A taxa Selic está em 2% ao ano, o que, pelo menos em tese, deveria estimular o acesso a crédito. Apesar disso, os juros nos empréstimos bancários tiveram crescimento neste mês.

Em média, o brasileiro paga 6,08% ao mês de juros ao fazer um empréstimo pessoal nos bancos. Valor pode chegar a até 7,89% nessa categoria e é ainda maior quando se considera o cheque especial.

Continua após a publicidade:

Dados fazem parte de levantamento feito pelo Procon-SP com os maiores bancos do país: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander. 

Juros nos empréstimos bancários cresce

Levantamento do Procon levou em conta as taxas no dia 6 de agosto. Tanto crédito pessoal como cheque especial tiveram aumento na comparação com o mês passado. 

No empréstimo pessoal, juros cresceram 0,05 p.p em relação à taxa média referente ao mês anterior, que foi de 6,03%, representando uma variação positiva de 0,83%.

O juros no cheque especial teve acréscimo de 0,01 p.p em relação à taxa média referente ao mês anterior, que foi de 7,90%, representando uma variação positiva de 0,13%.

Importante salientar que a cobrança de taxas de juros em cheque especial para pessoa física é limitada em 8% ao mês. Resolução nº 4.765, de 27 de novembro de 2019, do Banco Central, que estabeleceu limite, passou a vigorar em 06 de janeiro deste ano.

“Mesmo com as consecutivas reduções da taxa Selic, o consumidor deve sempre ficar atento e contrair empréstimos se for de extrema necessidade. Apesar de a resolução ter limitado o juro do cheque especial, ele ainda é um dos mais altos. A nossa pesquisa de agosto captou no mercado financeiro uma taxa média equivalente ao ano próxima de 150%”, disse o Procon-SP, em nota.

Quais são as maiores e menores taxas

A Caixa é quem cobra menor taxa no empréstimo pessoal, de 3,89% ao mês. Os maiores juros nessa categoria são do Santander, de 7,89% ao mês. 

No caso do cheque especial, a taxa mais barata é do Banco do Brasil, de 7,73%,seguido pelo Itaú (7,74%). Os demais cobram 8%. 

BancoEmpréstimo Pessoal (ao mês)Cheque Especial (ao mês)
Banco do Brasil5,73%7,73%
Bradesco7,16%8%
Caixa3,89%8%
Itaú5,93%7,74%
Safra5,9%8%
Santander7,89%8%

Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro para continuar recebendo as notícias em tempo integral. 

Publicidade