íon Itaú: como funciona o novo app de investimentos

Veja o que o novo app do Itaú tem para oferecer ao investidor do banco.

melissa nunes perfil
Melissa Nunes

Inspirado na implantação do open banking no Brasil e com o objetivo de oferecer mais praticidade para os clientes, o íon Itaú surge como uma nova alternativa de plataforma de investimentos, e pode ser interessante para o investidor.

Mesmo com lançamento recente, o aplicativo já se destaca no mercado, com funcionalidades que proporcionam maior autonomia e facilidade para o público.

Continua após a publicidade

No entanto, a plataforma ainda pode ser novidade para alguns usuários, que podem ficar em dúvida sobre seus recursos e se vale a pena utilizar o serviço. Pensando nisso, nós preparamos um guia especial sobre o íon Itaú, com tudo que você precisa saber sobre a nova ferramenta de um dos maiores bancos do país.

O que é o íon Itaú?

O íon Itaú é o mais novo aplicativo de investimentos do Itaú, desenvolvido dentro do conceito de open banking para atuar como consolidador de carteira e agregador de investimentos.

Continua após a publicidade

A agenda de implantação do novo recurso de monitoramento de ativos no Brasil movimentou o mercado financeiro nos últimos meses, trazendo uma proposta que oferece mais autonomia para os investidores.

Basicamente, os usuários passarão a ter total controle sobre as informações bancárias que desejam compartilhar no novo banco de dados unificado do Brasil. Com isso, o Itaú buscou antecipar essa ferramenta com o lançamento da sua própria plataforma integrada, que permite ao investidor acompanhar e monitorar todas as suas carteiras em um único aplicativo.

Segundo a divulgação, será possível visualizar até 8 carteiras de instituições distintas, de forma prática e acessível.

Além disso, o íon Itaú também permite a realização de novos aportes pela plataforma, com aplicação de recursos em renda variável, como ações e ETFs. O objetivo se concentra em facilitar a gestão de patrimônio do investidor, além de tornar o acompanhamento dos ativos mais simples e unificado.

Continua após a publicidade

Até o momento, o Itaú foi pioneiro na implementação desse serviço por uma instituição financeira, elaborando o aplicativo com base em sua própria plataforma de investimentos.

O íon surgiu como MVP (Minimum Viable Product, ou Mínimo Produto Viável), em desenvolvimento desde 2020. Isso significa que a plataforma ainda segue em aprimoramento, com a adição de novos serviços ao longo do tempo.

Em seu lançamento, conta com aproximadamente 500 produtos disponíveis e mais de 1 mil opções de investimentos de diferentes gestoras.

Foram mais de 200 profissionais participando da programação dessa plataforma, que inova o mercado financeiro ao possibilitar a composição de uma carteira diversificada de ativos dentro de um banco.

Continua após a publicidade

O aplicativo já pode ser baixado na Apple Store e na Google Play, mas se restringe, em um primeiro momento, somente aos clientes Itaú.

O íon é seguro e confiável?

Por se tratar de uma novidade no mercado, muitos investidores podem questionar a confiabilidade do íon Itaú. Isso ocorre, principalmente, porque a plataforma permite a integração de carteiras e informações de outras instituições financeiras, um serviço pioneiro entre os bancos.

Assim, o investidor pode ter receio de informar seus dados para a plataforma, ou duvidar da segurança que ela oferece.

No entanto, em um primeiro momento, o íon Itaú pode ser considerado totalmente seguro. O aplicativo recebeu autorização dos órgãos de regulação competentes para operar no mercado, de modo que possui todos os certificados de segurança necessários.

Continua após a publicidade

Além disso, o consolidador também segue os mesmos padrões de proteção utilizados nas plataformas e canais digitais do Itaú, um dos maiores bancos do Brasil.

Todos os tráfegos e compartilhamento de informações são feitos com tecnologia criptografada, reduzindo as chances de roubo ou vazamento de dados pessoais dos investidores. Assim, a integração com outras plataformas ocorre de maneira segura, por meio de conexões protegidas e com todos os certificados de segurança digital.

Dessa forma, é possível garantir que o íon Itaú é seguro e confiável, e opera de maneira autêntica no mercado.

Quais as funcionalidades do íon?

Para conhecer mais sobre o aplicativo íon Itaú, vale a pena conferir quais as suas principais funcionalidades, que integram um catálogo variado.

