Serviços

iToken Itaú: como habilitar, desbloquear e usar a senha

Flávio Mariano
iToken Itaú: como habilitar, desbloquear e usar a senha

o iToken do Itaú é uma ferramenta para aumentar a segurança dos serviços solicitados pela internet. Entenda como ele funciona.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Usar os serviços bancários pela internet já faz parte da vida de muitos brasileiros. Porém, a preocupação com a segurança das transações é grande tanto entre os usuários quanto entre os bancos. Como as instituições financeiras têm a responsabilidade de oferecer serviços totalmente seguros, novas tecnologias são constantemente implementadas para garantir a confiabilidade de todas as operações feitas à distância.

Um das opções disponíveis para aumentar a segurança dos clientes é o iToken do Itaú. Ferramentas semelhantes são usadas por outros bancos, como é o caso do Token Bradesco. Trata-se de um dispositivo gerador de senhas, que possibilita o uso dos códigos em transações de maior risco. Assim, o cliente passa a ter nas mãos uma nova senha sempre que precisar.

Continua após a publicidade:

Como funciona?

O iToken surgiu há alguns anos como um pequeno dispositivo que poderia ser usado como um chaveiro. Ele possuía um visor onde as senhas de seis dígitos apareciam aleatoriamente quando o cliente entrava em sua conta a partir da internet.

Porém, hoje em dia nem é preciso ter o chaveiro para conseguir usas as senhas. O gerador pode ser instalado no seu smartphone. Outra opção é solicitar as senhas do iToken por SMS. Dessa forma, o cliente do Itaú tem várias possibilidades para gerar códigos de segurança que são solicitados em algumas transações que são feitas online.

O que acontece é que com o iToken você gera uma senha provisória para uso somente naquela solicitação. Dessa forma, a senha real do banco permanece protegida quando você utiliza a internet e um possível invasor não consegue gerar códigos sem o iToken cadastrado. É dessa forma que ele tornas as operações mais seguras.

Conheça o funcionamento do iToken
Conheça o funcionamento do iToken

 

A senha gerada pelo iToken muda a cada 20 segundos. Assim, programas especializados em descobrir senhas não conseguem decifrar o código.

No Itaú, os chaveiros que já foram concedidos a alguns usuários já começam a perder espaço para o aplicativo de celular e o iToken por SMS. A tendência é que o dispositivo desapareça e seja totalmente substituído pelo app, que é bem mais prático.

Como habilitar o iToken?

É bem simples habilitar e usar o iToken em seu smartphone ou tablet. Por SMS, até mesmo os celulares mais simples podem ser usados. Veja como:

Aplicativo iToken

O app pode ser instalado em aparelhos com sistema Android, iOS ou Windows. Para fazer o download gratuito, basta procurar pelo aplicativo do iToken e solicitar a instalação. É importante ressaltar que o app é integrado ao do Itaú, que você já deve ter instalado em seu celular. Depois de seguir todo o processo de instalação, o primeiro passo para usar sua senha é acessar a opção iToken. Depois digite a agência e a senha e visualize sua senha. Um detalhe importante: você não precisará de acesso a internet para solicitar senhas.

iToken por SMS

Para usar o iToken por SMS, você precisará primeiro entrar em sua conta pelo internet banking ou pelo aplicativo do Itaú. No menu segurança, clique em “iToken por SMS”. Depois, é necessário ir até um caixa eletrônico do banco, inserir seu cartão e sua senha e habilitar o sistema de segurança. No terminal, clique em “Mais Opções”, depois em “iToken por SMS”. Após a habilitação, será possível solicitar as senhas pelo seu telefone.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

33 resposta em “iToken Itaú: como habilitar, desbloquear e usar a senha

    1. Sendo por SMS, você pode trocá-lo no internet banking ou aplicativo através do menu Segurança iToken por SMS.
      Também é possível fazê-lo pelo caixa eletrônico, em outras opções

  1. Continua após a publicidade

  2. Estou no exterior,mas minha esposa está no Brasil e minha conta é conjunta ela consegue instalar o itoken no celular dela?

  3. Estou morando nos Eua e ocorreu algum problema com meu Itoken, o numero gerado consta como invalido, sendo que os 3 numeros gerados confere, bloqueie e desbloqueie o itoken porem agora informa que para desbloquear e necessario ir ao caixa 24h, aqui ate onde eu sei nao tem Itau e não consigo fazer nada com o itoken bloqueado, acho que o cliente deveria ter a liberdade de escolha sendo que já tenho Guardião, como devo proceder, se for ter que ligar na central peco o numero de contato, os que tenho não completa a ligação

  4. Continua após a publicidade

  5. Não tenho conta no banco ITAU, porém chegou uma mensagem solicitando entrar em minha conta para não ter que pagar $143,00.

  6. Moro no exterior e o itoken do app pede confirmacao em um caixa eletronico. Como faco? Tentei ligar para o numero internacional do itau enpassei mais de 40 min esperando e ninguem atende.

    1. Raissa, para problemas técnicos não podemos ajudar. Só mesmo a equipe do Itaú pode lhe orientar. Desculpe.

  7. Deixei meu celular na assistencia. Estou com um que não tem o itoken no app. Fui cadastrar para receber por sms enquanto isso mas no bankline me pede o itoken do aplicativo.
    E agora?

  8. Continua após a publicidade

  9. Hola, tenho um Itaucard 2.0 Ipiranga, mas nao tenho conta no Itau. Entrei no site para baixar a fatura e aparesce uma mensagen que diz:
    “Bem-vindo ao novo site. Estamos sempre evoluindo para melhorar sua experiência 😉 Para começar, vamos passar por três passos para garantir a sua segurança:”,
    e me pede para digitar novamente o numero e senha do meu cartao, e cadastrar uma senha eletronica.
    ¿ISSO É UM GOLPE OU REALMENTE DEVO CONTINUAR O PROCESSO?
    Obrigado, Alejandro

    1. Observe se o endereço em seu navegador é do banco a aparecem os certificados de segurança.
      Também ligue para o banco e verifique se é necessário fazer este procedimento.

  10. Estou tentando instalar o itoken e o mesmo solicita que ative atraves do caixa eletronico, porem ja tentei varias vezes no caixa eletronico e não achei “outras opções”..

    o que devo fazer?

    Obs: na agencia a moça não me dá nenhuma solução , diz para ativar no caixa eletronico, o qual expliquei para ela que nao achei outras opções.

    Desde já agradeço atenção

    1. Este aparece no menu dos caixas eletrônicos.
      Algumas agências tem auxiliadores do próprio banco no setor de auto atendimento. Solicite a eles.

  11. Preciso instalar o aplicativo no meu novo smartphone, com operadora de celular diferente, como proceder? Está no samsung, vou passar para o asus!

  12. Continua após a publicidade

  13. Instalei o aplicativo do Itaú. Instalei o itoken é habilitei no caixa eletrônico, fui pagar um boleto e não consegui

  14. Não tenho conta no Itaú, somente cartão de crédito. Não consigo cadastrar o APP do ITokem, pois solicita nº de c/c. Como devo proceder. Já liguei para a central do cartão e eles não sabem informar.

    1. Se o próprio banco não consegue resolver, É difícil para gente indicar uma solução, Mafalda. Tente a ouvidoria, não apenas o SAC.

  15. Continua após a publicidade

  16. Ao tentar instalar o itoken pede a senha do meu cartão, na agencia quando abri a conta não habilitei senha alguma, exceto a senha para utilização do app. Ate imaginei que chegaria a minha casa posteriormente, o que não ocorreu. como devo proceder?

  17. Instalei o aplicativo do Itaú. Instalei o itoken é habilitei no caixa eletrônico, fui pagar um boleto e não consegui, erro diz que preciso instalar o itoken afff …ja fui 3 vezes na agência quando vou utilizar não funciona.

  18. Não sou correntista do Itaú. Tenho o APP instalado e consigo ver minhas faturas. O Itoken está instalado, mas no caixa eletrônico não consigo habilitar pois não aparece opções. Isso se deve por não ser correntista? Tem outro procedimento para não correntista?

  19. Para concluir uma transação transação no aplicativo me dão os 3 números finais do itoken e me pedem os demais. Eu não tenho a menor ideia dos demais números. Antes do itoken eu fazia transferências facilmente. Faço o q agora? Tenho q desinstalar itoken?
    Sheila

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *