Com a liberação realizada através de lotes, alguns bancos já estudam a possibilidade da utilização do saque aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), como garantia de empréstimos. Desde o último dia 26, os bancos já possuem a liberação para operar uma linha de crédito exclusiva com a utilização deste valor. 

De acordo com o Ministério da economia, as cinco principais instituições financeiras do País já estão habilitadas e começam a se preparar para o lançamento deste produto em breve, levando em consideração que a liberação do saque aniversário sendo disponibilizado de acordo com a data de nascimento dos beneficiários.

Continua após a publicidade


“Através do aplicativo do FGTS desenvolvido pela Caixa Econômica Federal, os trabalhadores poderão manifestar interesse na contratação de créditos específicos e indicar a instituição financeira de interesse para a operação”, disse o Ministério através de comunicado oficial. 

Segundo informações da Caixa, mais de 5,3 milhões de trabalhadores já optaram pelo sistema de recebimento através do saque aniversário do FGTS. Isso, significa que, aproximadamente R$ 6,7 bilhões deverão ser liberados para esta finalidade até o final do ano.

Saque aniversário como garantia nas principais instituições financeiras

Em comunicado oficial, o Itaú Unibanco disse estar “sempre atento às oportunidades que ajudem a impulsionar a economia e seus correntistas. Por isso, estuda as melhores condições para disponibilizar uma oferta visando a utilização desta linha de crédito”, disse.

Já a Caixa, informou que as condições da linha exclusiva para utilização do saque aniversário serão divulgadas em breve pela instituição. 

O Banco Santander, também informou que está trabalhando em uma linha para oferecer uma opção de crédito acessível para seus consumidores “o mais breve possível”.

Enquanto o Banco Bradesco, disse estar avaliando a possibilidade de criar uma linha de crédito específica para isso.

O Banco do Brasil, informou que não irá trabalhar com essa linha de crédito para a utilização do saque aniversário.

Quer continuar informado sobre tudo o que acontece na economia? Não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro.