Saiba como destacar o seu perfil no LinkedIn e aumente suas chances de conseguir as melhores vagas de trabalho!

Você já deve ter ouvido falar no LinkedIn, ou até mesmo ter feito uma conta para testar essa plataforma que chegou ao Brasil nos últimos anos e ajudar a revolucionar o mercado de trabalho.

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Porém, talvez você ainda não conheça as principais dicas para deixar o seu perfil muito mais atrativo e aumentar suas chances de ser selecionado para as melhores vagas. 

Pensando nisso, decidimos criar este artigo explicando tudo de mais relevante sobre o LinkedIn.

Nele, você verá o que é e para que serve (caso não conheça), como funciona, dicas sobre como usar e melhorar seu perfil, além do plano LinkedIn Premium e e da plataforma LinkedIn Learning.

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Se você gostar do post, peço que lembre-se de compartilhar com seus amigos e familiares através das redes sociais.

Sem mais delongas, vamos para o conteúdo!

O que é o LinkedIn e para que serve?

Se você nunca ouviu falar do LinkedIn ou tem um perfil mas não sabe como utilizá-lo de maneira eficiente para tingir os resultados desejados, leia até o final e descubra como deslanchar sua carreira com ajuda dessa rede social.

Sim, o LinkedIn é uma rede social profissional, que conta com mais de 300 milhões de usuários.

Para utilizá-lo é simples, basta fazer um cadastro parecido com o de outras redes sociais como Facebook e Instagram

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O grande diferencial é que, neste cadastro, serão pedidas informações profissionais e acadêmicas que poderão ser visualizadas por outros usuários da rede. 

Links do LinkedIN: site, aplicativos: AndroidiOS.

Como funciona o LinkedIn

Após criar o perfil, você será direcionado para a próxima etapa, que é procurar “conexões”, ou seja, pessoas que você conhece ou deseja conhecer do seu ramo de atuação.

Pelo próprio nome dado aos seus “amigos de LinkedIn”, é perceptível que uma das grandes apostas dessa rede é networking.

Logo, uma das principais vantagens de usar o LinkedIn da forma correta é fazer contatos que poderiam ser difíceis de serem feitos fora do mundo virtual.

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E melhor, com as pessoas envolvidas sabendo que estão se relacionando com objetivos profissionais específicos.


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Como usar o LinkedIn

O LinkedIn tem várias utilidades tanto para quem está buscando um emprego como para quem quer contratar profissionais.

Por exemplo:

  • Ajudar recrutadores a pesquisar candidatos;
  • Mostrar o perfil de de um gestor específico com quem se pode ter contato direto na busca de uma colocação ou parceria;
  • Auxiliar você a buscar nos grupos relacionados a sua área de atuação por outro profissionais para aumentar suas conexões e trocar informações.

É possível também aumentar sua credibilidade por meio dessa rede, pois no perfil existe uma área reservada para depoimentos de colegas e gestores, sejam eles atuais ou antigos.

Isso fortalece a sua identidade profissional.

Outro ponto forte do LinkedIn é a colocação profissional, visto que através dele é possível tanto que os recrutadores achem o seu perfil como também buscar por “hot contact”(pessoas próximas que podem indicar você ou alertá-lo de um processo seletivo restrito) dentro de empresas do seu interesse.

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Dicas sobre como fazer um bom perfil no LinkedIn

Agora que já sabemos quais são as vantagens e para que serve essa rede social, vamos dar algumas dicas de como construir um perfil profissional de sucesso nela:

1. Use foto no perfil

Segundo dados da própria plataforma, perfis com foto atraem em média 14 vezes mais acessos do que os que não possuem.

As fotos devem ser neutras e adequadas a um perfil profissional.

Dependendo da área de atuação podem sim ser mais despojadas. Entretanto, devem condizer com a posição almejada e a imagem que se quer passar.

2. Escolha uma imagem de capa

O LinkedIn também possui a opção de imagem de capa. Use mais essa ferramenta para se comunicar.

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Escolha uma imagem de capa que transmita algo importante sobre você ou seu trabalho, seus valores e sua criatividade.

3. O que colocar no título do LinkedIn?

O título vem logo abaixo do seu nome e é responsável pela sua primeira impressão no usuário que está visitando seu perfil, ou até lendo um comentário seu, já que em qualquer postagem que faça na rede ele será mostrado.

Ele é preenchido automaticamente, por padrão, com o seu cargo atual. No entanto, você pode editá-lo para deixá-lo mais atraente.

Para isso, invista em colocar informações como: sua especialidade, nome de grandes clientes ou uma descrição diferente do que você faz.

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Alguns exemplos: 

  • “Aumentando a produtividade de empresas por meio da Gestão Comportamental.”
  • “Desenvolvendo projetos de conteúdos digitais no setor de Educação e ajudando organizações a venderem mais e melhor.”
  • “Inovação social. Transformação digital.”

Esses são apenas alguns exemplos, você pode mesclar seu cargo com um comentário inteligente ou espirituoso sobre o que faz.

O que importa é sair do lugar comum e mostrar mais claramente o impacto do seu trabalho para seus clientes e empregadores.


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4. O que colocar no resumo do LinkedIn?

No seu resumo, tente responder de forma objetiva as três perguntas a seguir:

  • No que já trabalhou?
  • No que gosta de trabalhar?
  • Quais as experiências que mais contaram para você?

Seja sucinto e lembre-se de usar palavras-chave para aumentar suas chances de aparecer nas buscas.

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Não esqueça também de se apresentar e falar sobre coisas que te motivam. Mostre o seu valor de uma maneira clara.

5. Diferencie sua URL

O LinkedIn oferece a opção para que a URL do seu perfil seja personalizada. 

Esse artifício permite que sua página seja melhor colocada nas buscas da Google.

Isso porque, ao tornar sua URL mais concisa, ela automaticamente sobe nas pesquisas.

Para acessar essa funcionalidade, siga os passos mostrados nas imagens abaixo:

1. Clique em “editar perfil público e URL”, indicado na figura.

Print 1 sobre como diferenciar uma url no LinkedIn

2. Clique no “lápis” destacado e edite a URL. Depois basta salvar a alteração.

Print 2 sobre como diferenciar uma url no LinkedIn

6. Coloque o máximo de informações

Torne o seu perfil o mais completo possível.

Preencha campos como trabalhos voluntários e projetos sociais.

Muitas empresas se interessam em candidatos que se envolvem com diferentes causas.

Isso demonstra versatilidade e pode revelar outras características que despertem interesse no seu perfil.

Faça uso também de mídias visuais, pois através delas é mais fácil fisgar o interesse em seus produtos e serviços, além de demonstrar sua criatividade.

7. Destaque suas realizações na seção de experiência

Nesse área, o LinkedIn pode se parecer mais com um currículo convencional. Contudo, ele possui um espaço extra para que você possa fazer uma breve contextualização de cada experiência.

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Use esse espaço para falar um pouco do setor, do tamanho da equipe, do orçamento disponível e fatores limitantes que foram superados.

Você pode usar estratégias descritivas que abordem os desafios, as ações e os resultados para organizar de maneira mais fluída as situações enfrentadas e como foram resolvidas.


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8. Inclua habilidades relevantes para serem endossadas

No LinkedIn, é possível adicionar suas habilidades e as mesmas serão “endossadas” por suas conexões.

Essas recomendações aumentarão o grau de credibilidade e facilitarão seu reconhecimento profissional por usuários que não trabalharam com você diretamente.

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Para incluir novas habilidades, basta ir em “Visualizar perfil” e rolar a barra até encontrar a seção “Competências e recomendações”.

9. Faça parte de grupos e siga empresas

Participe das discussões nos grupos , mostre sua experiência e domínio dos assuntos tratados.

Além de fortalecer seu nome como profissional, te proporcionará trocar ideias e aprender através da plataforma.

Seguir empresas também pode te ajudar a estar sempre por dentro das oportunidades e novidades da sua área.

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10. Produza conteúdo relevante

Seus textos podem se tornar conhecidos na comunidade, aumentando sua credibilidade e respeito entre os profissionais da área.

Criar conteúdo original sobre sua área de atuação ou em determinado ramo de conhecimento ajuda a comprovar sua expertise.

Além disso, esse fato tanto pode abrir novos caminhos profissionais como pode aumentar o seu valor para o empregador ou do seu serviço (autônomos).

LinkedIn Premium

Você pode utilizar, ainda, a versão paga dessa rede social, oferecida em quatro planos: carreiras, negócios, vendas e contratação. Cada um deles estará focado a atender interesses específicos.

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Você pode experimentar gratuitamente por um mês. Os planos custam de R$ 49,99 até R$ 399,99, após a utilização do mês grátis.

É importante ressaltar que o cancelamento deve ser feito, antes do término desse período (caso não pretenda permanecer com o LinkedIn Premium), uma vez que para acessar o mês premium você coloca as informações de cobrança.

Os planos voltados para carreiras e negócios oferecem também acesso ao LinkedIn Learning, que é um braço da empresa voltado ao oferecimento de cursos e treinamentos online.


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LinkedIn Learning

Essa ferramenta conta com mais de 13.000 cursos abordando os mais variados assuntos.

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Assim como a assinatura premium, que dá acesso irrestrito ao conteúdo do Learning, é possível experimentar gratuitamente essa ferramenta por 30 dias.

Se não quiser ser cobrado, antes do término desse período, você pode cancelar a cobrança que deve ser feita automaticamente no seu cartão de crédito.

Os cursos feitos na plataforma podem ser incluídos no seu perfil LinkedIn, na parte de certificados.

Há também a possibilidade de comprar cursos para equipes (vendidos para empresas), para melhora de performance em determinadas áreas.

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Os planos individuais custam R$ 49,99 ou R$29,99 por mês (ao comprar o pacote anual, que sai com desconto de 40%).

Conclusão

O LinkedIn, se bem utilizado, é uma ótima ferramenta para quem quer se destacar profissionalmente e ampliar seu networking.

Sendo assim, use essa rede a seu favor e aumente suas chances de melhores ganhos, mas não se esqueça de administrar seu patrimônio corretamente com a ajuda do Mobills.

Desse modo, você poderá equilibrar uma carreira profissional brilhante com um padrão de vida condizente com ela e ainda garantir um futuro financeiro saudável.


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