Investimentos

Investimentos Itaú: conheça e saiba se foram feitos para você

Amanda Gusmão
investimentos itau

Os investimentos Itaú estão disponíveis para seus correntistas em seus diferentes perfis de investidores. Sabe como isso funciona e influencia suas aplicações? Descubra como construir uma estratégia alinhada com seus objetivos e estilo.

Investimentos Itaú: conheça e saiba se foram feitos para você

No topo das maiores instituições financeiras privadas do Brasil, é de se esperar que os investimentos Itaú sejam atraentes, competitivos e bem diversificados, certo?

Mas, a pergunta central não é se ele tem um volume de ofertas de investimentos condizente com seu domínio no mercado e sim, será que o Banco Itaú oferece a solução ideal para você?

Continua após a publicidade:

Escolher uma instituição financeira para realizar seus investimentos não é complicado mas, existem muitas opções no mercado e você precisa conhecer suas propostas para ver se elas estão alinhadas com o seu perfil.

Neste post, reunir tudo que você precisa saber sobre os investimentos no banco Itaú. Confira.

Continua após a publicidade

O que são os investimentos Itaú?

Os bancos múltiplos que oferecem diversos produtos e serviços para seus clientes, pessoas físicas ou jurídicas, usualmente possuem uma cesta de opções de ativos para quem deseja investir, como é o caso dos investimentos Itaú.

Existem opções para diferentes perfis e objetivos financeiros, das mais básicas e conservadoras como a poupança, até fundos de investimentos mais complexos e ações da bolsa de valores.

Quem pode fazer investimentos no banco Itaú?

Para investir no Banco Itaú é preciso ser correntista da instituição, ou seja, abrir uma conta corrente que vai servir para ferramenta para aplicação e resgate do dinheiro investido.

Além disso, como acontece em qualquer instituição financeira, para começar a investir, é preciso, primeiramente, descobrir qual seu perfil de investidor respondendo um questionário chamado Suitability.

Continua após a publicidade

Dica iDinheiro

Você sabe o que é o formulário Suitability? Trata-se de um formulário desenvolvido a partir da Instrução 539 da CVM, Comissão Mobiliária de Valores, que é o órgão fiscalizador das instituições financeiras.

Essa regulamentação exige que o banco realize alguns questionamentos com o cliente que deseja investir que permitem avaliar se:

  • o cliente tem familiaridade com o mercado financeiro;
  • compreende os riscos relacionados a cada tipo de investimento e/ou serviço;
  • o investidor tem orçamento mensal e situação financeira compatível com os investimentos sugeridos;

Esses três pontos se desdobram em uma série de perguntas, como se o objetivo do investimento é conhecido, se o cliente entende as regras dos produtos de investimentos, se ele realiza aplicações regulares, se compreende a relação de risco e retorno etc.

Depois de responder esse questionário, o investidor será classificado em conservador, moderado ou arrojado e, a instituição financeira deverá oferecer opções de investimentos compatíveis com seu perfil, sob pena de multas e outras punições.

Continua após a publicidade

É claro que se o investidor quiser aplicar seus recursos em outros investimentos que estejam fora do seu perfil, não será impedido, porém, terá que realizar a ação atestando ciência da falta de compatibilidade.

E, por último, para aplicações na poupança e CDBs, que são opções conservadoras e atreladas a conta corrente do cliente, não é necessário o preenchimento do formulário, porém, o investidor fica com o acesso limitado a outras opções de investimentos. 

Como funcionam os investimentos no Itaú?

As principais opções de investimentos Itaú para seus correntistas ficam disponíveis em todos os canais de relacionamento do banco, ou seja, agências, aplicativos, site, central de atendimento e caixas eletrônicos.

Respeitando o perfil do cliente, as opções de investimentos são apresentadas informando suas rentabilidades nos últimos meses, regras e condições para a aplicação.

Continua após a publicidade

Fundos de investimentos, por exemplo, podem ter ou não, liquidez diária. Isso significa que, em um eventual pedido de resgate, o dinheiro estaria disponível no mesmo dia ou hora.

Alguns fundos de investimentos Itaú também exigem um aporte mínimo, assim, o cliente que queira aplicar seu dinheiro naquela opção precisa ter a quantia, ou mais, para concluir a operação.

Assim, ao acessar a área do cliente no site, por exemplo, o correntista Itaú irá até a aba de investimentos e poderá navegar entre suas opções e suas características.

Qual a melhor forma de aplicar dinheiro no Itaú?

Assim como outros bancos múltiplos, o Itaú segmenta seus clientes conforme seu comportamento e grau de relacionamento com a instituição.

Continua após a publicidade

Clientes que recebem salário na conta corrente, tem uma renda mensal média para alta, usam produtos como cartão de crédito, contratam seguros e outras soluções do banco, costumam ter uma qualificação e, portanto, são convidados para segmentos superiores.

No Itaú, depois da rede ampla de correntistas, existe a modalidade Uniclass e Personnalité e, em cada uma delas, as condições para realizar investimentos no Itaú é mais favorável considerando taxas cobradas e rendimentos oferecidos.

Nesse caso, não depende do perfil de investidor do correntista, e sim, do volume de negócios que ele pode proporcionar para o Itaú.

Então, as melhores dicas e caminhos para investir bem no Itaú, são:

  • aumente seu relacionamento bancário com a instituição para eventualmente mudar de segmento;
  • analise todas as opções de investimentos e não se limite àquelas apresentadas no seu acesso rápido à conta corrente, outras soluções podem ser contratadas e estarem mais alinhadas com o seu objetivo financeiro;
  • escute as orientações do consultor de investimentos do banco mas, sempre com o olhar crítico.

Dica iDinheiro

Os investimentos Itaú, assim como de qualquer outro banco, são serviços pelos quais a instituição também precisa ter um retorno financeiro para custear sua infraestrutura e folha de pagamento relacionada e, claro, lucrar.

Continua após a publicidade

E, nesse cenário, existe uma crítica muito grande pois os gerentes de conta e consultores de investimentos têm metas de desempenho para cada produto ou investimento que ofertam.

Mas, qual o problema? O “X” da questão é que o cliente nunca saberá se a sugestão do profissional está alinhada com o que é melhor para o correntista ou com as metas que ele precisa bater para ganhar suas variáveis, ou mesmo, manter seus empregos.

Por isso, nossa dica é: converse com os consultores e gerentes, eles estão acompanhando o mercado e entendem a dinâmica dos investimentos.

Porém, tome a decisão de acordo com a sua opinião e percepção, combinado?

O banco Itaú tem uma corretora de investimentos?

Pela conta corrente, o cliente Itaú consegue aplicar seu dinheiro nos principais produtos de investimentos, como:

Continua após a publicidade

Porém, caso deseje adquirir títulos do Tesouro Nacional, ações na bolsa de valores, realizar operações de câmbio, mercado futuro, dentre outros investimentos mais complexos, será preciso usar o home broker, uma plataforma habilitada pela CVM e conectada a esses mercados.

O home broker do Itaú é disponibilizado por sua corretora de mesmo nome e é onde o cliente vai cadastrar suas compras, consultar valores e realizar as operações.

A Corretora Itaú não cobra taxa de custódia, mas cobra pela corretagem de R$10 + 0,3% do valor da operação e os emolumentos num total de 0,031689% do montante.

Conclusão

Então, já sabe em qual tipo de investimentos Itaú gostaria de fazer se uma poupança emergencial ou a consolidação do seu patrimônio para uma aposentadoria tranquila?

Defina bem seus objetivos e vai ficar mais fácil escolher entre esses e outros investimentos oferecidos no mercado.

Se você precisar de uma ajuda, assine a newsletter iDinheiro e receba nossos conteúdos recheados de dicas.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *