Máquinas de Cartão

Toda Máquina de Cartão Utiliza Internet? Veja as opções

Flávio Mariano
Flávio Mariano

Conheça as opções de conexão de internet das máquinas de cartão, seja com ou sem fio. Saiba como fazer a sua escolha para melhor beneficiar o seu estabelecimento.

Artigo originalmente publicado pelo site Passa Cartão que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Hoje, no mercado brasileiro, você tem disponível máquinas de cartão com diversas funcionalidades, tecnologias e equipamentos. Com o crescimento do mercado, as pessoas tem procurado aprimorar os seus produtos e oferecer opções mais vantajosas para os empreendedores. No que se tange às formas de conexões, os fornecedores dos terminais tem procurado cada vez mais melhorar o desempenho das máquinas.

Existem conexões por bluetooth, chip, wifi, dentre outras opções. As máquinas podem ser tanto com fio, quanto sem. Nem todas as máquinas necessitam da internet para realização das vendas, muitas utilizam a conexão telefônica. Porém, as mais modernas utilizam a internet, uma vez que são comumente sem fio. Algumas opções de máquinas que utilizam a internet podem vir com o plano de dados incluso na sua compra, e outras precisarão que o próprio indivíduo contrate um plano de internet.

Continua após a publicidade

Máquinas de cartão sem fio

As opções de conexão com a internet para máquinas de cartão sem fio são por bluetooth, chip e wifi. Por bluetooh, as máquinas de cartão móveis necessitam de conexão com um smartphone ou tablet. Desta forma, elas precisam realizar esta conexão através de um aparelho via bluetooh. Assim, você precisa sincronizar a máquina de cartão com o celular e somente após fazer a transação da venda.

Há várias opções de máquinas que utilizam o bluetooh, elas são de baixo custo e oferecem uma opção prática e rápida ao empreendedor. Muitas pessoas não gostam de tal opção, pois significa que a máquina não é independente. Porém, ela é benéfica para autônomos e pessoas que precisam de uma opção de pagamento de baixo custo.

Alguns terminais também possuem a opção de virem com um chip. Assim, a máquina de cartão pode utilizar internet via chip, por meio do pacote de dados móveis, afim de realizar sua conexão com a internet, e desta forma, não necessita de celular. Este chip também pode estabelecer uma conexão GPRS, que é uma conexão de telefonia celular.

Conexão com a internet.
Hoje em dia a maioria das máquinas utiliza a conexão com a internet para realizar vendas.

Já o Wifi é um método de conexão com a rede externa, do estabelecimento. Para que a máquina de cartão utilize internet via wifi, você precisará oferecer o sinal de internet em seu local de trabalho. Para isso, você precisará contratar uma empresa prestadora de serviço de internet banda larga, adquirir um roteador que irá disponibilizar este sinal via wifi, e assim, conseguirá fazer com que a máquinas de cartão funcione e realize as vendas. Dessa maneira, você não ficará sujeito à variações no sinal de internet das operadoras de celular.

Máquinas de cartão com fio

Para máquinas de cartão com fio, as opções de conexão com a internet são por linha telefônica e banda larga. A conexão telefônica é chamada também de Dial Modem, que se configura na famosa internet discada. Em algumas regiões do país, a conexão via internet ainda é predominantemente via linha telefônica. As máquinas que oferecem esta opção de conexão são as indicadas nestas regiões.

A banda larga é outra opção para o empreendedor. Na opção de conexão banda larga, seu equipamento estará conectado com a internet através de cabos. A vantagem desta conexão é a rapidez e a segurança da transmissão de dados. Contudo, oferecem a possibilidade de conexão via telefônica como contingência.

Para escolher uma opção de máquina e conexão com a internet, deve-se observar as escolhas disponíveis, e com melhor qualidade na sua região, antes de definir qual máquina de cartão utilizará.  Se você precisa integrar seu sistema de gestão com as máquinas de cartão, escolha as opções que te oferecem maior estabilidade. Assim, você não perderá vendas e terá maior controle do seu negócio.

Caso não queira contratar um pacote de internet a parte, procure uma máquina que já lhe ofereça um pacote de dados gratuito. A Moderninha Smart, por exemplo, oferece ao empreendedor chip 4G com plano gratuito. As opções que vêm com esta ferramenta são, obviamente, mais custosas. Assim, caso você tenha uma internet boa, pode optar por uma máquina que possua apenas wifi.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *