Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Corretora Clear é boa? Saiba se vale a pena investir!

Primeira corretora a zerar a corretagem na renda variável, a Clear é uma opção interessante e de baixo custo.

B612_20210521_152657_024_2
Melissa Nunes Especialista em Finanças Pessoais e Investimentos

Se você está procurando alternativas para começar a investir, pode ter se perguntado se a Corretora Clear é boa. Afinal, ela é um dos principais nomes do mercado, e pode levantar dúvidas em usuários menos experientes.

Clear

A Clear é uma corretora integrante do grupo XP Inc. que oferece uma plataforma moderna e operações isentas de quase todo o tipo de taxas. É uma opção acessível para investidores e traders que procuram operar com baixo custo.

  • Moderado
  • Arrojado

Abertura e manutenção: Não é cobrado
Taxa de corretagem: Não é cobrado
Taxa de custódia: Não é cobrado

  • Plataforma educacional
  • Carteiras recomendadas
  • Renda fixa pública: Tesouro Direto
  • Renda variável: BDR, Opções, Ações, Termo, ETF, Futuros, Commodities, Fundos imobiliários
  • Previdência privada: Não oferece
  • Seguro de vida: Não oferece
  • Ofertas públicas: Oferece
  • COE: Não oferece
Clear

Procurar por uma corretora qualificada é o primeiro passo para iniciar no mercado financeiro. Por isso, muitos investidores iniciantes buscam saber mais detalhes sobre as opções que estão considerando.

Continua após a publicidade

Nesse contexto, é comum que os usuários encontrem algumas recomendações frequentes, por conta da atuação, credibilidade e relevância da corretora para o segmento. No entanto, mesmo que a empresa seja conhecida, é fundamental procurar saber mais sobre seus serviços, para determinar se a alternativa pode atender, de fato, às suas necessidades e objetivos.

Pensando nisso, nós preparamos um guia especial para te ajudar a avaliar se a Corretora Clear é boa, além de trazer todos os detalhes sobre a empresa e como ela funciona.

Continua após a publicidade

Conheça a corretora Clear

Para avaliar se a corretora Corretora Clear é boa, vale a pena conhecer um pouco mais sobre a instituição e sua história.

A Clear é uma plataforma de distribuição de investimentos e ativos financeiros, fundada em 2012, com o objetivo de trazer novas alternativas para os usuários.

Para se destacar no segmento, a corretora foi a primeira a zerar a taxa de corretagem para compra e venda de ações e de opções, além de focar seus serviços em renda variável. Assim, não demorou até que a plataforma se tornasse um dos principais nomes do mercado, atraindo cada vez mais investidores, especialmente traders.

Além disso, também passou a chamar a atenção de outras instituições. Dessa forma, a empresa recebeu uma proposta de compra, em 2014, e teve 100% das suas ações adquiridas pelo grupo XP Inc, famosa gestora de investimentos com inúmeras plataformas e produtos no ramo financeiro.

Continua após a publicidade

Com os novos investimentos proporcionados por sua administradora, a corretora Clear passou a se consolidar ainda mais no mercado. Atualmente, trata-se de um dos principais nomes entre as instituições que atuam no fornecimento de serviços de investimentos, contando com mais de 1 milhão de usuários ativos em sua plataforma.

A corretora Clear é boa?

Definir se a corretora Clear é boa depende de uma série de fatores, como o depoimento dos usuários e a sua credibilidade online. Por isso, para realizar uma análise verídica e completa, vale a pena verificar a nota do serviço em plataformas de avaliação.

A princípio, a corretora Clear é considerada ótima nos termos do Reclame Aqui, principal site que disponibiliza avaliações virtuais. Além disso, apresentar outros fatores positivos, como índices acima de 80% em:

  • reclamações respondidas;
  • soluções encontradas;
  • clientes que afirmaram que voltariam a fazer negócio no futuro.

Dessa forma, é possível concluir que nesta plataforma a corretora Clear é boa.

Enquanto isso, existem outros sites que também podem ajudar nessa análise, como o Yubb, especializado em serviços financeiros.

Continua após a publicidade

Nele, o serviço possui média geral de cerca de 4 estrelas. Os pontos fortes incluem taxas e custos, e facilidade para abrir uma conta. A avaliação mais baixa é para o atendimento geral. Mesmo assim, o avaliador indica que é “certamente provável” do usuário indicar o serviço.

Por fim, na plataforma Análise de Ações, a corretora Clear apresenta nota máxima. O serviço conta com boas avaliações pelos usuários, com comentários positivos na qualidade do serviço e na facilidade de uso.

Com isso, é possível determinar que a corretora Clear é boa, ao menos de acordo com depoimentos de outros usuários.

A Clear corretora é confiável e segura?

Apesar da popularidade da empresa e do grupo que a administra, muitos usuários ainda podem se perguntar se a Corretora Clear é boa e confiável. É comum levantar questões como essa, especialmente entre investidores que estão começando e ainda não conhecem todas as opções disponíveis.

Continua após a publicidade

No entanto, em um primeiro momento, é possível confiar nos serviços prestados pela Clear corretora. Isso porque a instituição pertence ao grupo XP, que gerencia uma série de plataformas, produtos e soluções financeiras, principalmente no ramo de aplicações.

Além disso, a XP Inc também passou por períodos de negociação, e foi comprada pelo Itaú Unibanco, um dos maiores bancos do Brasil. Dessa forma, a plataforma também conta com a credibilidade e autoridade de uma das principais instituições bancárias atuantes no mercado nacional.

Regulamento e certificações

Ainda assim, mesmo antes de ser adquirida pelo grupo XP Inc, já era possível determinar se a corretora Clear é boa e confiável por conta das regulamentações que regem as atividades da plataforma.

Desde seu surgimento, a Clear segue todas as normas impostas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que fiscaliza as atividades financeiras no País. Além disso, conta com os selos de distribuição de produtos de investimento da ANBIMA e o selo de qualificação operacional da B3.

Continua após a publicidade

Finalmente, para definir se a corretora Clear é boa, é importante avaliar a experiência da equipe de analistas que auxiliam na tomada de decisões dentro da plataforma. Além de contar com um time de especialistas à disposição, o investidor também garante que a corretora Clear é segura por conta da sua experiência e garantias.

Produtos de investimentos da corretora

Ao avaliar se a corretora Clear é boa, o usuário também pode se interessar pelos produtos de investimentos da corretora que são oferecidos ao cliente. Aliás, esse é um dos principais pontos de avaliação, pois precisa estar de acordo com os objetivos de investimento de cada um.

Veja as principais soluções da instituição para o investidor:

SegmentoProdutos
Renda variávelAções, ETFs, BDRs, fundos imobiliários
Mercado futuroMinicontratos, contratos cheios, estratégias de opções
OutrosMercado a termo, Tesouro Direto

Como é possível ver, a Clear tem seus produtos voltados ao mercado de renda variável, oferecendo apenas títulos públicos federais na renda fixa. Portanto, ela pode ser ideal para quem está iniciando na bolsa de valores ou pretende deixar recursos guardados no Tesouro Direto.

Já os investidores que pretendem explorar a renda fixa privada precisarão considerar outra corretora para fazer seus aportes.

Continua após a publicidade

Além dos produtos de investimento, a corretora Clear também oferece opções de plataformas gráficas para aqueles que preferem fazer operações de day trade ou swing trade. São elas:

  • aplicativo Clear;
  • Clear Pro;
  • FlashChart;
  • FlashTrader;
  • MetaTrader 5;
  • Profit Plus;
  • Profit Pro;
  • TradeZone;
  • Profit Trader Clear;
  • Tryd Pro;
  • Tryd Trader;
  • SmarttBot.

Para quem opta por usar o home broker diretamente, esse é o layout que você vai encontrar:

captura de tela homebroker da clear corretora
Fonte: Clear corretora

Serviços oferecidos pela corretora

Para determinar se a corretora Clear é boa, vale a pena conhecer mais detalhes sobre os serviços que ela disponibiliza para o usuário.

Por isso, confira as principais operações que fazem parte dessa plataforma:

Analistas especializados

Um serviço que se destaca na corretora Clear é seu time de analistas especializados em diferentes áreas financeiras. Com isso, a plataforma pode oferecer suporte personalizado para o usuário que desejar ajuda durante seus investimentos, analisando cada caso de maneira individual, para propor as melhores soluções.

Continua após a publicidade

Além disso, os especialistas também contribuem com conteúdos e análises gerais sobre o cenário econômico, auxiliando o investidor no dia a dia, para se manter atualizado quanto ao mercado.

As salas de análise ocorrem em horários diferenciados, para que grande parte dos investidores possam comparecer, e os atendimentos também podem acontecer semanalmente.

Conteúdos adicionais

Por fim, para o usuário que analisa se a corretora Clear é boa, vale a pena conferir também os conteúdos adicionais criados pela instituição.

A plataforma disponibiliza uma série de materiais de apoio e suporte para novos investidores, além de notícias atualizadas sobre o mercado financeiro.

Continua após a publicidade

São vários recursos disponíveis, como:

  • webinar;
  • blog;
  • cursos exclusivos;
  • glossário.

Todos os materiais são ministrados e oferecidos pelos especialistas que compõem o time da corretora, além de convidados especiais que interagem com essa equipe nos conteúdos.

Um ponto positivo é que muitos desses materiais são gratuitos, facilitando o acesso para aqueles com menor poder aquisitivo, mas que também buscam aprender.

Clear corretora: custos e taxas

Enquanto isso, para analisar se a corretora Clear é boa de fato, o investidor também precisa considerar os custos e taxas do serviço. No entanto, a plataforma se destaca nesse quesito, por apresentar um custo-benefício interessante.

Confira a tabela de custos abaixo:

Abertura e manutenção de contaIsento
Taxa de custódiaIsento
Administração Tesouro DiretoIsento
Day tradeCorretagem: isento
Zeragem compulsória: tabela Bovespa + impostos e taxas B3
Swing tradeCorretagem: isento
Ordem pela Mesa de operações: R$ 40
MinicontratosCorretagem: isento
Zeragem compulsória: R$ 10 + impostos
Margem day trade: R$ 100 (WIN) e R$ 150 (WDO)
Margem swing trade: R$ 2.000 (WIN) e R$ 3.000 (WDO)
Contratos cheiosCorretagem: isento
Zeragem compulsória: R$ 50 + impostos
Margem day trade: R$ 500 (IND) e R$ 750 (DOL)
Margem swing trade: R$ 10.000 (IND) e R$ 15.000 (DOL)
BM&F AgrícolasCorretagem: isento
Margens:
– Boi Gordo: R$ 3.500
– Café arábica: R$ 5.600
– Milho: R$ 2.000
– Soja: R$ 2.700
Aluguel de açõesTomador: 0,5% do volume do contrato
Doador: 20% da taxa do contrato
Taxa de renovação: 0,5% do volume
Estratégia de opçõesCorretagem: isento
Exercício: 0,5%
OutrosConsulte a tabela de taxas

Vantagens de investir com a Clear

Avaliar se a corretora Clear é boa também pode incluir conhecer algumas das vantagens dessa plataforma, e o que ela oferece ao usuário.

Continua após a publicidade

A princípio, é importante mencionar a isenção de taxas como um dos principais pontos positivos desse serviço. Uma vez que a corretora deixa de cobrar os custos de corretagem e custódia, os recursos se tornam mais acessíveis e vantajosos de serem utilizados.

Além disso, muitos usuários mencionam a facilidade de acesso como vantagem da corretora Clear. Isso porque o serviço disponibiliza uma série de praticidades para o investidor, desde abertura de conta pela internet, até uso do home broker por aplicativo.

Esses diferenciais permitem que o serviço seja mais simples de ser usado, além de ampliar seu acesso para usuários comuns que se interessam pelo segmento de investimentos.

Ainda, uma das principais vantagens que ajudam a avaliar se a corretora Clear é boa é a sua segurança. Isso porque a plataforma é um dos principais nomes em termos de confiabilidade, com todos os selos e certificados da B3 para operar na bolsa de valores.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o investidor pode contar com um serviço acessível, simples, com menos custos e mais garantias durante suas aplicações.

Conclusão: a corretora Clear vale a pena?

Determinar se a corretora Clear é boa e vale a pena é uma avaliação que depende, principalmente, das impressões pessoais do investidor. É preciso que a empresa atenda às suas necessidades para que o serviço seja eficiente de fato, além de oferecer os recursos e ferramentas que ajudam o usuário a atingir seus objetivos financeiros.

No entanto, de forma geral, a corretora Clear é uma alternativa interessante no mercado, pois apresenta diversos fatores positivos. Por exemplo, seu custo-benefício é consideravelmente alto, com isenções nas principais taxas que pesam no bolso do investidor.

Além disso, também conta com um catálogo diversificado, embora com foco em renda variável, e a possibilidade de consulta com analistas especializados no mercado financeiro.

A média de avaliação da plataforma também é positiva, o que indica que, em uma análise geral, é possível considerar que a corretora Clear é boa. Nesse caso, vale a pena avaliar mais detalhes sobre o serviço, para considerar sua contratação e aproveitar as vantagens para uma atuação mais segura e tranquila no mercado de investimentos.

Perguntas frequentes sobre a Corretora Clear

  1. A conta Clear é corrente ou poupança?

    A conta Clear é uma conta corrente, para possibilitar movimentações e transações financeiras como depósito, saque e transferências.

  2. Fazer TED para a Clear corretora demora?

    Caso o TED seja feito até as 17h, o tempo de demora é de 1 dia útil. Se a operação ocorrer após esse horário, o período se estende para 2 dias úteis.

  3. É possível abrir conta conjunta na Clear?

    Sim, existe a possibilidade de abrir conta conjunta na Clear. Basta analisar os documentos necessários e anexá-los em uma solicitação pelo site da corretora.

  4. Qual o telefone da Clear corretora?

    O atendimento por telefone é exclusivo para o envio e cancelamento de ordens. Os números disponíveis são: 4003-6245 para Capitais e Regiões Metropolitanas; 0800-88-79107 para as demais regiões.

  5. Menor de idade pode ter conta na Clear?

    Sim, menores de idade podem ter uma conta na Clear Corretora, desde que um responsável legal assine a abertura da conta e apresente os documentos necessários.

  6. Dá pra investir em renda fixa na Clear corretora?

    No momento, é possível investir apenas no Tesouro Direto pela corretora Clear. Não existem outros produtos disponíveis em renda fixa.

Continua após a Publicidade

4 comentários

  1. Luiz Carlos

    Bom dia, como sou iniciante me assustei com essa taxa da Clear: Ordem pela Mesa de operações: R$ 40. Estava pronto para abrir minha conta apenas para fazer day trade e swing trade na bolsa, mas quando vi essa taxa resolvi saber mais sobre ela. Pode me explicar o que é isso, por favor?

  2. Daniel Rangel

    Preciso de uma plataforma para operar no mercado de opções ou opções binarias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.