Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Minha internet tá ruim, o que fazer? Conheça as soluções possíveis!

Está com problema e a sua internet tá ruim? Saiba qual pode ser o problema e conheça as alternativas para resolver!

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes Analista de Marketing Jr.

Uma das piores coisas que pode acontecer no dia a dia, é precisar fazer algum acesso online e descobrir que a internet tá ruim, né? Isso pode acontecer por diversos motivos, que vão desde a uma conexão lenta a quedas constantes da rede ou algum defeito da operadora.

Saber identificar quais as causas dessas falhas é importante para conseguir solucionar o mais rápido possível. Para te ajudar, preparamos um conteúdo com os principais problemas e quais os melhores caminhos para resolvê-los. Confira!

Continua após a publicidade

Minha internet tá ruim, qual é o motivo?

Quando a internet tá ruim, é possível encontrar diversos motivos que estejam prejudicando a sua conexão. A seguir, confira as principais causas!

1. Instabilidade do sinal

Caso sua região esteja passando por um mau tempo, esse pode ser um dos motivos de sua internet estar ruim, principalmente se a tecnologia utilizada for via rádio, satélite ou cabeamento que não utilize uma rede de fibra óptica.

Continua após a publicidade

Leia também: Internet via rádio é boa? Entenda como funciona e conheça as vantagens, pontos negativos etc!

2. Problemas no modem

Se sua internet tá ruim, também não podemos descartar que o modem que recebe o sinal esteja com algum problema. 

Um dos principais fatores que podem danificar o aparelho são picos de tensão provocados pela rede elétrica, superaquecimento do dispositivo ou algum dano relacionado à queda de líquidos em cima dele, causando um curto circuito e comprometendo os componentes.

3. Roteador mal posicionado

O mau posicionamento do roteador é outro motivo que pode atrapalhar sua conexão. Caso ele esteja em um lugar inadequado e com excesso de barreiras em volta, dificilmente ele transmitirá um sinal de qualidade.

Continua após a publicidade

4. Excesso de dispositivos conectados

O excesso de dispositivos conectados pode acabar pesando a sua rede e dependendo do que cada usuário estiver fazendo — jogando ou assistindo filmes na TV, por exemplo —, a internet pode não ser suficiente para atender a todas as demandas.

5. Problemas na rede externa

Caso o cabo tenha se rompido, passado por algum outro prejuízo ou a torre de transmissão esteja com dificuldades em enviar o sinal, a sua internet também pode sofrer as consequências disso, havendo oscilações ou quedas constantes da rede. 

O que fazer quando minha internet tá ruim?

Se sua internet tá ruim, você pode tentar utilizar uma das dicas a seguir para solucionar o problema!

1. Reinicie seu roteador

Caso a rede elétrica tenha gerado algum pico de tensão, seu modem ou roteador pode ter ficado travado, prejudicando o sinal. Portanto, o melhor caminho pode ser desligá-lo, aguardar um minuto e ligá-lo novamente.

Continua após a publicidade

2. Confira os outros dispositivos conectados

É importante verificar se outros dispositivos conectados à rede estão passando pelo mesmo problema. Caso esteja tudo certo, provavelmente é o seu aparelho que está com algum defeito. Uma boa solução é reiniciá-lo e observar se a falha na conexão persiste. 

Veja: Como reiniciar o celular corretamente? Entenda os benefícios de fazer com frequência!

3. Posicione seu roteador corretamente

O posicionamento do seu roteador tem muita influência na qualidade do sinal dentro da sua casa. Portanto, se a sua internet tá ruim, tente mudá-lo de lugar, instalando-o no ponto central da residência e de preferência no local mais alto possível.

4. Entre em contato com a operadora

Caso você perceba que a sua internet tá ruim, o problema pode estar na rede externa da operadora. Sendo assim, entre em contato com a empresa para se informar sobre os problemas que podem estar acontecendo ou até mesmo solicitar uma visita técnica.

Confira: Qual é a melhor operadora de celular do Brasil? Conheça os critérios avaliados!

5. Mude seu plano de internet

Realizar várias atividades que exigem muito da banda pode contribuir para que sua internet fique ruim, caso ela não tenha a velocidade necessária para atender as demandas. Portanto, consulte outros planos da operadora e troque seu pacote por um mais adequado.

Continua após a publicidade

Como melhorar minha conexão com a internet?

A seguir, confira algumas dicas de como melhorar a conexão de sua internet:

  • utilize repetidores de sinal para distribuir melhor sua conexão, cobrindo todas as áreas dos ambientes;
  • atualize seus aparelhos com frequência, evitando que ele sofra com “bugs” que podem prejudicar sua conexão;
  • evite o uso de vários dispositivos simultaneamente;
  • utilize uma senha forte em seu roteador, evitando que pessoas autorizadas invadam sua rede;
  • reinicie seu roteador e os dispositivos conectados a ele. 
icon

Dicas

Instalar um antivírus e fazer um escaneamento regular de seus dispositivos para combater qualquer vírus ou malware que podem deixar sua internet lenta, também é uma boa alternativa!

Qual é o melhor plano de internet?

Se sua internet tá ruim e você está considerando trocar de operadora, veja alguns dos melhores planos oferecidos pelas principais empresas:

Planos Residenciais

 Claro Residencial

Claro Residencial

Claro

A Claro Residencial é uma das empresas que oferecem alta velocidade aos clientes e conta com um bom índice de satisfação de seus usuários. A tecnologia utilizada é a fibra óptica e os pacotes podem chegar a 500 MB de velocidade.

Leia também: Planos Claro Residencial: saiba como funcionam e descubra se vale a pena para você!

Vivo Fibra

Vivo Fibra

Vivo

A Vivo Fibra também é uma alternativa de uma empresa conhecida no mercado, que oferece boas opções de internet residencial e também utiliza a rede de fibra óptica para levar o sinal até sua casa. Os pacotes podem chegar a 600 Mb de conexão.

Continua após a publicidade

Saiba mais: Qual é o melhor plano da Vivo? Analisamos internet, celular, TV, streaming mais

TIM

A Tim Live é uma opção das mais antigas no mercado de telefonia e também oferece internet residencial. Porém, a tecnologia utilizada é a 4G e os pacotes oferecidos podem chegar a 80 Gb de franquia.

Veja: Qual é o melhor plano da TIM? Conheça as opções e saiba escolher o melhor para você!

Planos Móveis

Claro Controle 25 GB

Claro Controle

Claro

Os planos de internet móvel da Claro oferecem soluções para vários tipos de necessidade. É possível encontrar pacotes Pré-pago e Pós-pago, Flex e o famoso Claro Controle . Todos eles entregam uma boa franquia de dados e preços compatíveis com o mercado.

Continua após a publicidade

Vivo Controle

Vivo Controle

Vivo

A Vivo também oferece diversas soluções de internet móvel com planos para a família ou individuais, além das opções Pré-pago e Vivo Controle . É possível contar com vários benefícios em todos os pacotes.

Tim Controle

TIM Controle

TIM

A TIM apresenta planos de internet móvel para as categorias Pré, Pós Individual e Família, e o conhecido Tim Controle . A operadora tem a maior cobertura 4G do Brasil e conta com boas franquias e os valores são a partir de R$ 15.

Afinal, vale a pena trocar de plano quando a internet tá ruim?

Se você já seguiu todas as dicas apresentadas acima, entrou em contato com sua operadora e mesmo assim sua internet tá ruim, considerar a troca de plano ou de empresa vale a pena.  Assim, você pode contratar um pacote mais adequado às suas necessidades, contar com um atendimento personalizado e finalmente parar de sofrer com lentidão ou quedas na conexão.

Aproveite e descubra: Qual é a melhor internet do Brasil? Conheça os melhores planos residenciais e móveis!

E aí? Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações!

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.