O Itaú antecipa os pagamentos via PIX para usuários do iti, aplicativo de conta digital do banco. As transações podem ser feitas gratuitamente, inclusive nos finais de semana e feriados, para outras pessoas ou estabelecimentos que tenham cadastrado chaves PIX no iti ou em outra instituição que também já esteja operando no sistema.
O PIX entra em vigor em todo o sistema financeiro participante na próxima segunda-feira, 16 de novembro.
Continua após a publicidade
Com informações do Valor Investe.
Itaú antecipa pagamentos via PIX: interesse da população teve forte aumento nas últimas semanas
Segundo o diretor do iti Itaú, João Araújo, nas últimas semanas, houve um forte aumento de interesse da população pelo PIX e por suas vantagens no que se refere à economia, comodidade e digitalização.
“No iti, sempre levamos esses atributos muito a sério e por isso decidimos antecipar o acesso das pessoas aos benefícios do PIX, dando mais um passo relevante para aumentar a democratização do sistema financeiro no Brasil”, afirmou ele.
Como o usuário do iti deve fazer para utilizar o novo sistema de pagamentos
Para utilizar o novo sistema de pagamentos, o usuário do iti deve fazer o download da versão mais recente do aplicativo em qualquer celular com os sistemas Android ou iOS. Não é preciso comprovar renda ou endereço para realizar o cadastro no app de forma gratuita.
O card do PIX é exibido já na tela inicial do aplicativo. Basta fazer o cadastramento de chave e/ou realizar um pagamento.
O que é o PIX
O PIX é um sistema de pagamentos simultâneo entre pessoas físicas e jurídicas, que pode ser utilizado em qualquer dia da semana e horário. A transação é gratuita e ocorre em até 10 segundos.
Na opinião do presidente do Banco Central (BC), Campos Neto, os principais beneficiados pelo PIX serão os pequenos negócios responsáveis pela operacionalização de transações e de saques instantâneos. Isso porque os custos operacionais das empresas são eliminados.
O modelo adotado pelo BC é similar a outros do mundo, como os da Índia e Reino Unido.
Aproveite e leia também “Golpe no PIX: saiba por que ocorrem e como se proteger”.
Quer acompanhar as notícias sobre o PIX? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba tudo em tempo real.
Continua após a Publicidade