Kinvo vale a pena? Conheça as funcionalidades do app!

Saiba como funciona o Kinvo app, veja as comparações com outros aplicativos e descubra se ele vale a pena para você!

melissa nunes perfil
Melissa Nunes

Está considerando um aplicativo de investimentos e não sabe se o Kinvo vale a pena? Nós podemos te ajudar.

Atualmente, a plataforma está entre as mais populares do mercado, mas muitos usuários não conhecem suas funcionalidades, ou não sabem se é interessante utilizar seus serviços.

No entanto, para encontrar o aplicativo de investimento ideal para o seu perfil, é importante analisar as principais opções disponíveis, e conhecer o que elas podem oferecer.

Continua após a publicidade

Por isso, nós preparamos um guia completo para te ajudar a decidir se o Kinvo vale a pena, além de trazer detalhes sobre suas ferramentas, como elas funcionam e qual a diferença para outras plataformas do mercado.

Continue acompanhando a leitura!

O que é o Kinvo app? 

O Kinvo é um aplicativo gerenciador de investimentos, criado em 2017 pela fintech de mesmo nome. Em resumo, trata-se de uma plataforma que auxilia o investidor a controlar e visualizar suas aplicações em um só lugar. 

Continua após a publicidade

Além disso, o Kinvo está disponível para dispositivos móveis, como celulares e tablets, e também para desktop, como computadores e notebooks. O download pode ser feito de maneira gratuita para sistema Android e iOS.

Inicialmente, foi idealizado por cinco sócios, quatro da área de tecnologia e um especialista no mercado financeiro, com o intuito de oferecer uma nova opção de aplicativo de controle para os usuários. Desde então, a plataforma cresceu de forma considerável, alcançando mais de 700 mil clientes e mais de R$100 bilhões em investimentos cadastrados.

Por conta disso, chamou a atenção de grandes empresas do ramo, e, em 2021, o Kinvo foi comprado pelo grupo BTG Pactual, em uma transação de R$72 milhões que rendeu 100% da fintech para a companhia.

A intenção do banco de investimentos era expandir sua presença em outros setores do mercado, alcançando, especialmente, investidores de varejo, uma vez que a gestão ainda é focada em grandes fundos. Com isso, o aplicativo de investimentos passou a fazer parte do seu catálogo, mas manteve suas principais funções e pacotes.

Continua após a publicidade

Para determinar se o Kinvo vale a pena, é interessante conhecer mais sobre suas ferramentas, e o que ele pode oferecer em ambas modalidades, gratuita e paga.

Quais as funcionalidades do aplicativo Kinvo? 

O Kinvo app se diferencia por oferecer não somente ferramentas que auxiliam no controle de investimentos, como também serviços adicionais de consultoria e projeções para o usuário, disponíveis na modalidade Premium.

Além do acompanhamento dos ativos de maneira concentrada, em um mesmo espaço, o app de investimentos também oferece uma análise de produtos, para que o investidor entenda como sua carteira é composta. Esse recurso é interessante, principalmente, para usuários iniciantes, que podem adquirir mais conhecimento sobre suas aplicações no próprio aplicativo.

Ainda, o Kinvo conta com um sistema de cálculo automatizado, que permite que o usuário visualize a rentabilidade real dos seus ativos, além da contribuição de cada investimento para os resultados da carteira.

Continua após a publicidade

Com uma programação automatizada, o investidor também pode verificar o valor da sua carteira no futuro, de acordo com as projeções do próprio aplicativo.

Enquanto isso, as funções práticas desse app de investimentos incluem detalhes sobre quais ativos possuem cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Existe, também, a possibilidade de concentrar múltiplas carteiras na mesma conta.

Além disso, muitos usuários também consideram que o Kinvo vale a pena por sua ferramenta de visualização dos proventos recebidos e a receber de todas as aplicações, mesmo que não estejam na mesma carteira.

Como usar o Kinvo? 

De forma geral, o Kinvo app possui uma interface intuitiva e bastante gráfica, com menus em cores e gráficos que auxiliam o usuário no momento de utilizar o aplicativo de investimentos. No entanto, para analisar se o Kinvo vale a pena, é fundamental entender como usar as principais ferramentas que ele oferece.

Continua após a publicidade

funcionalidades do kinvo app

Na página inicial, é possível encontrar algumas informações sobre as aplicações cadastradas. Isso inclui informações atualizadas sobre o CDI e a porcentagem de rendimentos das carteiras.

O menu inferior apresenta as áreas de acesso do investidor, como a concentração de carteiras, resumo das informações e a conta do usuário, com seus dados básicos de cadastro.

A princípio, a versão gratuita disponibiliza apenas alguns recursos mais simples, que permitem a inclusão de alguns ativos, sem detalhes sobre os rendimentos e outras funcionalidades. No entanto, usuários que contrataram a modalidade premium podem aproveitar uma série de recursos, liberados após o cadastro da primeira carteira.

Como cadastrar um ativo

Em um primeiro momento, o Kinvo vale a pena para usuários que buscam praticidade na hora de administrar seus investimentos. Isso porque o aplicativo oferece diferentes formas de cadastrar um ativo dentro da plataforma.

Continua após a publicidade

Para investidores com pacote premium, é possível fazer esse procedimento pelo celular ou pelo computador, que possuem as mesmas ferramentas.

A opção de cadastro manual do ativo permite que o usuário inclua todos os dados sobre a aplicação individualmente, com um número ilimitado de cadastros. No entanto, todos os dados devem ser inseridos manualmente, como:

  • corretora;
  • banco emissor;
  • papel selecionado.
  • indexador;
  • data de início e data de vencimento;
  • aporte inicial.

É importante que o usuário insira todas as informações corretamente, para que o Kinvo app possa realizar todos os cálculos e previsões de forma mais precisa.

Continua após a publicidade

Além disso, é possível incluir a maioria dos tipos de investimentos que existem no mercado. No entanto, usuários que possuem muitas aplicações, ou apenas não desejam incluir seus ativos de forma manual, também podem contar com o recurso de sincronização.

O Kinvo disponibiliza a ferramenta de cadastro por meio do Canal Eletrônico do Investidor (CEI), uma plataforma oficial da B3 que reúne todos os ativos do investidor. Esse portal foi criado para consolidar as aplicações associadas a um mesmo CPF ou CNPJ, com intuito de facilitar o controle dos ativos.

O cadastro e a inclusão de novas informações é feita de maneira automática, em sincronia com a atualização das corretoras. Dessa forma, se o usuário do Kinvo app quiser incluir mais de um ativo ao mesmo tempo, pode realizar o cadastro via CEI, no menu “Conexões”.

Essa possibilidade também está disponível por meio do Tesouro Direto, que é compatível com esse aplicativo de investimentos. Outros ativos, como títulos privados de renda fixa, precisam ser cadastrados manualmente.

Mercado Bitcoin

O menu Conexões também oferece conexão com o Mercado Bitcoin, a corretora que realiza a intermediação da transação de criptoativos no Brasil.

Continua após a publicidade

Assim, investidores que possuem esse produto em sua carteira podem realizar a inclusão por meio da sincronização automática, uma vez que ambos os aplicativos são compatíveis. Basta preencher as informações e selecionar a carteira que possui o ativo, no caso de mais de uma cadastrada.

O processo é simples, e está disponível no menu principal do aplicativo, assim como outras opções de registro de novos produtos. Aliás, esse é um dos diferenciais que podem ajudar na análise do usuário que busca saber se o Kinvo vale a pena, caso invista em criptomoedas.

No cotidiano, esse app de investimentos é relativamente simples de usar. Com opções de atualização a cada movimentação identificada, não é necessário fazer uma sincronia manual.

Continua após a publicidade

Além disso, os gráficos e dados de cada ativo estão disponíveis na página inicial e também nas carteiras. O usuário pode entrar na aplicação que deseja ver e verificar todas as informações e previsões relacionadas à ela.

As representações visuais também ajudam na utilização da plataforma, de modo que o usuário possa controlar seus ativos e rendimentos com mais facilidade.

O app Kinvo vale a pena e é seguro? 

Antes de definir se o Kinvo vale a pena, muitos usuários buscam conhecer mais sobre sua confiabilidade.

Uma vez que o aplicativo pertence ao grupo BTG Pactual, um dos maiores bancos de investimentos do Brasil, é possível concluir que se trata de um serviço legítimo. A quantidade de usuários e investimentos movimentados dentro da plataforma é considerável. Inclusive, foi o que levou a um acordo milionário para que a instituição adquirisse os direitos integrais sobre a fintech.

No entanto, caso o usuário ainda tenha dúvidas se o Kinvo vale a pena e é seguro, existe a possibilidade de conferir sua reputação nas plataformas de avaliação, como o Reclame Aqui.

Dessa forma, o investidor poderá conferir depoimentos de outros clientes e ter mais garantias antes de assinar o aplicativo e incluir seus dados no sistema.

Continua após a publicidade

Atualmente, a média do Kinvo no site é de 7.6, considerada boa. Ele também apresenta os seguintes índices:

  • 100% de reclamações respondidas;
  • 75,4% de soluções encontradas;
  • 66,7% dos clientes voltariam a fazer negócio no futuro.

Vale ressaltar que o Kinvo possui poucos registros de reclamações na plataforma. As principais dúvidas são sobre dificuldades para acessar a conta, perda de acesso e renovação da assinatura.

Kinvo Premium vale a pena? 

Além de analisar se o Kinvo vale a pena, alguns usuários também procuram saber se a modalidade premium é boa e compensa o investimento.

kinvo premium

Embora exista a possibilidade do usuário utilizar o app de investimentos de forma gratuita, poucos recursos estão liberados nesta categoria. No entanto, ao assinar um dos planos disponíveis, o usuário já consegue aproveitar as ferramentas de análise, consultoria e controle condensado dos seus ativos, bem como:

  • análise de produtos;
  • rentabilidade real;
  • sensibilidade dos ativos;
  • investimentos cobertos pelo FGC;
  • projeção da carteira;
  • risco x retorno;
  • múltiplas carteiras;
  • proventos recebidos e a receber.

Atualmente, o valor do plano mensal é de R$ 14,90 por mês, enquanto o plano anual conta com valor de R$ 119,90. Ao assinar uma dessas modalidades, o usuário já se torna premium e pode contar com previsões detalhadas sobre sua carteira e sobre cada investimento individualmente.

Continua após a publicidade

O aplicativo também disponibiliza gráficos e relatórios em tempo real, calculando a rentabilidade, os ganhos futuros e os possíveis riscos que a cesta apresenta.

Todas as ferramentas podem ser usadas pelo aplicativo ou pela plataforma web, o que oferece mais facilidade para o usuário, permitindo que ele escolha o canal de sua preferência.

O Kinvo Premium não possui limite de inclusões de ativos ou carteiras, e também conta com conexões com o CEI, Tesouro Direto e Mercado Bitcoin, sem restrições.

De forma geral, se o investidor desejar uma experiência completa e mais praticidade em seu dia a dia, o Kinvo vale a pena em sua versão premium.

Continua após a publicidade

Kinvo ou Trademap?

kinvo x trademap

Em geral, para analisar se o Kinvo vale a pena, é importante pontuar as principais diferenças da plataforma para outros aplicativos de investimento, como o Trademap, um dos nomes mais conhecidos nesse mercado.

A grande diferença entre as duas plataformas é a quantidade de recursos disponíveis na versão gratuita. Isso porque o Trademap conta com um maior número de ferramentas para usuários que não desejam comprar uma versão paga.

Embora não tenha o mesmo número de recursos adicionais do Kinvo, a opção é interessante para investidores que buscam um aplicativo de investimento acessível, mas não desejam um pacote premium, apesar da plataforma também ter planos VIP.

Outro diferencial do Trademap para o Kinvo é a possibilidade de criar alertas personalizados sobre cotações, além de uma aba de notícias sobre o mercado.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o usuário pode se atualizar sobre os acontecimentos financeiros diretamente pelo aplicativo, um recurso atrativo para investidores que gostam de se informar.

Com mais de 3 milhões de usuários, o Trademap é um dos maiores aplicativos no segmento. Assim, quem avalia se o Kinvo vale a pena também costuma compará-lo com essa plataforma.

Kinvo ou Gorila Invest?

kinvo x gorila invest

Enquanto isso, o Gorila Invest possui um funcionamento semelhante ao Kinvo.

Apesar de oferecer mais recursos gratuitos, o Gorila Pró possui o mesmo valor de mensalidade, com ferramentas parecidas para o controle de ativos.

No entanto, esse aplicativo se difere do Kinvo por oferecer recursos mais específicos voltados para outros públicos, além do investidor tradicional.

Continua após a publicidade

Na plataforma, existem funcionalidades voltadas para consultores financeiros e agentes autônomos de investimentos, por exemplo, com um caráter mais profissional.

Além disso, em termos técnicos, o Gorila Invest apresenta menos ferramentas que o Kinvo. Sua versão web é mais completa que o aplicativo, e não apresenta todos os recursos de análise e previsões.

Dessa forma, o investidor que busca uma plataforma mais simples pode se interessar pelo app de investimento Gorila, mas o Kinvo vale a pena para quem procura funcionalidades mais detalhadas.

Kinvo ou Real Valor?

kinvo x real valor

Ainda, também é interessante comparar o Kinvo com o aplicativo de investimento Real Valor, outra plataforma popular nesse segmento.

A principal diferença entre os dois portais é que o Real Valor é 100% gratuito. Ou seja, não tem nenhum plano premium, com todos os recursos disponíveis para o usuário.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, seu catálogo de ferramentas é relativamente menor do que o Kinvo, com uma interface mais simples.

No entanto, o Real Valor possui notas consideráveis nas lojas Play Store e Apple Store, com média de 4,7 e 4,8 estrelas, respectivamente, sendo um dos aplicativos preferidos dos investidores.

Ele também conta com uma aba de notícias, como o Trademap, um diferencial interessante para o dia a dia.

Mas, de forma geral, conta com menos serviços adicionais, de modo que o Kinvo vale a pena para públicos que buscam um pacote mais robusto.

Conclusão: usar o Kinvo vale a pena?

Se você está em busca de um aplicativo de investimento, o Kinvo vale a pena como opção para o seu perfil.

A plataforma conta com diversas informações relevantes para o investidor, traçando parâmetros sobre seus ativos e até mesmo indicando as melhores opções, com base na análise avançada do algoritmo.

Embora a maioria dos recursos estejam disponíveis apenas na versão paga, o Kinvo vale a pena para usuários que buscam pacotes completos e serviços adicionais de qualidade. Dessa forma, é possível concluir que trata-se de um app relevante, que pode fornecer recursos atrativos para o usuário investidor.

Em geral, é interessante que os investidores que possuem diversas aplicações, especialmente em mais de uma conta ou corretora, utilizem ferramentas para administrar melhor seus ativos. Isso porque no segmento financeiro é imprescindível possuir um bom controle dos investimentos, e não apenas para acompanhar os rendimentos, mas para adquirir mais experiência e ter uma carteira bem-sucedida.

Muitas vezes, os investidores traçam uma estratégia que combina com seu perfil, mas deixam de acompanhar seus ativos, desviando das suas metas. No entanto, com um aplicativo de investimento é possível gerenciar não apenas as carteiras, como também ter previsões de ganhos e riscos, além de gráficos e relatórios atualizados em tempo real.

Sugestões de leitura do iDinheiro:

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.