MEI com nome sujo pode fazer empréstimo? Descubra!

Sendo pessoa jurídica com nome sujo, será que ainda é possível pedir um empréstimo? Te explicamos como e onde pedir nesse artigo! Confira!

Design sem nome (1)
Mariana Vieira

Antes de tudo, é preciso entender que pessoa jurídica e pessoa física são coisas distintas, logo, é necessário saber separá-las. No entanto, muitas pessoas têm dúvida se o MEI com nome sujo pode fazer empréstimo.

De acordo com dados da Serasa Experian, atualmente, quase 6 milhões de empresas estão com dívidas. Isso significa que há restrições nos CNPJs e não necessariamente nos CPFs.

Continua após a publicidade

Isso acontece porque, quando alguém abre um MEI, por exemplo, ela passa também a configurar uma pessoa jurídica, além da pessoa física.

Sendo assim, a vida financeira da empresa (CNPJ), é diferente da vida financeira da pessoa física (CPF). 

Continua após a publicidade

Isso significa que uma coisa é ter uma dívida com um fornecedor do seu negócio (CNPJ), por exemplo, e outra é ter uma dívida no cartão de crédito (CPF). Mas na prática, será que uma coisa acaba influenciando a outra? 

A fim de esclarecer essa e outras questões acerca do empréstimo para MEI com pessoas que estão com o nome negativado, elaboramos esse artigo com todas as informações necessárias. Confira!

Aproveite para conferir 7 instituições que ofertam crédito para negativados!

Meu CPF sujo interfere no meu CNPJ?

De modo geral, o CPF restrito pode sim influenciar no CNPJ. Isso significa que certamente, você terá uma dificuldade maior para conseguir crédito, uma vez que as instituições financeiras consultam os órgãos de proteção ao crédito (SPC, Serasa, SCPC).

Isso para garantir sua segurança em relação ao pagamento da dívida por parte do solicitante. Portanto, quando o indivíduo está com o nome sujo, ele é considerado um “mau pagador”.

Continua após a publicidade

Como o Microempreendedor Individual é enquadrado como pessoa jurídica (CNPJ), as chances de conseguir um empréstimo MEI estando nessa condição, diminuem consideravelmente. Entretanto, existe a possibilidade.

MEI com o nome sujo: pode fazer empréstimo?  

O MEI mesmo com o nome sujo pode sim fazer um empréstimo. Entretanto,existem condições especiais para essa categoria e que atendem o público que possui dívidas em aberto no CPF.

Por esse motivo, é recomendado que primeiro o indivíduo limpe seu nome, e só depois solicite o empréstimo, uma vez que essa condição é analisada pelas instituições financeiras. E certamente, se for aprovado terá taxas de juros mais altas.

Além disso, o MEI pode buscar por diferentes modalidades de crédito em diversos bancos, a fim de encontrar a que melhor se enquadre na sua realidade financeira.

Continua após a publicidade

Como solicitar um empréstimo estando negativado? 

Antes de mais nada é necessário reunir toda a documentação que deverá ser apresentada. 

Após isso, basta se dirigir até uma instituição financeira portando os seguintes documentos:

  • CPF e RG;
  • Certificado do MEI;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda (da empresa e pessoal);
  • Plano de investimento (informar como usará o dinheiro solicitado).

Vale ressaltar, que talvez seja necessário explicar para o banco de que maneira o dinheiro será utilizado na empresa, caso o empréstimo seja concedido. Como, por exemplo, aumento do capital de giro, compra de insumos ou investir em equipamentos e utensílios que favoreçam o aumento da produção.

Além disso, é importante salientar também, que um dos critérios para que o empréstimo seja concedido para o MEI, é que a empresa esteja em dia com o pagamento dos seus impostos.

Algum banco faz empréstimo para MEI com o nome sujo? 

Existem alguns bancos que oferecem empréstimos para MEI com nome sujo. Mas as três principais opções são: Caixa Econômica Federal, Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e o Banco do Brasil.

Entretanto, vale ressaltar que cada um desses bancos possui suas regras específicas de contratação de crédito. O que pode influenciar diretamente no Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo.

Continua após a publicidade

Diante disso, você deverá analisar bem as opções de crédito, a fim de garantir a melhor oferta para o seu negócio.

Quais cuidados devo tomar antes de solicitar empréstimo para MEI com nome sujo?

Como em qualquer tipo de empréstimo, a cautela deve estar sempre presente na hora da contratação. Sendo assim, você deve tomar os seguintes cuidados:

Planeje-se

Faça um bom planejamento e analise cuidadosamente, onde exatamente você pretende investir em seu empreendimento e qual o valor necessário para que esse investimento saia do papel.

Ademais, você deve estudar o que esse empréstimo trará de retorno (crescimento) e projete quanto a mais seu negócio passará a render.

Continua após a publicidade

Faça uma separação 

Fazer uma separação bem clara do seu dinheiro pessoal e do dinheiro da empresa é fundamental. Misturar as duas coisas pode gerar confusão e atrapalhar a real condição de faturamento.

Mantenha o orçamento organizado

Se programe para poder realizar o pagamento do empréstimo contratado. Usar uma planilha para ter um controle dos ativos e passivos da empresa, pode ser uma boa estratégia para não se perder no pagamento.

Cuidado com os golpes

Empresas fraudulentas costumam se aproveitar da situação para cobrar depósitos antecipados. Por esse motivo, pesquise antes de fechar o negócio e não pague nenhum valor antes de receber o empréstimo.

Prazos e parcelas

Como o risco de não receber o pagamento do empréstimo é maior no caso dos negativados, financeiras e bancos costumam ser mais criteriosos na análise antes da liberação do empréstimo. Sendo assim, as empresas podem ser mais rígidas com o prazo e as parcelas.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.