Metas para 2021: veja como fazer seu planejamento estratégico pessoal e porque organizar sua vida te deixa mais feliz

É hora de fazer seu planejamento estratégico pessoal para 2021! Veja como definir metas pessoais, profissionais e buscar o sucesso de forma prática e prazerosa.

Victor Leitao
Victor Leitão

Metas para 2021: veja como fazer seu planejamento estratégico pessoal e porque organizar sua vida te deixa mais feliz

Uma das passagens mais lembradas do livro “Alice no País das Maravilhas” é aquela em que a personagem pergunta ao gato para qual direção ela deve ir, e ele responde: “se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve“.

Isso resume bem uma vida sem metas, sem um planejamento estratégico pessoal, concorda?

E te digo mais, se você tomar qualquer um dos seus caminhos em 2021, seja na vida pessoal, seja na vida profissional e, se dedicar na busca dos melhores resultados, pode ficar satisfeito com tudo que conquistar no final do ano.

Continua após a publicidade

Mas, será que era tudo aquilo que você realmente queria? Ou, será que suas estratégias de defesa (financeira, por exemplo) serão suficientes para o que o ano reserva?

Reflexões sobre 2020

Se você recordar seus pensamentos pouco antes do ano de 2020 começar, vai lembrar que o novo coronavírus era uma ameaça distante e não dava para dimensionar como seriam seus efeitos na sua vida.

Continua após a publicidade

Então, nossa economia que já era frágil, desacelerou bruscamente. Novas rotinas, novas demandas, novas palavras no nosso vocabulário.

Home office. Máscara. Álcool em gel. Pede comida pelo delivery, aperta o botão do elevador com o cotovelo. Escolas fechadas, milhares de cursos online gratuitos e, infelizmente, milhares de novos desempregados pelo Brasil afora.

É, não dava para prever tudo isso. Mas, quem tinha uma reserva financeira soube que era o exato momento de usá-la, se necessário, por exemplo.

E, quem sabia a saúde do seu orçamento mensal também conseguiu cortar os gastos exatamente onde precisava, afinal de contas, tinha intimidade com tudo aquilo que estava listado na fatura do seu cartão de crédito.

Viu como ter a vida organizada e definir metas são atitudes que trazem resultados imediatos?

É como se você tivesse um cinto de utilidades cheio de ferramentas e soubesse qual delas usar para cada situação, ainda que essa fosse a mais improvável, como uma pandemia nos moldes de filmes de Hollywood.

Continua após a publicidade

Sendo sincero, eu e toda a equipe do iDinheiro, esperamos que 2021 seja um ano mais leve, de recuperação e progresso.

Mas, para que você esteja preparado e saiba quais ferramentas pessoais usar nos próximos desdobramentos, te convido a definir metas para 2021 em um planejamento estratégico pessoal para ninguém colocar defeitos.

Isso vai ajudar a definir sua rota e também saber como reagir em cada novo momento de 2021. Vem comigo? Então, vamos lá.

Mas antes, entenda que definir metas é mais prazeroso do que você imagina

Se você quer ser bem-sucedido, tanto pessoal quanto profissionalmente, definir metas para 2021 vai ajudar bastante.

Elas funcionam como bússolas para o atingimento de seus sonhos.

Logo, se você não tem o hábito de traçar metas, está na hora de mudar isso.

O planejamento focado em objetivos pode mudar drasticamente sua vida em termos de produtividade e desenvolvimento pessoal e profissional.

Uma vez que a mente humana é programada para buscar prazer e satisfação, tarefas chatas e complexas acabam sendo deixadas para depois ou, pior ainda, não são realizadas.

Continua após a publicidade

No entanto, agir com esse tipo de comportamento pode comprometer seriamente o desempenho de suas responsabilidades tanto no âmbito pessoal como no profissional.

Além disso (e correndo o risco de parecer clichê), a felicidade não é o destino, mas o caminho!

Já reparou como os livro de autoajuda são estigmatizados aqui no Brasil? Mas, refletir sobre suas expectativas, desejos e sentimentos é tão essencial quanto planejar como vai investir seu dinheiro em 2021.

Aliás, seu comportamento em relação a volatilidade de um investimento é um fator considerado no formulário de suitability, não é mesmo? Percebe como conhecer suas emoções é estratégico?

Sendo assim, para combater a procrastinação e suas consequências como perda de prazos, estresse, desorganização financeira, pare de enxergar o processo de reflexão sobre suas metas para 2021 como algo chato porque, de fato, não é!

Continua após a publicidade

Você pode até definir a meta de ser o homem mais rico do Brasil ou a mulher mais rica do mundo, inclusive!

Porém, saiba que essa meta vai ser o norte da sua bússola, ou seja, vai influenciar como você vai organizar sua vida, rotina e investimentos, combinado? Então, vamos para as dicas práticas de como definir metas para 2021.

A bússola é uma boa representação de como as metas pessoais e profissionais funcionam na vida
Definir metas ajuda na tomada de decisão mesmo em tempos incertos

Dicas sobre como definir metas para 2021

Então concordamos que definir metas ajuda (e muito!) na hora de tomar decisões importantes na vida, certo?

Se você quer financiar um imóvel nos próximos anos, sabe que precisa dar um valor de entrada ou conhecer as regras para usar seu FGTS nessa contratação, por exemplo.

Então, pensando nisso, não faz sentido gastar 90% seu salário ou aplicar seu dinheiro em investimentos que estejam com desempenho abaixo da inflação. Você precisa acumular dinheiro, oras!

Continua após a publicidade

Se você analisar o rendimento da poupança hoje, vai ver que em vez de ajudar a acumular o valor necessário, ela vai depreciar seu dinheiro já que vem rendendo abaixo da inflação.

Viu como um meta (comprar um imóvel) pode (e deve) mudar a forma como você vive e toma decisões (investir na poupança)?

Mas, como acertar na hora de fazer seu planejamento pessoal e definição de metas? Temos algumas dicas de ouro que compartilho a seguir. 

Defina objetivos possíveis em suas metas para 2021

Continua após a publicidade

O primeiro passo para planejar suas metas é determinar os objetivos. Contudo, a tarefa de defini-los deve levar em consideração a real possibilidade de realização no período estabelecido.

Isso não significa que você não deva se desafiar, mas tenha os pés no chão para diferenciar o que é desafiador e o que é irreal.

Seus objetivos serão os principais motivadores da sua jornada.

Desse modo, quanto mais próximos de se realizarem, mais ânimo eles trarão a você.

Porém, caso trace uma meta fora da realidade, o não atingimento causará frustração e ela estará sempre ligada a sentimentos negativos, dificultando sua realização.

Logo, se algum dos seus objetivos for muito ousado, divida-o em metas menores e sinta a satisfação de cumprir cada passo até alcançar o seu objetivo final.

Os objetivos traçados devem ser claros, para que sempre que pensar em desistir você possa ter firme em sua mente qual será a recompensa final.

Continua após a publicidade

Um bom exercício para se manter motivado a alcançar um objetivo é criar imagens claras de como será quando você finalmente atingir aquilo que tanto deseja.

Imaginar como será o momento em que você conquista sua meta em 2021 é um exercício motivador
Imagine como será o momento quando você conquistar sua meta

Trace planos detalhados nas suas metas para 2021

Uma vez definidos os objetivos, é preciso traçar um plano de ação.

Muitas metas não saem do papel porque as pessoas não sabem por onde começar.

Então, ao definir suas metas, escreva pelo menos três ações que possibilitarão suas realizações.

Considere o exemplo de realizar uma viagem de férias. Então, seus passos serão:

  • 1º passo: analisar o orçamento e definir o valor máximo que pode ser destinado mensalmente para esse objetivo;
  • 2º passo: decidir o destino baseado no passo anterior;
  • 3º passo: começar a guardar o dinheiro;
  • 4º passo: comparar se compensa mais ir por empresas de viagem ou viajar por conta própria, ficando de olho nas promoções e ofertas.

Dentro de cada passo desses ainda existem inúmeros sub-passos, mas já dá para ter uma ideia sobre como começar, concorda?

Estipule datas para a realização de cada etapa

A partir do momento em que seus objetivos estão definidos e a estratégia para alcançá-los foi planejada e dividida em ações claras, é hora de estipular prazos para o cumprimento de cada etapa.

Continua após a publicidade

Trabalhar com prazos ajuda a manter um cronograma plausível e te impede de procrastinar indefinidamente as tarefas que devem ser realizadas para concretizar o objetivo final.

Obviamente, a depender das tarefas, os prazos serão uma estimativa, mas busque cumpri-los com o máximo de precisão possível.

Seu planejamento pessoal também pode ser modificado e aperfeiçoado ao longo do processo, isso inclui as datas predeterminadas e, até mesmo, a estratégia para atingimento da meta.

Não fique com medo de modificar suas estratégias, principalmente, se as que estiverem sendo praticadas não tiverem fluindo ou mesmo, atrapalhando o andamento do que foi planejado.

Busque aliar metas profissionais e pessoais

Imaginar sua vida profissional e pessoal como dois lados da mesma moeda te trará uma relativa tranquilidade quando se ver frente a grandes decisões.

Se sua vida pessoal já está planejada no longo prazo, a parte profissional precisa do mesmo delineamento.

Imagine que seu plano para os próximos cinco anos é casar, comprar uma casa e ter pelo menos um filho.

Continua após a publicidade

Agora, imagine que na empresa onde você trabalha, sua única oportunidade de ascender na carreira é sendo promovido para um cargo que te exigirá viagens semanais e muito tempo fora da cidade.

Essa situação pode causar grandes conflitos entre suas metas profissionais e pessoais, não é mesmo?

Por isso, ter em mente quais são suas opções e quais caminhos percorrer para atingir sucesso na vida pessoal e profissional é imprescindível.

Experimente tirar um tempo para pensar nas suas futuras escolhas pessoais e profissionais.

Veja se seu emprego hoje te oferece oportunidades para realizar seus sonhos na área pessoal e vice-versa.

Caso veja que o caminho que está hoje não será compatível no longo prazo considerando seus outros anseios, busque alternativas que possam conciliar seu lado pessoal e profissional.


Como manter o foco, fazer o que é necessário e ter sucesso


Cuide bem das suas finanças

Como mencionei no início desse post, a felicidade não é o destino, mas o caminho.

E mais um clichê que cabe bem nesse artigo é que dinheiro não traz felicidade, porém, que ajuda à realizar alguns dos seus sonhos, não tem como discordar.

Continua após a publicidade

Isso tem dois motivos, sabia? O primeiro, e mais óbvio, é que você precisa do dinheiro para comprar, contratar, fazer, construir e tudo mais que esteja relacionado aos seus objetivos.

O outro motivo, que ninguém lembra até que esteja sofrendo por causa dele, é que a falta de dinheiro pode trazer problemas e angústias sérias.

Sem dinheiro suficiente, talvez você não consiga pagar um plano de saúde para você e seus familiares. Então, em uma urgência, vai precisar de empréstimos ou ficar na fila por um atendimento público que pode demorar.

Pensa bem, esse é só um exemplo, porque existem muitos outros que são mais, ou, menos complicados que esse para resolver.

Continua após a publicidade

Todavia, sabe o que todos eles têm em comum? Eles geram frustração, ansiedade, tristeza, o que só piora a situação e, em alguns casos, sua capacidade de reação.

Por isso, cuide bem das suas finanças. Você não precisa viver de renda, mas pode ter recursos suficientes para ter o conforto e tranquilidade que merece, mesmo que o custo de vida na sua cidade seja alto.

Priorize sua saúde e bem-estar nas suas metas para 2021

Para fechar as dicas sobre como definir metas para 2021, deixo a mais importante delas: cuide de você.

É claro que colocando todas as dicas anteriores em prática, estará construindo um planejamento pessoal equilibrado e efetivo.

Porém, dentro do seu planejamento estratégico pessoal, é preciso incluir horas de puro lazer e ócio, de aprendizado ou qualquer outra coisa que não aponte para suas metas, mas te deixa incrivelmente feliz.

Esses momentos ajudam a tirar o estresse do dia a dia, fazem uma oxigenação dos seus pensamentos e te deixam mais preparado e energizado para seguir adiante.

Continua após a publicidade

Sem contar, é claro, que cuidar da sua saúde física e mental também é essencial para que sua principal fonte de renda (no caso, você!) esteja trabalhando com força total.

Aliás, cuidar da saúde também é uma forma de economia, viu?! Você deixa de gastar com remédios, consultas e tratamentos de doenças que são dispensáveis se você levar uma vida mais saudável e não adoecer!

Então, finalmente você encontrou razões estratégicas e racionais para, de fato, colocar as atividades físicas e alimentação saudável como hábitos na sua vida. Este ano de 2021 promete!

Cuidar da saúde e bem-estar são atitudes valiosas para seu planejamento pessoal
Cuidar da saúde e bem-estar também é essencial para conquistar metas

Exemplos de metas para 2021 e como realizá-las

Por incrível que pareça, “voltar para a academia”, “parar de beber refrigerante” e atitudes similares não são metas para 2021. Aliás, não são metas para ano nenhum. Mas, calma.

Continua após a publicidade

Sabe porque? Porque na verdade, tais mudanças (que são ótimas, aliás) fazem parte de algo maior que é cuidar da saúde. Essa sim, é uma meta.

Então, para que você defina suas metas para 2021 corretamente e descubra quais atitudes vão ajudar a alcançá-las, trouxe alguns exemplos, até mesmo para inspirar. Veja.

Tornar-se mais capacitado profissionalmente

Mais do que um desejo, é uma necessidade do mercado de trabalho atual.

Para atingir essa meta, você pode se propor a:

  • ler um quantidade X de livros sobre sua área;
  • participar de cursos, palestras e/ou congressos para reciclar seu conhecimento;
  • movimentar seu LinkedIn;
  • praticar o idioma estrangeiro;
  • aumentar seu networking.

Estar sempre buscando novos conhecimentos mostra seu comprometimento com sua carreira, ajuda a fortalecer suas ferramentas profissionais e, por consequência, conquistar as metas que você definiu no seu planejamento estratégico pessoal.

Além de ajudar a conhecer e se conectar com profissionais da área, o que pode significar uma gama de novas oportunidades.

Continua após a publicidade

Comprar um imóvel

O sonho da casa própria ainda é um dos principais desejos de uma grande parte da população brasileira.

E, como tal, é uma meta que exige um planejamento financeiro mais detalhado e de médio/longo prazo.

Pontos importantes sob o ponto de vista financeiros que você deve considerar no seu passo a passo são:

  • valor médio do imóvel, baseado nos seus ganhos e capacidade de pagamento, você pode comprar?
  • ainda que seja interessante ser dono de um imóvel, alugar um apartamento e investir a outra parte do dinheiro não é mais valioso?
  • consórcio de imóvel pode ser uma estratégia para a compra?
  • quanto preciso acumular para dar como entrada em um possível financiamento?

Ademais, leve em consideração variáveis como:

  • é melhor construir ou comprar pronto?
  • imóvel na planta vale o risco/posso esperar o tempo necessário para que fique pronto?
  • qual tipo de imóvel estou procurando, casa ou apartamento?
  • vale a pena comprar um imóvel mais próximo do centro e gastar menos tempo/dinheiro com deslocamentos?
  • quantos quartos minha casa deverá ter?

Colocando em prática

O planejamento para conseguir adquirir seu imóvel poderá se apresentar da seguinte maneira:

1º passo: checar quanto dinheiro você tem disponível para dar uma entrada ou para compra à vista.

2º passo: decidir se investirá o dinheiro até ter boa parte ou o valor total necessário para comprar;

3º passo: considerar se fará um consórcio ou financiamento. Neste caso, em quanto tempo pretende quitar?

4º passo: analisar todas as questões relacionadas ao imóvel em si e ao processo de compra, as perguntas acima podem te guiar neste passo.

Algumas cidades, por exemplo, isentam taxas cartorárias no registro do primeiro imóvel do indivíduo, mas esse benefício só é concedido se você questionar por ele e, claro, atender aos requisitos.

Por isso, estudar maneiras de economizar também são atitudes que devem fazer parte do seu planejamento estratégico pessoal e financeiro.

5º passo: Começar a busca ou esperar o tempo necessário até que o valor que deseja esteja em suas mãos, de acordo com a estratégia desenvolvida nos passos 1 e 2.

Pagar dívidas

Outra meta recorrente está centrada no desejo de se ver livre das dívidas.

O que eu aconselho é que você foque seu planejamento pessoal nos seguintes passos:

1º: saber exatamente quanto deve e quem é ou quem são seus credores.

2º: fazer um levantamento de quanto é possível pagar por mês para quitar seus débitos, com base no seu orçamento e em um possível corte de gastos.

3º: negociar com seus credores a partir de uma proposta clara, baseada no passo 2.

4º: Começar a pagar o débito e cumprir o acordo até o final, ou buscar maneiras mais baratas de refinanciar a dívida, caso a proposta do credor não se encaixe no seu orçamento. 


Vale a pena pegar um empréstimo para pagar dívidas?


Ganhar mais dinheiro

Quem não quer ganhar mais dinheiro, não é mesmo?

Melhorar sua renda, aumentar as aplicações, investir mais e gerar uma renda passiva é uma maravilha!

Tudo isso só é possível se os ganhos forem suficientes para pagar as contas essenciais (aquelas que não temos como fugir), como alimentação, transporte, contas de consumo da casa, entre outras.

Aqui vão algumas dicas de como conseguir esse dinheiro a mais:

  1. Tente negociar um aumento salarial;
  2. Busque outras oportunidades de emprego;
  3. Analise formas de ganhar uma renda extra
  4. Invista seu tempo livre em trabalhos freelancer;
  5. Abra seu próprio negócio.

É claro que cada uma das formas acima vai exigir um passo a passo específico para se concretizar.

Porém, a título de exemplo, veja como seria um possível planejamento para pedir um aumento salarial:

1º: Verifique se existe algum cargo vago acima do seu. Assim, ao se candidatar para uma promoção e ser escolhido, o aumento salarial seria uma consequência natural.

2º: Faça um levantamento de como seu trabalho influenciou nos resultados da empresa. Seja claro e assertivo na apresentação dos dados.

3º: Apresente ideias de como seu trabalho poderia ter uma performance mais alta. Proponha uma reestruturação nos processos, se for o caso. Além disso, seja criativo, proativo, mostre seu valor e o que tem a agregar ao empregador.

Busque e inclua novas maneiras de gerar renda extra em seu planejamento estratégico pessoal
Criar novas fontes de renda é uma ótima meta para 2021

Começar a investir estrategicamente

Não se engane, o ano de 2020 não sairá fácil da sua vida. Ele vai servir de exemplo do inesperado por muito tempo.

Isso porque, de fato, ele pegou muita gente despreparada financeiramente.

A cultura do brasileiro de investir no longo prazo já estava em progresso, mas com a pandemia de Covid-19, o pensamento de fazer um planejamento financeiro pessoal que contemplasse o curto, médio e longo prazo se fortaleceu.

Então, não é absurdo dizer que muitas pessoas que vão definir suas metas para 2021 estão considerando começar a investir com estratégia, ou seja, não é só jogar o dinheiro que sobra no final do mês no CDB.

Assim, fazendo o passo a passo para deixar o time do iDinheiro orgulhoso, temos:

1º: avaliar e melhorar sua capacidade de investimento atual, ou seja, cortar custos e ter, pelo menos, 40% da renda mensal disponível para fazer aplicações.

2º: fazer um planejamento estratégico pessoal considerando seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Isso vai ajudar na definição de como os 40% serão alocados em aplicações com pouca ou total liquidez (que é a facilidade de resgatar o dinheiro, basicamente).

3º: conhecer seu perfil investidor, ou seja, como é o seu comportamento em relação aos possíveis variações de preço dos seus ativos (volatilidade), se é mais conservador é prefere a renda fixa, se fica confortável em aplicar na renda variável para buscar performances mais atrativas etc.

4º: pesquisar as opções de investimentos do mercado, conhecer as propostas de corretoras de valores e instituições financeiras.

5º: começar a investir considerando seus objetivos de curto, médio e longo prazo de forma regular.

6º: acompanhar o desempenho dos seus investimentos, fazer mudanças necessárias, analisar os movimentos do mercado, assinar a newsletter do iDinheiro para ficar por dentro das notícias e dicas financeiras.

Agora só falta colocar suas metas para 2021 em prática!

Perceber que o planejamento das suas metas profissionais e pessoais deve ser realizado em conjunto é essencial para atingir o sucesso em sua plenitude.

Se não tiver um equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal, definir metas só vai trazer mais frustração.

Portanto, leve um certo tempo para definir seus objetivos, mas também comece a colocá-los em prática assim que possível.

Quem definirá se você será bem-sucedido, ou não, é a junção do seu esforço com sua força de vontade.

Além disso, não esqueça de respirar, relaxar e aproveitar o caminho!

A vida é feita de momentos e, nada como um ano inteiro de aprendizados difíceis, como foi o ano de 2020, para nos fazer enxergar a importância de viver e sermos gratos pelo presente.

Embora essas dicas sejam simples, elas podem ser extremamente eficientes para que você consiga planejar de maneira mais adequada suas metas/objetivos e alcançá-los.

É por isso, aliás, que esse é um planejamento estratégico pessoal, ou seja, algo que é passível de execução e de gerar os resultados esperados.

Qual caminho adotar em 2021?
Quais suas metas para 2021?

Então, para onde sua bússola vai apontar em 2021?

Pois conte com o iDinheiro nessa jornada como fonte de conteúdos que vão inspirar, orientar e atualizar sobre tudo que importa para suas finanças!

E aí, o que achou do artigo sobre como organizar suas metas para 2021? Acha que alguém precisa dele para se inspirar? Então, compartilhe e deixe também sua opinião ou dicas nos comentários, vamos adorar.

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.