Qual é o melhor seguro para moto? Veja qual é a nossa opinião!

Qual o melhor seguro para moto disponível no mercado? Fizemos uma análise e mostramos quem ficou em primeiro lugar. Confira a seguir!

Julyana Andrade
Julyana Andrade

Quer saber qual o melhor seguro para moto? Analisamos algumas empresas no mercado e listamos 4 opções para você avaliar!

Na hora de definir qual o melhor seguro para moto, é importante que você tenha em mente o que está buscando. Por isso, fica claro que a resposta será diferente para cada pessoa, não acha? Porém, é possível usar alguns critérios que tornam a avaliação mais objetiva.

Continua após a publicidade

Foi a partir daí que elaboramos este artigo. Nele, vamos mostrar qual é o melhor seguro de moto disponível no mercado e explicar como chegamos a esse resultado. Quer saber mais? Então, confira a seguir.

Veja qual é o melhor seguro para moto e as alternativas

logo do iDinheiro 4 opções de seguradoras para você escolher o melhor seguro para moto
Empresa especialista no assunto1. Suhai Seguradora
Seguradora bem avaliada no Reclame Aqui2. Caixa Seguradora
Seguros com mais tradição no mercado3. Porto Seguro
Indicada para motos de alta cilindrada (acima de 500cc)4. HDI Seguros
Qual o melhor seguro para motos? Analisamos diversas opções e selecionamos as 4 melhores!

Os critérios que utilizamos para fazer o ranking de seguro de moto

Para conseguir definir qual é o melhor seguro de moto disponível no mercado atualmente, escolhemos alguns critérios que ajudam a dar mais objetividade para a análise. Veja quais são eles:

Continua após a publicidade

  • os tipos de coberturas disponíveis;
  • a cobrança de franquia;
  • a confiabilidade da empresa no mercado;
  • a facilidade para fazer a cotação do seguro e contratar o serviço;
  • a nota da empresa no Reclame Aqui.

A partir daí, selecionamos algumas empresas que disponibilizam seguro para motos e chegamos a uma vencedora. Contudo, deixaremos mais 3 alternativas para que você possa analisar. Veja a seguir.

Afinal, qual o melhor seguro para moto?

O seguro de moto Suhai ficou na primeira posição do ranking. Chegamos a esse resultado depois de analisar 7 empresas, usando os requisitos listados acima.

troféu
Suhai Seguros tem o melhor seguro de moto

A Suhai é especialista em seguros para auto, ou seja, carros, motos e caminhões. Ela está no mercado há mais de 25 anos, o que mostra que já está consolidada.

A empresa se posiciona como o melhor custo-benefício do mercado, já que o valor de seguro de moto costuma ser mais barato que nos concorrentes. Além disso, outro grande diferencial é a isenção de franquia para casos de sinistros envolvendo furto e roubo.

Continua após a publicidade

Então, se você precisar acionar o seguro, já sabe que não terá que pagar aquele valor de participação que é comumente cobrado no mercado.

Por falar nisso, a Suhai Seguradora oferece um serviço exclusivo para roubo e furto, com a possibilidade de incluir uma cobertura total em caso de colisão, além de outros danos. Vale ressaltar que ela fecha contrato com os clientes independentemente do modelo, da marca e do ano da motocicleta.

Além disso, a empresa oferece assistência 24 horas, disponível em todo Brasil. Então, além de furto e roubo, você pode contar com ela caso sofra alguma pane elétrica, precise trocar os pneus ou queira chamar um guincho, por exemplo.

Ah! Você pode fazer uma cotação do seguro de moto online e descobrir quanto terá que desembolsar para se resguardar em casos de imprevistos.

Continua após a publicidade

A Suhai no Reclame Aqui

A nota da Suhai no Reclame Aqui é 9.0. Além de ser classificada como “ótima”, ela tem o selo RA1000. Trata-se de um reconhecimento para destacar as empresas que têm índices de atendimento considerados excelentes.

Print da avaliação da Suhai no Reclame Aqui. A nota é 9.0 e a empresa tem o selo RA1000.
Suhai no Reclame Aqui

Ao todo, 100% das reclamações foram respondidas e 92,7% delas foram solucionadas. De todos os consumidores que registraram alguma queixa, 88,1% voltariam a fazer negócio com a Suhai. A nota média do público é de 8.35.

Nossa análise comparativa com as boas alternativas de seguro para motos

A Suhai tem o melhor seguro para moto, como você pôde ver. Porém, achamos interessante compartilhar parte da nossa análise e mostrar mais 3 opções que valem uma pesquisada. Veja quais são elas a seguir.

iDinheiroSuhai troféuCaixa SeguradoraPorto SeguroHDI Seguros
CoberturasRoubo e furto (mais opções) e assistência 24hIncêndio, colisão, roubo e furto (mais opções)Incêndio, roubo e furto (mais opções)Incêndio, colisão, roubo e furto
FranquiaNãoDe acordo com apólice contratadaDe acordo com apólice contratadaDe acordo com apólice contratada
AtuaçãoMais de 25 anosMais de 40 anosMais de 75 anosMais de 40 anos no Brasil
ContrataçãoCotação onlineCotação onlineCotação onlineApenas com corretor
Reclame Aqui97.97.77.6
ObservaçãoEspecializada em roubo e furtoApenas para motos acima de 500cc
Tabela comparativa: qual o melhor seguro para motos?

Caixa Seguradora

20Que a Caixa Seguradora é confiável, não restam dúvidas. Afinal, a empresa está há mais de 40 anos no mercado e faz parte da Caixa Econômica Federal. Ela oferece seguro para motos com coberturas para incêndio, colisão, roubo e furto. Além disso, é possível solicitar algumas opções extras.

Continua após a publicidade

A Caixa Seguradora no Reclame Aqui

A nota Caixa Seguradora no Reclame Aqui é 7.9, classificada como “boa”. Em relação aos índices, temos:

  • 93.6% de reclamações respondidas;
  • 83.3% de queixas solucionadas;
  • 65.8% dos consumidores voltariam a fazer negócio.

Porto Seguro

A Porto Seguro está no mercado há mais de 75 anos e oferece seguros com opções de coberturas para incêndio, furto e roubo (além de possibilidade de acrescentar serviços). É possível fazer a cotação de seguro online, no site da empresa.

A Porto Seguro no Reclame Aqui

A nota da Porto Seguro no Reclame Aqui é 7.7, classificada como “boa”. Quanto aos números, vemos:

  • 99.8% de reclamações respondidas;
  • 81.3% de queixas solucionadas;
  • 66.2% dos consumidores voltariam a fazer negócio.

HDI Seguros

Por fim, temos a HDI Seguros. Trata-se de uma multinacional que já está no mercado brasileiro há mais de 40 anos. A empresa oferece seguros com cobertura para incêndio, colisão, roubo e furto.

Continua após a publicidade

Vale citar dois pontos negativos: a cotação só pode ser feita por meio de um corretor e o serviço está disponível atualmente apenas para motos acima de 500 cilindradas.

A HDI Seguros no Reclame Aqui

A nota da HDI Seguros no Reclame Aqui é 7.6, classificada como “boa”. Em relação aos números apresentados, vemos:

  • 99.7% de reclamações respondidas;
  • 85.7% de queixas solucionadas;
  • 58.7% dos consumidores voltariam a fazer negócio.

Perguntas frequentes sobre seguro para moto

Como contratar um seguro de moto?

Algumas seguradoras permitem realizar a cotação do seguro de moto pelo site e, caso você goste da proposta, pode fazer a contratação imediatamente. Entretanto, existem empresas que só formalizam o acordo por meio de um corretor.

Existe seguro de moto barato?

É possível encontrar, por meio de cotações, seguro de moto com custo-benefício bem satisfatório. Especialmente se a apólice contratada for mais simples, ou seja, não tem muitos serviços embutidos.

Continua após a publicidade

Contudo, não podemos deixar de chamar atenção para um ponto importante. O preço do seguro de moto tem total relação com as características do bem, o perfil do condutor, a frequência de uso e a localidade, por exemplo.

Isso significa que uma moto barata, em uma região com incidência de crime mais baixa e usada por um condutor prudente terá um seguro mais barato em relação a outros perfis.

O seguro da moto funciona como o seguro de carro?

O seguro de motocicleta funciona de maneira bem semelhante ao seguro de carro. Ambos oferecem coberturas para sinistros como furto, roubo e incêndio, por exemplo. Há a flexibilidade de fazer uma apólice de acordo com as suas necessidades e com os benefícios que deseja acrescentar.

Porém, vale deixar registrada uma informação importante. Nem sempre é possível migrar o seguro da moto para um carro, caso você deseja trocar de bem. Portanto, vale a pena verificar com a seguradora se existe essa possibilidade ou se será necessário encerrar o contrato de seguro e iniciar um novo, de acordo com o veículo.

Continua após a publicidade

Nesse caso, tenha em mente que você poderá passar por um novo período de carência para solicitar algumas assistências, por exemplo. Não deixe de tirar todas as dúvidas com a empresa contratada.

Quais cuidados devo tomar ao contratar seguro para moto?

Antes de tudo, você precisa identificar quais são as suas necessidades. Elas vão ajudar a encontrar o tipo de seguro ideal para o que você demanda, ou seja, se ele pode ser mais básico ou tem que ser mais completo, por exemplo.

A partir daí, é muito importante fazer pesquisas de preços. As cotações de seguro contribuem para que você encontre a opção com o melhor custo-benefício para o seu perfil. Procure o máximo de informações que puder sobre a seguradora e as soluções que ela oferece.

Posteriormente, basta comparar as opções e escolher uma empresa de confiança. Neste artigo, você já viu algumas das alternativas muito boas no mercado.

Continua após a publicidade

Por fim, certifique-se de que o seguro vai caber no seu orçamento. Afinal, você precisará pagá-lo todos os meses e em dia para acionar os serviços contratados.

Existem outras seguradoras confiáveis para fazer um seguro de motocicleta?

Sim! As opções que mostramos aqui não são as únicas seguradoras confiáveis disponíveis. Entre as alternativas que podem oferecer um bom seguro de motocicleta estão a Tokio Marine, MAPFRE, SulAmérica e Allianz.

Concluindo

Como você pôde ver, o Suhai seguro para moto é a melhor opção do mercado. Nossa análise mostrou que a empresa é sólida, confiável, especialista no setor, oferece um bom custo-benefício e ainda é muito bem avaliada no Reclame Aqui.

Ainda assim, recomendamos que você faça uma avaliação ainda mais detalhada, considerando as características da sua moto, as suas necessidades e o seu orçamento disponível para pagar as mensalidades. Dessa forma, as chances de tomar a decisão mais acertada ficam ainda maiores.

Só não se esqueça de avaliar todas as particularidades do contrato do seguro antes de fechar com alguma seguradora, combinado?

Gostou deste artigo? Então, aproveite para conferir a nossa lista com as 7 melhores seguradoras do Brasil! E se quiser continuar acompanhando nossos conteúdos, não deixe de assinar a newsletter!

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

One thought on “Qual é o melhor seguro para moto? Veja qual é a nossa opinião!

  1. Rodney

    Estou muito satisfeito com a Suhai. Excelente custo x benefício. Ja precisei acionar e foram rápidos. Não ganho nada deles pra fazer propaganda, mas se fossem ruins eu seria o primeiro a dizer. Parabéns a Suhai, merecido primeiro lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.