Investimentos, Notícias

Investimentos com foco em dividendos; veja para quem interessa

Lilian Calmon
Lilian Calmon
notebook mostrando pilha de moedas em sua tela representando investimentos com foco em dividendos
Investimentos com foco em dividendos pode ser uma estratégia mesmo para investidores que não são experientes. Saiba mais.

Investimentos com foco em dividendos são totalmente possíveis, afirmou o analista da Exame Research, Bruno Lima. A principal vantagem é a maior facilidade de operacionalização da sua estratégia.

Os dividendos são partes do lucro de uma empresa de capital aberto. Eles são pagos aos acionistas periodicamente, de acordo com o critério definido pela companhia.

Continua após a publicidade

“O investidor basicamente deve filtrar as boas empresas pagadoras de dividendos e, a partir dali, focar neste universo de investimento. Assim, ele não se preocupa em saber se o papel vai ter uma capacidade grande de crescimento ou não, pois o foco é se a empresa é uma boa pagadora de dividendos ou não”, disse Lima.

Com informações da Exame.

Investimentos com foco em dividendos: estratégia pode ser combinada a outras

Os dividendos não são apenas para investidores de longo prazo. “É um foco, olhando a classe de ação, e isso pode ser combinado com outras estratégias. Você pode ter um investidor que está olhando pra dividendo também, mas ele acaba combinando isso, por exemplo, com ações que estão mais ligadas ao crescimento”, explicou o analista da Exame Research.

Na maior parte das vezes, as empresas que pagam mais proventos são as de setores que não requerem investimentos constantes ou as que já estão mais consolidadas no mercado. Isso porque elas não costumam usar todo o lucro obtido para reinvestir em suas atividades ou diminuir o endividamento de suas operações.

Além de dividendos, as companhias também pagam juros sobre capital próprio (JCP), uma outra forma de distribuir lucro aos acionistas. A diferença é que, nesse caso, o pagamento é como despesa no resultado da empresa.

Os dados de distribuição de dividendos e JCP estão disponíveis nos portais de relação com os investidores (RI) das próprias empresas.

O que é reinvestimento de dividendos?

O “efeito bola de neve” ocorre quando o investidor recebe o dividendo e o reinveste. 

“É totalmente possível investir somente com foco em dividendos, principalmente para pessoas físicas que, por alguma razão, não querem ou mesmo não têm tempo de ficar estudando mais sobre mercado. A pessoa, então, traça uma estratégia bem definida, que é investir em ativos que são bons pagadores de dividendos a longo prazo, para ter uma carteira geradora de renda adicional de forma passiva”, analisou Lima.

Para ler a matéria da Exame na íntegra, clique aqui.

Gostou deste post? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba todas as novidades em tempo real.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *