Os planos de previdência privada são investimentos de grande importância para quem pensa no futuro. A maior parte deles se volta para a aposentadoria, mas existem também os planos que se destinam a fins diversos. Dentre eles estão o HSBC Previdência Jovem PGBL e o HSBC Previdência Jovem VGBL.
Investimento no Futuro dos Filhos
Esses planos são voltados para um público bem específico: pais que se preocupam com o futuro dos filhos. Dessa forma, o investimento não beneficia diretamente o investidor, mas sim os jovens que estão entrando na vida adulta. O valor resgatado normalmente é usado para garantir os estudos dos filhos em uma boa universidade, mas também para garantir uma renda ao beneficiário. Em resumo, a ideia é proporcionar um futuro tranquilo para os filhos e não uma aposentadoria própria ao fim da vida.
Diferença Entre PGBL e VGBL
Agora que você já entendeu a principal finalidade do HSBC Previdência Jovem, é hora de compreender a diferença entre os planos PGBL e VGBL. O PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) é o plano de previdência mais tradicional. Com ele, o investidor pode deduzir da base de cálculo do Imposto de Renda o valor gasto com previdência (já que essa deveria ser uma função do governo), sendo que o limite de dedução é de 12% do total calculado. Essa vantagem, no entanto, é compensada no momento do resgate, quando é cobrada uma tarifa relativa a o valor total do investimento. Por isso, o plano PGBL pode não compensar dependendo do quanto você consegue deduzir do imposto e quanto irá pagar mais tarde para receber o montante aplicado.
Já nos planos VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), o investidor não pode declarar os gastos com previdência no IRPF. Por outro lado, as tarifas cobradas no momento do resgate são relativas somente aos rendimentos da aplicação, reduzindo bem o valor dos impostos. O ideal na hora de escolher é pensar bem sobre essa diferença. Geralmente, os planos PGBL compensam mais para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda, enquanto os planos VGBL são mais indicados para quem faz a declaração simplificada.
HSBC Previdência Jovem PGBL
O HSBC Previdência Jovem PGBL é ideal para pais preocupados com o futuro dos filhos que tenham interesse em deduzir o valor gasto com previdência do IR. Algumas vantagens são oferecidas, como:
- Pagamento mensal a partir de R$50;
- Dedução de até 12% da base de cálculo do Imposto de Renda;
- Escolha entre fundos com aplicação de 100% em renda fixa ou com parte da aplicação em renda variável;
- Taxas decrescente;
- Serviço de consultoria especializada;
- Participação em sorteios mensais pela Loteria Federal.
HSBC Previdência Jovem VGBL
As vantagens oferecidas pelo plano HSBC Previdência Jovem VGBL são bem semelhantes aos do plano PGBL. O principal diferencial, como comentamos, são as taxas reduzidas no momento do resgate e a impossibilidade de dedução do Imposto de Renda. A versão VGBL também tem pagamento mensal mínimo de R$50, taxa decrescente e possibilidade de participação em sorteios mensais. Os valores dependem do plano escolhido e das condições de pagamento de cada cliente.
Não estou conseguindo resgatar minha previdencia PGBL.
Procure o Bradesco, Francisco. Agora o HSBC é parte deste banco.
Como fazer para verificar a previdência que dia para meu filho , preciso por no imposto de renda
Procure o Bradesco, que é dono do HSBC agora, Keila.
gostaria de saber uma pergunta que ainda estou inseguro.deixei depositado 10mil reais na prev renda caixa e também e um seguro de vida,todo mês e descontado 200reais da conta poupança.sera que depois de um ano eu posso mexer no dinheiro depositado
Rodrigo, você deve verificar quais os critérios de seu plano de previdência. Muitos permitem retiradas antecipadas, mas com alguma penalidade. Observe também que a tarifa do imposto de renda pode ser bem alta.