação, suscetibilidade a doenças graves e mais.

Um dos planos é o MetLife Vida Protegida, que cobre:

  • casos de doenças graves;
  • procedimentos cirúrgicos;
  • morte ou acidentes pessoais;
  • assistências, que incluem mão de obra especializada em manutenção e cuidados com o pet.

Para empresas, existem planos específicos. Veja:

  • PME Flex: oferece diárias por incapacidade temporária por acidente, despesas médicas hospitalares e odontológicas por acidente, coberturas por morte, invalidez permanente e doenças graves, além de assistências diferenciadas;
  • MetLife PME Global: é voltado para empresas entre 2 e 500 funcionários. Existem duas modalidades:
    • Vida em Grupo: cobre morte, morte acidental, invalidez permanente total ou parcial por acidente, invalidez total e permanente por doença funcional, despesas diversas e verbas rescisórias;
    • Acidentes Pessoais: cobre morte acidental e invalidez permanente total ou parcial por acidente;
  • MetLife Sucessão Empresarial: é direcionado para negócios com 2 ou mais sócios que desejam garantir a continuidade da empresa. É possível contratar até R$ 6 milhões de capital segurado por sócio;
  • Plano de Amparo Social Imediato (PASI) – Convenções Coletivas de Trabalho: é personalizado, conforme o acordo realizado. Oferece proteção financeira em caso de morte e invalidez permanente, apoio a processos de rescisão trabalhista e suporte estendido à família;
  • Seguro de Acidentes Pessoais: oferece os planos MetLife PME Flex, MetLife PME Global e PASI.

Além desses, ainda tem o MetLife AP Bilhetes que é voltado à proteção de estagiários e prestadores de serviços que não são CLT, cobrindo invalidez permanente total ou parcial e morte.

MetLife Odonto

O MetLife Dental oferece planos para pessoas físicas e jurídicas. No primeiro caso, é possível escolher um dos seguintes produtos:

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  • Sorria Mais Essencial: custa R$ 41,90 ao mês e inclui limpeza, canal, restauração e radiografias;
  • Mais Essencial DOC: custa R$ 52,90 ao mês e inclui panorâmicas, análises, enxerto e dente do siso;
  • Sorria Mais Estético: custa R$ 114,90 ao mês e inclui clareamento, extração, ponte móvel e bruxismo;
  • Mais Ortodôntico: custa R$ 146,90 ao mês e inclui limpeza, extração, radiografias, uso de aparelho, documentação e manutenção;
  • Sorria Mais Total: custa R$ 189,90 ao mês e inclui radiografias, prótese total, canal, coroa, provisórios e faceta;
  • Mais Total Estético: custa R$ 219,90 e inclui documentação, bruxismo, próteses, clareamento, faceta e uso de aparelho.

No segmento empresarial, os planos MetLife são divididos entre pequenas e médias ou grandes companhias. Para os negócios de menor porte, os planos são:

  • MetLife Dental PME First: oferece cobertura para procedimentos essenciais de manutenção da saúde bucal — como tratamento de canal, obturações, cirurgias, limpezas e retirada do siso —, atendimento em caso de urgência e para crianças;
  • MetLife Dental PME Gold: oferece mais de 247 procedimentos, por exemplo, tratamento de gengiva, extração, limpeza, radiologia e próteses unitárias.

Para grandes empresas, existem 6 planos: First, Gold, Premium, Special, Platinum e Diamond. O mais completo é o último, enquanto o mais básico é o primeiro. Você pode consultar o que está incluído em cada um deles no site da MetLife Dental.

MetLife Previdência

Para pessoas físicas, há planos de previdência privada na MetLife. As opções são Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) e Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL).

Aliás, você pode entender a diferença entre PGBL e VGBL e até mesmo como declará-las no IR com os conteúdos do iDinheiro (clique nos links indicados).

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Também existem as tabelas progressiva e regressiva do Imposto de Renda, conforme determina a legislação. Para receber a previdência, as possibilidades são:

  • renda mensal vitalícia: o pagamento é válido até a morte do titular;
  • pagamento mensal temporário: é pago um valor mensal durante determinado período, predefinido na contratação do plano;
  • renda mensal reversível ao beneficiário: é feito um pagamento mensal até a morte. Depois disso, uma porcentagem é repassada de forma vitalícia aos beneficiários;
  • renda mensal vitalícia com prazo mínimo garantido: o repasse é feito de forma mensal até a morte. Caso isso aconteça antes do prazo mínimo, os valores são repassados aos herdeiros ou beneficiários.

No plano MetLife Individual, você realiza contribuições a partir de R$ 150 para a previdência privada.

Como contratar os planos da MetLife?

Tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, a contratação dos planos MetLife é feita por meio de uma corretora de seguros. Outra possibilidade é entrar em contato de forma direta.

Na página de atendimento, você pode falar com os especialistas pelo chat online ou entrar em contato por telefone. Os números estarão disponibilizados adiante.

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Como funcionam seus serviços?

No momento da contratação, você tem a chance de escolher o plano, conforme as opções disponíveis. Ainda há a possibilidade de personalização.

Nesse processo, o corretor pode ajudar. Ele apresentará todas as coberturas disponíveis e as possibilidades de customização.

O pagamento é feito de forma mensal por cartão de crédito ou débito em conta-corrente. Assim que for realizado o pagamento da contratação do plano, a carteirinha digital é enviada em até 72 horas.

Em relação à carência, você precisará cumpri-la se for:

  • plano novo;
  • migração para um plano com coberturas superiores.

Se for o mesmo nível, não há necessidade de cumprir esse período com atendimento parcial. Caso você cumpra a carência,os prazos são os seguintes:

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  • urgências e emergências: 24 horas após o pagamento da mensalidade;
  • próteses, documentação ortodôntica e tratamento ortodôntico: 180 dias depois do pagamento da mensalidade;
  • demais procedimentos: 90 dias depois do pagamento da mensalidade.

Para cancelamentos, os planos Odonto MetLife contratados pela Itaú Corretora não sofrem a incidência de multa antes do prazo de vigência de 12 meses. Nos outros casos, é preciso pagar o valor.

A interrupção do serviço deve ser feita pelos seguintes telefones:

  • 3003-3046 para capitais e grandes centros;
  • 0800-728-3046 para demais regiões.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

É importante atentar que, em caso de inadimplência superior a 60 dias ou fraude na utilização do plano, a MetLife fará o cancelamento automático.

Quais os canais de atendimento da empresa?

Além de saber o que é a MetLife, é importante entender quais são os canais de atendimento. Então, suas opções são:

Chat online

O canal está disponível de forma 100% digital, com funcionamento de segunda a sexta, das 9h às 18h, exceto os feriados. O chat pode ser acessado por página específica.

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Telefones

Existem várias centrais de atendimento MetLife. Elas são divididas por segmento. Veja:

Vida e previdência

Os telefones são 3003-5433 para capitais e grandes centros, e 0800-638-5433 para demais localidades. Para isso, o horário é de segunda a sexta, das 9h às 18h, exceto feriados.

Planos odontológicos

Os números são 3003-3422 para capitais e grandes centros, e 0800-746-3422 para demais localidades. Então, o atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 18h, exceto feriados.

Serviço de apoio ao cliente

Os casos de reclamações, cancelamentos, sugestões e elogios devem ser gerenciados por esse canal. O número é 0800-746-3420, que tem seu funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Atendimento ao deficiente

Para quem é deficiente auditivo ou de fala, o contato é feito pelo número 0800-723-0658. O funcionamento é 24 horas por da, 7 dias por semana.

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Ouvidoria

As reclamações sem solução podem chegar à ouvidoria depois que os demais canais tenham recebido a demanda e não tenham solucionado satisfatoriamente.

Para isso o número é 0800-746-3420 e o seu horário de atendimento na MetLife é de segunda a sexta, das 9h às 18h, exceto feriados.

Perguntas frequentes sobre a Metlife

Listamos abaixo as principais perguntas de possíveis contratantes que buscam entender o que é a MetLife, seu funcionamento e diferenciais. Confira.

Qual a vigência dos planos MetLife?

Todos os contratos são feitos para o período de 12 meses.

É possível renovar os planos MetLife?

Sim, todos são automaticamente renovados após 12 meses caso o contratante não solicite seu cancelamento dentro do tempo hábil.

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Como é feito o reajuste da cobrança na MetLife?

Os planos são reajustados todos os anos, no momento da renovação do contrato. A base utilizada é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do País.

É possível alterar o plano da MetLife?

Sim. O procedimento deve ser feito na central de atendimento pelos números 3003-3046 para capitais e regiões metropolitanas ou 0800-728-3046 para demais localidades. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Nos finais de semana e em dias úteis, após as 18h, é possível falar com o SAC. O telefone é 0800-746-3420.

Quais são as principais coberturas dos planos MetLife Odonto?

O plano normal abrange:

  • restauração;
  • tratamento de gengiva;
  • limpeza;
  • radiografia;
  • atendimento de urgência;
  • tratamento de crianças;
  • tratamento de canal;
  • extração e cirurgia do siso.

O plano MetLife Gold tem, ainda, as documentações ortodôntica e ortopédica. O MetLife Diamond tem todas essas coberturas e mais prótese de cerâmica, prótese parcial removível, prótese total e tratamento ortodôntico.

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Quais dados são necessários para incluir dependentes?

É preciso apresentar:

  • nome;
  • data de nascimento;
  • sexo;
  • CPF;
  • nome da mãe;
  • relação de dependência com o titular.

Como acessar a carteirinha do plano?

A carteirinha digital está disponível em até 72 horas do pagamento da contratação do plano. Para isso, o acesso é feito de duas formas:

  • app MetLife Brasil, disponível para Android e iOS;
  • Portal do Cliente, disponível no site.

Como consultar a tabela de reembolso?

As informações de reembolso estão disponíveis no documento de condições gerais do plano. O acesso também pode ser feito pelo site Parceria Dental da MetLife.

A MetLife é confiável? Vale a pena contratar?

A MetLife é uma empresa que está há muitos anos no mercado e atende milhões de clientes no Brasil e no mundo. Por isso, não há motivos para questionamentos.

Ainda assim, podem surgir dúvidas. O motivo é que nem todo mundo conhece a empresa no País.

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Uma forma de saber se a MetLife é confiável é observar seu perfil no Reclame Aqui. A empresa tem uma nota bastante positiva, tanto no nível geral quanto no segundo semestre de 2020.

A nota que considera o período de janeiro de 2018 ao mesmo mês de 2021 é 7,4. O índice é considerado bom. Além disso, outros dados são:

  • reclamações respondidas: 98,3%;
  • voltariam a fazer negócio: 54,7%;
  • índice de solução: 82,3%;
  • nota do consumidor: 6,26.

Em relação ao segundo semestre de 2020, a nota é ótima e fica em 8,4. Os outros índices são:

  • reclamações respondidas: 99,7%;
  • voltariam a fazer negócio: 65,3%;
  • índice de solução: 91,9%;
  • nota do consumidor: 7,74.

Como fica claro, os resultados vêm melhorando, o que demonstra a boa reputação da MetLife. Em relação aos tópicos de reclamação, os principais são relativos a:

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  • cobrança indevida;
  • estorno do valor pago;
  • propaganda enganosa;
  • mal atendimento;
  • seguro de vida;
  • rede de atendimento;
  • previdência.

Conclusão

A MetLife é uma empresa confiável, mas tem um foco muito maior nos planos odontológicos do que nas outras modalidades. Esse é um ponto que pode deixar a desejar, especialmente se você tiver mais interesse nos demais serviços.

O site também tem problemas de usabilidade. Assim, se você procurar informações sobre alguns planos, poderá ter dificuldades, especialmente se quiser ter acesso a valores.

Na parte de perguntas frequentes, as dúvidas continuam focadas na parte de planos odontológicos. Portanto, é importante contar com o apoio da empresa para sanar todos os questionamentos.

Ignoradas essas questões, a MetLife pode ser uma ótima alternativa. É só avaliar as opções e definir quais são as melhores para você.

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