Máquinas de Cartão

Mercado Point Pro – Quais são os benefícios?

Flávio Mariano
Flávio Mariano

Conheça o modelo Mercado Pago Point Pro, uma maquininha simples mas que oferece a opção de impressão de recibos. Conheça as taxas e valor desta máquina.

Artigo originalmente publicado pelo site Passa Cartão que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Hoje em dia temos diversos produtos destinados para MEI e pessoas físicas, como as maquininhas compactas, e também modelos para negócios maiores, como os que funcionam com o sistema TEF. Porém, são poucas as opções inovadoras e de baixo custo para os empreendedores de médio porte, que precisam de um terminal com um bom preço, que imprima o recibo de papel, mas que seja independente, sem a necessidade de um celular.

E é para este público que é voltada a Mercado Pago Point Pro, uma máquina que propõe facilidade na hora de obtê-la, mas também eficiência no que se tange a estabelecimentos com um volume médio de vendas. Este modelo foi disponibilizado pelo Mercado Pago, da empresa Mercado Livre. Confira abaixo os demais benefícios relativos a esta máquina, preços e se realmente vale a pena o investimento.

Continua após a publicidade

Mercado Pago Point Pro

O Mercado Pago é uma empresa conhecida, assim como o PagSeguro, por facilitar a compra de máquinas. Ou seja, não é necessário que o cliente possua uma conta no banco para comprar a máquina, o processo pode ser feito todo online e o cadastro é bem simples. Esta empresa também é caracterizada por disponibilizar modelos de máquinas que sejam facilitadores para MEI e pessoas físicas.

Ou seja, as máquinas disponibilizadas pelo Mercado Pago são comumente modelos mais compactos, como a Point I e a Point Mini. São modelos mais simples, e consequentemente, mais baratos. Porém, também são modelos dependentes de outros dispositivos. Por exemplo, a Point Mini necessita da utilização de um celular smartphone Android 4.1 ou iOS 10 ou superior junto à maquina. Já a Point I é um modelo que, apesar de possuir chip e receber pagamentos com tarja magnética, não imprime recibos.

A Point Pro é uma opção para comércios médios.
A máquina Point Pro, uma opção para empreendimentos que necessitam de impressão de recibos.

Apesar de muitos empreendedores não considerarem a emissão de recibos algo importante, em estabelecimentos com um fluxo de vendas alto ou médio, é comum que os clientes peçam o recibo. Ele serve como um controle de gastos, dentre outras funções. E, quanto maior for a sua variedade de clientes, mais serão aqueles que exigirão a presença do recibo., assim, a Point Pro é um modelo que veio para disponibilizar esta opção para os empreendedores.

Percebe-se que as máquinas do Mercado Pago variam suas funcionalidades de acordo com o público que desejam atingir. A mais simples, a Point Mini, são para pessoas físicas com um pequeno negócio, freelancers, etc. Resumindo, pessoas que não têm um fluxo de venda tão grande que o uso de um dispositivo adicional, o smartphone, se tornará um incômodo.

Já a Point I é um modelo um pouco mais elaborado, para um maior fluxo de vendas. Ela é uma maquininha independente, pequena, e que vem com o Chip. Assim, pode-se conectar à internet via Wifi e através do plano de dados grátis já incluso. Finalmente, tem-se a Point Pro, que destina-se para o empreendedor com fluxo médio, que necessita de uma máquina simples mas com a tradicional opção de impressão de recibo.

Taxas

O processo de venda com a Point Pro é muito simples. Você a liga e faz a conexão de dados. Isto pode ser feito tanto com o pacote gratuito de dados gratuito que vem com a máquina, ou mesmo pelo Wifi. Depois, faça a sua venda e receba o dinheiro na sua Conta Mercado Pago. Ainda, você tem a opção de acompanhar tudo pelo aplicativo, que pode ser baixado em qualquer smartphone. Depois, o diferencial em relação às outras máquinas. Imprima o comprovante ou o envie por SMS.

A maquininha Point Pro custa doze parcelas de R$29,90 ou então à vista por R$358,80. No débito, você recebe o seu dinheiro na hora, a uma taxa de 1,99%. Já no crédito à vista, para receber na hora, você paga 4,74% por venda. Para recebimento em 14 dias, 3,79%, e em 30 dias, 3,03%.

Em relação ao crédito parcelado, as tarifas se diferenciam. Para recebimento na hora, 5,31% para recebimento na hora. Além disso, 4,36% para recebimento em 14 dias, e 3,60% para 30 dias. Porém, além destas taxas, também há adicional de taxas por parcelas, que varia de acordo com a quantidade de parcelas.

Por exemplo, se você faz uma venda parcelada de cinco vezes, e opta pelo recebimento na hora, irá pagar 5,31% mais 7,96%, que é a taxa relativa às cinco parcelas. Agora, se fossem 10 parcelas, 13,92% seria a taxa para as dez parcelas.

A Point Pro é uma máquina que vale a pena para quem deseja um terminal que imprima recibos e suporte um maior número de vendas. Porém, é uma máquina que não aceita cartão-refeição, e que possui uma conta pré-paga que cobra por transferências. Ou seja, deve-se analisar se ela realmente é a máquina ideal para o seu negócio.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *