Agora é um bom momento para investir em imóveis?

Mudança na realidade do mercado imobiliário leva os investidores a se perguntarem se este é um bom momento para investir em imóveis. Entenda.

Isabella Proença
Isabella Proença

Com a histórica queda da Selic (atualmente em 2%) e a perda de rendimento de alguns investimentos financeiros, a realidade do mercado imobiliário mudou, levando os investidores a se questionarem sobre este ser um bom momento para investir em imóveis.

Muitos começaram a buscar as propriedades como uma forma mais rentável e segura de aplicação financeira.

Continua após a publicidade

E, devido às medidas anunciadas pela Caixa Econômica Federal para manter o setor aquecido, pessoas que estavam esperando a melhor época para realizar o sonho da casa própria têm se sentido motivadas a comprar.

No Homer, aplicativo gratuito que oferece soluções tecnológicas aos corretores de todo o Brasil, mesmo neste cenário de pandemia, houve um aumento de 25% na procura por imóveis.

Continua após a publicidade

Além disso, 46% dos corretores afirmaram ter feito novos negócios durante a quarentena. 

Investir em imóveis tem um impacto positivo com a Selic em 2%? 

A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e consiste na média de juros que o Governo paga para emprestar o dinheiro dos bancos. Quanto mais baixa, mais barato fica para os consumidores conseguirem crédito com os bancos.

E é aí que está a relação da Selic com o mercado imobiliário, já que uma das maneiras mais comuns dos bancos concederem quantias altas são os financiamentos imobiliários.

“Com a Selic menor, quem quiser financiar uma casa hoje vai pagar muito menos que pagaria no ano passado, por exemplo, quando a taxa estava maior. Quem pode adquirir uma propriedade agora sairá na vantagem financeiramente falando”, explica a CEO do Homer, Livia Rigueiral. 

Comprar um imóvel também pode ser considerado um tipo de aplicação, pois possibilita ao comprador aproveitar a solidez do mercado financeiro para possuir uma propriedade em seu nome, ter um ganho financeiro (com a possível valorização do imóvel) liquidez e, caso seja necessário, obter dinheiro rápido com a venda do bem.

Continua após a publicidade

Para a CEO do Homer, neste momento de incertezas causado pela crise do coronavírus, adquirir um imóvel é fazer um investimento seguro, porque viabiliza um retorno por meio do aluguel e da venda.

Quais as vantagens do pacote de medidas anunciado pela Caixa?

Apenas a redução da Selic já tornava o cenário favorável para novos financiamentos imobiliário, mas, para melhorar ainda mais, a Caixa Econômica Federal anunciou diversas medidas, que incluem:

  • Carência de 6 meses para os novos contratos de financiamento, permitindo que o comprador tenha o prazo de até 6 meses para começar a pagar as prestações;
  • Desconto de 50% a 75% na parcela do financiamento;
  • Redução das taxas: o teto passou de 8,5% para 8% (mais a taxa referencial) e o piso foi de 6,5% para 6,25% (mais a taxa referencial).

Para Livia Rigueiral, essas ações dão um fôlego financeiro a mais às pessoas que financiaram um imóvel e estão com dificuldades para pagar o valor cheio.

Assim, o crédito imobiliário se torna mais acessível, atraente e vantajoso aos consumidores por colocar as taxas num patamar menor em comparação às praticadas no mercado.

Continua após a publicidade

Sobre o Homer

O Homer é uma plataforma gratuita e pioneira que oferece soluções tecnológicas para corretores de todo o país.

Fundada em 2016, a startup permite que os corretores façam parcerias imobiliárias com mais segurança, praticidade e garantia de comissão.

Além disso, ajuda a otimizar a rotina de trabalho desses profissionais e, com isso, amplia as possibilidades de realização de negócios.

Disponível para iOS, Android e desktop, o Homer possui mais de 45 mil corretores cadastrados na plataforma.

Para se cadastrar gratuitamente, acesse o site.

Assine a newsletter do iDinheiro e se mantenha informado sobre investir em imóveis e tudo o que importa para o seu dinheiro.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.