5 motivos para desenvolver sua inteligência financeira a partir de hoje!

Veja as principais razões para que você aprenda a lidar melhor com o dinheiro.

Escrito por Victor Leitão

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


5 motivos para desenvolver sua inteligência financeira a partir de hoje!

 

Entende-se aqui como inteligência financeira a capacidade de lidar com o dinheiro de uma forma que seja possível prosperar, cooperar e ser feliz.

O melhor indicador de prosperidade é o nível de qualidade de vida que uma pessoa ou família possuem.

E isso não tem a ver, necessariamente, com quantidade de dinheiro, mas sim com a escolha correta do padrão de vida.

Ter a consciência de que o dinheiro tem também a função de promover o bem, é uma evidência de inteligência financeira.

Além disso, uma das características das pessoas prósperas é a generosidade e o espírito cooperador.

A felicidade é a meta das metas.

Quando se busca o dinheiro, consumo, poupança, viagens, formação ou qualquer outro objetivo financeiro, no fundo o que se busca é a meta maior chamada: felicidade.

E isso deve acontecer durante todo o processo e não somente no momento da conquista.

Assim, a grande motivação para o desenvolvimento da inteligência financeira é o encontro com a felicidade.

Partindo desse pressuposto, enumero abaixo cinco motivos para iniciar essa jornada de aprendizado e conquistas. Confira!

5 motivos para o desenvolvimento da inteligência financeira

1. Sair da escravidão de trabalhar somente para pagar contas

Quando se acorda todos os dias pela manhã, como diz o ditado popular, para “correr atrás da máquina”, chega um momento em que a infelicidade e o desânimo tomam conta da vida.

Os seres humanos precisam de um horizonte para olhar e visualizar uma possibilidade de desenvolvimento.

Quando se trabalha apenas para pagar contas, a vida se torna pesada e sem sentido.

A saída, nesse caso, é primeiramente a busca por conhecimento que eleve a inteligência financeira e que proporcione capacidade de aprender a lidar com o dinheiro rumo à prosperidade.

E isso é possível a qualquer pessoa que tenha o desejo sincero de sair do ciclo limitado de escassez.

De posse desse conhecimento transformador, é possível, em qualquer idade e faixa de renda, criar uma nova realidade de equilíbrio e abundância.

2. Possibilidade de se ter uma vida com maior liberdade de escolhas

Ter uma estratégia de organização financeira pessoal significa:

  • Ter uma vida com maior liberdade;
  • Não viver atordoado com as preocupações financeiras;
  • Poder escolher, por exemplo, não permanecer num emprego monótono ou mesmo hostil – que afeta negativamente a saúde física e emocional;
  • e, por fim, poder proporcionar uma melhor qualidade de vida para si e para a família.

Nesse sentido, liberdade significa felicidade.

É poder olhar para o horizonte e perceber as possibilidades que a vida oferece com a sensação de abundância, e ao mesmo tempo, suficiência.

3. Poder realizar sonhos e metas

Toda pessoa, lá no fundo de sua alma, tem um sonho, algo que realmente gostaria de fazer ou ter; que preencheria completamente sua existência; que lhe tornaria íntegro, cheio de poder e realizado.

Para muitas pessoas, a desorganização financeira torna isso distante ou mesmo inalcançável. Dessa condição nascem as frustrações e a desesperança.

Entretanto, tudo isso pode ser mudado quando a pessoa toma consciência de que são seus comportamentos limitados frente ao dinheiro os verdadeiros obstáculos.

E, logo em seguida, toma a decisão de transformar a sua realidade através do conhecimento e da prática do planejamento financeiro.

Iniciando essa jornada com muita coragem, determinação e foco na felicidade, as possibilidades de escolhas vão aumentando. E isso é libertador!

4. Poder fazer do dinheiro um meio para promover o bem

Existem algumas crenças coletivas de que: o dinheiro é sujo; de que é instrumento do diabo; e de que quem tem dinheiro não é confiável.

Tudo isso torna-se verdadeiro quando o dinheiro é direcionado para o mal. 

Contudo, quando é direcionado para bem, promove verdadeiros milagres.

Para que isso aconteça, é necessário aderir a alguma causa que seja relevante para a sociedade e fazer doações sistemáticas.

Muitas pessoas alegam que não doam porque não têm, mas pode ser que não tenham porque não doam.

Esse ato de desapego e generosidade traz benefícios tanto para quem recebe quanto para quem doa.

Existe uma energia oculta por trás do ato de doar que faz com que o dinheiro doado circule e retorne de alguma forma ao doador em maior quantia.

Muitas pessoas que têm essa prática testemunham esse efeito.

5. Construir uma estratégia de prosperidade

De posse do conhecimento sobre gestão financeira, é possível desenvolver uma nova estratégia de relacionamento com o dinheiro e ter prosperidade.

Isso acontece primeiramente por meio de dedicação e responsabilidade no trabalho de onde vem a renda.

Em seguida, a partir da busca de um consumo com qualidade, do prezar pela qualidade de vida ao invés de status, da realização de sonhos e metas, e da construção de uma renda futura que possibilitará maior liberdade financeira.

Essa estratégia, em plena operação, traz consigo mais segurança, paz e tranquilidade, que proporcionam maior criatividade na condução da vida.

Trabalhar as questões financeiras com inteligência pode trazer sentido, satisfação e motivação à existência.

Esse é o verdadeiro sentido do dinheiro, que por si só clama por organização e maximização, e, portanto, movimento ao invés de paralisação.

Conclusão sobre desenvolver a inteligência financeira

Percebeu como desenvolver a inteligência financeira pode te trazer inúmeros benefícios?

O dinheiro não é um fim, mas um meio para que você possa realizar seus principais sonhos e desejos. Por isso, você deve sempre buscar aumentar seus conhecimentos sobre educação financeira.

Ao tomar essa atitude, você estará muito mais próximo(a) de atingir seus objetivos financeiros e também poderá ajudar a outras pessoas.

Nesse sentido, o primeiro passo é começar a controlar suas finanças pessoais, utilizando um aplicativo ou uma planilha, para que possa ter controle sobre seu dinheiro.

A partir daí, trabalhe com o conceito de orçamento (para se planejar para os próximos meses), corte despesas desnecessárias, comece a poupar dinheiro e a invista para multiplicar seu patrimônio.

Desenvolvendo sua inteligência financeira e seguindo esse passo a passo do sucesso, não tem como você não encontrar o caminho da prosperidade.

  1. JOSIEL PEREIRA

    Conteúdo fantástico. Incrível a parte da doação, não são muitas pessoas que fazem isso e realmente traz um benefício maravilhoso.
    Ótimo texto. Parabéns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp