Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Jogos NFT: o que são, como funcionam e como ganhar dinheiro com eles!

Conheça os jogos NFT, como eles funcionam, quais as suas principais modalidades e como ganhar dinheiro com esse segmento.

perfil
Camille Guilardi Estagiária de Finanças e Investimento

Os jogos NFT revolucionaram o mercado de games eletrônicos e criptoativos ao unir ambos os segmentos em uma dinâmica inovadora para os investidores.

Embora os ativos virtuais representem uma alternativa moderna para o nicho financeiro, sua negociação se iniciou de modo convencional. Por meio de compras e vendas em bolsas de valores ou corretoras especializadas, por exemplo.

Continua após a publicidade

No entanto, a tecnologia permitiu que surgissem novas categorias de produtos que interessam os usuários. Unindo, dessa forma, design gráfico, histórias atrativas e a possibilidade de ganhar dinheiro por meio de tokens exclusivos.

Por outro lado, é fundamental que os investidores conheçam bem esse segmento antes de se aventurar por ele, para não ter prejuízos ou resultados pouco empolgantes. Pensando nisso, preparamos um guia completo sobre jogos NFT, com tudo que você precisa saber para entender como esse universo funciona e quais as recompensas que ele pode retornar.

Continua após a publicidade

O que são NFT?

NFT é a sigla para Non-Fungible Token, ou Token Não Fungível, em português. Trata-se de um tipo de ativo criptográfico localizado em uma blockchain, representando um ativo exclusivo.

Embora estejam localizados na rede que possibilitou o surgimento das criptomoedas, por exemplo, este tipo de produto não é intercambiável ou substituível. Ou seja, uma vez que ele é adquirido pelo investidor, torna-se uma aquisição única.

Um token fungível pode ser substituído por outro de igual valor, como o dinheiro. Uma cédula de real pode ser trocada por cédulas de dólar, desde que representem o mesmo capital monetário.

Contudo, isso não acontece com determinados itens, como, por exemplo, as obras de arte. Nesse sentido, o uso do NFT também se tornou conhecido principalmente nesse segmento, representando itens únicos no universo digital.

Continua após a publicidade

Além disso, ele pode ser aplicado em diversos casos, como um ativo digital de jogo, uma peça colecionável de arte cripto ou até mesmo um objeto do mundo real, como um imóvel. 

Cada token é único, e não pode ser trocado de forma idêntica por outro token. Mesmo uma campanha que lance diferentes artes digitais com múltiplas unidades oferecem produtos com códigos unitários, que pertencerão a cada investidor de forma exclusiva.

Esses tokens não fungíveis são usados para criar escassez digital verificável, assim como propriedade digital e a possibilidade de interoperabilidade de ativos por meio de diversas plataformas.

Em um universo onde se tornou possível copiar e reproduzir inúmeros itens, os NFTs permitem a exclusividade criptográfica, a partir de jogos, colecionáveis e artes.

Continua após a publicidade

O que são jogos NFT?

Enquanto isso, jogos NFT são games eletrônicos que apresentam uma arquitetura operativa de forma integral ou parcial em uma rede de criptomoedas, ou seja, em uma blockchain. Isso permite que os jogadores tenham posse de objetivos exclusivos dentro do jogo.

Praticamente qualquer item na internet pode se tornar um token não-fungível, desde fotos, vídeos, até arquivos de áudio e outros conteúdos. Nesse sentido, os jogos também se utilizam dessa premissa, transformando um game e seus elementos em algo único.

No entanto, o que diferencia os jogos NFT de outras obras são os investimentos feitos em itens colecionáveis para atrair mais pessoas. Com a criação de tokens exclusivos, mais jogadores buscam entrar no game, visualizando uma forma de lucrar com o repasse das peças exclusivas, que não podem ser copiadas ou trocadas por outros tokens.

Assim, o jogo se mantém em um ciclo de continuidade, com uma autovalorização que preserva sua relevância no mercado. Além disso, os jogos NFT foram se aprimorando ao longo dos anos, trazendo dinâmicas diferenciadas, que mantém os investidores atraídos por esse nicho.

Continua após a publicidade

Principais modelos de jogos NFT

Atualmente, existem alguns modelos de jogos NFT que estão em operação no segmento, desenvolvidos a partir da mesma base, mas com direcionamentos diferentes.

Dessa forma, perfis distintos de usuários que se interessam por esse tipo de investimento podem se identificar com várias modalidades. Por isso, vale a pena conhecer as características de algumas das principais:

Metaverso

Os jogos NFT que acontecem no metaverso trazem a interação de personagens como se fosse o mundo real. Essa comunicação é feita a partir de aparatos específicos, como óculos de realidade virtual e outros equipamentos que permitem ao usuário entrar dentro do universo virtual.

Um exemplo popular de jogos NFT nessa modalidade são os role-playing games (RPGs), onde os jogadores conversam com non-player character (NPCs), personagens não jogáveis, em troca de colecionáveis.

Continua após a publicidade

Esses itens são exclusivos para cada usuário, como recompensas. Além disso, o metaverso também permite explorar o mundo virtual de maneira ampla.

Play to earn

Enquanto isso, os jogos NFT play-to-earn (P2E), ou “jogue para ganhar”, são o modelo mais popular atualmente. Nele, os jogadores ganham prêmios pelas vitórias e pelo tempo dedicado ao jogo

Nesse caso, os itens adquiridos são tokens únicos, podendo ser:

  • personagens;
  • cartas;
  • acessórios;
  • armas;
  • habilidades.

Ao longo da jornada, o usuário pode montar seu perfil com uma série de tokens exclusivos, realizando a venda posterior de acordo com o quão raro ou procurado são os seus produtos.

Nesse caso, existe a possibilidade de troca por dinheiro real, na moeda especificamente pelos desenvolvedores. A maioria dos jogos play-to-earn trabalham com dólar, mas alguns já são produzidos para aceitar o real também.

Continua após a publicidade

Além disso, essa modalidade também apresenta o maior número de variedades de categorias, principalmente batalhas entre times ou personagens individuais. Jogos inspirados em esportes também começaram a fazer parte desse modelo, onde, basicamente, existe a possibilidade de ganhar NFTs gratuitamente conforme a dedicação no jogo.

In-game e coleções

Por fim, os jogos NFT in-game, ou de coleções, apresentam o mesmo princípio do play-to-earn, mas com um direcionamento mais voltado para histórias de exploração, e não batalhas entre usuários.

Posteriormente, os investidores podem trocar seus itens ou vendê-los para pessoas interessadas nos tokens. Nessa categoria, o objetivo é ter uma coleção considerável, que potencialize o valor dos NFTs, uma vez que, ao fazer parte de um conjunto maior, se tornam ainda mais exclusivos. 

Além disso, muitos jogadores pagam para terem um produto que complete sua coleção, por exemplo.

Continua após a publicidade

Existe, ainda, a possibilidade de jogar no formato de batalhas. Entretanto, o objetivo principal do in-game é trabalhar com jornadas individuais, cumprindo missões e partes da história em troca de recompensas únicas.

Como funcionam os jogos NFT?

Mesmo com modalidades diferentes, os jogos NFT possuem um funcionamento semelhante, buscando aprimorar o armazenamento de colecionáveis na carteira de cada usuário com base em regras e mecanismos específicos.

Ao contrário do simples esquema de holding, onde o investidor adquire o ativo e o mantém consigo, os games que trabalham nessa modalidade apresentam interações distintas para que o produto passe a ter valor.

Por exemplo, um mecanismo do jogo pode ditar que cada batalha retorna um número de moedas, e essas moedas devem ser trocadas por um item exclusivo quando atingirem determinada quantidade.

Continua após a publicidade

Nesse caso, somente ganhar as disputas e ter as moedas não configura um token não-fungível, e, consequentemente, a possibilidade de lucro. O jogador deve se dedicar para atingir o valor mínimo e, então, trocar seus itens pelos tokens posteriormente.

Basicamente, existem contratos inteligentes que seguem uma série de regras lógicas, para que seus códigos sejam incluídos em uma blockchain no momento em que passarem a pertencer a um usuário.

Para não correr o risco de cópias não-autorizadas, surge a necessidade dessa dinâmica, como coletar moedas e, só depois, trocá-las pelos tokens, a fim de assegurar sua exclusividade.

Ainda, vale a pena destacar que nem todos os elementos dos jogos NFT são compostos por tokens não-fungíveis. O objetivo dessa dinâmica é, justamente, mesclar o design gráfico e a programação necessária para criar um game, junto dos ativos digitais únicos, todos operando dentro da rede blockchain.

Continua após a publicidade

Como ganhar dinheiro com jogos NFT?

Basicamente, o que passou a atrair o público para os jogos NFT foi a possibilidade de ganhar dinheiro com essa dinâmica, por meio da venda dos tokens conforme sua exclusividade. Assim, já que eles não podem ser substituídos por outros ativos, a única forma de realizar transações com esses tokens é por meio de compras e vendas.

Dessa forma, o dinheiro costuma vir de outro usuário, que deseja adquirir aquele token dentro da sua plataforma para também valorizá-lo. Por exemplo, em um jogo de coleção, o produto não possui valor fora do game, pois ele serve apenas para completar os itens do investidor.

Portanto, as negociações costumam acontecer entre jogadores, onde um fornece o token exclusivo, e outro oferece um valor monetário para obtê-lo.

Além disso, geralmente o dinheiro fica armazenado dentro da conta do jogador no game. Essa dinâmica é comum também em outros tipos de jogos eletrônicos convencionais. Para comprar um item dentro do game, é preciso investir em saldo e usar a moeda específica.

Continua após a publicidade

O mesmo acontece para o saque, onde a moeda do jogo pode ser convertida para moeda real a partir da valorização que ela apresenta. Por exemplo, uma unidade de moeda nos jogos NFT pode estar valendo dez dólares. Assim, o usuário que tiver dez moedas no jogo pode sacar cem dólares.

O valor é sempre derivado da natureza colecionável do NFT ou da sua utilidade dentro do jogo. Como consequência, esses dois fatores também criam espaço para especulação. Essa é a única maneira de ganhar dinheiro com esses tipos de jogos, uma vez que operam dentro da blockchain e não possuem negociação externa.

Posso perder dinheiro com jogos NFT?

Por outro lado, assim como é possível ganhar dinheiro com jogos NFT, também é possível perder dinheiro dentro dessas dinâmicas. E isso não acontece exatamente por conta de fraudes e enganações, mas sim pela especulação em torno do universo do jogo.

Como os NFTs possuem uma volatilidade que depende dos investidores e da opinião das pessoas sobre eles, podem acontecer movimentos de queda, perdendo força no mercado. É uma dinâmica semelhante ao mercado de ações, mas que acontece unicamente em relação aos usuários e ao público ao redor, por ser um movimento descentralizado, com os próprios criptoativos.

Continua após a publicidade

Essa possibilidade de ganho e perda é um fator que torna esse segmento muito instável, podendo mudar do dia para a noite, conforme a opinião das pessoas e do próprio mercado. Assim, o usuário pode perder dinheiro com jogos NFT caso não esteja atento a essa movimentação.

Posso perder meus NFT?

Enquanto isso, outra preocupação que pode existir quanto aos jogos NFT é a possibilidade de perdê-los. Por serem ativos digitais, eles existem somente na rede blockchain, o que traz receios para alguns usuários que mantém seus produtos apenas na carteira virtual.

Nesse caso, existem algumas recomendações para aumentar a segurança, pois, mesmo estando na rede, existem chances, pequenas, de você perder seus tokens.

A princípio, a forma mais comum é transferi-los para uma carteira que não tenha o suporte padrão para o seu ativo. Dessa forma, ele fica perdido até que seja possível mover para outra conta, um processo mais burocrático.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, vítimas de golpes também existem, com o envio de NFT para um golpista, sem receber o dinheiro na transação. Assim, por conta da própria segurança que acompanha a codificação do token, não é possível recebê-lo a não ser que o novo dono autorize e concorde com o envio.

Além disso, contratos inteligentes, que regem os tokens em jogos NFT, que tenham códigos maliciosos também podem comprometer o seu produto.

Por fim, no caso de infringir alguma regra de jogo, o usuário poderá perder seu token, mas de maneira legal, por conta do próprio desenvolvedor. Nesse cenário, é preciso tomar cuidado, e se atentar para a composição da carteira que você utiliza para guardar seu token, além de evitar transações com usuários não confiáveis.

De preferência, opte por projetos conhecidos, que tragam segurança para o público e tenha um número considerável de jogadores. Dessa forma, as próprias negociações serão mais tranquilas, sem riscos de perder o NFT.

Continua após a publicidade

Jogos NFT populares para ganhar dinheiro

Agora, depois de conhecer mais sobre os jogos NFT, investidores interessados podem procurar algumas recomendações para começar sua carreira.

Nesse caso, vale a pena conferir games populares que permitem ganhar dinheiro por meio de colecionáveis ou play-to-earn. Veja os jogos NFT que mais se destacam no mercado atualmente e como eles funcionam:

Axie Infinity

Jogo NFT Axie Infinity

O Axie Infinity foi um dos pioneiros no cenário de jogos NFT, por conta da sua mecânica e possibilidades de ganhar dinheiro com alta valorização. O game segue um modelo semelhante ao jogo Pokémon, com criaturas amigáveis e sistema de batalhas.

Cada avatar é colecionável, e apresenta habilidades distintas para ajudar o time a vencer as disputas. Com isso, o usuário recebe as chamadas “poções”, que funcionam como as moedas do jogo e podem ser trocadas por moedas verdadeiras.

Continua após a publicidade

Além disso, os avatares mais raros também podem ser vendidos para outros investidores que estão montando uma equipe. Por ser um dos mais populares, os tokens do Axie Infinity passaram a compor, inclusive, a trade do Binance.

Sorare

Jogo NFT Sorare

Uma das primeiras dinâmicas de esportes entre os jogos NFT foi o Sorare, um game de futebol virtual com colecionáveis e negociáveis do mundo real.

Dessa forma, os investidores podem criar um time de cinco jogadores, usando cartas grátis para iniciantes ou comprando tokens exclusivos. Isso é feito para incentivar o investimento real no jogo, pois, ao comprar cartas únicas, o time fica mais forte.

Ao longo dos jogos, o usuário recebe pontos para subir de nível, por meio de vitórias, gols ou atividades concluídas.

Continua após a publicidade

Illuvium

Jogo NFT Illuvium

O Illuvium foi um dos primeiros jogos NFT baseados na blockchain da rede Ethereum. No entanto, se apresenta como um dos desenvolvimentos mais complexos desse segmento.

Isso porque não se trata apenas de um aplicativo focado em coletar NFTs, mas um videogame AAA real em grande escala, um jogo com maior orçamento e níveis de promoção.

Ele é alimentado por um utility token nativo ILV, onde os jogadores podem ganhá-lo como recompensa por participarem de várias atividades. Ele também pode ser usado como ativo de governança do projeto, permitindo que os usuários votem em aspectos importantes do desenvolvimento a partir da qualidade de ILV que possuem.

Seu ecossistema foi projetado para aumentar a lucratividade conforme explora o mundo virtual, tendo acesso a vários aplicativos descentralizados aplicados dentro da mesma rede de tecnologia.

Continua após a publicidade

Gods Unchained

Jogo NFT Gods Unchained

Outro nome popular entre os jogos NFT é o Gods Unchained, um game de cartas negociáveis na Ethereum, semelhante ao jogo Hearthstone

Os jogadores constroem decks com diferentes níveis de poder e força para batalhar com outros participantes. À medida que se ganha partidas, é possível receber itens dentro do jogo, para usar ou vender. Isso aumenta o nível das cartas, possibilitando mais vitórias, ou pode interessar outros jogadores.

Ainda, ao ganhar jogos ranqueados, o usuário pode obter Flux, recurso utilizado para criar cartas NFT. Isso permite consolidar os lucros revendendo-as ou reinvestindo em novas cartas para continuar o processo.

Monsta Infinite

Jogo NFT Monsta Infinite

Depois de Axie Infinity, a Binance investiu em seu próprio jogo NFT com criaturas e batalhas, o Monsta Infinite. Basicamente, o funcionamento é o mesmo, por meio de recompensas e disputas entre times dos usuários participantes.

Continua após a publicidade

No entanto, esse game carrega uma maior confiabilidade, por permitir negociações dentro da própria carteira da plataforma. Os “monstas” também podem ser comprados pela Binance, para criar times mais fortes ou para acumular recompensas que provém das vitórias.

Cropbytes

Jogo NFT Cropbytes

Por fim, o Cropbytes é um dos jogos NFT que mais ganharam reconhecimento nos últimos anos dentro do segmento, por ser um game de cultivo de tokens. Ou seja, é possível, literalmente, produzir seus produtos exclusivos.

Seu esquema é semelhante a jogos de agricultura, desenvolvendo campos de plantação, animais e até mesmo construindo sua própria casa. 

Além disso, um dos esquemas que mais destacam o jogo é que não é necessário investir capital real se não puder, pois a plataforma “empresta” recursos necessários para começar o cultivo, com possibilidade de pagar depois de colher os primeiros criptos.

Continua após a publicidade

Dessa forma, a opção se tornou uma das mais acessíveis para iniciantes, além de não precisar de batalhas ou exploração para encontrar as recompensas.

Conclusão

O mercado de jogos NFT foi um dos que mais se valorizaram nos últimos anos, e, apesar das oscilações, pode ser interessante investir nesse mercado.

A popularidade dos tokens não-fungíveis cresceu com a possibilidade de exclusividade dentro da internet, além da especulação entre o próprio público, algo forte nesse nicho. Dessa forma, existe não apenas a possibilidade de ganhar dinheiro com a revenda de itens únicos, como também o desenvolvimento de perfis fortes, como equipes de batalha ou deck de cartas.

As dinâmicas são simples, e, para jogadores de games eletrônicos convencionais, é simples operar com criptoativos dentro desse segmento. Por esse motivo, para quem se interessa por investimentos e entretenimento digital, investir em jogos NFT pode ser uma maneira atrativa de unir esses dois nichos e ter retornos positivos.

Ademais, conta pra gente o que achou do artigo! Ficou com alguma dúvida? Deixa nos comentários que será nosso prazer te responder!

Perguntas Frequentes

  1. Qual o melhor jogo NFT?

    O Axie Infinity ainda é um dos nomes mais populares do mercado, e a manutenção da sua especulação possibilita bons retornos. No entanto, outros nomes que vem surgindo são Bomb Crypto e Gods Unchained.

  2. Quanto custa uma NFT?

    O valor de uma NFT depende do seu nível de raridade. Contudo, a cotação atual para o menor preço é de $0,02, convertendo para R$0,11. O valor total de capitalização do NFT é atualmente de $822,47 milhões de dólares.

  3. Como criar jogo NFT?

    Além da parte gráfica e de programação convencional, os jogos NFT também precisam investir criptomoedas na plataforma desejada para recompensar os mineradores que validam os tokens dentro da rede. Em seguida, eles permitem incluir esses itens dentro do desenvolvimento do jogo.

  4. Como ganhar dinheiro em jogos NFT?

    Para ganhar dinheiro com jogos NFT é necessário reunir tokens únicos e negociá-los com outros jogadores, trocando por moedas reais a partir da cotação de cada um.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.