Notícias

INSS vai ligar para remarcar perícias médicas canceladas

Isabella Proença
Isabella Proença
INSS

Até sexta-feira, 25, o INSS vai ligar para remarcar perícias médicas canceladas. Confira alguns cuidados para não cair em golpes.

Na última quarta-feira, 23, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informou que fará o reagendamento dos segurados que, ainda que tivessem horário marcado, não foram atendidos depois da reabertura parcial das agências em todo o Brasil. No entanto, é necessário atentar-se para não cair em golpes.

Devido ao volume excessivo de demanda causado pela necessidade de informações depois da retomada parcial do trabalho nas agências, os reagendamentos, sobretudo de perícias médicas, serão automáticos e o instituto entrará em contato com segurado por ligação para avisá-lo.

Continua após a publicidade

Porém, é preciso prestar muita atenção, pois o INSS não solicita dados bancários, pessoais e tampouco sobre benefícios, visto que o órgão já possui essas informações em seu sistema.

Dessa forma, qualquer tentativa de terceiros de obter esses dados pode ser um golpe.

Para quem o INSS vai ligar?

O INSS vai ligar para os segurados que haviam efetuado um agendamento, mas não realizaram os exames devido recomendação da ANMP (Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais).

Continua após a publicidade

A associação tem esperado que inspeções sanitárias próprias sejam realizadas nos postos do INSS para analisar se há condições para que os peritos do trabalho retornem às suas atividades em meio à pandemia.

De acordo com a entidade, ao menos 87 agências, das 108 unidades de todo o país que tinham agendas abertas, haviam sido liberadas pelos médicos para que os exames fossem retomados, até terça-feira.

Com isso, até sexta-feira, 25, o INSS ligará para todos os segurados que estejam com seus cadastros atualizados para informar sobre o reagendamento.

Em torno de 8 mil segurados serão contatados no período, para que as remarcações sejam feitas.

Continua após a publicidade

Quem não receber a ligação não está com o número de telefone atualizado cadastrado no INSS e, por esse motivo, devem procurar uma agência para realizar o agendamento.

Nova central de atendimento

Além disso, o INSS também anunciou que está contratando uma nova central de atendimento.

Assim, espera-se que haja 30% de aumento na capacidade de atendimento do canal.

O instituto também pretende contratar uma plataforma centralizada a fim de tentar tornar o tempo de espera menor.

A partir da próxima semana, o serviço de reagendamento poderá ser realizado também pelo aplicativo Meu INSS (Android/iOS) ou pelo site.

Desse modo, só será preciso entrar em contato pelo 135 quem não puder comparecer na data e no horário marcado, para seguir com o processo de reagendamento de forma adequada.

Continua após a publicidade

Como evitar golpes?

Para não cair em golpes aplicados por estelionatários, o INSS recomenda que dados pessoais e número do benefício não sejam informados durante a ligação, pois os atendentes solicitam apenas o nome completo do segurado.

Portanto, caso receba uma ligação solicitando dados pessoais e informações do benefício, o segurado deve encerrá-la imediatamente e entrar em contato com a Central do INSS pelo telefone 135.

Quer receber outras notícias ou conteúdos relacionados ao INSS? Assine a newsletter do iDinheiro e receba nossas atualizações no seu e-mail.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *