Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

O que é NFT? Confira como criar, comprar e vender!

Confira o que é NFT, como comprar, vender e criar seus próprios tokens.

perfil
Camille Guilardi Estagiária de Finanças e Investimento

O que é NFT? Essa é uma pergunta que anda circulando pela internet agora que a nova tecnologia se estabeleceu e ganhou a atenção do público. Porém, o que são os tokens de originalidade, e por que eles têm recebido tantos investimentos milionários?

Pensando nessa e em outros questionamentos, resolvemos tirar todas as suas principais dúvidas acerca do assunto. Ficou curioso? Então, confira abaixo!

Continua após a publicidade

O que é NFT?

Primeiramente, cabe a explicação sobre o que é NFT. Assim, NFT é a abreviação de non-fungible token (token não fungível, em português), e agora você deve estar se perguntando: mas o que é um token? Um token, nesse universo das criptomoedas que estamos inseridos, é a representação digital de um ativo – seja dinheiro, arte ou propriedade – registrada em uma blockchain. Dessa forma, quem possui um token sobre uma obra de arte, por exemplo, tem direito a ela.

Além disso, bens fungíveis, segundo o Código Civil Brasileiro, são os que podem substituir-se por outros de mesma quantidade, qualidade e de mesma espécie. Por exemplo, dinheiro é um bem fungível, pois é possível trocá-lo por demais notas de mesmo valor, porém, quando falamos de uma peça de arte única, já não pode ser considerada fungível, pois não existe nada que possa substituí-la.

Continua após a publicidade

Assim, NFTs são a representação de determinados itens, sejam eles digitais ou físicos. E, atualmente, quase tudo pode virar um NFT, ainda mais com essa nova era do metaverso que estamos adentrando.

Como funcionam os NFTs?

A princípio, o funcionamento dos NFTs se assemelha ao modo como as blockchains atuam por trás das criptomoedas. Devido à grande margem de segurança proporcionada para as informações serem armazenadas de forma inviolável, surge um mercado voltado à comercialização dos tokens não-fungíveis.

Entretanto, os NFTs se diferenciam das criptomoedas. Por exemplo, é possível minerar Bitcoins e trocá-las, pois a cripto gerada aqui é a mesma de qualquer outro lugar, tendo o mesmo valor. Por outro lado, NFTs podem ser criados por qualquer um, mas não necessariamente vão possuir valor para serem trocados por qualquer outra coisa.

Para que são usados os NFTs?

Primeiramente, os NFTs ganharam muito destaque no mundo artístico pela aplicação em obras de arte digital. Entretanto, qualquer item digital em que o autor ou proprietário acredite ser necessário definir a sua autoria pode ser atrelado a um NFT como garantia de originalidade. Normalmente, esse processo visa uma possível comercialização.

Continua após a publicidade

Ademais, como já mencionamos, o mercado vem se expandido para essa novidade. Assim, não somente de obras de arte vivem os NFT, além delas, os jogos NFT vem ganhando bastante destaque, principalmente por darem um retorno em dinheiro ao jogador.

Por exemplo, o jogo CryptoKitties está atrelado à criptomoeda Ethereum e consiste na comercialização de gatinhos digitais através do mercado digital, onde cada um é associado a um NFT. Dessa forma, cada um se diferencia do outro e possui certifcado, os que o faz único, havendo especulação, troca, busca e interesse dos jogadores em adquirem os gatinhos mais valiosos ou especiais.

Jogos NFT: a sensação do momento

Do mesmo modo como é feito com as obras de arte, é possível transformar um jogo inteiro em NFT. Porém, o que tem feito sucesso hoje em dia é que os jogos transformem itens ou personagens colecionáveis de dentro do jogo em tokens. Assim, eles acabam se tornando exclusivos, e tal exclusividade pode ser verificada através da blockchain.

Dessa forma, o que se observa é um mercado em que os jogadores conseguem ganhar dinheiro ao obter determinado item colecionável através da progressão no game. Logo após, ainda é possível vender tal item para outro jogador, garantindo mais pontos.

Continua após a publicidade

Assim, diferenciando-se dos concorrentes, os jogos NFT fazem essa conexão do real com o universo imaginário e fantástico do game. Possibilitando, portanto, a transição de itens entre jogadores, que resultam em dinheiro real. Atualmente, os jogos NFT mais famosos são:

  • CryptoKitties;
  • Axie Infinite;
  • Gods Unchained;
  • Lost Relics.

NFT de macaco, de onde surgiu?

Imagem mostra o que é NFT de macaco com roupas diferentes.
Os famosos NFTs de macaco!

Você já deve ter visto por aí o NFT do “macaco entendiado”. Ele acabou ficando famoso e viralizando no Brasil quando o jogador de futebol Neymar aderiu ao movimenyo dos NFTs e investiu cerca de R$ 6 milhões em dois tokens.

Atualmente, a coleção de tokens é considerada uma das mais valiosas do mercado, já que os avatares da Bored Ape Yacht Club (BAYC) se espalharam rapidamente e se tornaram uma referência para o mercado dos NFT.

Entretanto, por qual motivo o NFT de macaco viralizou tanto?

As artes de macaco entendiado são geradas automaticamente por um algoritmo que combina as mais de 170 características existentes de forma aleatória. Assim, as combinações resultam em tokens que podem ser mais comuns ou mais raros, aumentando de valor. Além disso, a compra de alguma peça da coleção te dá acesso a um grupo seleto de celebridades e empresários que também possuem os tokens, como Neymar e Justin Bieber.

Continua após a publicidade

Arte NFT

As obras de arte, como já mencionamos, podem ser transformadas em NFT. Dessa forma, é gerado um token, ou um certificado, que atesta que determinada obra foi criada por determinado artista. Somente assim o NFT pode ser comercializado para terceiros, que passam a ser os proprietários da peça.

Diferenciando-se do simples download de uma imagem, adquirir um NFT garante a propriedade da obra. Assim, a pessoa que detém um NFT pode, por exemplo, cobrar a reprodução da sua obra em qualquer veículo, uma vez que é dona dos direitos autorais.

As principais dúvidas sobre NFT

Como criar NFT

Primeiramente, para criar um NFT é preciso, antes de tudo, criar uma carteira digital que integre o blockchain de algum criptoativo. Atualmente, o blockchain mais utilizado para criar NFT é o da Ethereum. Em resumo, você precisa:

  • criar uma carteira digital que integre o blockchain de algum criptoativo;
  • transferir dinheiro da sua conta bancária para a compra de criptomoedas;
  • ao adquirir sua moeda, é possível transferi-la para o app da carteira digital;
  • assim, conecte a sua carteira com o marketplace de sua preferência e realize o upload do arquivo que quer transformar em NFT.

Após o upload, o usuário consegue proteger seu NFT através da trasnformação em token único. Esse processo se chama “mintar” e é necessário que se pague uma taxa em cripto que pode variar, dependendo do dia e horário.

Continua após a publicidade

Como comprar NFT

Para comprar um NFT é preciso levar em conta alguns fatores:

  • Qual tipo de marketplace você gostaria de comprar?
  • Qual carteira digital você precisa ter para se conectar e conseguir comprar?
  • Com qual criptomoeda você quer comprar o NFT?

Assim, somente após analisar esses pontos é que você deve comprar o seu token. Dessa forma, você acessa o marketplace, escolhe o NFT e realiza a compra. No geral, o processo é rápido e simples, não levando mais do que poucos minutos.

Como vender NFT

Por último, é possível vender NFTs. Para isso, basta acessar a página de marketplace de sua escolha.

Em seguida, você verá o botão com a palavra “vender” e, ao clicá-lo, será direcionado para a página que irá definir as condições de venda do seu NFT.

Por exemplo, é possível vender um NFT por leilão, preço fixo ou anexá-lo a um conjunto de itens. Por isso, é interessante estar por dentro de qual é a melhor opção para você.

Continua após a publicidade

Conclusão

Em conclusão, esperamos que você tenha compreendido melhor esse novo mundo dos NFTs. A verdade é que vivemos em constante atualização e mudança, sempre há uma novidade. Dessa vez, a ascensão dessa nova forma de obter itens.

Assim, buscando sanar todas as suas dúvidas falamos sobre as principais vertentes, o que é, como funciona e como vender ou comprar seus NFTs. Além do caso dos tokens de macaco que ganharam o gosto do público na internet.

Ademais, conta pra gente o que achou do post. Ficou com alguma dúvida? Ou deixamos algum ponto importante de fora, talvez? Conta pra gente nos comentários, será nosso prazer responder!

Perguntas Frequentes

  1. Por que NFT é tão caro?

    Além de a transação ser feita em criptomoedas, que são caras de produzir, o fator da exclusividade e novidade de mercado fazem com que os NFTs sejam tão caros.

  2. Como fazer NFT?

    Para fazer um NFT é preciso de uma carteira digital, para ser possível fazer o exchange de criptoativos e a tranferência da sua conta bancária para comprar criptomoedas. Ao adquirir a moeda é possível tranferí-la para sua carteira e conectá-la a um Marketplace, e então fazer o donwload de algum arquivo digital para o seu NFT.

  3. Como fazer um NFT de graça?

    A blockchain Polygon permite criar NFTs de graça, ou seja, sem os custos das taxas de operação. A rede está disponível para quem utilizar a OpenSea para colocar um token à venda.

  4. Como transformar um desenho em NFT?

    Para transformar um desenho em NFT é preciso conectar a sua carteira digital a um Marketplace, fazer o cadastro, realizar o upload do desenho que você quer transformar em NFT e então escolher a rede em que o token ficará armazenado.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.