Se você tem investimentos na Passfolio ou estava procurando a corretora como uma opção para começar a investir no exterior, talvez esteja se perguntando o que aconteceu.
Em 2022, a corretora decidiu encerrar suas atividades no Brasil, vendendo a carteira de clientes para a corretora Sproutfi. Assim, investidores precisaram optar por manter seus ativos na nova corretora ou vender tudo e começar de novo em outra instituição.
Entenda melhor o que aconteceu com a Passfolio a seguir e saiba como proceder.
O que era a corretora Passfolio?
A Passfolio era uma corretora norte-americana que possibilitava que investidores brasileiros adquirissem ações e ETFs do mercado internacional de maneira direta e menos burocrática. Além disso, ela também oferecia uma conta digital em dólar e cartão de débito internacional.
Até novembro de 2022, essa era uma das opções mais populares entre os brasileiros para acessar a bolsa americana. Porém, hoje não é mais possível abrir conta na Passfolio, visto que a empresa decidiu deixar o mercado brasileiro.
O que aconteceu com a Passfolio?
Em outubro de 2022, a Passfolio anunciou que estaria encerrando suas atividades no Brasil. Em seu lugar, a corretora Sproutfi seguiria oferecendo serviços de investimentos para sua carteira de clientes.
Dessa forma, os investidores que desejassem manter seus investimentos precisaram apenas seguir as instruções para abertura de conta na Sproutfi e migração de ativos sem custo.
Já aqueles que não desejassem migrar, precisaram vender seus ativos até o dia 16 de novembro de 2022, pois a corretora encerraria seu atendimento ao público no dia 18.
Quem é a Sproutfi?
A Sproutfi é uma startup fundada por Ruben Guerrero e Tyler Richie. Ela tem parceria com a mesma corretora americana que atendia os clientes da Passfolio, a DriveWealth LLC. Por esse motivo, a migração dos clientes foi facilitada.
A marca é comandada pelo Northbound Group Inc., que é membro da autoridade reguladora FINRA e da seguradora SIPC, uma espécie de FGC do mercado norte-americano. Assim, também podemos dizer que a empresa é confiável para investir.
Para saber mais sobre ela, confira este conteúdo: Corretora Sproutfi é segura para investir no exterior? Conheça!
O que a Sproutfi oferece aos clientes Passfolio?
Para quem era cliente Passfolio e resolveu migrar para a Sproutfi, é importante saber de algumas mudanças.
Na Sproutfi, é possível investir, com corretagem grátis, em:
- ações;
- REITs;
- ETFs; e
- criptomoedas.
Porém, deixam de existir:
- a conta digital em dólar;
- o programa de rendimentos (PassEarn);
- o programa de indicações; e
- o cartão de débito físico e digital (PassCard).
Por enquanto, o foco da Sproutfi é atrair o investidor mais jovem para investir no mercado internacional. Ainda assim, a empresa tem planos de lançar funcionalidades como cartão e conta internacional, além do acesso a consultores digitais.
A corretora também promete disponibilizar relatórios para a declaração de imposto de renda ainda em 2023. Isso deve facilitar tanto para os novos clientes como para quem fez a migração da Passfolio.
Vale a pena investir com a Sproutfi?
Para quem já era cliente Passfolio e deseja continuar com seus investimentos no mercado internacional, vale a pena migrar seus ativos e conhecer a nova corretora.
O suporte continua sendo em português, além do benefício da corretagem gratuita e dos relatórios de IR. Mas, mesmo com essas vantagens, cada investidor deve experimentar a nova plataforma e entender se a adaptação é satisfatória.
Caso contrário, é possível transferir seus ativos para outra corretora do mesmo ramo, porém, esse costuma ser um processo custoso (pelo menos US$ 35 por posição, a depender do processo escolhido). Outra opção é fazer a venda de todos os ativos, seja para começar em outra instituição ou para rever sua estratégia.
Sugestões de leitura do iDinheiro:
- Stake corretora é boa para investir no exterior? Vale a pena?
- Corretora Avenue é confiável? Vale a pena investir?
- Investimento no Exterior: comprar BDR ou investir fora do país?