Perfil da fortuna: quem é Laurene Powell Jobs e qual seu patrimônio

Conheça a história de Laurene Powell Jobs e como ela se tornou um dos maiores nomes na área de filantropia em nosso perfil exclusivo.

Karina Carneiro
Karina Carneiro

Perfil da fortuna: quem é Laurene Powell Jobs e qual seu patrimônio

Laurene Powell Jobs é um dos maiores nomes da filantropia e causas sociais nos dias de hoje.

Conhecida por ser viúva de um dos homens mais famosos no universo tecnológico, ela planeja doar toda sua herança ainda em vida.

Continua após a publicidade

Além disso, é graduada em Ciências Políticas e possui uma jornada admirável no meio acadêmico.

Por esse motivo, o iDinheiro preparou um conteúdo especial sobre Laurene Powell Jobs, contando mais sobre sua história e o impacto de sua atuação social no mundo.

Continua após a publicidade

Vamos lá?

Quem é Laurene Powell Jobs?

Laurene Powell Jobs é a viúva de Steve Jobs, cofundador da Apple, que morreu em 2011.

Sabendo disso, ela é considerada uma das pessoas mais ricas do mundo, por conta da herança deixada pelo marido.

A executiva nasceu no dia 6 de novembro de 1963, na cidade de West Milford, New Jersey. Foi onde passou a maior parte da sua infância, até se mudar para começar a graduação.

Atualmente, reside na Califórnia com seus três filhos, frutos da relação com Steve Jobs, com quem foi casada por 20 anos.

Continua após a publicidade

Oficialmente, não possui nenhum outro relacionamento público, até o presente momento.

Não costuma se envolver diretamente na administração das empresas que herdou, mas apresenta influência ativa na Apple e em outras companhias das quais é acionista.

No campo acadêmico, possui graduação em Ciências Políticas, Economia e Administração, além de ter frequentado universidades notáveis, como Stanford.

Inclusive, a empresária possui diploma de mestrado e atuação na área, trabalhando em empresas renomadas de Wall Street.

O pai de Laurene, um piloto, morreu quando ela tinha 3 anos de idade, e sua mãe se casou novamente, lhe dando uma meia irmã, tendo apenas um irmão, Brad Powell.

Continua após a publicidade

Após a morte de Jobs, a empresária continuou representando as empresas deixadas pelo marido, além de fundar suas próprias organizações filantrópicas.

Inclusive, aos 57 anos, Laurene Powell Jobs controla uma série de ações, incluindo parte da Disney e a corporação Steve Jobs Trust.

Curiosidades sobre Laurene Powell Jobs

Laurene Powell e Steve Jobs se conheceram por acaso, enquanto ela cursava seu MBA em Stanford.

Jobs era um dos palestrantes da noite, e a empresária teria acompanhado um amigo que estava interessado no evento.

Continua após a publicidade

Curiosamente, Steve Jobs acabou se sentando ao seu lado no auditório, e começaram a conversar casualmente, sem que ela soubesse quem ele era.

No final da palestra, o empresário correu para alcançá-la no estacionamento da universidade, convidando-a para jantar com ele. Eles ficaram juntos desde então.

Enquanto isso, no ambiente corporativo, Laurene Powell se tornou um dos nomes mais conhecidos em ações sociais e humanitárias.

Ela já doou bilhões de dólares para diferentes causas, incluindo em prol da imigração e para o financiamento de veículos midiáticos independentes.

Continua após a publicidade

Além disso, foi responsável por vetar uma série de biografias referentes ao falecido marido, por não fazerem jus à sua personalidade enquanto vivo, segundo a BBC.

A empresária também é vegetariana, e defende a causa desde a sua juventude, inclusive criou uma empresa de alimentos orgânicos.

Redes sociais

A família Jobs sempre procurou se preservar da mídia, especialmente para a criação dos 3 filhos do casal.

No entanto, algumas informações vazaram ao longo dos anos, fazendo com que a empresária diminuísse a reclusão com o tempo.

Continua após a publicidade

Após a morte de Steve Jobs, Laurene Powell passou a utilizar as mídias sociais e veículos de comunicação para divulgar seus projetos filantrópicos.

Atualmente, é mais ativa no Twitter, onde posta regularmente. No entanto, não possui nenhuma conta oficial verificada no Instagram e no Facebook.

Seu perfil profissional é relacionado à Emerson Collective, também no Twitter.

Qual sua trajetória de sucesso?

Embora tenha se tornado conhecida por conta da herança deixada pelo bilionário Steve Jobs, Laurene Powell Jobs possui uma trajetória acadêmica admirável.

A princípio, ela se formou em Ciências Políticas na Universidade de Artes e Ciência da Pensilvânia.

Continua após a publicidade

Posteriormente, também realizou uma pós-graduação em Economia e entrou para o MBA na Universidade de Stanford, onde conheceu seu futuro marido.

No entanto, antes de se casar, Laurene Powell trabalhou na Wall Street, foi analista na Corporação Merrill e passou três anos na companhia Goldman Sachs como analista de estratégia.

Depois de se casar com Jobs, a empresária se tornou embaixadora de uma série de causas filantrópicas, mesmo enquanto o marido ainda era vivo.

Entretanto, passou a se destacar na mídia após receber a herança bilionária em ações da Apple e Disney.

Continua após a publicidade

Desvinculado do nome Jobs, sua principal corporação é a Emerson Collective, uma empresa de financiamentos que realiza doações para causas sociais em todo o mundo.

Essa foi a primeira empresa fundada exclusivamente por Powell, em 2004, e segue ativa até os dias atuais.

Além disso, a instituição ganhou força no Vale do Silício também por conta de seus investimentos. Isso porque também ofereceu apoio a mais de 30 startups, muitas se tornando bem-sucedidas, como é o caso do Pinterest.

Apesar da grande quantidade de patrimônios, Laurene Powell Jobs já afirmou em várias entrevistas seu desejo de doar a fortuna herdada do marido antes de morrer.

Continua após a publicidade

Segundo a empresária, ela não tem intenção de construir um império, e o dinheiro é apenas uma ferramenta para ela. Steve Jobs também era conhecido por ter essa opinião.

Entre outras empresas fundadas pela executiva, é possível mencionar nomes como College Track, uma ONG de incentivo ao estudo de pessoas de baixa renda, e a Terravera, uma empresa de comida orgânica.

Reconhecimento na mídia

Apesar da atuação massiva na área de filantropia, Laurene Powell Jobs continua sendo uma mulher reservada.

Ela raramente comparece a cerimônias como premiações e homenagens, utilizando os veículos de mídia para divulgar seus projetos.

Continua após a publicidade

No entanto, já foi convidada para discursar em inúmeros eventos, inclusive com a presença de personalidades como Barack Obama.

Além disso, as grandes mídias publicam massivamente sobre o trabalho realizado pela empresária, ressaltando sua importância nas áreas de educação, principalmente.

O reconhecimento público de Laurene Powell busca desvincular sua imagem de viúva de Steve Jobs, associando-a mais às ações sociais que ela promove nos Estados Unidos.

Qual seu mercado de atuação?

Além da herança, Steve Jobs também deixou cerca de 38 milhões de ações da corporação Apple para Laurene Powell Jobs.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o segmento de tecnologia é um dos principais mercados de atuação da empresária.

No entanto, atualmente ela se dedica à Emerson Collective e as diversas causas sociais comprometidas por conta da instituição.

Além disso, Laurene Powell também detém cerca de 7% das ações da Disney, e, desde 2017, também possui participação na Monumental Sports & Entertainment.

O grupo engloba equipes profissionais de hóquei e basquete, como o Washington Capitals e o Washington Wizards.

Continua após a publicidade

Ainda, ela é acionista majoritária da Atlantic Magazine, que incorpora parte dos investimentos lucrativos de Laurene Powell.

Dessa forma, seu mercado de atuação é bastante diverso, com diferentes empreendimentos.

Como mencionado, ela também possui diversas organizações filantrópicas, além de projetos individuais que visam promover educação, cultura e acesso à saúde básica.

Inclusive, é neste segmento que Powell exerce maior atividade.

Entre algumas de suas principais causas, podemos ressaltar:

  • alinhamento ao partido democrata;
  • defesa de imigrantes;
  • doações para escolas de ensino fundamental e médio;
  • financiamento de veículos midiáticos independentes;
  • bolsas de estudo para universidades;
  • patrocínio de pesquisas tecnológicas;
  • defesa do meio ambiente.

Laurene Powell Jobs em números

Segundo a revista Forbes, Laurene Powell Jobs ocupa o oitavo lugar no ranking de mulheres mais ricas do mundo.

Seu patrimônio, atualmente, é contabilizado em U$16,4 bilhões. No entanto, já chegou a possuir um patrimônio de quase U$30 bilhões.

Continua após a publicidade

A diminuição do valor se dá por conta das constantes doações e financiamentos realizados por suas organizações.

Existem algumas variações sobre seu patrimônio total, por conta das ações das corporações Apple e da Disney.

Entretanto, Laurene Powell já afirmou que a herança não é importante para ela, e pretende doar todo o valor ainda em vida.

Além disso, também entrou na lista de mulheres mais influentes e poderosas de 2020, por conta de seu comprometimento com causas humanitárias.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para continuar acompanhando o perfil das pessoas mais ricas do mundo.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.