Carteira Exodus é confiável? Conheça a hot wallet!

A carteira Exodus é uma opção que pode atender investidores de diferentes perfis. Mas, possui pontos fortes e fracos. Conheça os principais!

Escrito por Talita Nifa

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Se você está buscando wallets para guardar ativos digitais, a carteira Exodus pode aparecer como uma alternativa indicada pelo mercado. Considerada uma boa opção gratuita, com suporte para alocar diversas criptomoedas, ela oferece uma experiência de navegação intuitiva, atraindo, inclusive, pessoas que não possuem familiaridade com essa tecnologia.

Portanto, com recursos de fácil execução, a Exodus se mostra como uma opção para os iniciantes nas finanças descentralizadas. No entanto, além das características associadas à funcionalidade da carteira, existe uma preocupação sobre a sua confiabilidade, especialmente entre quem não conhece o recurso.

Então, se você está ponderando armazenar suas criptomoedas nessa hot wallet, é interessante entender melhor como ela funciona e quais as vantagens que pode te proporcionar, antes de enviar seus criptoativos. Para te ajudar, preparamos um conteúdo com algumas informações sobre a carteira Exodus. Confira quando ela é indicada, quais os ativos permite guardar e como se cadastrar!

Conheça a carteira Exodus

A carteira Exodus é uma carteira de criptomoedas nomeada como “múltipla”, já que permite guardar vários tipos diferentes de ativos digitais. Ela foi desenvolvida em 2016, com a intenção de ser uma alternativa para investidores novatos, que ainda não possuem tanta familiaridade com esse recurso.

Por isso, entre as suas características está a interface amigável, de fácil navegação, para atender melhor aos interesses do usuário a partir do uso de funcionalidades que otimizam as operações.

A proposta principal da Exodus é fornecer uma alternativa eficiente, simplificada e gratuita para que as pessoas possam armazenar suas moedas digitais.

interface da carteira Exodus
Imagem/Reprodução: Carteira Exodus

Atualmente, ela oferece suporte para alocar mais de 45 tipos diferentes de criptomoedas e esse número aumenta expressivamente com os tokens considerados. Nesse caso, é possível chegar a 100 alternativas.

Quando lançada, essa carteira só podia ser utilizada em dispositivos desktop. No entanto, já possui uma versão especial para mobile, fazendo com que se torne ainda mais popular.

Além da interface especialmente projetada para facilitar a usabilidade, a carteira Exodus também se destaca por ser uma plataforma que permite a troca de ativos sem sair do ecossistema.

Por isso, ela atrai pessoas iniciantes nesse segmento, e também pode ser uma opção interessante para mais experientes. Afinal, proporciona uma experiência de uso mais simples e segura.

Para que serve? 

Basicamente, a Exodus é um ecossistema financeiro. Isso porque, além de permitir a guarda de ativos digitais, ela também oferece a oportunidade de fazer trading com as moedas.

Essa carteira foi projetada para ser com base em software, tendo a característica da experiência de navegação mais simplificada. A expectativa é atrair novas pessoas para as finanças descentralizadas.

Por conta disso, ela possui um sistema que agrega funcionalidades, cuja proposta é otimizar as operações diretamente de dentro da plataforma, sem que seja preciso, por exemplo, recorrer a uma exchange para a troca de valores.

Indo além, a proposta dos desenvolvedores era de que, conforme as pessoas fossem se adequando à interface amigável da carteira e aproveitando melhor os seus recursos, a indicassem para os amigos. Pensando em atender aos interesses da maioria dos usuários e possíveis adeptos, suporta muitas criptomoedas. 

Inclusive, hoje essa carteira está habilitada para alocar mais de 100 moedas e tokens, que vão desde os mais tradicionais até as criptomoedas mais novas. Veja alguns dos ativos que podem ser guardados e negociados na plataforma Exodus: 

  • Bitcoin (BTC);
  • Ethereum (ETH);
  • Tether USD (USDT);
  • Bitcoin Cash (BCH);
  • Litecoin (LTC);
  • Binance Coin (BNB).

Como criar uma carteira Exodus?

A carteira Exodus é totalmente grátis para os usuários e o processo de criação segue a mesma premissa da facilidade que a desenvolvedora manteve em mente.

Atualmente, são necessárias apenas 5 passos para criá-la. Veia o passo a passo:

  1. faça o download da carteira Exodus. Caso opte pela instalação em desktop, vá até o site oficial Exodus, para evitar riscos. Se for baixar em seu Android ou iOS, prefira fazer isso a partir da sua loja de aplicativos oficial;
  2. siga as informações do próprio sistema para efetuar a instalação;
  3. assim que a carteira finalizar a instalação, abra o aplicativo e clique em “Wallet”. Esse botão estará disponível no menu lateral esquerdo;
  4. uma lista com as criptomoedas suportadas será aberta. Escolha aquela que deseja inserir em sua carteira e clique em “Receive”;
  5. será mostrado, na tela, um QR Code e um código alfa-numérico. Esses são os endereços da carteira Exodus. Sempre que você ou outra pessoa for enviar valores para a sua carteira, precisará do endereço indicado.

Assim que realizar a sua primeira inserção de dinheiro na Exodus, ela já estará ativa. Em seguida, será possível utilizá-la da melhor forma possível.

Como usar a carteira Exodus?

É possível usar a carteira Exodus em desktop, compatível com sistemas Windows, Linux e OSX e, também, em versões mobile, para Android e iOS.

A facilidade de utilização faz parte das características principais da carteira. Por isso, a sua interface é bastante intuitiva e de operação simples.

Na plataforma, é possível realizar, basicamente, dois tipos de operações:

seta azul apontando para a direita guardar criptomoedas, tornando-as uma reserva de valor;
seta azul apontando para a direita negociá-las como ativos de investimentos.

Para cada uma dessas funcionalidades, existem formas especiais de utilização. Entenda sobre cada uma elas:

1. Enviar criptomoedas com a Exodus wallet

Os usuários podem preencher a sua Exodus com as criptomoedas que possuem, caso optem por utilizá-la como uma carteira tradicional.

Para tanto, devem seguir o procedimento de envio dos ativos para a sua reserva de valor. Esse procedimento é feito da seguinte maneira:

  1. abra o software da carteira Exodus em seu dispositivo;
  2. na página inicial, clique na opção “Wallet”, disponível no painel à esquerda da tela;
  3. depois, encontre o botão “Send”, localizado no centro da janela aberta;
  4. nessa etapa, há duas opções de envio. A primeira é escaneando o QR Code do recebedor. Enquanto isso, uma alternativa para quem não por realizar o escaneamento é digitar o endereço desse recebedor;
  5. digite, no campo indicado, o valor que deseja enviar para a carteira;
  6. clique no botão “Send” e confirme a operação.

Uma vez que as moedas estiverem na carteira Exodus, os usuários podem aguardar até que obtenham valorização dos ativos. Vale destacar que podem ser cobradas tarifas nessas operações de transferências de moedas para a carteira.

2. Plataforma de trade

Enquanto isso, a segunda maneira de usar a carteira Exodus é como uma plataforma de trade. Nesse caso, ela se torna uma plataforma para trocar criptomoedas e, com isso, tentar obter renda passiva.

Essa funcionalidade da carteira também foi pensada e desenvolvida para atender pessoas de vários perfis e níveis de conhecimento. Por isso, é simples e fácil de ser operada.

Para tracar as criptomoedas presentes na carteira, faz-se o passo a passo da seguinte forma:

  1. no painel à esquerda da janela principal da Exodus, clique em “Exchange”;
  2. uma nova página será aberta no software, com uma divisão central na tela. Do lado esquerdo estará a moeda que deseja trocar e, do lado direito, a que deseja receber. Escolha quais são os ativos que planeja negociar;
  3. logo abaixo, estará descrita a taxa de câmbio do dia, referente às moedas que escolheu para trocar. Essa informação ajudará a saber quanto poderá obter de retorno em sua troca;
  4. confira as informações e veja se o câmbio obtido atende aos seus interesses. Caso concorde, e os detalhes estejam corretos, clique no botão “Exchange”.

Assim que a operação é confirmada, a transação é imediatamente realizada. Dessa forma, é possível trocar os valores e inserir novas criptomoedas em sua conta. É interessante destacar que também não há cobrança de tarifas sobre a movimentação financeira.

Prós e contras da carteira Exodus

PrósContras
vantagem interface fácil de utilizar, com relatórios de gestão;desvantagens mais suscetível a falhas de segurança;
vantagem carteira múltipla, com mais de 100 opções de criptomoedas e tokens;desvantagens não oferece mecanismos de segurança padrão, como autenticação em duas etapas;
vantagem plataforma de trade integrada, com opção para desktop e mobile e informações de câmbio;desvantagens não oferece suporte com múltiplas assinaturas;
vantagem gratuita para download, com suporte ao cliente.desvantagens cobrança de taxas das transações.

Segurança

Uma das questões mais frequentes sobre a carteira Exodus é se ela é uma opção segura e confiável. Nesse caso, é necessário fazer uma análise da estrutura da carteira e como ela é destinada ao público.

A princípio, a Exodus ser uma carteira de software. Isso significa que ela funciona como uma espécie de programa de computador ou aplicativo mobile. Ela não está alocada em nenhuma nuvem e nem possui funcionamento online. Para utilizá-la, obrigatoriamente o usuário precisa baixá-la em seu dispositivo.

Por um lado, isso torna o modelo mais seguro que as opções que ficam exclusivamente na web. No entanto, abre espaço para falhas de segurança mais “simples”. Por exemplo, se o computador for infectado com um vírus ou malware, a pessoa que é dona da carteira poderá perder o acesso a sua ferramenta ou tê-la hackeada sem notar.

Esse não é o único detalhe que pode comprometer a eficiência da wallet, afinal, ela também não conta com recursos que podem oferecer mais segurança no acesso, como um código PIN, por exemplo, ou mesmo um autenticador.

A desenvolvedora da carteira afirma que o perfil de segurança adotado preza por não coletar informações sobre os seus usuários, mantendo-se em um sistema totalmente descentralizado e não dependente de terceiros.

Isso, de acordo com a empresa, reduz o risco de vazamento de dados e, consequentemente, minimiza as chances de comprometimento.

Para minimizar os riscos ao fazer o download da carteira

Uma indicação para quem planeja baixar a Exodus é que faça o download apenas no site oficial da desenvolvedora ou na loja de aplicativo do seu celular. Como possui um nível de segurança mais baixo, e por ser uma carteira baseada em software, existe risco de exposição a vírus e malwares, dependendo do canal pelo qual fará o download.

O portal G1 destaca, em matéria sobre o tema, que muitos hackers têm se aproveitado do momento do download para poder se infiltrar nos dispositivos e roubar criptomoedas.

Então, sempre verifique os protocolos de segurança da página e utilize serviços de proteção, como antivírus e anti-malwares no computador ou celular onde for instalar a carteira.

Veja também:

Ferramentas de segurança Exodus

Apesar de ter uma política menos rígida a respeito do comprometimento dos dados, isso não significa que a Exodus não tenha alguns mecanismos de segurança inseridos em sua plataforma.

Ela conta com ferramentas de backup, que servem para que os usuários possam recuperar suas carteiras, caso o dispositivo em que estavam instaladas seja comprometido. Essa operação é feita de duas formas:

seta azul apontando para a direita por uma frase composta por 12 palavras aleatórias, disponibilizada ao usuário assim que ele cria a sua Exodus;
seta azul apontando para a direita por um e-mail com um link de backup, que também é enviado ao usuário quando ele cria a carteira.

Entretanto, mesmo essas alternativas não garantem uma camada de proteção mais complexa à carteira. Por isso, a Exodus indica que não sejam guardadas muitas moedas em sua plataforma e que você a utilize mais como uma alternativa de câmbio diário.

Suporte

Uma possível vantagem da carteira Exodus em relação às outras opções disponíveis no mercado é o fato de oferecer suporte técnico. Na página principal da Exodus, existe uma aba específica para Ajuda, em que estão listadas as principais questões envolvendo a carteira.

Essas questões foram desenvolvidas e respondidas com base nas dúvidas mais recorrentes dos usuários da ferramenta. Por isso, tornaram-se uma espécie de menu inteligente e construído de forma eficiente.

Na aba de Ajuda da Exodus pode-se entender sobre:

  • o que fazer caso a sua transação não for enviada;
  • como sacar dinheiro para a conta-corrente tradicional;
  • o que fazer em caso de perda de acesso à carteira;
  • o que significa “transação pendente”, entre muitas outras informações.

Ainda, é possível encontrar um ícone flutuante, na lateral direita, no qual os usuários podem entrar em contato com assistentes virtuais da desenvolvedora.

A Exodus também disponibiliza artigos sobre as funcionalidades da carteira em sua página oficial. Isso ajuda os usuários a obterem melhor experiência de uso de sua Exodus, inclusive com vídeos e tutoriais.

Por fim, ainda é possível acessar o suporte diretamente da carteira digital, usando o recurso “Help”, disponível no menu principal.

Taxas

Um dos pontos negativos que a carteira Exodus apresenta e que está entre as reclamações dos usuários é a cobrança de tarifas sobre as transações. Como a ferramenta é gratuita, existe a cobrança de tarifas como forma de compensação à oferta dos serviços exclusivos e diferenciados, como o suporte ao cliente. Essas taxas são variáveis e se adaptam ao tipo de transação realizada, bem como ao total que será movimentado.

Antes de confirmar a operação, o sistema Exodus declara que haverá cobrança sobre a ação e permite que o usuário confira quais são esses valores. 

Entretanto, se o usuário não concordar com a cobrança, pode não conseguir movimentar suas criptomoedas, uma vez que a plataforma apenas autoriza a ação se houver confirmação do usuário e, com isso, o pagamento das taxas.

A desenvolvedora da carteira defende a cobrança das tarifas como uma forma de financiar a operação da ferramenta, sua interface inteligente, mais simples e dinâmica. Isso inclui a confirmação mais rápida das transações, por exemplo.

Essa explicação também justifica a variação das cobranças, uma vez que é proposta conforme a disponibilidade da blockchain.

Design

Por fim, ainda é possível destacar o design da carteira Exodus como um diferencial que ela apresenta aos usuários. Essa ferramenta foi criada para otimizar a utilização de todos os associados, incluindo pessoas não familiarizadas com as transações virtuais e descentralizadas.

Por isso, ela possui uma interface amigável, de fácil compreensão e uso intuitivo, com um sistema limpo, que não pesa e para evitar confundir os usuários. Essas características ajudam para que os utilizadores da carteira criem confiança conforme o uso frequente.

A desenvolvedora da carteira Exodus se preocupou em criar um design mais limpo, para que a experiência de uso se tornasse um reforço de marca e um estímulo à propaganda entre usuários próximos.

Inclusive, ao avaliar os comentários que os usuários fazem sobre a ferramenta, a facilidade de uso e a interface confortável são pontos que aparecem entre os benefícios citados.

Nesse caso, para quem procura mais informações sobre a usabilidade de um aplicativo antes de aderir, considerando indicações de usuários ativos, ter boas avaliações é relevante.

Para quem a carteira Exodus é indicada?

As características associadas à carteira Exodus acabam tornando a opção ideal tanto para quem não está acostumado com transações digitais descentralizadas quanto para quem habitualmente administra criptomoedas.

A ferramenta garante a facilidade de uso, com design claro e intuitivo. Simultaneamente, possui suporte para alocar muitas moedas e tokens diferentes, um ponto positivo para quem possui investimentos diversificados.

Ainda, sendo uma carteira de criptomoedas gratuita, pode atrair pessoas que pretendem aprender como o segmento das finanças descentralizadas funciona e, também, àqueles que querem uma opção mais viável para guardar seus ativos.

A cobrança de taxas, no entanto, pode tornar a Exodus uma alternativa menos rentável para quem realiza operações de trade com frequência. Isso porque, elas são variáveis e consideram fatores como o tipo de transação, o momento em que ela é realizada e, até mesmo, o montante que será movimentado.

Além disso, investidores que procuram opções com mais níveis de segurança devem avaliar a alternativa, pois possui mecanismos de segurança restritos, passíveis de falhas.

Carteira Exodus vale a pena?

A carteira Exodus é uma opção que pode valer a pena para quem está iniciando uma carreira no mercado e deseja uma ferramenta fácil de operar, especialmente se ainda não possuir muitas criptomoedas. Isso porque, apesar de ser uma carteira inteligente e simples, pode apresentar pontos que a tornam pouco indicada para quem realiza operações mais robustas.

De maneira geral, é uma alternativa interessante, devido à sua gratuidade e aos benefícios agregados, como o suporte técnico. Ainda, também é interessante para quem deseja diversificar os investimentos, incluindo moedas que ainda estão em processo de valorização.

No entanto, para pessoas que possuem uma reserva maior e desejam mais segurança, vale a pena procurar por uma carteira que tenha mecanismos anti-invasão mais complexos.

Por isso, avalie o seu perfil, objetivos com a aplicação em criptomoedas e as vantagens e desvantagens que a Exodus oferece. Caso as considere adequadas, ela pode ser uma opção interessante.

Quer conhecer mais sobre carteiras de criptomoedas? Confira o conteúdo relacionado logo abaixo para ficar por dentro das principais alternativas!

Referências do artigo
    1. G1. “Com alta do Bitcoin, criminosos colocam aplicativos falsos no Google Play”. Link.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp