Investir em Bitcoin: o que saber antes de começar?

É possível ganhar dinheiro com Bitcoin? Conheça o que você precisa saber para investir na criptomoeda, alternativas de investimento, além de vantagens e desvantagens desse ativo digital.

Escrito por Talita Nifa

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Certamente você já ouviu falar em algum momento sobre investir em Bitcoin. Além de ser a primeira criptomoeda descentralizada do mundo, o Bitcoin é, até os dias de hoje, como uma das maiores revoluções do mercado financeiro.

Desenvolvida por um grupo de programadores de pseudônimo “Satoshi Nakamoto”, os investimentos em Bitcoin ganharam popularidade em todo o mundo. E, com isso, muitas portas foram abertas para a criação de outros tipos de papéis financeiros.

Entretanto, investir em bitcoin requer cautela e bastante análise. Por ser uma moeda digital, é preciso lidar com uma volatilidade alta, além das possibilidades de perdas e ganhos. Pensando nisso, o iDinheiro preparou este conteúdo para servir como um guia para investir em Bitcoin. Vamos lá?

O que é e como investir em Bitcoin?

Conforme já apontamos, o Bitcoin é uma moeda financeira digital. Com ele, qualquer pessoa pode fazer transações online, sem a necessidade de intermediários, como as grandes instituições financeiras. Isso acontece porque toda a operação é feita de forma simplificada, em uma rede descentralizada conhecida como blockchain.

Com o surgimento do Bitcoin, em 2009, pudemos acompanhar uma verdadeira revolução deste mercado, em todos os sentidos. 

Seu desenvolvimento inicial foi o de criar uma transação estratégica para movimentação através da Deep Web, a “internet profunda”, à qual a maioria dos usuários não possui acesso com facilidade.

Para se ter uma ideia da evolução do mercado de criptoativos, somente no ano de 2021, 8 mil ativos digitais foram criados. Já mês de janeiro de 2022 fechou com 17.240 ativos em circulação.

Cada moeda em Bitcoin pode ser comparada a um arquivo de computador armazenado em uma “estante virtual”. Desta maneira, é possível enviar um Bitcoin (ou parte dele) para qualquer usuário desta mesma plataforma.

Contudo, além de útil na realização de pagamentos, o Bitcoin também se destaca como possibilidade de investimento. Sendo assim, uma pessoa compra o Bitcoin por determinado valor e espera sua valorização, vendendo a criptomoeda quando seu valor estiver em alta no mercado, lucrando sobre o valor inicial.

Portanto, esse é um tipo de estratégia conhecida como buy and hold, que significa “comprar e manter” o ativo até sua valorização. A prática ficou popular no mercado de criptoativos como HODL.

Contudo, como mencionamos, o mercado de criptomoedas é bastante volátil, por isso, é importante se atentar a esse fator, já que o preço do Bitcoin costuma seguir a lei da oferta e da demanda.

Investir em Bitcoin no Brasil

Falando especificamente do nosso País, o Brasil é uma das principais nações investidoras em moedas de Bitcoin.

O investimento começou a se popularizar por aqui em meados de 2013, com o mercado de ganhos extremamente lucrativo entre 2014 e 2015. 

Portanto, devido à facilidade em transacionar dinheiro e possibilidade de altos ganhos, a moeda logo se transformou em uma verdadeira febre nacional no mundo das finanças. 

O que saber antes de investir em Bitcoin?

Ao decidir investir em Bitcoin, é fundamental que você conheça os principais nomes e quais são os processos que tornam essa moeda tão atrativa. Por isso, listamos abaixo os principais termos para que você não se perca. 

TermoO que é
Blockchainé uma rede com milhões de computadores interligados, que, unidos e em funcionamento ao mesmo tempo, conseguem gerar um grande poder de processamento para criar moedas de Bitcoin;
Mineração de Bitcoinacontece quando existem softwares ligados através da blockchain com o objetivo de gerar novas moedas de Bitcoin. Isso acontece, sempre, com a resolução de fórmulas complexas para que não sejam fraudadas ou roubadas. Porém, não são todas as pessoas que conseguem montar seu próprio Bitcoin. Para isso, é necessário ter máquinas específicas, além do consumo exaustivo de energia elétrica para fazer o processo funcionar;
Lastro do Bitcoinsão a garantia de integridade do processo, onde a Blockchain e a própria moeda digital ganham bastante destaque. Entretanto, mesmo nos dias de hoje, nada vale mais do que a confiabilidade do público investidor nesta moeda, que não pára de crescer sua popularidade;
Exchange de Bitcoinsão as corretoras onde você abre uma espécie de conta corrente. Nessas plataformas, você transfere o seu dinheiro, em real ou na moeda desejada. Depois, ele é direcionado para o leilão das Bitcoins, onde o usuário poderá comprar e vender a moeda para outras pessoas que também estejam interessadas em fazer negócios naquele momento.

Vantagens do Bitcoin

Se você está buscando um investimento com possibilidades de ganhos rápidos e uma supervalorização acima do mercado atual, certamente pode se interessar pela criptomoeda.

Contudo, este não é o único benefício envolvendo a moeda digital. Confira, abaixo, alguns motivos para que você consiga enxergar todas as possibilidades de trabalho com o Bitcoin.

Transações confiáveis

As transações com Bitcoin acontecerão em um ambiente que pode ser considerado confiável. Ou seja: com maior segurança contra possibilidade de roubo de informações ou das suas moedas adquiridas.

De toda forma, para que isso ocorra, é importante seguir todas as recomendações de segurança, certificando-se de que os sites em que você deixará seus dados (e moedas) são seguros, bem como adquirir uma carteira de criptomoedas eficiente e manter em segurança suas chaves e senhas de acesso.

Isenção de imposto

Se você deseja transacionar valores a qualquer instante, saiba que este tipo de moeda possui isenção no pagamento de impostos aqui no Brasil para vendas de até R$ 35 mil no mês. Sendo assim, essa é uma vantagem fiscal interessante e que é, inclusive, maior que a isenção de R$ 20 mil para ações.

Facilidade de envio para outros países

Outro motivo que faz com que os investimentos em Bitcoin se tornem vantajosos, é a possibilidade de deixar o dinheiro crescer.

Portanto, quando achar necessário, é possível transacioná-lo para qualquer lugar do mundo, sem contar com os impostos novamente.

Desta maneira, você poderá enviar dinheiro para um amigo que esteja nos Estados Unidos, por exemplo, onde ele consiga converter esse dinheiro na moeda local sem nenhum problema. E sem pagar impostos.

Desvantagens do Bitcoin

Por mais que existam vantagens, os investimentos em Bitcoin também possuem o lado negativo, assim como qualquer produto financeiro do mercado. Por isso, é importante que você também conheça alguns pontos negativos apontados pelos próprios usuários, como:

Alta volatilidade

Por se tratar de uma criptomoeda negociada no mundo todo, 24 horas por dia, a volatilidade que os investimentos do Bitcoin podem sofrer em um único dia são imensas. Sendo assim, esteja preparado para grandes oscilações de mercado, tanto positivas, como negativas. 

Sem segurança fiscal

Tratando-se de uma moeda digital, ela não é regulamentada em nenhum órgão governamental. Sendo assim, caso aconteça algum problema com o seu dinheiro, infelizmente você não terá a quem recorrer de forma jurídica.

Como investir em Bitcoin

Para começar a fazer seus investimentos em Bitcoin, primeiramente, você precisará definir qual o modelo desejado para comprar suas moedas. 

Portanto, levando isso em consideração, é muito importante que você escolha um ambiente seguro para realizar suas transações.

As principais formas de adquirir Bitcoin são: P2P, corretoras de criptomoedas (exchanges), ETFs, fundos de investimento e mineração.

1. P2P

O termo “peer-to-peer” (P2P) vem do inglês e significa “de pessoa para pessoa”. Assim, escolhendo esta opção, a compra do Bitcoin acontecerá diretamente de um outro investidor como você, que esteja querendo se desfazer de suas moedas.

2. Corretoras de criptomoedas

Assim como as corretoras de valores, as empresas de criptomoedas possuem a função de disponibilizar as criptomoedas e transacionar os valores indicados por você da melhor maneira possível. 

Por isso, avalie a empresa para saber se ela realmente tem um bom histórico neste mercado. Você poderá tirar suas conclusões buscando informações como:

  • a empresa é idônea?
  • ela já negociou muitas transações em Bitcoin?
  • ela preza pela transparência?
  • qual o tempo em que ela se encontra no mercado?

Para saber mais, veja este artigo: “9 melhores corretoras de criptomoedas no Brasil“.

3. ETFs de criptomoedas

Mais recentemente, alguns fundos de índice também foram criados com o objetivo de seguir as cotações das moedas virtuais. Sua grande vantagem é poder investir em criptomoedas, como o Bitcoin, diretamente pela bolsa de valores brasileira, sem necessitar abrir conta em uma exchange.

Atualmente, alguns ETFs de criptomoedas no mercado, são:

  • HASH11;
  • BITH11;
  • QBTC11;
  • ETHE11;
  • QETH11.

Saiba mais sobre eles nos seguintes textos:

4. Fundos de investimento em criptomoedas

Além dos ETFs, também é possível encontrar alguns fundos de investimento que contêm criptomoedas no seu portfólio. Simbolizando outra opção de investir por uma corretora brasileira, os fundos também oferecem a possibilidade de diversificação e menor risco, já que contam com vários ativos em sua composição e a gestão de um profissional.

Entre os fundos de criptomoedas disponíveis para o público em geral, estão:

  • BLP Criptoativos FIM;
  • Hashdex 20 Nasdaq Crypto Ind;
  • Vitreo Cripto Metals Blend;
  • BTG Pactual Bitcoin 20 FI Mult.

Para investir nesses fundos, é preciso procurar uma corretora de valores onde estejam, disponíveis, como: BTG Pactual, Vitreo, Nu Invest, Órama e XP Investimentos.

5. Mineração

O processo de mineração de Bitcoin consiste em realizar operações matemáticas complexas, a fim de verificar e validar as transações na rede da criptomoeda. Sendo assim, quando resolver o problema matemático, outros membros mineradores da rede precisam validar o resultado. Uma vez encontrado, o minerador pode receber frações de Bitcoin pelo serviço.

Entretanto, é importante notar que esse processo requer investimento em computadores com alta performance, além de que é alta a concorrência entre os mineradores para resolver as operações.

Como ganhar Bitcoin?

Neste artigo, discutimos principalmente as formas mais tradicionais de investir em Bitcoin. Mas, muita gente se pergunta: é possível ganhar Bitcoin grátis?

Sim, é possível! Como bônus, separamos as principais formas de como ganhar Bitcoin:

Se quiser ficar por dentro de cada forma de ganhar Bitcoin, pode conferir o artigo: “Como ganhar bitcoin? Grátis, jogando e outras formas!“.

Vantagens e riscos de cada forma de investir em Bitcoin

Como vimos, existem várias alternativas para investir em Bitcoin. Mas, afinal, qual delas devo escolher? Essa é uma escolha individual e deve ser feita com cuidado, certo? Por isso, estude bem cada uma das modalidades de investimento e veja qual delas mais se adequa ao seu perfil e possibilidades.

Sendo assim, para auxiliar na sua escolha, separamos as principais vantagens e riscos que cada forma de investir em Bitcoin propicia. Confira:

Tipo de InvestimentoVantagensDesvantagens
Mineraçãovantagem remuneração e possibilidade de lucrodesvantagens competitividade e alto gasto de energia dos computadores
Peer-to-peervantagem taxas mais baratas e agilidade nas negociaçõesdesvantagens preocupação com custódia e segurança do ativo
Exchangevantagem rapidez das negociações e variedade de criptomoedasdesvantagens perda de ativos em caso de falência da exchange e falta de regulação
Fundos de investimentovantagem menor exposição e gestão profissionaldesvantagens baixa liquidez e altas taxas de administração
ETFvantagem baixo risco de falhas e de fraudedesvantagens taxas de administração e subordinação ao horário comercial do mercado

Vale a pena investir em Bitcoin?

Diante deste cenário, nossa recomendação é a de que você sempre estude o investimento que deseja realizar a sua aplicação, antes da operação ser concluída. E isso vale para qualquer produto financeiro.

Afinal, o Bitcoin e outras criptomoedas podem ter uma rentabilidade inacreditável, mas ao mesmo tempo, você pode ter um dos maiores prejuízos da história.

Levando isso em consideração, se o seu perfil de investidor for suscetível a riscos, vale a pena começar neste universo com poucas aplicações. Mas lembre-se, escolha ir para o mercado de renda variável e ativos mais arriscados apenas se você já montou sua reserva de emergência.

Se você quiser receber mais novidades sobre Bitcoin, não deixe de fazer sua assinatura na newsletter do iDinheiro.

Referências do artigo
  1. SONIA REGINA

    QUERO ENTRAR NESTE MUNDO BITCON

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp