Kinea Investimentos: fundos para investidores qualificados

A Kinea Investimentos é uma gestora com diferentes tipos de fundos. Há opções para perfis variados, do conservador ao agressivo. Entenda!

Fabiola Thibes
Fabíola Thibes

Kinea Investimentos: fundos para investidores qualificados.

Se você pensa em aplicar seu capital para viver de renda, um dia, é preciso escolher entre uma corretora de valores e uma gestora.

Essas últimas, são voltadas para pessoas com mais condições financeiras, que têm uma quantia maior para aplicar. É exatamente isso que faz a Kinea Investimentos.

Continua após a publicidade

Como outras empresas desse tipo, o propósito é gerenciar o patrimônio de pessoas e empresas de maneira inteligente para ter melhores resultados. Para isso, são criados fundos ou carteiras de investimento personalizadas.

Como a Kinea funciona e para quem seu serviço é recomendado? Neste artigo, vamos explicar melhor. Confira!

Continua após a publicidade

A Kinea Investimentos

A Kinea Investimentos surgiu em 2007 como uma gestora de multimercados, ou seja, de fundos com essa característica. Com o tempo, os serviços foram atualizados e a empresa se tornou uma plataforma de gestão de aplicações financeiras.

São oferecidas diferentes modalidades para pessoas físicas e jurídicas. Todas são atendidas por profissionais especializados do mercado, com as melhores indicações de investimentos.

A empresa promete uma boa gestão de riscos extremos para garantir o melhor potencial de retornos.

A fundação da gestora de investimentos foi feita por ex-executivos do BankBoston. O foco da gestão atual é o longo prazo.

Continua após a publicidade

Apesar de prometer independência na análise, o investidor deve saber que a Kinea Investimentos tem o respaldo do Itaú Unibanco.

Os serviços da Kinea Investimentos

A gestora de investimentos trabalha com diferentes tipos de fundos. Todos funcionam da mesma forma: o investidor adquire uma cota e seu capital é aplicado junto com o de outras pessoas.

Um gestor especializado, então, faz a alocação dos recursos e tem algumas regras a seguir.

Elas estão definidas em uma política de investimentos, que também determina qual é o indicador de referência a ser alcançado ou ultrapassado.

Continua após a publicidade

No momento da remuneração, cada investidor recebe a sua parte de forma proporcional.

Dentro desse funcionamento, os fundos podem ter um perfil mais conservador, moderado ou arrojado.

Tudo depende da alocação de capital feita. Entenda melhor esse cenário a partir dos fundos gerenciados e oferecidos pela Kinea Investimentos.

Fundos de ações

Apresentam mais risco, porque a maior parte do capital é alocado em ações de companhias negociadas na bolsa de valores. O objetivo desse fundo é superar o Ibovespa — índice da bolsa — em 8% ao ano.

A taxa de administração cobrada é de 2% ao ano e a de performance é de 20% do que ultrapassar 100% do Ibovespa. É indicado para quem tem perfil arriscado.

A taxa de administração é um valor cobrado pela gestora para gerenciar o capital e garantir a alocação correta dos recursos.

Fundos de infraestrutura

São compostos por debêntures incentivadas voltadas para projetos de infraestrutura. O indicador de referência são os juros reais. 

Continua após a publicidade

Por isso, o objetivo da rentabilidade é oferecer entre 0,5% e 1% acima dos títulos públicos indexados pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do Brasil.

O risco é baixo e é voltado para perfis conservadores.

Fundos imobiliários

Existem 3 opções. O KNCR11 é voltado para a gestão dos Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), mas também tem Letras de Crédito Imobiliário (LCIs).

Esses títulos são emitidos por instituições financeiras para custear projetos do setor. 

A taxa de administração é de 1,08% ao ano. O risco é baixo e esse fundo é voltado para quem tem perfil conservador.

O KNIP11, por sua vez, tem as mesmas características, a taxa de administração é de 1% ao ano. Ainda há o KNHY11, com cobrança de 1,6% ao ano.

Continua após a publicidade

Fundos imobiliários de tijolo

É um fundo de fundos imobiliários. Parece estranho, mas o que acontece é o seguinte: o gestor aloca os recursos dos investidores em outros fundos de investimento diferentes. Nesse caso, são imobiliários.

O fundo imobiliário tijolo pode, por exemplo, aplicar no KNCR11, no KNIP11 e no KNHY11, ao mesmo tempo. Portanto, ele não vai aplicar diretamente nos ativos.  Na Kinea Investimentos, existem 4 opções.

A primeira é o KFOF11. Sua característica é gerar uma renda mensal. A taxa de performance é de 20% do que ultrapassar a variação do Índice Fundos Imobiliários (IFIX). A taxa de administração é 0,92% ao ano.

A taxa de performance é cobrada quando o gestor ultrapassa a sua meta. Assim, ele recebe um bônus.

A segunda é o KNRI11, com o foco de gerenciar imóveis comerciais e galpões logísticos. P retorno mensal vem da locação dos prédios. Não há taxa de performance, mas a de administração é de 1,25% ao ano.

Continua após a publicidade

O KNRE11 é de 2012. Por isso, está em fase de desinvestimento. Não é possível fazer novas aplicações. Por último, o KINP11 é voltado para projetos residenciais. Há parceria com a Even Construtora e Incorporadora S/A. No entanto, também está fechado para captação.

Fundos multimercado

Fazem uma alocação variada, tanto na renda fixa quanto na variável. Na Kinea Investimentos, existem 4 opções:

  • Atlas (II): tem perfil de mais risco, com taxa de administração de 2% ao ano e de performance equivalente a 20% do que exceder 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI);
  • Chronos: oferece risco moderado. Tem as mesmas taxas do anterior;
  • Apolo: tem perfil de baixo risco e busca ultrapassar o CDI em 1,5%. A taxa de administração é de 0,8% ao ano e a de performance é de 25% do que ultrapassar 100% do CDI;
  • Arkhe: tem as mesmas características do fundo Apolo.

Fundos de previdência privada

São voltados para a aposentadoria complementar. Existem 6 opções:

  • Prev XTR: é a versão previdenciária do Chronos. A taxa de administração é de 2% ao ano;
  • Prev Apolo: oferece baixo risco e taxa de administração de 0,48% ao ano;
  • Prev RF: é de renda fixa previdenciário e tem taxa de administração de 0,8% ao ano;
  • Prev MM: tem baixo risco e taxa de administração de 1,5% ao ano;
  • Prev Crédito Privado: aloca os ativos em moeda local. Tem risco moderado e taxa de administração de 0,6% ao ano;
  • Prev Ações: tem o mesmo perfil dos fundos de ações, com taxa de administração de 2% ao ano.

Fundos de renda fixa

Investem somente em ativos dessa modalidade, que são mais conservadores. O risco é baixo. A taxa de administração é de 0,8% ao ano e a de performance é de 20% o que ultrapassar 100% do CDI.

Fundos de private equity

Investem em ações de empresa de capital fechado, ou seja, que não negociam ativos na bolsa de valores. O foco é o longo prazo. Não há informações de taxas.

Continua após a publicidade

Fundos de inflação

É multimercado, mas está sempre indexado ao IPCA. A taxa de administração é 1% ao ano e a de performance é de 20% do que exceder o IPCA + 5,5%.

Vale a pena investir na Kinea Investimentos?

A empresa é mais voltada para os chamados investidores qualificados, que são aqueles com mais de R$ 1 milhão em recursos para investir.

Por isso, se você tem menos do que esse montante, é interessante pesquisar uma corretora de valores.

De toda forma, você pode entrar em contato com a Kinea Investimentos para entender melhor seu funcionamento. Os contatos são:

Continua após a publicidade

Também é possível preencher o formulário disponível no site. Sobre a reputação da empresa, ter o respaldo do Itaú é um bom negócio, porque traz solidez. No entanto, não existe perfil no Reclame Aqui.

Com essas informações, você já pode aplicar seu capital na Kinea Investimentos, desde que faça parte do público-alvo da gestora.

A diversidade de opções é grande e atende a diferentes perfis de investidores. No entanto, é preciso pensar se essa é a melhor alternativa para o seu caso.

Quer ver outras análises, assim como foi feita sobre a Kinea Investimentos? Assine a newsletter do iDinheiro e receba as informações no seu e-mail.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.