Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

A eToro é confiável? Vale a pena investir?

Veja se a plataforma eToro é confiável, como ela funciona e quais as suas principais vantagens da plataforma!

B612_20210521_152657_024_2
Melissa Nunes Especialista em Finanças Pessoais e Investimentos

Muitos investidores que procuram alternativas estrangeiras podem se perguntar se a eToro é confiável. Por apresentar uma atuação menos conhecida no Brasil, pode levantar questões quanto à sua segurança e autorização para operar.

Pessoas que se interessam pelo mercado financeiro devem procurar empresas autênticas para realizar seu cadastro. Caso contrário, poderão enfrentar situações burocráticas e ter dificuldades na hora de aplicar seus investimentos. Por esse motivo, é fundamental determinar se a alternativa encontrada é, de fato, verídica e segura.

Continua após a publicidade

Assim, para investidores que questionam se a eToro é confiável, vale a pena conhecer mais sobre a plataforma e o que ela pode oferecer para os usuários. Confira esses e outros detalhes no guia especial que preparamos sobre a companhia, com informações sobre seu funcionamento, medidas de segurança e vantagens do site.

O que é a eToro?

Mais do que uma corretora de criptomoedas, a eToro é uma empresa de trading online lançada em 2007 por um grupo de empresários fintech, em Israel. O site chamou a atenção do mercado por ser desenvolvido em um país que não possui concentração de serviços financeiros, como é comum observar em localidades como Estados Unidos ou na Europa.

Continua após a publicidade

No entanto, mesmo nascendo em uma região menos acessível, a plataforma logo ganhou impulsionamento, por oferecer uma ampla variedade de ativos e permitir que os usuários realizem operações de diferentes maneiras.

Atualmente, a empresa possui cotação de cerca de 1.700 empresas de vários mercados de ações em todo o mundo. Dessa forma, possibilita que o usuário realize operações e adquira papéis de várias empresas internacionais, com a facilidade de utilizar o mesmo site e cotação.

Além disso, embora a eToro possua menos corretoras do que outras plataformas do mesmo segmento, ainda conta com um catálogo que pode atrair os investidores.

No momento, possibilita negócios nos principais países, incluindo:

  • Brasil;
  • Milão;
  • Estados Unidos;
  • Amsterdã;
  • Hong Kong;
  • Zurique;
  • Arábia Saudita;
  • Madrid;
  • Estocolmo;
  • Paris;
  • Entre outros.

Isso significa que usuários dessas localidades estão habilitados a utilizar a plataforma e acessar ações de várias empresas internacionais que estejam listadas na bolsa.

Continua após a publicidade

Em 2020, a corretora aumentou sua receita em U$605 milhões de dólares, e, hoje, possui escritório em mais três países.

Ainda, é conhecida por suas negociações em criptomoedas, ações de empresas de grande porte e commodities. A maioria das suas negociações, hoje, são voltadas para a compra de Bitcoins, a criptomoeda mais popular do mercado atualmente. Em segundo plano, se destacam ações de empresas como Apple e Microsoft.

Até o momento, a plataforma conta com 12 milhões de usuários cadastrados, sendo uma das maiores empresas desse ramo.

eToro é confiável e segura para investir?

Mesmo depois de conhecer mais sobre a plataforma, muitos usuários podem ter dúvidas se a eToro é confiável e segura para investir. Isso pode ocorrer por uma série de motivos, incluindo sua localização estrangeira e alguns fatores como operações somente em dólar.

Continua após a publicidade

Nesse caso, investidores iniciantes que procuram alternativas para investir podem questionar a confiabilidade da escolha. Por esse motivo, vale a pena avaliar alguns fatores que contribuem para uma análise concreta da corretora. Veja os principais pontos que podem ajudar a decidir se a eToro é confiável e, de fato, segura para os usuários.

Licenças de funcionamento

Uma das análises mais importantes para determinar se a eToro é confiável são suas licenças de funcionamento. Em outras palavras, as autorizações oficiais que a plataforma possui para realizar operações financeiras que envolvam negociações com ativos, ações e criptomoedas, por exemplo.

Em um primeiro momento, não existem regulações por parte dos órgãos brasileiros. Ou seja, a corretora não é regulada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), principal órgão responsável pelas licenças financeiras no Brasil.

Por conta disso, muitos investidores podem duvidar se a eToro é confiável e segura. Entretanto, isso ocorre porque se trata de uma empresa estrangeira. Uma vez que ela não possui escritório ou bases oficiais no país, não existem atividades que precisem ser reguladas oficialmente pela CVM.

Continua após a publicidade

Contudo, é importante ressaltar que a corretora permite que investidores brasileiros utilizem seus recursos para realizar aplicações, mas que não trabalha com ativos nacionais. Dessa forma, seu catálogo apresenta somente produtos autorizados pelos países que integram suas operações.

Além disso, é importante ressaltar que a eToro é confiável no quesito de licenças regulatórias, pois possui autorizações internacionais condizentes com as suas atividades.

Licenças da eToro

Atualmente, a plataforma conta com três regulações válidas:

Esses órgãos funcionam de maneira semelhante à CVM no Brasil, e, por isso, asseguram, efetivamente, que a corretora está autorizada a operar.

Atuação no mercado

Além das regulações tradicionais, para saber se a eToro é confiável e segura, também vale a pena conhecer mais sobre a sua atuação no mercado. Isso porque seu espaço de negociações está ativo desde 2007, com mais de 14 anos de histórico e operações realizadas, além de um recorde de 12 milhões de usuários.

Continua após a publicidade

Dessa forma, sua base de investidores é sólida, e não constam situações como vazamento de dados ou inconsistência nas aplicações. Assim, novos usuários podem ter mais certeza se a eToro é confiável ao avaliar seu histórico e experiência como corretora e plataforma de trading.

Ainda, também responde às autoridades há mais de uma década, renovando suas regulações periodicamente, o que confere mais segurança no seu funcionamento.

Site

Em termos práticos, também é importante definir se a eToro é confiável por meio das ferramentas que disponibiliza para o investidor. Isso inclui seu site, com a plataforma online de investimentos, e outras ferramentas adicionais, como página de depósito e saque de rendimentos.

No entanto, esse fator também é favorável para a empresa, que trabalha com todos os certificados digitais que asseguram a criptografia dos dados dos usuários. Desse modo, é possível se cadastrar e realizar transações financeiras com mais segurança, uma vez que os dados possuem menos riscos de serem vazados ou encaminhados para agentes não autorizados.

Continua após a publicidade

Todas as páginas da eToro contam com certificados SSL, que trazem uma navegação segura para o investidor. Além disso, para completar seu cadastro e garantir que as transações sejam feitas de maneira confiável, a plataforma também solicita uma validação de identidade.

Isso diminui as chances de roubo de informações, ajudando o usuário a determinar se a eToro é confiável de fato.

Reclame Aqui

Um fator que pode influenciar os investidores na hora de definir se a eToro é confiável é a avaliação dos usuários em plataformas online. Isso porque esses sites permitem que outros clientes compartilhem suas experiências e eventuais problemas com o serviço. Nesse caso, é uma ferramenta interessante para verificar a reputação da empresa e conferir se ela é confiável.

Um dos principais sites de avaliações disponíveis no Brasil é o Reclame Aqui, que permite não apenas o cadastro de reclamações, como também a classificação do atendimento da empresa na resolução de questões.

Continua após a publicidade

No entanto, a eToro não possui uma página movimentada de reclamações no portal, de modo que não é possível determinar uma média quanto ao serviço. Atualmente, existem apenas 2 reclamações, sem verificações ou respostas. Por esse motivo, não é possível utilizar esse parâmetro para determinar se a eToro é confiável.

Produtos disponíveis na eToro

Depois de conhecer mais sobre a história da plataforma, os usuários também podem definir se a eToro é confiável por meio dos produtos disponíveis no seu catálogo. Isso porque é importante que os investidores interessados saibam o que a corretora oferece, para saber se seus serviços são seguros e verídicos.

Inicialmente, os principais produtos da eToro são:

Essas três categorias compõem grande parte das operações feitas pelos usuários, especialmente papéis de grandes empresas e moedas virtuais populares, como o Bitcoin.

No entanto, a plataforma também se destaca pela negociação de contratos por diferença (CFD). Essa modalidade permite negociar sobre transmissão de diferença entre o custo corrente de ativo no momento de abertura do contrato e seu valor ao fim da vigência do mesmo contrato. A categoria é popular entre os investidores, mas é de alto risco, por ter base totalmente especulativa.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, a eToro também trabalha com moedas, matérias-primas (commodities) e mercado de índices.

Taxas da eToro

Outro fator pertinente para determinar se a eToro é confiável são suas taxas. Esses valores determinam quanto o usuário deverá pagar para realizar negociações dentro da plataforma.

A princípio, é importante reforçar que a corretora trabalha apenas com dólar americano, para facilitar operações feitas em várias partes do mundo. Veja um resumo de suas taxas:

ServiçoTaxa
Abertura de contaIsento
DepósitosIsento
Retiradas (mínimo US$ 30)US$ 5
Tarifa de inatividade
(após 1 ano)
US$ 10 por mês
Conversão de moeda0,5% sobre o valor cambial

Quais as vantagens de investir na eToro?

Para decidir se a eToro é confiável e vale a pena, o usuário também pode procurar saber mais sobre as suas vantagens. O serviço da plataforma traz uma série de pontos positivos que podem interessar novos usuários. Por esse motivo, é interessante conhecer alguns dos principais benefícios que acompanham a corretora. Veja mais detalhes:

Facilidade de negociação

A eToro conta com negociações especialmente fáceis e simples de realizar, buscando tornar o procedimento acessível para todos os investidores.

Continua após a publicidade

Por exemplo, o depósito de fundos pode ser feito por:

Dessa forma, o investidor tem a liberdade de escolher a alternativa que mais lhe interessa, além de ser mais fácil de movimentar recursos dentro do site, com diversas opções. Inclusive, algumas das maiores corretoras ainda não possuem todas essas possibilidades, sendo um diferencial atrativo para a plataforma.

Além disso, o usuário também conta com total autonomia para escolher quais ações deseja comprar, ou quais carteiras deseja incorporar.

Ainda, vale mencionar que a plataforma possui tradução para o português, mesmo sendo um site estrangeiro, o que torna o entendimento do usuário muito mais simples e fácil.

Aplicativo

Inclusive, é importante mencionar as demais formas de operar com a corretora, o que pode ajudar a definir se a eToro é confiável. Além do seu site, a plataforma também disponibiliza aplicativos para dispositivos móveis, atualmente liberados para sistemas Android e iOS.

Continua após a publicidade

Com isso, os investidores também podem acessar suas transações, monitorar ativos e realizar outras atividades pelo smartphone ou tablet. Assim, não é preciso se restringir ao uso do site no desktop para realizar investimentos, o que é um ponto positivo para diversos usuários.

Ainda, os aplicativos são gratuitos, e podem ser instalados na maioria dos aparelhos com sistemas compatíveis. Caso o usuário não tenha um aparelho com sistema operacional semelhante, existe a possibilidade de acessar o site da eToro pelo navegador móvel. As funcionalidades são as mesmas, e também mantém a autonomia de investidores que desejam administrar seus ativos pelo celular.

Taxas acessíveis

Enquanto isso, outra vantagem da plataforma, que colabora para definir se a eToro é confiável, é a isenção de taxas na maioria das operações.

Abertura de conta e depósito, duas atividades essenciais para novos investidores, não possuem cobranças, bem como outras movimentações. Além disso, as taxas fixas de retirada também são consideradas acessíveis, o que configura um benefício interessante para usuários que buscam o melhor custo-benefício em uma plataforma.

Continua após a publicidade

Caso o investidor opte por não realizar operações de alavancagem, por exemplo, também não precisará pagar altas tarifas para utilizar os serviços da corretora.

Como abrir uma conta na eToro?

Finalmente, depois de determinar que a eToro é confiável e decidir abrir uma conta na corretora, é possível realizar o cadastro de maneira simples, direto pelo site. Todas as etapas estão disponíveis pela plataforma, e leva apenas alguns minutos para finalizar o acesso.

Confira o passo a passo abaixo para saber como abrir uma conta na corretora:

1. Informações básicas

Para começar, é necessário que o investidor acesse a página inicial da corretora e procure pela aba de cadastro.

Em um primeiro momento, será necessário anexar alguns dados básicos, que irão compor o cadastro inicial do investidor. Entre eles, será preciso informar:

Continua após a publicidade

  • nome completo;
  • endereço;
  • data de nascimento;
  • forma de contato, como telefone e e-mail.

Além disso, também pode ser necessário adicionar o número de previdência social, dependendo da localidade do usuário. Essas informações são importantes para realizar a verificação do investidor, e garantir que se trata, efetivamente, da sua identidade.

Em seguida, é possível continuar criando um usuário e senha únicos, além de verificar os termos e condições, para assegurar o uso do site. Uma facilidade disponível para os investidores é seguir com o login pelo Facebook ou conta do Google. Nesse caso, não é necessário criar uma senha totalmente nova, basta realizar a conexão com a rede social e usar o mesmo usuário.

No entanto, a complementação do perfil continua sendo uma exigência.

2. Verifique a identidade

Para garantir que a eToro é confiável, existe um sistema de verificação de identidade solicitado após o cadastro do perfil. Dessa forma, para que o usuário possa realizar transações mais seguras, é necessário enviar alguns documentos pessoais para análise.

Entre os papéis aceitos pela empresa, estão inclusos:

  • documento de identificação emitido pelo governo, como o passaporte ou carteira de motorista;
  • comprovante de endereço, como uma fatura recente ou um extrato de conta bancária.

A corretora assegura verificação dentro de uma hora, e a conta continua aberta para movimentações durante esse período.

Continua após a publicidade

3. Depósito

Finalmente, depois de confirmar a identidade e garantir que a eToro é confiável, o investidor poderá realizar seu primeiro depósito. Existem vários métodos de pagamento liberados, e é importante fazer essa movimentação para ativar definitivamente a conta.

O montante mínimo é de U$ 200, e todos os métodos são instantâneos, a não ser o pagamento por boleto bancário. Desse modo, caso o investidor já deseje começar a operar com a sua conta, pode escolher uma das opções automáticas e seguir com o saldo que já estará liberado.

Além de confirmar a conta, o depósito rápido também confirma outras informações importantes para as transações, como titularidade bancária e documentos de identidade.

Ainda, todo o valor ficará disponível, sem taxas adicionais.

4. Fazendo investimentos

Finalmente, depois de assegurar que a eToro é confiável e realizar o seu primeiro depósito, será possível comprar as ações ou ativos desejados.

Continua após a publicidade

A plataforma disponibiliza um sistema de pesquisa para que o usuário encontre a empresa ou companhia onde deseja investir. Desde que ela esteja devidamente cadastrada no catálogo, irá aparecer nos resultados.

Além disso, também existe um sistema de filtros por bolsa de valores ou setor nas quais as ações estejam associadas. Isso facilita o processo de investimento para o usuário, que pode escolher os ativos de sua preferência de forma mais simples.

Ainda, todos os investimentos podem ser verificados no perfil do usuário, também de maneira acessível.

Vale a pena investir na eToro?

Depois de conhecer mais sobre a corretora e conferir fatores que podem ajudar a determinar se a eToro é confiável, o investidor pode questionar se vale a pena seguir com investimentos dentro da plataforma. Isso porque sua forma de atuação é diferente das demais, além de considerar que a empresa não possui base no Brasil, de modo que não negocia ativos nacionais.

Continua após a publicidade

No entanto, em um primeiro momento, é possível definir que a eToro é confiável, por conta das suas autorizações internacionais, regulações oficiais e plataforma que opera com certificados digitais adequados. Assim, em termos técnicos, a corretora é legítima, e oferece serviços autênticos para os usuários.

Além disso, também traz uma série de serviços atrativos e vantajosos, como isenção de taxas, aplicativo gratuito e negociação dos papéis das principais empresas.

Entretanto, é importante ter cautela. Isso porque a eToro é confiável, mas não possui suporte legal e autorizado no Brasil. Sem uma base ou escritório no país, não é possível disponibilizar atendimento especializado, o que pode ser uma desvantagem caso o investidor venha a ter problemas.

Por esse motivo, embora suas operações sejam confiáveis e seguras, é essencial ter atenção. Em conclusão, vale a pena conhecer mais sobre a corretora, mas avaliar cuidadosamente seus serviços antes de escolhê-la como principal alternativa.

Sugestões de leitura do iDinheiro:

Perguntas frequentes

  1. No que é possível investir na eToro?

    Na eToro é possível investir em ações, criptomoedas, ETFs, mercado de índices, matérias-primas e contratos CFD.

  2. Quanto custa fazer negociações na eToro?

    As taxas de negociação do eToro dependem do ativo. Não existem tarifas de abertura de cadastro e saque. CFDs e ações possuem cobrança de spread. Existe, também, taxa de inatividade, de U$ 10 por mês, e tarifa para saque, no valor de U$ 5.

  3. eToro é segura para comprar criptomoedas?

    Sim, a eToro é confiável para comprar criptomoedas, possuindo regulação internacional e negociando as principais moedas virtuais do mercado.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.