Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Pump and dump: como funciona? Veja casos famosos!

Entenda porque pump and dump é uma estratégia de golpe no mercado de ações, e relembre casos famosos e suas consequências!

B612_20210521_152657_024_2
Melissa Nunes Especialista em Finanças Pessoais e Investimentos

O pump and dump é uma estratégia que já protagonizou casos famosos de fraude e manipulação de ações, e é importante conhecer essa técnica para evitar seus prejuízos.

A volatilidade do mercado financeiro é influenciada por uma série de fatores, e não apenas econômicos, mas também políticos, sociais e mesmo eventuais.

Continua após a publicidade

Um acontecimento pode fazer com que ações e outros ativos modifiquem seu comportamento, o que impacta diretamente nas decisões dos investidores que atuam diariamente dentro desse ambiente. Contudo, existem momentos em que essa influência pode ser manipulada de forma proposital, o que promove um efeito de prejuízos dentro do segmento.

Por esse motivo, é fundamental conhecer mais sobre essas ocorrências, e saber como evitá-las, como é o caso do pump and dump.

Continua após a publicidade

O que é pump and dump?

Pump and dump, em tradução literal, significa “inflar e largar”. Seu conceito está relacionado a uma forma de fraude e manipulação no mercado financeiro, que visa inflar artificialmente o preço de uma ação por meio de boatos ou notícias falsas.

Claro, o mercado é constantemente influenciado por diversas ações externas, como comportamentos políticos, momentos de tensão e acontecimentos não previstos. Dessa forma, não apenas fatores econômicos podem modificar a variação do segmento de ações, como também empresas e personalidades influentes detêm esse poder.

No entanto, em alguns momentos, essa alteração é feita de maneira intencional, nem sempre se baseando em análises práticas ou qualificadas do mercado.

Isso gera um efeito conhecido como pump and dump, um golpe que visa valorizar uma ação ou ativo de modo artificial, em busca de aumentar seu preço de forma não natural. Ou seja, sem seguir as tendências normais do mercado.

Continua após a publicidade

Usualmente, esse golpe é feito por conta de recomendações ou movimentações em massa, especialmente no ambiente da internet.

Como acontece o pump and dump?

O golpe do pump and dump se inicia antes mesmo do mercado perceber o que está acontecendo e se encerra após uma grande comoção generalizada. Para poder identificá-lo, é importante entender cada etapa:

  1. uma pessoa ou um grupo, geralmente organizado, compra grandes quantidades de alguma ação com baixa liquidez e por um preço irrisório;
  2. esse movimento chama a atenção do mercado, que passa a se interessar pelo ativo;
  3. o grupo intencionado começa a movimentar essas ações com a intenção de, artificialmente, aumentar o preço dos papéis – é o começo do pump;
  4. ao mesmo tempo, essa tentativa é fomentada por boatos ou notícias falsas sobre a empresa, visando criar uma expectativa no mercado que incentive outras pessoas a seguirem essa tendência;
  5. o preço inicia uma trajetória súbita e ascendente, e outros investidores, que não pertencem ao grupo inicial, podem se interessar pelas ações;
  6. a rápida procura faz com que os preços subam rapidamente, especialmente em uma posição de baixa liquidez, onde a oscilação pode ser mais visível;
  7. por fim, os golpistas aguardam o momento de vender as ações compradas no início do golpe, uma vez que o papel está valorizado – é o começo do dump;
  8. essa venda massiva gera uma força que é suficiente para derrubar as ações aos níveis anteriores ou ainda mais baixos, e quem sai primeiro adquire um lucro considerável com o movimento;
  9. os investidores que compraram a ação mais cara é que sofrem o prejuízo, visto que não há esperanças de que o preço volte a subir em qualquer momento próximo.

Assim, o pump and dump é um tipo de manipulação de mercado criminosa, que visa lucrar em cima de investidores desavisados, gerando uma série de frustrações e perdas financeiras.

Casos conhecidos de pump and dump 

O golpe de pump and dump é conhecido no mercado, principalmente por ter protagonizado alguns eventos populares ao longo da história. Dessa forma, para conhecer melhor essa técnica e entender como ela funciona, veja casos famosos e suas consequências:

Continua após a publicidade

Elon Musk e criptomoedas

O maior bilionário do mundo já foi acusado de pump and dump por diversos especialistas e analistas de mercado em momentos que envolveram sua atuação com criptomoedas, em especial o Bitcoin e a moeda Dogecoin.

Em 2019, Elon Musk iniciou uma série de piadas e comentários envolvendo a criptomoeda Dogecoin, chegando, inclusive, a brincar em seu twitter, indicando que era o CEO da moeda. Seus comentários fizeram o preço do cripto disparar, por conta da sua influência e alcance dos seus comentários entre os usuários.

Em 2021, o bilionário voltou a protagonizar uma série de iniciativas para impulsionar a Dogecoin, afirmando ser sua criptomoeda favorita. No entanto, a posição do ativo não era suficiente para manter sua ascendência, promovendo oscilações consideráveis na moeda.

Enquanto isso, em 2020, Elon Musk voltou a postar memes positivos sobre o Bitcoin, engajando o assunto novamente.

Continua após a publicidade

No entanto, no mesmo ano, a Tesla, companhia de Musk, comprou cerca de US$ 1,5 bilhões em BTC, e oficializou a criptomoeda como modo de pagamento para seus veículos elétricos. Contudo, em 2021, suspendeu os pagamentos por conta de supostas questões ambientais, fazendo o preço cair drasticamente.

Durante esse tempo, Elon Musk continuou impulsionando a Dogecoin, mesmo recebendo muitas críticas da comunidade.

Embora tenha negado estar praticando pump and dump para seus benefícios, o comportamento do bilionário pode configurar essa fraude, especialmente pelas altas oscilações que ele proporcionou no mercado.

O Lobo de Wall Street

O Lobo de Wall Street também é um famoso caso de pump and dump, conhecido após o filme protagonizado por Leonardo DiCaprio, inspirado na biografia verdadeira de Jordan Belfort.

Continua após a publicidade

Magnata investidor dos anos 80, Belfort foi preso acusado de fraude, lavagem de dinheiro e manipulação do mercado. Isso porque sua companhia ligava para seus clientes e vendia a história de uma ação desconhecida. Com a adesão dos investidores, a ação subia sem fundamentos, movimentando o mercado, para, em seguida, quebrar.

A prática, configurada como pump and dump, fez com que milhares de pessoas tivessem prejuízo entre os anos 90 e 2000, quando Belfort atuou no mercado.

Depois de ser preso e perder sua fortuna, escreveu sua biografia e voltou a consolidar sua personalidade no mercado financeiro, agora como uma referência de investidor e golpista.

GameStop

Mais recentemente, a prática pump and dump voltou a entrar nos holofotes, quando um grupo de usuários do fórum Reddit movimentaram a compra coordenada de ações da Game Stop, que apresentava uma baixa considerável.

Continua após a publicidade

Após declarações de investidores que disseram que pretendiam lucrar com a queda dos preços (operação conhecida como short selling ou venda a descoberto), mais de 5 milhões de usuários do fórum decidiram adquirir os papéis, fazendo a empresa saltar impressionantes 1022,32% somente no mês de janeiro de 2021 e gerando prejuízo aos investidores que atuavam vendidos.

A inflação coordenada fez com que os papéis da varejista subissem, chamando a atenção do mercado e incentivando outros usuários a realizarem a compra.

No entanto, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) se pronunciou por meio de uma nota, reforçando os padrões certificados de analistas de valores mobiliários. Ou seja, pessoas autorizadas a indicarem ativos e ações para investidores.

Claro, sem forças para manter sua crescente, a GameStop voltou a cair, o que causou uma oscilação considerável no mercado e nos valores da empresa.

Continua após a publicidade

Movimento de subida e descida bruscas no gráfico da GameStop
Movimento de subida e descida bruscas no caso da GameStop. Fonte: TradingView.

Shiba Inu

Por fim, Elon Musk também esteve envolvido no possível pump and dump da Shiba Inu, uma criptomoeda hospedada na blockchain da Ethereum.

Ela passou por crescimentos consideráveis após ser elogiada pelo bilionário em 2021, na mesma época em que tentava fazer com que a Dogecoin subisse.

no gráfico da moeda shiba inu, uma seta marca o dia de um tuíte de Elon Musk sobre a moeda
A seta marca o dia de um tuíte de Elon Musk sobre a moeda. Fonte: TradingView.

No entanto, ainda existem dúvidas se sua valorização realmente configura pump and dump, uma vez que outros fatores podem ter influenciado a alta, como sua estreia na plataforma Robinhood, Binance e Coinbase, o que motivou os investidores a comprar esse ativo.

Assim, apesar da influência de Elon Musk e sua protagonização em outros eventos de pump and dump, a Shiba Inu é um caso menos aparente dessa fraude.

Continua após a publicidade

Como se proteger deste golpe?

Depois de conhecer mais sobre esse golpe, é importante que os investidores saibam como se proteger dos prejuízos que o pump and dump pode trazer. Isso porque, embora pareça uma prática evidente, pode ser difícil identificar os fatores que motivam uma oscilação natural ou artificial em uma ação.

Assim, saber como se defender deste golpe pode ajudar não apenas a escolher os melhores papéis, como também reconhecer os movimentos do mercado.

1. Cuidado com boatos e notícias sensacionalistas

Antes de mais nada, o pump and dump é motivado por boatos e notícias sensacionalistas, lançadas de forma repentina e com um caráter que atraia os investidores.

Por esse motivo, para se proteger do golpe, procure ter cuidado com manchetes que parecem irreais, ou notícias repassadas de forma não natural.

Continua após a publicidade

É importante acompanhar portais certificados do mundo financeiro, que podem assegurar a veracidade da notícia antes que os usuários tomem qualquer posicionamento. Dessa forma, será possível confirmar que o boato iniciado tem fundamento, e não se trata de um golpe ou uma tentativa intencional de valorizar alguma ação.

2. Fuja de “dicas imperdíveis”

Uma prática que pode estar associada ao pump and dump é a influência dos investidores por parte de uma figura que carrega certa credibilidade, como Elon Musk. Embora o bilionário não tenha dado dicas de investimento, mas sim comentado sobre suas preferências de criptomoedas, esse tipo de comportamento pode ser um golpe.

Por isso, é indicado evitar as chamadas “dicas imperdíveis” de perfis que não são analistas financeiros devidamente credenciados. Existem certificados obrigatórios para quem deseja atuar dessa maneira de forma legal, e, mesmo assim, esses profissionais precisam seguir diversas regras para evitar manipulação.

Assim, antes de aceitar recomendações sobre ações ou outros ativos, verifique se o profissional está qualificado para isso, e não aceite sugestões de pessoas que sejam suspeitas.

Continua após a publicidade

3. Estude análise técnica

Por fim, é comum que os investidores caiam no pump and dump por conta da falta de conhecimento técnico do mercado. Por esse motivo, uma forma de evitar prejuízos com essa fraude é estudar estratégias de análise técnica, de forma a entender melhor como o cenário está oscilando, e quais os motivos que levam a isso.

Se o investidor for capaz de julgar esses quesitos de modo individual, reduzirá as chances de cair em uma fraude que busca potencializar os valores de uma ação intencionalmente.

Existem diversos cursos para iniciantes na internet, inclusive propostos por corretoras e companhias credenciadas pela CVM.

Vale a pena aprender sobre pump and dump?

Apesar de não parecer, o pump and dump é uma forma perigosa de golpe, que pode movimentar grandes quantias em apenas algumas etapas, fazendo com que muitos investidores tenham prejuízos.

Continua após a publicidade

Por esse motivo, vale a pena não apenas aprender como essa estratégia funciona, mas também quais as recomendações para evitá-la.

Muitos desconhecem a existência dessa prática, ou podem não dar a devida atenção para ela. Contudo, como mostram alguns casos famosos comprovam, ela pode acontecer de um momento para o outro, causando oscilações consideráveis no cenário econômico e impactando seus atuantes de forma séria.

Assim, procure conhecer essa dinâmica e tome atitudes para evitar cair nessa fraude, como duvidar de boatos, se informar em portais credenciados e estudar sobre análise técnica. Dessa forma, você poderá operar de forma mais tranquila e segura no mercado de ações.

Perguntas frequentes

  1. O que é pump and dump?

    Pump and dump é uma técnica que visa aumentar a valorização de uma ação de forma artificial, por meio de boatos e notícias falsas. Quando os papéis apresentam alta, os golpistas vendem seus papéis e obtêm lucro, prejudicando outros atuantes.

  2. Pump and dump é crime?

    Sim, pois é visto como um crime de manipulação de preço e pode ser punido pelas autoridades reguladoras.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.