Continua após a publicidade

telas mostrando as funcionalidades do íon
Funcionalidades do íon. Fonte: íon Itaú.

Veja mais detalhes sobre os serviços mais relevantes que compõem a plataforma:

1. Integração de carteiras

A princípio, o íon atua como consolidador de carteiras, permitindo que o investidor integre todos os serviços em um único aplicativo.

Ao permitir o compartilhamento de informações, o sistema identifica seu cadastro e ativos em outras instituições, reunindo os dados e produtos no mesmo perfil. Dessa forma, o investidor poderá acompanhar e monitorar seus rendimentos sem precisar consultar diferentes plataformas.

É possível conectar até 8 carteiras distintas, de bancos e corretoras, oferecendo um controle global dos investimentos.

Além disso, o usuário poderá monitorar e autorizar quais dados serão compartilhados, seguindo o princípio do open banking, que segue em implantação no Brasil.

Continua após a publicidade

2. Monitoramento de produtos

Além de integrar as carteiras em uma única plataforma, o íon Itaú também traz a função de monitoramento dos ativos. Isso permite que o investidor acompanhe a evolução da sua carteira diariamente, conferindo dados, como:

  • rendimentos;
  • comparação de indicadores do mercado;
  • cotação do dólar e CDI;
  • movimento da poupança.

Basicamente, a funcionalidade exibe informações atualizadas sobre as carteiras do investidor, para que seja possível monitorar os ativos de maneira mais prática e acessível.

3. Informações e notícias 

Outro serviço interessante do íon Itaú é seu feed de notícias, com conteúdos exclusivos sobre o mercado financeiro.

Dessa forma, o investidor não apenas pode acompanhar suas carteiras unificadas, como também confere as movimentações do segmento no mesmo aplicativo.

Continua após a publicidade

Se manter atualizado sobre os acontecimentos financeiros é essencial para potencializar os rendimentos e fazer escolhas assertivas na hora de investir. Por isso, a plataforma íon também disponibiliza esses materiais para o investidor acompanhar, sem nenhum tipo de custo adicional.

O feed de notícias também procura seguir uma abordagem mais moderna e prática, com a postagem em formato de stories para informar com mais rapidez e de maneira mais simples.

4. Investimento

Ainda, o íon Itaú se destaca de outros consolidadores de carteiras pela possibilidade de realização de investimentos dentro do aplicativo.

O usuário poderá adquirir produtos de renda variável diretamente pela plataforma, como a compra de ações, fundos de investimento e ETFs.

Continua após a publicidade

Além disso, todos os produtos adquiridos pelo íon passam a integrar a carteira de investimentos do cliente do banco, também integrando o monitoramento global que a plataforma oferece. Depois de investir, o usuário poderá acompanhar a rentabilidade dos seus ativos e comparar com a movimentação do mercado, assim como os produtos de outras carteiras.

A possibilidade de aplicar recursos em renda variável diretamente pela plataforma é um diferencial interessante para o investidor que deseja diversificar ainda mais as suas aplicações.

E, uma vez que o íon Itaú segue todas as diretrizes da instituição, também possui autorização para realizar essas transações pelo aplicativo, com total segurança.

Vantagens de usar o íon Itaú

Para investidores que consideram utilizar o íon Itaú, vale a pena conhecer também as vantagens que a plataforma pode oferecer ao cliente. Assim, será possível verificar se o serviço pode atender às suas necessidades.

Continua após a publicidade

Por isso, confira alguns dos principais pontos positivos que o aplicativo traz:

Praticidade

De fato, a praticidade no acompanhamento e gerenciamento dos investimentos é uma das vantagens que mais se destacam no íon Itaú. Isso porque o usuário poderá visualizar todos os seus produtos em uma única plataforma, de maneira rápida e simples.

A integração de até 8 carteiras distintas dispensa a necessidade de verificar cada ativo em um canal diferente, otimizando, também, o controle global do investidor sobre as suas finanças.

No mercado, já existem alternativas que permitem essa consolidação de carteiras e trazem a praticidade de unificar os produtos. Entretanto, a iniciativa do íon Itaú possibilita que o cliente tenha acesso a esses e outros serviços de maneira oficial, dentro do sistema da instituição.

Dessa forma, os investidores poderão se sentir mais seguros e confiantes em informar seus dados para essa integração, além de contar com todos os diferenciais de um dos maiores bancos da América Latina.

Continua após a publicidade

Ainda, o investidor poderá ver além dos seus rendimentos, conferindo também as atualizações do mercado financeiro, comparar os produtos com outras alternativas e até mesmo realizar investimentos com mais praticidade.

Assim, a plataforma se destaca pela agilidade que oferece na rotina dos clientes que possuem aplicações, ou que desejam otimizar a administração das suas carteiras.

Autonomia

Seguindo o conceito de open banking, o íon também proporciona maior autonomia ao investidor que utiliza a plataforma. Isso porque ele terá a liberdade de compartilhar apenas os dados que desejar, além de controlar as autorizações do aplicativo e o acesso de outras instituições.

Desse modo, será possível operar com mais confiança, tendo a garantia de que suas informações estarão seguras.

Continua após a publicidade

Além disso, ao visualizar suas carteiras em uma mesma plataforma, o usuário terá mais autonomia para gerenciar seus ativos e tomar decisões de investimento, com base em dados concretos e análises profissionais.

Administrar mais de um perfil em diferentes bancos e corretoras pode ser uma rotina complicada para o investidor, e, muitas vezes, demanda a contratação de uma equipe externa. No entanto, uma plataforma como a íon Itaú possibilita que o usuário tenha mais facilidade em controlar seus rendimentos de forma independente, sendo um ponto positivo para o serviço.

Funcionalidades modernas

O íon Itaú foi desenvolvido com base em novas tecnologias que tornam suas funcionalidades ainda mais modernas e práticas.

O aplicativo de investimentos oferece acesso totalmente digital e gratuito, possibilitando diversas transações dentro do próprio sistema. Além disso, suas atualizações em tempo real do mercado de trabalho também otimizam a experiência do usuário, que pode se conectar com mais rapidez ao universo de aplicações.

Continua após a publicidade

Com as inovações tecnológicas se tornando cada vez mais presentes nas rotinas financeiras, é fundamental contar com uma plataforma que possa acompanhar essas evoluções.

Inclusive, o íon Itaú foi lançado como um MVP, de modo que ainda está em processo de desenvolvimento e pode acrescentar novos serviços no futuro.

Assim, investidores que procuram seguir as tendências do mercado com mais praticidade podem aproveitar as funções modernas do aplicativo, com acesso integral diretamente pelo celular. 

Qual a diferença entre usar o íon ou o app do Itaú?

Alguns usuários podem questionar a diferença entre o íon Itaú e o aplicativo oficial da instituição. Por isso, é importante pontuar as suas principais distinções e funcionalidades.

Continua após a publicidade

A princípio, o Itaú possui sua própria plataforma de investimentos, onde o cliente pode acompanhar as aplicações feitas por meio da corretora oficial do banco.

Enquanto isso, o íon Itaú se apresenta como um consolidador de carteiras, disponibilizando não apenas os produtos adquiridos por meio da instituição, mas por outras companhias também.

Assim, essa é a principal diferença entre os dois canais. No app de investimentos, o cliente Itaú pode acessar somente os produtos que adquiriu com o banco.

Enquanto isso, o íon Itaú foi desenvolvido com o objetivo de expandir esse acesso para outras carteiras, independente da corretora que administrou a aplicação.

Continua após a publicidade

Vale a pena usar o íon Itaú?

Para investidores com carteiras plurais e diversificadas, é fundamental utilizar uma plataforma de consolidação, e o íon Itaú surge como uma alternativa interessante para isso.

O serviço é moderno e permite que o usuário tenha um controle aprimorado sobre os seus produtos, unificando vários perfis em um único aplicativo.

Além disso, também traz mais autonomia e segurança para o investidor, tornando sua rotina de gerenciamento mais prática.

Com benefícios atrativos e funcionalidades diversas, a plataforma se destaca por ser pioneira nesse segmento. Embora existam outras opções de aplicativos de investimentos, o Íon Itaú é o primeiro a ser oferecido por um banco. Dessa forma, se você é cliente Itaú e procura opções para consolidar suas carteiras de maneira simples e acessível, vale a pena conhecer mais do serviço. 

Assim, será possível otimizar o acompanhamento dos seus produtos e se tornar um investidor mais experiente, capaz de tomar decisões mais assertivas e potencializar ainda mais os seus lucros.

Sugestões de leitura do iDinheiro:

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.