Notícias

Procon-SP lista lojas online para evitar na Black Friday 2020

Isabella Proença
Isabella Proença
imagem ilustrativa de carrinho de compras em miniatura em cima de um notebook, representando lojas online para evitar na black friday
O Procon-SP listou mais de 170 lojas online para evitar na Black Friday 2020. Confira todas as informações para fazer compras com segurança.

O Procon-SP disponibiliza aos consumidores um site em que lista lojas online para evitar na Black Friday, por não serem confiáveis.

A listagem “Evite esses sites” é útil para compras online em quaisquer épocas do ano.

Continua após a publicidade

Nela, constam empresas que receberam diversas reclamações diretas de consumidores no órgão, foram notificadas e não responderam ou sequer foram encontradas.

Essas reclamações englobam mais de 170 lojas de variados segmentos, como comércios de livros, móveis, eletrônicos, roupas, cosméticos e objetos de decoração. Todas elas estão na lista negra do site.

No site, o consumidor pode ver informações, como: endereço URL da loja virtual, CPF ou CNPJ, razão social, data de inclusão no site e se ela ainda estava operando ou estava fora do ar quando entrou na lista.

A última atualização foi feita em março de 2020. No entanto, há lojas de 2015 que até hoje permanecem na lista de lojas não recomendadas.

Ademais, embora boa parte dos estabelecimentos que constam na lista negra do órgão já estejam fora de operação, é bom checá-la para não correr o risco de cair em golpes.

Para acessar a página do Procon-SP e conferir a lista na íntegra, clique aqui.

Dicas do Procon-SP sobre lojas online para evitar na Black Friday

De acordo com o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, as fiscalizações da Black Friday 2020 terão mais ênfase devido o significativo aumento das compras online.

“A publicidade pode criar uma falsa imagem de promoção e levar o consumidor a comprar um produto que ele não necessita por um preço que pode não ser vantajoso”, afirma.

Por esse motivo, o Procon-SP aconselha que o consumidor se certifique sobre a credibilidade da empresa antes de efetuar qualquer compra.

Essas informações podem estão no próprio Procon, na sua cidade ou pelos canais de atendimento.

Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba notícias sobre a Black Friday 2020 em tempo real no seu e-mail.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *