Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Internet Portátil: saiba como funciona e conheça as melhores opções!

Está pensando em adquirir uma internet portátil e quer saber como funciona? Confira nosso artigo e veja as opções!

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes Analista de Marketing Jr.

Se você trabalha muito com computador e internet, o que é cada vez mais comum nos dias de hoje, sabe que ficar sem conexão pode ser um grande problema. Por isso, a internet portátil, deixou de ser opção exclusiva de celulares e o usuário já não depende mais de um roteador fixo para fornecer internet móvel aos seus dispositivos.

A seguir, vamos apresentar um pequeno guia sobre como funciona a internet portátil e sugerir algumas opções no mercado para você analisar e escolher a que melhor se encaixa em seu perfil. Confira!

Continua após a publicidade

O que é e como funciona a internet portátil?

A internet portátil é uma solução ideal para quem precisa estar conectado a maior parte do tempo, mas não pode ter um roteador fixo sempre por perto e nem quer depender de redes Wi-Fi públicas que nem sempre são seguras.

Uma das formas de ter internet móvel para notebook, tablet, smart tv e outros dispositivos é rotear a internet do seu celular. Mas isso pode trazer desvantagens, como um maior gasto de bateria e consumo do seu plano de dados.

Continua após a publicidade

Saiba mais: Como compartilhar internet para outro celular? Saiba como rotear ou compartilhar seus dados móveis!

Pensando nisso, vale a pena considerar a opção da internet móvel por meio de modem ou roteadores portáteis que funcionam de forma semelhante àquele que temos em casa, mas sem a necessidade de cabos de rede.

Algumas operadoras do país oferecem roteadores portáteis que se conectam à internet por meio das redes LTE (4G), que é a mesma usada pelos telefones celulares por meio do chip inserido no aparelho. Assim, para se conectar à internet portátil, o usuário só precisa plugar o modem em seu notebook e usufruir da rede que estiver disponível.

Quais são as opções de internet portátil?

Como já mencionamos, as principais operadoras de telefonia móvel do Brasil contam com planos de internet portátil para seus assinantes.

Continua após a publicidade

Conheça algumas das opções disponíveis.

Vivo

A Vivo oferece um combo de internet portátil que pode ser adquirido junto com o equipamento Vivo Box. O plano conta com 100 GB de internet e você ainda tem acesso a outros recursos oferecidos pela operadora, como acesso a conteúdos digitais exclusivos.

Claro

A Claro também conta com várias ofertas de aparelho e internet portátil, que podem ser acessadas em diversos combos. Os pacotes de internet vão de 20 GB a 120 GB e podem ser instalados em 4 tipos de equipamentos.

TIM

Já a TIM, quando se trata de internet móvel, oferece atualmente dois planos, um de 50 GB e outro de 80 GB. A conexão é feita por meio de um modem Wi-Fi, no qual você instala o chip da operadora e pode utilizar em qualquer lugar

Qual é a melhor internet portátil?

Para escolher a melhor internet portátil, é importante usar os mesmos critérios que usamos na hora de contratar um plano para o celular. Com isso em mente, entre as operadoras que citamos anteriormente, cada uma tem suas vantagens e desvantagens.

Continua após a publicidade

A Claro tem um boa qualidade, velocidade e estabilidade quanto ao seu sinal nas cidades cobertas pela rede 4G e 4G+. Além disso, tem um ótimo tráfego de dados tanto para download quanto para upload e é a primeira colocada no ranking de satisfação do público

A Vivo é a segunda operadora mais bem avaliada do país no quesito satisfação geral do público. Oferece uma das maiores coberturas do país, mas o sinal não é tão bom nas cidades menores onde há cobertura.

Leia também: Qual é o melhor plano da Vivo? Analisamos internet, celular, TV, streaming mais

Já a TIM que ficou em quarto lugar nas pesquisas de satisfação, tem a melhor cobertura 4G do Brasil, sendo a que está presente em mais municípios. Por outro lado, é a operadora com maior número de reclamações pelos consumidores.

Continua após a publicidade

Todos esses dados podem ser conferidos nas Pesquisas de Satisfação e Qualidade Percebida, que você encontra no site da Anatel. Estudos realizados em 2019, pelo site especializado em telecomunicações Opensignal também colocam TIM, Claro e Vivo como as melhores operadoras de internet móvel no Brasil.

Saiba mais: Qual é a melhor operadora de celular do Brasil? Conheça os critérios avaliados!

Como usar a internet portátil?

icon

Para usar a internet portátil você precisa adquirir equipamentos e planos próprios para essa função ou pode usar seu próprio celular como roteador. Fornecendo sinal para os outros equipamentos como notebook, tablet e smart TV, entre outros.

Como usar internet móvel para notebook?

Assim como no caso da utilização da internet portátil para outros dispositivos, é possível usar a conexão móvel para notebook de duas formas: Roteando o pacote de dados do celular ou por meio de um modem ou roteador portátil.

Atualmente, todos os smartphones oferecem a possibilidade de compartilhar o sinal de internet como um roteador, criando uma rede Wi-Fi portátil, a qual você pode conectar o seu notebook.

Continua após a publicidade

icon

Contras de rotear internet

Essa solução nem sempre é adequada e tem alguns problemas, como gasto excessivo de dados e bateria. Além disso, o alcance do sinal roteado pelo celular é pequeno, o que faz com que seja necessário manter o notebook bem perto do telefone.

Nesse contexto, utilizar um modem portátil se torna uma opção bem mais cômoda e prática. O modem, também chamado de roteador portátil, pode ser adquirido por meio de uma operadora de telefonia ou comprado à parte.

Esse aparelho é conectado ao notebook por uma entrada USB e uma vez plugado, transmite uma internet móvel para o dispositivo. Essa conexão é possível por conta do chip que fica instalado no roteador que é semelhante ao de um celular e contém o plano de dados contratado junto à operadora.

Afinal, vale a pena adquirir uma internet portátil?

Com todas as informações que analisamos, podemos dizer que vale a pena adquirir uma internet portátil, principalmente se você viaja muito, trabalha com seu notebook conectado ou mora em um local com pouca disponibilidade de internet banda larga fixa.

Aproveite e confira: Qual é a melhor internet do Brasil? Conheça os melhores planos residenciais e móveis!

Uma internet portátil vai te fornecer mobilidade e praticidade, além de resolver aquele problema chato de ficar sem conexão em uma emergência, garantindo o acesso à internet quando você precisar.

E aí? Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações!

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.