Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Candles de reversão: 10 padrões de alta e de baixa

Veja padrões de candles de reversão usados na análise técnica e como são formados.

B612_20210521_152657_024_2
Melissa Nunes Especialista em Finanças Pessoais e Investimentos

Para quem está aprendendo análise técnica, entender candles de reversão e outros padrões é de extrema importância. Isso porque a análise de padrões de candles faz parte dos estudos desta escola e pode ajudar investidores e profissionais a aprimorar suas habilidades.

Além disso, padrões de reversão e de continuação são elementos importantes da prova do CNPI, o Certificado Nacional do Profissional de Investimento, certificação que dá o título de analista técnico.

Continua após a publicidade

Dessa forma, para quem está neste caminho, vale a pena aprender a identificar os chamados candles de reversão e saber como utilizá-los para desenvolver sua capacidade de análise gráfica.

O que são candles de reversão?

Os candles de reversão são padrões de candlesticks, ou velas, que indicam uma possível mudança de tendência no gráfico de um ativo, como ações ou derivativos. Assim, temos dois tipos de padrões:

Continua após a publicidade

  • candles de reversão para alta: sinalizam um possível fundo, com subsequente reversão da tendência de baixa para alta;
  • candles de reversão para baixa: sinalizam um possível topo, com subsequente reversão da tendência de alta para baixa.

Eles podem ser observados usando-se um gráfico de velas (candlesticks) em uma plataforma gráfica. Para encontrá-los, é importante saber o que procurar. Veja a seguir quais são e como se formam os padrões mais comuns de candles de reversão.

Quais são os padrões de candles de reversão?

Existem diversos padrões de candles de reversão, que podem ter nomes diferentes e até mesmo reconhecimento por diferentes autores. Como a lista pode ser bastante longa, selecionamos os 10 padrões mais importantes (e que também são conteúdo da prova do CNPI) para que você possa estudar o que é mais relevante.

10 candles de reversão para alta

Vamos começar pelos padrões altistas, ou seja, aqueles que indicam uma provável reversão para início de uma tendência de alta. Todos eles acontecem ao fim de uma tendência de baixa, ou seja, em região de fundo.

Você vai notar que o nome deles, em inglês, muitas vezes vem com a expressão “bullish“, que se refere ao “bull market” ou “mercado do touro”, como é chamado o mercado de alta.

Continua após a publicidade

FiguraNomeFormação
padrão de reversão bebê abandonadoBebê abandonado de fundo
Bullish abandoned baby
3 candles, sendo o primeiro uma forte baixa, seguido por um doji entre gaps, onde as forças compradora e vendedora se igualam. No dia seguinte, compradores confirmam a reversão.
padrão de candles de reversão chute de altaChute de alta
Bullish kicking
2 candles marubozu, sendo o primeiro de baixa e o segundo de alta, formando um gap. Representa a força compradora que anula a baixa anterior.
padrão de reversão engolfo de altaEngolfo de alta
Bullish engulfing
2 candles, onde o corpo do primeiro, de baixa, é envolvido pelo corpo do segundo, de alta. A confirmação é dada quando o próximo candle tem fechamento acima do segundo candle.
padrão estrela da manhãEstrela da manhã
Morning star
3 candles, sendo o primeiro de baixa, seguido por um gap e o segundo de corpo pequeno ou doji, e o terceiro de alta. Marca o fim da força vendedora.
candle de reversão harami de fundoHarami de fundo
(mulher grávida)
Bullish harami
2 candles na posição contrária ao engolfo, onde o menor candle é o segundo, podendo ser de corpo pequeno ou doji. Sinaliza a finalização na tendência de baixa, podendo ser confirmada no dia seguinte.
padrão linha de contra ataque de altaLinha de contra-ataque de alta
Bullish counterattack line
2 candles de forte baixa e alta, com pouco ou nenhum pavio. O primeiro marca a força vendedora e o segundo abre em gap, mas seu fechamento é na mesma altura do dia anterior.
candle de reversão altista linha de perfuraçãoLinha de perfuração
Piercing line
2 candles, sendo o primeiro de baixa, seguido por um segundo de alta, cuja abertura é baixo, mas o fechamento é acima de 50% do corpo do anterior. Quanto maior, mais força representa.
candle de reversão marteloMartelo
Hammer
1 candle de corpo pequeno e pavio inferior longo (pelo menos 2,5x o corpo), lembrando a figura de um martelo. Pode ser de alta ou de baixa e o pavio superior é inexistente ou muito pequeno.
candle martelo invertidoMartelo invertido
Inverted hammer
1 candle, é como a figura do martelo, mas de cabeça para baixo. Quanto maior seu pavio superior, mais força ele representa.
padrão três soldados brancosTrês soldados brancos
Three white soldiers
3 candles grandes, de alta (de preferência sem pavios), que marcam a força compradora após o fim de uma tendência baixista. Os preços fecham progressivamente acima dos anteriores.
Imagens retiradas do livro “Candlesticks”, de Carlos Alberto Debastiani.

10 candles de reversão para baixa

Por outro lado, ao fim de uma tendência de alta, no topo, é possível identificar diversos tipos de candles de reversão que podem indicar uma provável correção ou início de tendência de baixa (padrões baixistas).

Ao contrário dos anteriores, esses são marcados pelo nome “bearish“, em referência ao “bear market” ou “mercado do urso”, uma conotação para mercado de baixa.

FiguraNomeFormação
padrão de candles bebê abandonado de topoBebê abandonado de topo
Bearish abandoned baby
3 candles, sendo o primeiro uma forte alta, seguido por um doji entre gaps, onde as forças compradora e vendedora se igualam. No dia seguinte, vendedores confirmam a reversão.
padrão chute de baixaChute de baixa
Bearish kicking
2 candles marubozu, sendo o primeiro de alta e o segundo de baixa, formando um gap. Representa a força vendedora que anula a alta anterior.
candle de topo enforcadoEnforcado
Hanging man
1 candle, similar ao martelo, porém aparece no topo. O corpo é pequeno, podendo ser de alta ou baixa, com um pavio inferior longo (pelo menos 2x o corpo).
padrão engolfo de baixaEngolfo de baixa
Bearish engulfing
2 candles, onde o corpo do primeiro, de alta, é envolvido pelo corpo do segundo, de baixa. A confirmação é dada quando o próximo candle tem fechamento abaixo do segundo candle.
candle de reversão estrela cadenteEstrela cadente
Shooting star
1 candle, similar ao martelo invertido, porém aparece no topo. Seu corpo é pequeno, com um longo pavio superior e nenhum inferior (ou insignificante).
padrão harami de baixaHarami de topo
(mulher grávida)
Bearish harami
2 candles na posição contrária ao engolfo, onde o menor candle é o segundo, podendo ser de corpo pequeno ou doji. Sinaliza a finalização na tendência de alta, podendo ser confirmada no dia seguinte.
candles formando linha de contra ataque de baixaLinha de contra-ataque de baixa
Bearish counterattack line
2 candles de forte alta e baixa, com pouco ou nenhum pavio. O primeiro marca a força compradora e o segundo abre em gap, mas seu fechamento é na mesma altura do dia anterior.
padrão nuvem negraNuvem negra
Dark cloud cover
2 candles, onde o primeiro é longo e de alta e o segundo é de baixa, fechando em mais de 50% do corpo do anterior. É similar ao linha de perfuração, mas na posição contrária e ao fim de uma tendência de alta.
padrão de candles pinça ou alicate de baixaPinça/Alicate de topo
Tweezer top
2 candles, sendo o primeiro mais longo e de alta e o segundo menor, podendo ser de alta ou de baixa. As máximas dos dois candles são iguais, marcando uma resistência.
padrão de reversão três corvos pretosTrês corvos pretos
Three black crows
2 candles de baixa, com preços de fechamento progressivamente mais baixos. Simboliza a força vendedora ao final de uma tendência altista.
Imagens retiradas do livro “Candlesticks”, de Carlos Alberto Debastiani.

Onde aprender mais sobre padrões de candles?

Se esse é um assunto que te interessa, o melhor é estudar a bibliografia da área. Aqui vão algumas sugestões de livros sobre análise técnica:

  • Análise Técnica dos Mercados Financeiros, de Flávio Lemos;
  • Comprar ou Vender, de Eduardo Matsura;
  • Manual de Análise Técnica, de Marcos Abe;
  • Análise Técnica de Ações, de Carlos Alberto Debastiani;
  • Candlestick, de Carlos Alberto Debastiani;
  • Análise Técnica Explicada, de Martin J. Pring;
  • Análise Técnica do Mercado Financeiro, de John J. Murphy.

Além das leituras, também é muito importante praticar com gráficos reais, já que os candles de reversão e outros padrões podem não ser sempre tão perfeitos como nos livros. Para isso, utilize plataformas gráficas gratuitas, como o TradingView ou o Investing, ou, se preferir, plataformas profissionais, como alguma versão do Profit da Nelogica e do Tryd.

Continua após a publicidade

Conclusão

A análise técnica engloba algumas das estratégias mais usadas por investidores e profissionais para encontrar o melhor timing para a compra de ações e outros ativos na bolsa de valores. Parte dessas estratégias envolve a interpretação de padrões no gráfico de candlesticks.

Nesse sentido, aprender sobre candles de reversão pode ajudar a potencializar suas estratégias, aumentando as chances de acertar movimentos futuros nos preços.

Mesmo assim, vale salientar que nenhuma análise é capaz de prever com certeza se um ativo vai valorizar ou desvalorizar. Por isso, é importante que você tenha em mente que o estudo e a prática melhoram suas habilidades e chances de acerto, mas que a análise técnica não é uma bola de cristal.

De qualquer forma, mantenha-se sempre atualizado e coloque seus conhecimentos à prova, assim, você com certeza vai evoluir como analista!

Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de conferir outros artigos sobre o assunto aqui no iDinheiro e assine nossa newsletter para receber todas as novidades diretamente no seu e-mail!

  1. O que é um candle de reversão?

    Um candle de reversão é um padrão formado por um ou mais candles que indicam uma possível reversão na tendência de curto prazo de um ativo.

  2. Quais são os candles de reversão?

    Existem diversos padrões de reversão, alguns deles, são: martelo e martelo invertido, bebê abandonado de alta e de baixa, harami de alta e de baixa, estrela cadente, enforcado e engolfo de alta e de baixa.

  3. Como ler o gráfico de candle?

    No gráfico de candle, cada vela representa um período (1 min, 5 min, 1 dia, etc.). Os pavios representam a máxima e a mínima do dia, enquanto o corpo representa a amplitude entre abertura e fechamento no período.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.